FAA: Programa LIFT "COMBAT CAPABLE"

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4835
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: FAA: Programa LIFT "COMBAT CAPABLE"

#46 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Fev 28, 2018 3:32 pm

FCarvalho escreveu:Notícias...

http://www.aereo.jor.br/2018/02/27/arge ... 00-usados/

abs
Argentina, que macumba foi essa hein?! :twisted: :twisted: :twisted:

De duas uma, ou é muita incompetência ou má vontade em encontrar uma solução para a FAA.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: FAA: Programa LIFT "COMBAT CAPABLE"

#47 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 28, 2018 8:19 pm

J.Ricardo escreveu:Se a FAA não consegue manter os A-4, imagina manter M-2000 usados até o osso.
Complicada a vida a FAA, até para comprar aviões chineses é difícil, já que os pesqueiros chinas viraram patos pra GC treinar tiro ao alvo.
Os militares sabem que do ocidente não sai nada. E se mexer com o oriente, ferrou de vez.
Ainda bem que os pesqueiros russos ainda não apareceram por lá.
Aliás, as duas únicas saídas para a recomposição das ffaa's argentinas são justamente a que o milicos portenhos mais menosprezam. Em pleno século XXI.
Vai entender.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: FAA: Programa LIFT "COMBAT CAPABLE"

#48 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 28, 2018 8:20 pm

FIGHTERCOM escreveu:
FCarvalho escreveu:Notícias...
http://www.aereo.jor.br/2018/02/27/arge ... 00-usados/
abs
Argentina, que macumba foi essa hein?! :twisted: :twisted: :twisted:
De duas uma, ou é muita incompetência ou má vontade em encontrar uma solução para a FAA.
Abraços,
Wesley
Macumba eu acho é pouco. Deve ter um terreiro todo debaixo da casa rosada... :lol: :lol: :lol:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: FAA: Programa LIFT "COMBAT CAPABLE"

#49 Mensagem por pmicchi » Sex Mar 02, 2018 2:57 pm

A França também vendeu 53 F-1 para uma empresa privada nos EUA que provê treinamento de agressor pra USAF (ele operam Hunters, Kifirs e L-39s) e não saiu por menos de USD5mi a unidade. Os M-2000 dever custar mais que isso. Acho que a FAA nao tem essa grana e se tivesse faria melhor negocio comprando os Kfir israelenses ou mesmo F-16 dos EUA




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: FAA: Programa LIFT "COMBAT CAPABLE"

#50 Mensagem por J.Ricardo » Sex Mar 02, 2018 3:07 pm

Daqui a pouco até o Chile oferece os F-5 Tiger III deles.
E assim como no caso desses Mirages, os F-16 viriam defasados também e Kfir já deu né...

Acho que o caminho para FAA seria partir para o FA-50 coreano.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: FAA: Programa LIFT "COMBAT CAPABLE"

#51 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 02, 2018 3:57 pm

Não rola, tem motor americano, e por consequência influencia britânica.
Nada que voa e atire que tenha um parafuso fabricado neste lado do mundo levantará voo do solo portenho enquanto as Malvinas estiverem nas mãos dos ingleses com apoio dos seus amigos ocidentais.
Resta Rússia e China, que nunca foram amigos dos ingleses. E muito menos de americanos.
Mas lá como cá, se não for Otan/Stanag, não serve, não presta, não é do bem... :roll:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: FAA: Programa LIFT "COMBAT CAPABLE"

#52 Mensagem por pmicchi » Sex Mar 02, 2018 7:15 pm

aí realmente fica totalmente na mão dos franceses.

Limitado assim, melhor conseguir um pequeno numero de Rafales - em algum esquema de financiamento a perder de vista pra caber no bolso - do que ficar pegando M-2000 velhos e caros de manter.

Que sejam meia dúzia de aeronaves, mas dignas de respeito. Talvez a França aceite negociar alguns Rafales M mais antigos, da versão F1 que não tem capacidade ar-terra.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: FAA: Programa LIFT "COMBAT CAPABLE"

#53 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 02, 2018 7:31 pm

Mais fácil a grã-bretanha afundar no Atlântico norte do que a FAA receber Rafale.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: FAA: Programa LIFT "COMBAT CAPABLE"

#54 Mensagem por joao fernando » Sáb Mar 03, 2018 10:19 am

Ó as ideias dos caras




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: FAA: Programa LIFT "COMBAT CAPABLE"

#55 Mensagem por J.Ricardo » Sáb Mar 03, 2018 11:01 am

pmicchi escreveu:aí realmente fica totalmente na mão dos franceses.

Limitado assim, melhor conseguir um pequeno numero de Rafales - em algum esquema de financiamento a perder de vista pra caber no bolso - do que ficar pegando M-2000 velhos e caros de manter.

Que sejam meia dúzia de aeronaves, mas dignas de respeito. Talvez a França aceite negociar alguns Rafales M mais antigos, da versão F1 que não tem capacidade ar-terra.
A Argentina não tá conseguindo nem comprar os Texans americanos, quem dirá Rafales.
A FAA tem ainda um longo caminho para voltar as glórias do passado...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: FAA: Programa LIFT "COMBAT CAPABLE"

#56 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 03, 2018 12:47 pm

A FAA se resume hoje, salvo engano, a apenas 2 esquadrões de caça. Um com os A-4 e outro que detinha os Mirage recentemente tirados de operação e que aparentemente está desativado também.

No passado chegaram a ser 6 a 8 esquadrões de caça. Isso por volta de 1982. Sem considerar a aviação naval.

Eles poderiam rapidamente resolver isso com apenas um telefonema, e teriam todos estes esquadrões de volta com J-10B/C, SU-30/35 ou Mig-35, dependendo de com quem se conversa. Até o J-17 resolvia o problema deles, mas...

...os parafusos não rodam para o lado certo. Então, tá. :roll:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60639
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: FAA: Programa LIFT "COMBAT CAPABLE"

#57 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 03, 2018 1:26 pm

J.Ricardo escreveu:Se a FAA não consegue manter os A-4, imagina manter M-2000 usados até o osso.
Complicada a vida a FAA, até para comprar aviões chineses é difícil, já que os pesqueiros chinas viraram patos pra GC treinar tiro ao alvo.
Tu achas mesmo que a China ia jogar fora a chance de sua primeira exportação de caças para o continente das Américas por causa de uns pesqueiros piratas? Mas nem chega a ser esta a questão...

O grande problema com as altas autoridades (civis e militares) da Argentina parece ser a mais absoluta falta de foco, ou seja, sabem que precisam de caças mas não sabem exatamente para que, no máximo conseguem enxergar a reunião do G-20 em BAires, no fim deste ano. Provavelmente, como já ocorreu em ocasião anterior, o POTUS trará sua própria escolta de caças para o Air Force One. E é isso que incomoda os caras, aparentemente, a ponto de pensarem em caças obsoletos e até treinadores como o Coreano... :roll:

Mas perae, e depois da cúpula, os supostos caças ou "caças" vão servir para que, exatamente? Vamos examinar o entorno:

:arrow: Brasil - Já faz cerca de um século e meio que não invadimos vizinho nenhum e nem é porque somos bonzinhos ou pacifistas, na verdade o que cobiçamos deles nós já temos, que é o mercado consumidor, e só não temos fatia maior porque nossa cambaleante Indústria não é nada competitiva. Assim, precisam tanto de caças para nos enfrentar quanto uma galinha precisa de dentes para mascar chiclete.

:arrow: Uruguay - Ainda menos perigoso que o Brasil, por pequeno, pouco armado e, ao menos até onde eu saiba, jamais invadiu País algum. Sua grande empreitada militar foi se livrar de nós há quase dois séculos - e com ajuda da mesma Argentina - e ficar quieto no seu canto, até dominar seus caudilhos e sossegar as revoluções e golpes militares, sendo hoje um modelo de Democracia e combate à corrupção para o continente inteiro.

:arrow: Chile - A rigor, mesmo caso que nós. Aliás, tinha esquecido, os Argentinos têm reivindicações territoriais mas lhes dão pouca ênfase; no caso do Chile são as ilhotas de Beagle, conosco é uma fatia do RS outra de SC que supostamente seriam integrantes da Província de Misiones ou algo assim e com o Uruguay seria o País todo, supostamente herança do Vice-Reinado do Prata. Notemos que são reivindicações raramente levantadas e, na prática, mal levadas a sério. Principalmente, são ofensivas e não defensivas. Assim, não precisam se preparar para a defesa contra nenhum de seus vizinhos com fronteiras terrestres. Então, para que caças?

Bueno, ao menos para mim, a única Hipótese de Emprego de caças (e SSKs modernos, que mencionarei no tópico apropriado nas "Navaes") 4 ou 4,5G pela FAA, além da óbvia atualização de sua antiquíssima Doutrina (eles até hoje não sabem direito o que - e como - se faz com AAMs BVR, HMD, HDD touch-screen, AESA, IRST, datalink & quetales, exceto o pouco que algum Piloto sortudo convidado a voar algum caça moderno estrangeiro como copila consegue aprender, e com um monte de salvaguardas por parte de anfitrião) seria, como falei no post que deu início a este tópico, começar a incomodar a Inglaterra nas Ilhas. Já postei as razões e meios, que seriam, em linhas gerais, aproveitar que o UK vai estar na maior josta na próxima década, com o BREXIT - e um cada vez mais possível novo Plebiscito, desta vez vitorioso, na Escócia - fazendo uma bagunça na Economia e esta, como sempre, descontando na Defesa.

Como seria se a Argentina adquirisse uma quantidade razoável (não sou o :twisted: FCarvalho :twisted: e, portanto, não irei ficar dizendo quantos aviões tinha que ser nem onde deveriam ficar, isso é com os caras, não comigo) de caças como o FC-20 (me parece ser o nome de exportação do J-10C, com HMD, AESA, IRST & quetales) e cujo preço é alegadamente mais ou menos o mesmo que o da aquisição de um F-16C-50/52 novo mas, no caso Chinês, o tag price de um F-16 desses bastaria para não apenas comprar mas também para operar por pelo menos 1/4 de século o FC-20 (bobear e sobra troco). E aí está um avião que, ao contrário de F-16, Mirage F1/2000 usado e pelado e mesmo FA-50 novinho em folha, tem cacife para encarar Typhoon e ser levado a sério.

Imagem
FC-20: notar o radar AESA (nariz modificado), IRST, EW onboard e sonda REVO.

Ficaria ainda mais brabo pro lado dos bifes se acrescentassem à FAA ao menos um AEW&C - infelizmente não o nosso, que seria sumariamente vetado, igual ao Gripen - e, a cada vez que se resolvessem e a referida aeronave-radar estivesse em condições de voo, mandariam alguns caças entrar (até mesmo desarmados, levando no máximo apenas um par de tanques descartáveis do tipo supersônico e/ou AAMs de exercício, para poderem chegar perto e depois, avisados da aproximação dos caças Ingleses pelo AEW, descer e dar no pé, alegando mais tarde que era um inocente Treinamento) na No Fly Zone imposta pelos brits ao redor das Malvinas.

Alguém aí faz ideia do tormento que seria, ainda mais se isso se tornasse rotina? Com a Economia indo barranco abaixo os caras teriam que trazer AWACS para basear nas ilhas, mais Typhoons e custear montes de horas de voo - e lá só decolam caça full-armed, ou seja, a vida útil dos AAMs e até dos pilones encurtaria pra caramba e não são baratos de repor - caríssimas, além de belonaves e SSNs (repito, falarei a respeito no tópico apropriado), tudo caro pra burro de manter, ainda mais tão longe de casa.

