#1028
Mensagem
por FCarvalho » Sex Nov 10, 2023 1:51 pm
A parte eletroeletrõnica acho muito difícil que seja modificada. A hidraúlica idem. Partes e peças mecânicas devem ser o objetivo básico desta busca. Ou seja, conseguir suprimentos para motor, suspensão, trem de rolamento e, talvez, caixa de marcha.
O EB vem trabalhando há anos em alguns projetos na área de C4I, e poderá eventualmente tentar dotar os CC com novos rádios da Imbel, quiçá baseados no RDS, sistemas de comando e controle, gerenciamento de campo de batalha, telas multifuncionais produzidas aqui, etc. Mas duvido que isso seja feito em grande monta. Se chegar a ser feito.
Não sei, mas, pode ser que eles tentem modificar alguns dos sistemas ópticos de visada e guiamento com base no que está sendo projetado no Cascavel modernizado. Se for possível tal adaptação, e a depender do custo.
Embora no passado algumas empresas nacionais tenham oferecido blindagem reativa tipo ERA para colocar nos SK-105 do CFN, isso não passou da oferta, mesmo as empresas tendo demonstrado capacidade de projetar e produzir algo do tipo. Mas seria um acréscimo desvantajoso para o Leo 1A5 vide que o motor não teria potência de sobra para aguentar o peso extra de qualquer coisa aplicada nele com este objetivo.
Enfim, vai ser complicado conseguirem interessados para o que pretendem. E mesmo que consigam, os custos devem ser altos demais que valha a pena fazer uma troca. Melhor seria deixar os velhinhos morrerem em paz. E depois a gente vê o que acontece.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski