Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)

#76 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 06, 2018 2:07 pm

Todo os 7 dias da semana, os 30 de cada mês, durante os 365 do ano inteiro, sem férias, feriados ou dias santos, animais de várias espécies e procedências "invadem" o espaço aéreo de aeroportos e OM's da FAB, e absolutamente nada é feito, e menos ainda gera esse alarde todo por causa de um simples totó que entrou sem ser convidado na Cruzex.

Porra, mataram semana passada um cão no carrefour e só faltaram mandar queimar em praça pública os gerentes da empresa e caçar como se fosse um bandido os funcionários - tão burros quanto estúpidos - que fizeram a merda. Mas ninguém absolutamente deu a mínima para uma senhora mais que centenária que também foi morta a pauladas na mesma semana, salvo engano.

Então, tem algo de muito estranho ocorrendo por aqui nesse país.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Super Flanker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1434
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
Localização: São Carlos
Agradeceram: 40 vezes

Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)

#77 Mensagem por Super Flanker » Qui Dez 06, 2018 6:37 pm

FCarvalho escreveu: Qui Dez 06, 2018 2:07 pm

Porra, mataram semana passada um cão no carrefour e só faltaram mandar queimar em praça pública os gerentes da empresa e caçar como se fosse um bandido os funcionários - tão burros quanto estúpidos - que fizeram a merda. Mas ninguém absolutamente deu a mínima para uma senhora mais que centenária que também foi morta a pauladas na mesma semana, salvo engano.

Então, tem algo de muito estranho ocorrendo por aqui nesse país.

abs
Carvalho, a única coisa que vejo de estranho são as pessoas (muitos familiares, amigos e colegas de redes sociais) que fizeram essa mesma comparação que você. O estranho disso tudo que esse mesmo pessoal não deu a mínima para a senhora que foi brutalmente assassinada, mas se indignaram com a comoção do caso do cachorro. Ou seja, não deram um pio no caso da senhora e de tantos outros e vieram criticar quem se comoveu pelo cachorro. Estanho, não?

Agora voltando ao tópico: não saiu nenhum resultado do desempenhos dos nossos pilotos na CRUZEX? Estou bem curioso par saber o desempenho dos pilotos com o A-4 modernizado.




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6748
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 766 vezes

Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)

#78 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Dez 06, 2018 6:53 pm

Cougar_PH escreveu: Qua Dez 05, 2018 3:43 pm Abater animal e crime...
Dependendo da situação há justificativa pra isso. A PRF volta ou outra abate animais em rodovias que representam risco ao trânsito.

https://redediario-es.com.br/?p=9909
FCarvalho escreveu: Qui Dez 06, 2018 12:52 pm Matar um cachorro só porque ele "invadiu" uma área restrita de uma base aérea com centenas de guardas armados e gente saindo pelo ladrão para tudo que é lado... quanto racionalidade a nossa.
Aliás, onde foi dito que o cachorro colocou em risco vidas humanas ou o patrimônio de quem ou do quê quer que seja?
Ele deu sim foi um baile no pessoal da FAB e mostrou o despreparo e a falta de condições nossas.
Se um vira lata qualquer invade uma base aérea assim, imagina se fossem pessoas mal intencionadas.
Aliás, seres humanos costumam naturalmente ser muito mais perigosos e danosos ao patrimônio público/privado e à outras vidas humanas do que um simples cão.
Esses sim merecem ser abatidos sem qualquer ilusão moralista.

abs.
Mas é claro que sim, foda-se o cachorro. No meio de um exercício, com decolagens constantes de aeronaves tripuladas caríssimas, se esse cachorro é sugado por uma turbina é uma aeronave que cai sobre uma área residencial e mata inúmeras pessoas no processo destruindo várias casas, está mais que configurado o risco a vidas humanas. Aliás, tem aeroportos pelo mundo onde aves invasoras são abatidas por falcões treinados pra mantê-las fora do caminho de aeronaves, não tem diferença nenhuma do que eu proponho aqui.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)

#79 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 07, 2018 2:36 pm

Super Flanker escreveu: Qui Dez 06, 2018 6:37 pmAgora voltando ao tópico: não saiu nenhum resultado do desempenhos dos nossos pilotos na CRUZEX? Estou bem curioso par saber o desempenho dos pilotos com o A-4 modernizado.
Eu acho que isso é um tipo de informação que dificilmente virá à público. Provavelmente, e se muito, o que será dito é sobre as estatísticas gerais do exercício como um todo e nada mais.
O desempenho de pilotos e aeronaves, bem, vai depender dos vazamentos extra-oficiais de praxe e/ou de alguma eventual concessão da FAB em relação a este aspecto.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)

#80 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 07, 2018 2:47 pm

Viktor Reznov escreveu: Qui Dez 06, 2018 6:53 pm
FCarvalho escreveu: Qui Dez 06, 2018 12:52 pmMatar um cachorro só porque ele "invadiu" uma área restrita de uma base aérea com centenas de guardas armados e gente saindo pelo ladrão para tudo que é lado... quanto racionalidade a nossa.
Aliás, onde foi dito que o cachorro colocou em risco vidas humanas ou o patrimônio de quem ou do quê quer que seja?
Ele deu sim foi um baile no pessoal da FAB e mostrou o despreparo e a falta de condições nossas.
Se um vira lata qualquer invade uma base aérea assim, imagina se fossem pessoas mal intencionadas.
Aliás, seres humanos costumam naturalmente ser muito mais perigosos e danosos ao patrimônio público/privado e à outras vidas humanas do que um simples cão.
Esses sim merecem ser abatidos sem qualquer ilusão moralista.
abs.
Mas é claro que sim, foda-se o cachorro. No meio de um exercício, com decolagens constantes de aeronaves tripuladas caríssimas, se esse cachorro é sugado por uma turbina é uma aeronave que cai sobre uma área residencial e mata inúmeras pessoas no processo destruindo várias casas, está mais que configurado o risco a vidas humanas. Aliás, tem aeroportos pelo mundo onde aves invasoras são abatidas por falcões treinados pra mantê-las fora do caminho de aeronaves, não tem diferença nenhuma do que eu proponho aqui.
Há controvérsias. Não se sabe exatamente o que aconteceu e em que circunstâncias o animal ingressou no ambiente da BANT, e principalmente, que parte da base ele se encontrava.
Tenho cá para mim que se o mesmo não foi devidamente eliminado - nem sabemos se foi ou não - deve ser porque não ofereceu risco as operações e as pessoas.
Agora, se este risco de fato ocorreu, e não há informação oficial sobre isso, e o cão não foi apanhado ou morto, cabe no mínimo um processo de investigação PM e/ou administrativo a fim de chamar à responsabilidade quem de direito.
Enfim, nenhuma aeronave caiu e nem sofreu qualquer acidente por causa de um cachorro solto na BANT. Isso sequer foi mencionado em qualquer nota oficial da FAB em relação ao exercício. Ninguém da mídia sequer lançou uma nota de rodapé que fosse, nem para fazer graça, como de costume, sobre esse incidente atestados por chilenos e americanos.
Aliás, tirando esses dois aí, parece que ninguém mais na base viu um cachorro andando solto por lá. Ou se viram, não levaram o caso tão a serio quanto os operadores do aspirador de pó tamanho XG da Lookheed.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)

#81 Mensagem por J.Ricardo » Sex Dez 07, 2018 3:04 pm

foto do cachorro que invadiu a pista de pouso na CRUZEX!
Imagem

Foi tudo uma conspiração dos EUA! Malditos americanos! :x :lol:

Ou ele achou que "cruzex" era um código pra outra coisa... dava de olho nas cadelinhas potiguares... [037]




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)

#82 Mensagem por jambockrs » Sex Dez 07, 2018 8:22 pm

Pablo Maica escreveu: Dom Dez 02, 2018 3:30 am Alguém mais viu o vídeo do F-5 perdendo os TPA em um catrapo?

Um abraço e t+ :)
Meus prezados
Contratempos no exercício CRUZEX 2018
O Exercício Cruzex 2018 transcorreu sem acidentes, mas teve alguns incidentes, com algumas ocorrências acontecendo no mesmo dia.
Um caça F-5M da FAB perdeu as sapatas de trilhos lançadores de mísseis de ponta de asa durante o pouso (assista ao vídeo abaixo).
https://www.aereo.jor.br/wp-content/upl ... as.mp4?_=1

Imagem
Suspeita-se que o pouso “duro” tenha ocorrido justamente por causa da pane seca, pois o avião pode ter tido que pousar urgentemente antes que os motores apagassem em voo.
A violência do pouso transmitiu a energia do impacto dos trens de pouso para as pontas das asas, causando o colapso dos trilhos lançadores de mísseis.
As fotos em sequência mostram o F-5EM 4849 batendo com as rodas do trem de pouso principal na pista e depois a roda do trem esquerdo descolando da pista, enquanto os lançadores das pontas das asas se soltam do avião.
O F-5EM 4849 faz parte do primeiro lote de caças F-5 adquiridos pela FAB, no início dos anos 1970.




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
avc1
Avançado
Avançado
Mensagens: 626
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 12:15 am
Agradeceram: 123 vezes

Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)

#83 Mensagem por avc1 » Sáb Dez 08, 2018 11:15 am

que vergonha, esses mosquitos perna curta mal tem autonomia pra combater na esquina do bairro.




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)

#84 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Dez 08, 2018 12:48 pm

O trilho quebrou apenas com o próprio peso, e se tivesse um míssil? E como ficou o piloto com essa pancada? Imagino que se quebrou o trilho que deveria suportar o peso de um míssil a ao menos 7,5G isso deve ter machucado o piloto...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)

#85 Mensagem por J.Ricardo » Seg Dez 10, 2018 11:18 am

O tempo dos F-5 acabou nos anos 80, nos anos 90 já faziam horas extras, hoje é uma barbárie continuarmos com eles.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1899
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)

#86 Mensagem por arcanjo » Seg Dez 10, 2018 12:19 pm

FABTV - Guerra Não Convencional na CRUZEX 2018
Esta edição do programa FABTV traz informações sobre o treinamento inédito de Guerra Não Convencional na CRUZEX 2018. Este é um cenário mais próximo da realidade das missões da ONU. O programa também traz muitas imagens do exercício operacional.



abs.

arcanjo




Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)

#87 Mensagem por Thor » Ter Dez 11, 2018 11:31 pm

jambockrs escreveu: Sex Dez 07, 2018 8:22 pm
Suspeita-se que o pouso “duro” tenha ocorrido justamente por causa da pane seca, pois o avião pode ter tido que pousar urgentemente antes que os motores apagassem em voo.
A violência do pouso transmitiu a energia do impacto dos trens de pouso para as pontas das asas, causando o colapso dos trilhos lançadores de mísseis.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Cada coisa que o pessoal inventa... Quando estava no "flare" para toque na pista, acabou o combustível e fez pouso brusco. Dificilmente isso aconteria, só em filmes de hollywood ou no início da aviação militar.
Não sei o que aconteceu, mas eu mesmo já tive windshear na final que quase joguei um avião na pista, e numa Cruzex vi um F-5 pousar tão brusco que o tremo de pouso furou as asas. Lá tem um fenômeno que se o vento estiver cruzado de esquerda, ao passar pelo formato ondulado do aeroporto, pode gerar esses vórtices perigosos. Essa foi uma teoria que levantamos há uns anos atrás, logo que fizerem aquele terminal novo.
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)

#88 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Dez 11, 2018 11:39 pm

Thor, o piloto se machuca em um pouso desses, brusco o bastante para quebrar o avião?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)

#89 Mensagem por Thor » Qua Dez 12, 2018 8:16 pm

Marechal-do-ar escreveu: Ter Dez 11, 2018 11:39 pm Thor, o piloto se machuca em um pouso desses, brusco o bastante para quebrar o avião?
Não me lembro de alguém ter se machucado com pouso brusco.




Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
Cougar_PH
Sênior
Sênior
Mensagens: 1543
Registrado em: Sex Jun 09, 2006 5:44 pm
Localização: Parnamirim/RN
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)

#90 Mensagem por Cougar_PH » Sex Dez 14, 2018 12:08 pm

Viktor Reznov escreveu: Qui Dez 06, 2018 6:53 pm
Cougar_PH escreveu: Qua Dez 05, 2018 3:43 pm Abater animal e crime...
Dependendo da situação há justificativa pra isso. A PRF volta ou outra abate animais em rodovias que representam risco ao trânsito.

https://redediario-es.com.br/?p=9909
FCarvalho escreveu: Qui Dez 06, 2018 12:52 pm Matar um cachorro só porque ele "invadiu" uma área restrita de uma base aérea com centenas de guardas armados e gente saindo pelo ladrão para tudo que é lado... quanto racionalidade a nossa.
Aliás, onde foi dito que o cachorro colocou em risco vidas humanas ou o patrimônio de quem ou do quê quer que seja?
Ele deu sim foi um baile no pessoal da FAB e mostrou o despreparo e a falta de condições nossas.
Se um vira lata qualquer invade uma base aérea assim, imagina se fossem pessoas mal intencionadas.
Aliás, seres humanos costumam naturalmente ser muito mais perigosos e danosos ao patrimônio público/privado e à outras vidas humanas do que um simples cão.
Esses sim merecem ser abatidos sem qualquer ilusão moralista.

abs.
Mas é claro que sim, foda-se o cachorro. No meio de um exercício, com decolagens constantes de aeronaves tripuladas caríssimas, se esse cachorro é sugado por uma turbina é uma aeronave que cai sobre uma área residencial e mata inúmeras pessoas no processo destruindo várias casas, está mais que configurado o risco a vidas humanas. Aliás, tem aeroportos pelo mundo onde aves invasoras são abatidas por falcões treinados pra mantê-las fora do caminho de aeronaves, não tem diferença nenhuma do que eu proponho aqui.
Só uma pergunta você estava lá.
Apenas repito é crime matar animal.




EDITADO POR PAISANO!!!
Responder