Quanto tempo aguentariam antes de finalmente terem que sentar à mesa e negociar? Porque nem a população (Inglesa) iria aguentar por muito tempo a nóia geral que se iria instaurar, com nego vendo Argentino atrás de cada moita e vizinho desconfiando do outro vizinho porque pode ter se vendido aos caras (p ex, foi visto falando em voz baixa ao telefone com a/o amante e tem guampa no meio :mrgreen: ), além da barulheira de jatos decolando no meio da madrugada, alarmes antiaéreos, o escambau.

Sei que Inglês tem fama de ser fleumático, estóico & quetales, mas convenhamos, são humanos e tudo tem o seu limite. Por exemplo, uma população estressada irá aumentar a níveis estratosféricos o provavelmente baixíssimo índice de violência nas Malvinas, coisa que se resolveria na charla acabaria em porrada ou coisa pior. Seria uma relação custo-benefício tão mas tão desfavorável que o desfecho seria um só.

Grande pena que os caras que têm poder na Argentina não se dão conta disso. Até Foristas de Defesa, pelo que tenho visto, não conseguem ver o óbvio, ao menos a maioria. Querem ter caças (ou mesmo "caças") apenas porque os vizinhos têm, não porque precisam. Mais do que nós, inclusive.

É o que penso. 8-]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: FAA: Programa LIFT "COMBAT CAPABLE"

#58 Mensagem por pmicchi » Dom Mar 04, 2018 4:23 pm

a Argentina chegou a um ponto que até o ser cidadão argentino médio deveria se preocupar. Mesmo não tendo ameaças iminentes, o pais está realmente indefeso (pelo ar) até contra uma Bolivia. É uma situação muito extrema para um país desse porte.

Eu citei os Rafale M F1 pois foi uma primeira série de produção sem capacidade de ataque (era exclusivamente ar-ar). Não sei se foi atualizada mas talvez interessa-se aos franceses vender/arrendar uma pequena quantidade. Politicamente talvez fosse uma compra mais viável.
Pensando lá na frente talvez isso gerasse novas encomendas no futuro quando o pais estiver melhor de finanças (já está nessa direção aliás) ou mesmo bloquear os chineses.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: FAA: Programa LIFT "COMBAT CAPABLE"

#59 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 04, 2018 7:35 pm

Qualquer caça que passe - ou que se pretenda - a usar as cores da FAA necessariamente tem de passar antes pelo corolário da eterna discussão entre sociedade, governo e ffaa's.
A imensa maioria dos argentinos até hoje nutre verdadeiro antagonismo sobre qualquer coisa que diga respeito as suas ffaa's. Não sabem, não querem saber, e tem muita raiva de qualquer um que queira lhes dizer algo sobre.
Para eles, falar dos militares se resume ainda a quantos sobraram que ainda tem de sentar no banco dos réus e a contagem das vítimas que até hoje não foram encontradas e/ou identificadas.
O pais ainda não pacificou-se em seu processo institucional interno. E isso vai demorar muitos anos ainda para terminar. Talvez só quando o último argentino com alguma lembrança do período da ditadura estiver sendo velado e enterrado, as coisas comecem a mudar.
Até lá, os militares portenhos, jovens e velhos, continuarão a pagar o preço das escolhas, e ações, erradas das gerações anteriores
Qualquer que seja o próximo caça argentino. Seja um Super Tucano, um T-6 ou o Pampa III.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: FAA: Programa LIFT "COMBAT CAPABLE"

#60 Mensagem por J.Ricardo » Seg Mar 05, 2018 9:29 am

Os Argentinos já foram conhecer o J-10 mas também reclamaram do preço e também saiu em algum lugar, não lembro o site, que os chineses não venderiam mísseis anti-navio por pressão justamente da Inglaterra.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Responder