[Nota oAntagonista] Venezuela x Guiana (Essequibo) x Brasil

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
vargasem
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 158
Registrado em: Sex Set 08, 2006 2:03 pm
Agradeceram: 24 vezes

[Nota oAntagonista] Venezuela x Guiana (Essequibo) x Brasil

#1 Mensagem por vargasem » Qui Fev 08, 2018 2:23 pm

A poucas horas atrás o site O Antagonista soltou uma nova dizendo:
https://www.oantagonista.com/brasil/bra ... -a-guiana/

"As Forças Armadas brasileiras têm a informação de que a Venezuela planeja tomar à força a região de Essequibo que pertence à Guiana. A ONU praticamente lavou as mãos sobre o litígio territorial.

A ida de Raul Jungmann à Guiana, bem como ao Suriname, é um recado de que o Brasil não vai tolerar a agressão de Maduro contra qualquer país vizinho.

Procurado pelo site, o ministro da Defesa evitou falar sobre o assunto. Mas fontes militares disseram que 'a chapa está quente'."

Estou deduzindo que é pela questão de Essequibo, onde a ONU também "lavou as mãos". A situação na região (principalmente Roraíma) está complexa para nós, onde não há controle algum na fronteira, o vice-governador de Roraíma já deixou o seu posto em função de divergências com a governadora, a mídia não toca no assunto e agora me o Antagonista me vem com essa nota sem muito explicar, onde não sei se é para informar ou desinformar.

Alguém por dentro do assunto?




Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1942
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: [Nota oAntagonista] Venezuela x Guiana (Essequibo) x Brasil

#2 Mensagem por gusmano » Qui Fev 08, 2018 2:36 pm

aham..

abs




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Nota oAntagonista] Venezuela x Guiana (Essequibo) x Brasil

#3 Mensagem por Bolovo » Qui Fev 08, 2018 2:52 pm

Imagem


O Antagonista é totalmente sensacionalista...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
vargasem
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 158
Registrado em: Sex Set 08, 2006 2:03 pm
Agradeceram: 24 vezes

Re: [Nota oAntagonista] Venezuela x Guiana (Essequibo) x Brasil

#4 Mensagem por vargasem » Qui Fev 08, 2018 3:28 pm

Bolovo escreveu:Imagem


O Antagonista é totalmente sensacionalista...
Por isso eu escrevi "... o Antagonista me vem com essa nota sem muito explicar, onde não sei se é para informar ou desinformar."

De qualquer forma, o Governo da Venezuela e o Congresso vêm trocando farpas sobre o assunto de Essequibo desde o dia primeiro através do Twitter.




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: [Nota oAntagonista] Venezuela x Guiana (Essequibo) x Brasil

#5 Mensagem por J.Ricardo » Qui Fev 08, 2018 3:30 pm

Na verdade é disputa é histórica, não é de hoje que a Venezuela se assanha para tomar essa região, eu não desdenharia como os amigos acima, do Maduro não podemos esperar nada, aliás, se pode esperar tudo.

O que me "assusta" nesse caso, é talvez a nossa incapacidade militar para atuar nesse senário, militarmente a Venezuela é bem robusta.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
vargasem
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 158
Registrado em: Sex Set 08, 2006 2:03 pm
Agradeceram: 24 vezes

Re: [Nota oAntagonista] Venezuela x Guiana (Essequibo) x Brasil

#6 Mensagem por vargasem » Qui Fev 08, 2018 3:39 pm

J.Ricardo escreveu:Na verdade é disputa é histórica, não é de hoje que a Venezuela se assanha para tomar essa região, eu não desdenharia como os amigos acima, do Maduro não podemos esperar nada, aliás, se pode esperar tudo...
Ao ler alguns dos tuítes da Asemblea Nacional, dá a entender que ela está cobrando do Governo Federal a "garantia" do território, mas em outros posts, o próprio Governo Federal alega que os termos do acordo feito no passado (distante). Me parece mais um teatro, dentre tantos outros travados entre as duas instituíções, para poder tomar alguma ação ou sabe-se lá o que (tirar o foco, demonstrar alguma força, testar a "vizinhança", ou até mesmo algum movimento militar).




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: [Nota oAntagonista] Venezuela x Guiana (Essequibo) x Brasil

#7 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 08, 2018 6:34 pm

Bem, eu não colocaria a mão no fogo pelo regime venezuelano. Eles estão enrolados até o pescoço com as agitações internas e a repressão a oposição, que está cada vez maior.
O país está dividido. E o regime perdeu faz tempo o controle da economia. Há cheiro de revolta popular no ar em Caracas e por todo o país.
Parece até um certo vizinho nosso uns 30 e poucos anos atrás.
E deu no que deu.
E o Brasil só olhando...

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: [Nota oAntagonista] Venezuela x Guiana (Essequibo) x Brasil

#8 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 08, 2018 6:46 pm

Pelo menos a parte da viagem dos ministros é verdadeira. MD, MJ e GCI estão na Guiana e Suriname hoje e amanhã para discutir "segurança nas fronteiras".

Ministros discutem segurança de fronteiras em reuniões na Guiana e Suriname
Agência Estado BRASIL por AGÊNCIA ESTADO 07/02/2018

https://noticias.r7.com/brasil/ministro ... e-07022018

O que vai sair disso, só vendo. O resto está por conta e risco das elocubrações do site O Antagonista.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: [Nota oAntagonista] Venezuela x Guiana (Essequibo) x Brasil

#9 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 09, 2018 3:52 pm

Só por curiosidade. Se hipoteticamente a Venezuela fizesse a cagada de invadir a Guiana, do ponto de vista militar, o que o Brasil poderia fazer efetivamente a respeito?

a) nada.
b) nada x nada
c) nada mesmo
d) nadica de nada
e) todas as repostas acima
f) nda. afinal tem copa do mundo esse ano.

abs. 8-]




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6743
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 765 vezes

Re: [Nota oAntagonista] Venezuela x Guiana (Essequibo) x Brasil

#10 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Fev 09, 2018 7:36 pm

Mais outra do Antagonista, que prevê todo dia a prisão do Lula no dia seguinte.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: [Nota oAntagonista] Venezuela x Guiana (Essequibo) x Brasil

#11 Mensagem por Túlio » Sáb Fev 10, 2018 1:32 pm

FCarvalho escreveu:Só por curiosidade. Se hipoteticamente a Venezuela fizesse a cagada de invadir a Guiana, do ponto de vista militar, o que o Brasil poderia fazer efetivamente a respeito?

a) nada.
b) nada x nada
c) nada mesmo
d) nadica de nada
e) todas as repostas acima
f) nda. afinal tem copa do mundo esse ano.

abs. 8-]
Tá, mas o TEU caso é especial: se eu fosse tu tratava de cavar um abrigo bem fundo, vai que aparece algum FLANKER por aí e... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Mas, embora tendo como opinião que a credibilidade de O Antagonista é abaixo de zero, sempre há o risco já mencionado acima de que os DOIDOS que estão mandando na Vuvuzela tenham que fazer a Escolha de Sofia e a façam do mesmo modo - até pior, na verdade - que a Argentina nos anos 80. Penso que é tudo o que os EUA precisam para remover uns pendejos de seu backyard mas vai sobrar para nós uma onda de refugiados que vai fazer a atual parecer brincadeira de criança.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: [Nota oAntagonista] Venezuela x Guiana (Essequibo) x Brasil

#12 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 10, 2018 5:37 pm

bem, eu de momento moro a apenas 15 minutos de carro do Eduardo Gomes. E bem mais distante da BANM. Mas daqui do 3o andar onde moro com certeza daria par ver bem muitos "fogos de artifício".
cavar buraco eu acho que nem precisa, pois Manaus toda em si já é um, e bem grande. :x
Mas de qualquer maneria, se faltar espaço por aqui, sei que vou sempre ter as montanhas que cercam o vale onde Curitiba fica.
Aproveito e dou uma passada no litoral nos finais de semana.
Eu e a torcida do flamengo aqui... :roll:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: [Nota oAntagonista] Venezuela x Guiana (Essequibo) x Brasil

#13 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 10, 2018 11:42 pm

Esta mesma notícia tem sido vinculada em várias mídias de defesa ao longo do dia.

Não há nada sobre isso de Venezuela invadir o Guiana, mas o fato de haver 3 ministros ao mesmo tempo no extremo norte do país em função da imigração de milhares de venezuelanos entrando por Roraima - parece que só agora a gravidade da situação foi levada a sério ou entrou na agenda de Brasília :x - e a visita aos países vizinhos, meio que inusitada, e diria até anormal, para os padrões diplomáticos brasileiros, deve fazer pensar.

Brasil só aceita saída pacífica para disputa entre Venezuela e Guiana, diz Jungmann
10 de Fevereiro de 2018
http://www.forte.jor.br/2018/02/10/bras ... -jungmann/

Para quem não conhece a realidade da região - 9 entre 10 brasileiros - apesar da brincadeira que pus acima, de fato o Brasil não tem nada a fazer sobre uma hipotética incursão transloucada dos bolivarianos na Guiana. Atualmente o dispositivo militar brasileiro aqui é capaz apenas de marcar, mal e porcamente, presença ao longo das fronteiras. Como força defensiva eficaz, o EB é praticamente uma nulidade. Idem para as demais forças.

Não temos infraestrutura material e pessoal para dar conta de eventuais problemas mais graves que não sejam tráfico de drogas e/ou ilícitos ecológicos. E é só. No caso de um conflito estourar na região, vamos ter que esperar a cavalaria chegar... quando chegar... se chegar. :roll:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: [Nota oAntagonista] Venezuela x Guiana (Essequibo) x Brasil

#14 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 11, 2018 12:27 am

COBERTURA ESPECIAL - VENEZUELA - GEOPOLÍTICA
09 de Fevereiro, 2018 - 00:30 ( Brasília )
RORAIMA - Uma Visita sem Agenda
A visita dos Ministros da Justiça, Defesa e Gabinete Institucional ao explosivo centro de Roraima foi uma visita que não tinha agenda.

http://www.defesanet.com.br/ven/noticia ... em-Agenda/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: [Nota oAntagonista] Venezuela x Guiana (Essequibo) x Brasil

#15 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 11, 2018 12:30 am

COBERTURA ESPECIAL - VENEZUELA - GEOPOLÍTICA
07 de Fevereiro, 2018 - 09:45 ( Brasília )
Comitiva do governo avaliará situação dos imigrantes venezuelanos em Roraima
Comitiva com representantes da Casa Civil, Defesa, Justiça, Gabinete de Segurança Institucional e outros ministérios monitorará situação dos venezuelanos que buscam refúgio no Brasil; governo estuda restringir a entrada de refugiados do país vizinho

http://www.defesanet.com.br/ven/noticia ... m-Roraima/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder