Navio de Apoio Logístico MB
Enviado: Sáb Nov 11, 2017 11:58 am
Li recentemente artigo na S&D sobre esse tipo de navio.
Não nego a utilidade dos mesmos no apoio ao desdobramento de forças navais à longas distancias, principalmente em operações de paz e anfíbias, mas fiquei com várias dúvidas sobre o uso deles em outras situações:
- são navios lentos para acompanhar uma Força-Tarefa em funções de controle marítimo, além de demandar escolta.
- deslocá-los até pontos de reabastecimento os torna bastante vulneráveis a ataques de todo tipo mas principalmente de submarinos e avioes de patrulha com MANs
Para uma marinha de porte médio (usando a terminologia do próprio artigo) como a MB, o uso me pareceu um tanto limitado pois cada navio desses acaba virando um alvo em potencial a ser protegido. Mal usado, ao invés de multiplicar, ele reduz a capacidade combativa.
Sem dúvida, acho que um navio desse teria utilidade para MB e um substituto mais versátil (multiproduto) e moderno para o nosso navio-tanque Gastao Motta seria bem-vindo, mas não vejo razão para um numero maior de unidades.
O artigo também comenta sobre navios multifuncionais como o holandes Karel Doorman mas acho dificil comparar com o navio de apoio logistico dedicado pois eles executam tantas outras missões que a função de apoio se torna secundária.
Não nego a utilidade dos mesmos no apoio ao desdobramento de forças navais à longas distancias, principalmente em operações de paz e anfíbias, mas fiquei com várias dúvidas sobre o uso deles em outras situações:
- são navios lentos para acompanhar uma Força-Tarefa em funções de controle marítimo, além de demandar escolta.
- deslocá-los até pontos de reabastecimento os torna bastante vulneráveis a ataques de todo tipo mas principalmente de submarinos e avioes de patrulha com MANs
Para uma marinha de porte médio (usando a terminologia do próprio artigo) como a MB, o uso me pareceu um tanto limitado pois cada navio desses acaba virando um alvo em potencial a ser protegido. Mal usado, ao invés de multiplicar, ele reduz a capacidade combativa.
Sem dúvida, acho que um navio desse teria utilidade para MB e um substituto mais versátil (multiproduto) e moderno para o nosso navio-tanque Gastao Motta seria bem-vindo, mas não vejo razão para um numero maior de unidades.
O artigo também comenta sobre navios multifuncionais como o holandes Karel Doorman mas acho dificil comparar com o navio de apoio logistico dedicado pois eles executam tantas outras missões que a função de apoio se torna secundária.