DESAER ATL-100

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Cassio
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Re: DESAER ATL-100

#241 Mensagem por Cassio » Sáb Jan 28, 2023 10:40 am

FCarvalho,

Continuas um sonhador...

Eu já não sou mais.

Torço pela DESAER. Mas acho que se quer se transformar numa realidade, deve buscar crescer aos poucos e independente do poder público e das Forças Armadas. Isso deveria ser um "plus" e não o que viabiliza o negócio.




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Re: DESAER ATL-100

#242 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 28, 2023 12:40 pm

Cassio escreveu: Sáb Jan 28, 2023 10:40 am FCarvalho,

Continuas um sonhador...

Eu já não sou mais.

Torço pela DESAER. Mas acho que se quer se transformar numa realidade, deve buscar crescer aos poucos e independente do poder público e das Forças Armadas. Isso deveria ser um "plus" e não o que viabiliza o negócio.
Sonho, com os pés no chão, e os olhos nas estrelas. :mrgreen:
Concordo contigo. Mas sabemos que no Brasil, e no mundo em geral, fora dos USA, a presença e o papel do Estado no suporte ao desenvolvimento da indústria aeronáutica é condição sine qua non.
Torço pela DESAER. E torço mais ainda que está oportunidade que se levanta no momento possa ser aproveitada. O ATL-100 não vai sair do papel, neste país, contando apenas com o beneplácito do mercado privado e tão pouco sem o apoio estatal. Nossa história joga contra. Já são uns 3 ou 4 anos desde o lançamento do projeto e nada. Menos pela empresa, talvez, do que pela realidade de um país pouco afeto a investir em produtos e soluções que só geram retorno no longo prazo. E teoricamente não dá voto.
Enfim, como tenho dito, compras militares são antes de tudo políticas. Se a substituição dos Bandeirante irá seguir esta lógica, veremos. Tanto o GF como MG andam precisando mostrar serviço aos seus respectivos públicos.
A ver. Boa sorte pra nós. E para a DESAER. Ela vai precisar.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: DESAER ATL-100

#243 Mensagem por Cassio » Sáb Jan 28, 2023 2:07 pm

Concordo que a DESAER vai precisar de MUITA SORTE!!!

O problema fundamental dela é que ela só tem para oferecer uma ideia. Se nem a NOVAER que já tinha pelo menos um protótipo foi pra frente, imagine a DESAER que nem produto tem, e nem projeto. Apenas uma ideia.




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Re: DESAER ATL-100

#244 Mensagem por gogogas » Sáb Jan 28, 2023 4:18 pm

A Novaer ja foi pro saco, ainda tinham um protótipo e uma fabrica
A Desaer só tem um escritório e artes prontas , não possui nenhum protótipo , fica dificil emplacar algo pro governo se não tem nada produzido




Gogogas !
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Re: DESAER ATL-100

#245 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 28, 2023 4:35 pm

gogogas escreveu: Sáb Jan 28, 2023 4:18 pm A Novaer ja foi pro saco, ainda tinham um protótipo e uma fabrica
A Desaer só tem um escritório e artes prontas , não possui nenhum protótipo , fica dificil emplacar algo pro governo se não tem nada produzido
Como se diz em gestão pública, a única coisa impossível para o Estado é aquilo que ele não faz. 8-]




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: DESAER ATL-100

#246 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 28, 2023 4:40 pm

Cassio escreveu: Sáb Jan 28, 2023 2:07 pm Concordo que a DESAER vai precisar de MUITA SORTE!!!

O problema fundamental dela é que ela só tem para oferecer uma ideia. Se nem a NOVAER que já tinha pelo menos um protótipo foi pra frente, imagine a DESAER que nem produto tem, e nem projeto. Apenas uma ideia.
A DESEAER e a NOVAER são exemplos típicos de uma país irresponsável e negligente com a própria defesa e com o setor de ciência, tecnologia e inovação. Não dá voto, portanto, não rola verba pública, nem jeton, etc. Fosse Defesa um assunto sério por aqui, a realidade talvez fosse outra e estivéssemos agora com mais duas empresas aeronáuticas no país, fornecendo para as ffaa's, para o mercado interno e ainda exportando. Mas o nosso negócio é ser agro. :?

Como disse ao Gogogas, em administração pública, como a gente costuma dizer, a única coisa impossível para o Estado é aquilo que ele não faz.

Aliás, relembrando o saudoso Reginaldo Bacchi, ele já dizia que "no Brasil, com dinheiro tudo é possível". :)




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: DESAER ATL-100

#247 Mensagem por Cassio » Dom Jan 29, 2023 4:41 pm

Ficamos criticando a falta de visão do governo com relação ao desenvolvimento da indústria e etc... Mas será que não nos falta informação???
Será que não avaliaram a proposta do projeto da DESAER e chegaram a conclusão de que a empresa não oferece a condição necessária de garantia de desenvolvimento do produto?
Para se botar dinheiro num projeto, o governo precisa ter segurança de que a empresa contratada tem condições de cumprir o contrato.
Não acho que a DESAER tenha como demonstrar ter condições.




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Re: DESAER ATL-100

#248 Mensagem por Túlio » Dom Jan 29, 2023 6:57 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Jan 28, 2023 4:40 pm
A DESEAER e a NOVAER são exemplos típicos de uma país irresponsável e negligente com a própria defesa e com o setor de ciência, tecnologia e inovação. Não dá voto, portanto, não rola verba pública, nem jeton, etc. Fosse Defesa um assunto sério por aqui, a realidade talvez fosse outra e estivéssemos agora com mais duas empresas aeronáuticas no país, fornecendo para as ffaa's, para o mercado interno e ainda exportando. Mas o nosso negócio é ser agro. :?

Como disse ao Gogogas, em administração pública, como a gente costuma dizer, a única coisa impossível para o Estado é aquilo que ele não faz.

Aliás, relembrando o saudoso Reginaldo Bacchi, ele já dizia que "no Brasil, com dinheiro tudo é possível". :)
E aí está uma genuína PÉROLA DE SABEDORIA! Pena que, aqui no Brasil, seja jogada aos porcos (e decerto o dinheiro a que o saudoso Mestre se referia era DO ESTADO; o @Guerra véio também volta e meia falava disso).

Nos EUA, p ex, muito mais do que é investido aqui em P&D para produtos novos não foi feita às custas do PAGADOR DE IMPOSTOS; não, desde muitos e muitos anos atrás os caras ralavam de montão e não só para desenvolver algo mas principalmente para CAPTAR RECURSOS de investidores privados, e para isso não bastava desenho maneiro e numerozinho em tabela, era (e é) preciso muito esforço para apresentar um PLANO DE NEGÓCIO que minimizasse o risco e maximizasse as po$$ibilidade$.

Para não sairmos do tema Aviação, seriam a Cessna e a Boeing o que são hoje se esperassem por investimentos em produtos que agradassem ao USAAC (depois USAF) e USN? Necas, na primeira metade do século passado o Boeing Model 2 nasceu de recursos próprios e só depois os militares se interessaram, bem como muitos modelos subsequentes, a maioria voltado para o mercado da Aviação Civil, especialmente o 247, cujo excesso de ambição da Boeing, querendo tanto fazer o produto quanto operá-lo com exclusividade em sua própria empresa de Aviação Comercial trouxe à luz o histórico DC-3 da Douglas, já que a concorrência queria a sua fatia no bolo e a buscou onde podia; contratos com o US Gvt eram importantes, mas não como hoje, fundamentais para a sobrevivência da companhia. Já a Cessna pegou um tempo brabo, Grande Depressão e depois a 2GM, quando sua capacidade de desenvolvimento e produção de aeronaves para a Aviação Geral se viu praticamente suprimida, devido àqueles Wartime Acts do governo de lá, tanto que ela realmente "decolou" apenas no pós-guerra. Ninguém andava sôfrego por uma teta no bolso do citado PAGADOR DE IMPOSTOS, como aqui.

Em contraponto, cito dois casos que vi com meus próprios olhos, os CEOs da AEROMOT (um drone-alvo a jato) e SKYDRONES (drones pequenos de reconhecimento) vagando pelos corredores dos eventos das FFAA na vã tentativa de interessar algum estreludo por seus produtos: necas. E claro, não era o meu papel dizer-lhes o que estou dizendo aqui, apenas pensava "os produtos parecem mesmo bons, por que não tentar uma abordagem mais capitalista, em vez de ficar mendigando?"

Ainda vai aparecer alguém que use uma das tantas estratégias que existem para obter fundos privados para desenvolver algo sem depender do estado e, como nos EUA, seja depois o mesmo estado, ao ver o quão bom o produto é, a ir atrás dele e mesmo assinar contratos para desenvolver algo que lhe interesse; ja existe uma Cultura de Investimento entre Brasileiros (eu mesmo sou um, e tem mais no DB, imagines no total), que por falta de opção fica restrita à B3 e exchanges "das krépitomoedas, do biticóio"... [003] [003] [003] [003]

Ainda sobre captação de recursos no setor privado, a primeira ideia que me ocorre se refere ao que fez um dos personagens do filme THE BIG SHORT para montar seu Hedge Fund; no filme isso não aparece (na verdade até o nome dele trocaram) mas, no livro, vê-se uma mostra da perseverança de um homem 100% focado num modelo específico de negócio; acreditem ou não, foi o capitalista mais socialista do mundo até então, pelo menos. E se deu pra lá de bem. Por que pessoas assim não ficam aqui e muito menos vêm para cá?




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Re: DESAER ATL-100

#249 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 30, 2023 12:57 pm

Cassio escreveu: Dom Jan 29, 2023 4:41 pm Ficamos criticando a falta de visão do governo com relação ao desenvolvimento da indústria e etc... Mas será que não nos falta informação???
Será que não avaliaram a proposta do projeto da DESAER e chegaram a conclusão de que a empresa não oferece a condição necessária de garantia de desenvolvimento do produto?
Para se botar dinheiro num projeto, o governo precisa ter segurança de que a empresa contratada tem condições de cumprir o contrato.
Não acho que a DESAER tenha como demonstrar ter condições.
Eu acho que se a FAB chegou a perguntar à DESAER como estava o projeto e se teriam de fato condições para colocá-lo no ar, ficou só para ela. E o resultado disso foi o que vimos na reunião com o PR.
Se isto chegou ao MD atual, não sabemos. Mas diante dos fatos, é de se acreditar que no mínimo o atual MD não tem conhecimento do projeto, ou se tem, fez pouco caso, para não criar "problemas" com a FAB neste momento.
A empresa ao que se sabe não tem aporte financeiro para tirar o ATL-100 do papel. Só o que há é o marketing de Araxá.
Minha dúvida é: por que o governador de MG se daria o trabalho de fazer todo aquele papel para uma empresa que não tem sequer um produto que se prove viável do ponto de vista de projeto e produção e, mais, comercialmente aceitável :?:
Tudo bem que políticos fazem qualquer coisa para aparecer, mas, este não me parece ser o estilo do atual governador de MG. Então, realmente, não temos como neste momento pela incongruência das informações, ou simplesmente pela falta delas, saber se o ATL-100 é apenas uma miragem, ou se realmente tem potencial concreto para ser o que se espera dele.
A ver.




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Re: DESAER ATL-100

#250 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 30, 2023 1:16 pm

Olá @Túlio

Eu concordo com você e nem tem como não fazê-lo, mas como observei anteriormente, não somos os USA, e nossa economia nem de longe é tão liberal e capitalista quanto a deles. Somos muito mais parecidos com a rica Europa, só que numa versão pé de boi em matéria econômica.
As ffaa's dá deram o recado ano passado, salvo engano, sobre o novo modelo de desenvolvimento tecnológico da BID e suas relações com a indústria nacional, e ela não será mais no estilo que nos trouxe uma Embraer da vida. Agora é cada um por si e Deus por nós todos. Quem quiser vender no Brasil, vai ter que provar, primeiro, que consegue exportar. E fazer isso na prática, pois desse mato aqui não si mais recurso nenhum para PDI, a não ser aqueles de interesse declarado no PAED. Isto dito agora mesmo na primeira reunião da SEPRO\MD com a BIDS\ABIMDE.
Ou seja, tocaram o f...-se de uma vez, e vamos que vamos. O foco é produzir tecnologia e soluções, os produtos, se aparecerem, vem depois.
A DESAER, desde o lançamento do ATL-100 no mercado há quase 5 anos atrás vem buscando, segundo o CEO da empresa, por recursos privados em todos os lugares possíveis, e também, no público. E ainda segundo ele mesmo, só deram com a porta na cara. E essa é a mesma lógica que vem sendo aplicada a qualquer iniciativa no país em termos de desenvolvimento de ciência e tecnologia. Como bem sabes, a nossa cultura imediatista na economia reza que se não for para lucrar muito e agora, então não vale a pena o investimento. É assim com bancos, empreiteiras, prestadores de serviço, pedreiros e até puteiros. Não temos, e não vamos ter tão cedo aqui uma cultura de iniciativa privada como a dos USA. Estamos anos luz desse tipo de realidade. Não com um povo analfabeto, "pobre, burro e longe" cuja principal preocupação é a bolsa esmola do final do mês... e carnaval, futebol, BBB's, novela... :oops:
Enfim, os caras que criaram a DESAER são egressos da Embraer, e não são nécios no mercado em que atuam. Sabem onde estão se metendo, e o como as coisas são aqui no Brasil. Estão tentando, como tudo mundo no setor criar algo fora da caixinha da dependência do Estado, mas como estamos vendo, é praticamente impossível sair do lugar sem a benção do governo, e portanto, do mercado privado que segue religiosamente atrás de tudo o que o governo diz ou faz.
Ainda precisamos evoluir muito antes de sair desta dependência do Estado para para qualquer coisa neste país. Há luzes aqui e ali. Mas isso ainda demora. A DESAER, considero, uma destas pequenas luzes que se vê, assim como a STELLA Tecnologias, e tantas outras empresas que tem nos surpreendido estes últimos anos em meio a tanta desgraça, com produtos e soluções que sequer as ffaa's pediram ou demonstraram interesse.
Ainda dá tempo da gente ser feliz na Defesa. Acho.




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Re: DESAER ATL-100

#251 Mensagem por Cassio » Seg Jan 30, 2023 5:33 pm

Os caras que formam a DESAER são, em grande parte, oriundos da engenharia da empresa. Não são pessoas que conhecem as questões de mercado, e os meandros das negociações, plano de negócios e etc ...
Não sei se tem alguém especialista nestas questões por lá.




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Re: DESAER ATL-100

#252 Mensagem por Túlio » Seg Jan 30, 2023 6:06 pm

Cassio escreveu: Seg Jan 30, 2023 5:33 pm Os caras que formam a DESAER são, em grande parte, oriundos da engenharia da empresa. Não são pessoas que conhecem as questões de mercado, e os meandros das negociações, plano de negócios e etc ...
Não sei se tem alguém especialista nestas questões por lá.
E esta é a parte exata em que o nosso ganda @FCarvalho se perde, devido às ESTATICES lá dele: os caras escolhem um CEO entre eles, já têm uns projetistas e acham que isso basta para tocar uma empresa rumo ao crescimento; vá ele saber o que é um CFO, um COO, um CTO, especialmente um CMO e como interagem entre si e com o CEO; e que há EQUIPES por trás de cada um deles (e boa parte pode ser Home Office).

Sem isso é o que eu falei acima, andar pelos corredores dos eventos a mendigar alguma atenção... 🙄




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Re: DESAER ATL-100

#253 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 31, 2023 9:17 pm

Agora que 'cês' tocaram neste assunto, vou dar uma olhada por aí. Fiquei curioso. :mrgreen: 8-]




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Re: DESAER ATL-100

#254 Mensagem por Túlio » Ter Jan 31, 2023 11:23 pm

FCarvalho escreveu: Ter Jan 31, 2023 9:17 pm Agora que 'cês' tocaram neste assunto, vou dar uma olhada por aí. Fiquei curioso. :mrgreen: 8-]
O tema é EXCELENTE mas, no que entenderes, não vais ficar satisfeito, porque vais ter que pesquisar ainda mais para poderes entender também como são formadas as equipes, requisitos para cada integrante de acordo com as funções que terá que desempenhar (lembres, estamos falando de uma empresa iniciante, logo, é desejado um quadro enxuto de pessoal, com foco na qualidade dos integrantes) e logo verás um erro-máter na DESAER (começando pelo nome, que em Inglês soa algo perto de desire (desejo - deve ter sido inspirado pelo da SpaceX, que soa como space sex) mas em Português é como um antônimo de alguma coisa aérea (prefixo "des", como em "descongelar", "desarmar" e, no caso, algo como "desvoar"): ninguém parece sequer ter passado por uma entrevista informal, quanto mais por um rigoroso processo de seleção, é um "fundo de garagem" com computadores.

Um CMO competente vetaria o nome logo de saída (e o CFO idem, bem como isso de desenvolver um produto e até um segundo sem antes uma dura campanha de pesquisa junto a operadores civis e, conforme o caso, militares/governamentais) para, após muita análise dos dados obtidos, descobrir qual seria o nicho mais confortável (e seguro) para dar os primeiros baby-steps. Notar ainda que sei isso de tanto analisar fundamentos de empresas para investir em curto prazo, o que na prática é ESPECULAR, nunca tive PJ nem pretendo ter mas gostaria de separar uns pixulecos para, aí sim, INVESTIR em algo com futuro, tipo uma CESSNA brazuca.

Outra coisa legal a pesquisar, já pensando em capitalização de uma empresa promissora (não me parece ser o caso, como bem sabes) seria o que são Fiagros e para que servem.




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Re: DESAER ATL-100

#255 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 01, 2023 7:13 pm

Lembro pouca coisa dos meus tempos de faculdade de administração, mas o pouco que lembro, e acompanho menos ainda desta área, penso, será suficiente para entender até onde a DESAER, e outras iniciativas no campo da engenharia empresarial aeronáutica pode sair do chão. Já meio que passei da idade de me impressionar com muita coisa, e mais ainda no que tange defesa no Brasil. Mas sigo crendo que com alguma boa sorte e melhor organização e visão de mercado, dá para fazer algo de bom. A BID vem sobrevivendo aos trancos e barrancos aí nos últimos quarenta anos assim. Do ponto de vista governamental quase nada mudou, estamos dando passos lentos e temerários, mas já é melhor do que não sair do lugar, como era até outro dia. Crédito ao senhor ex-ministro Jobim que tirou o MD do ostracismos ao qual estava destinado desde o início.
Vamos ver o que eu acho por aí.




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