NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
hotm
Avançado
Avançado
Mensagens: 436
Registrado em: Qui Fev 22, 2007 2:56 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#136 Mensagem por hotm » Sáb Out 26, 2019 12:37 pm

Obrigado, mas do aviao B-250 nada se sabe?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#137 Mensagem por FCarvalho » Sáb Out 26, 2019 4:14 pm

hotm escreveu: Sáb Out 26, 2019 12:37 pm Obrigado, mas do aviao B-250 nada se sabe?
A última informação pública do ano passado ainda é que dois protótipos estariam nos EAU e por lá ficaram. A empresa que teria encomendado e financiado o projeto , a Calidus, até o presente momento aparentemente não fez nada com eles.
Não se sabe se além dos protótipos os árabes levaram também os gabaritos do projeto da aeronave junto com elas. Mas a julgar pela falta de quaisquer notícias, é provável que o pessoal da Novaer não tenha repassado tudo o que eles esperavam levar e depois dar uma banana para a empresa. Mas isso sou eu pensando aqui com os meus botões.
Se tivessem tudo que é relativo ao avião e seu projeto, mesmo sem a Novaer, eles conseguiriam gente por aí para tocar o mesmo e finalizar tudo para lançar no mercado. Porque para a força aérea deles é que eles não iriam vender mesmo.
O site da Novaer está ativo e funcionando. E tanto o TX-C quanto o B-250 continuam lá sendo oferecidos como produtos da empresa. Se há alguma coisa além disso, difícil saber.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#139 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 20, 2019 9:24 pm

Bom, pelo jeito, como tinha dito, conseguiram pagar gente para terminar o projeto e lançar oficialmente. Se brasileiros estão metidos nisto, sem problemas, afinal, é um trabalho como outro qualquer. E dinheiro não se arranja na esquina por aí, ainda mais para engenheiros aeronáuticos no Brasil.

A saber se a Novaer será ressarcida pelo trabalho feito. Do contrário, bem, é mais um mau exemplo de como investir em P&D no Brasil ainda é muito perigoso, ou simplesmente burrice mesmo... :?

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2059
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#140 Mensagem por Frederico Vitor » Seg Mai 03, 2021 11:14 pm

IDEX 2021

Imagem




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#141 Mensagem por Túlio » Seg Mai 03, 2021 11:26 pm

Frederico Vitor escreveu: Seg Mai 03, 2021 11:14 pm IDEX 2021

Imagem
Botaram umas maquetes legais de armas ali - faltam as .50 internas, claro :twisted: - mas o que me parece mais curioso ainda é a palavra EXPERIMENTAL, depois de tanto tempo.

E o bicho já voa desde 2017, tá estranho isso... [085] [085] [085] [085]






"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#142 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 04, 2021 11:30 am

Eu vi direito ou este avião é quadripá, mesmo ostentando o mesmo PT68 do Super Tucano? Isso não influência no desempenho do mesmo? No mínimo torna ele mais barulhento.
Ademais, interessante o portfólio de armas previstas. Tem pelo menos uns 4 tipo de mísseis ali, e em cabides duplos, o que ainda não há ainda nos ST. Fora as bombas inteligentes.
Honestamente, este avião poderia ser um bom substituto para os Tucano na AFA. Era só colocar uma versão de 1100hp mais as tralhas de sistemas de voo simples e já dava um belo treinador básico. Melhor do que reinventar a roda e fazer um avião do zero.
O experimental pode significar algum problema em relação a certificação, ou problemas com a Novaer...




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#143 Mensagem por Túlio » Ter Mai 04, 2021 11:51 am

FCarvalho escreveu: Ter Mai 04, 2021 11:30 am Eu vi direito ou este avião é quadripá, mesmo ostentando o mesmo PT68 do Super Tucano? Isso não influência no desempenho do mesmo? No mínimo torna ele mais barulhento.
Ademais, interessante o portfólio de armas previstas. Tem pelo menos uns 4 tipo de mísseis ali, e em cabides duplos, o que ainda não há ainda nos ST. Fora as bombas inteligentes.
Honestamente, este avião poderia ser um bom substituto para os Tucano na AFA. Era só colocar uma versão de 1100hp mais as tralhas de sistemas de voo simples e já dava um belo treinador básico. Melhor do que reinventar a roda e fazer um avião do zero.
O experimental pode significar algum problema em relação a certificação, ou problemas com a Novaer...
Coisas como motor com hélice quadripá apenas evidenciam a diferença entre uma empresa PRO como a EMBRAER e entusiastas criativos mas inexperientes como os da falecida Novaer; e a manutenção disso diz algo também sobre gente com muito $$$ e pouca experiência como o pessoal da Calidus.

Já a segunda parte é a viagem de sempre, a EMBRAER está modernizando os Tucaninhos para continuarem o serviço por mais umas décadas e já vem aquilo de "não, vamos comprar lá fora algo que me parece bunitim e vai ser melhor, eu acho, logo SEI" [091] .

Sobre aquela plêiade de mísseis, alguém vai ter que pagar para integrar, e isso não é plug'n'play, dá um trabalhão dos diabos e custa uma nota. Se não integraram ao ST é porque ninguém achou tão imprescindível que se dispusesse a botar o guito.

Mas eu te entendo, cupincha véio, eu também já fui assim...NA ADOLESCÊNCIA. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#144 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 04, 2021 1:49 pm

Túlio escreveu: Ter Mai 04, 2021 11:51 am
Coisas como motor com hélice quadripá apenas evidenciam a diferença entre uma empresa PRO como a EMBRAER e entusiastas criativos mas inexperientes como os da falecida Novaer; e a manutenção disso diz algo também sobre gente com muito $$$ e pouca experiência como o pessoal da Calidus.

Justifica-se.

Já a segunda parte é a viagem de sempre, a EMBRAER está modernizando os Tucaninhos para continuarem o serviço por mais umas décadas e já vem aquilo de "não, vamos comprar lá fora algo que me parece bunitim e vai ser melhor, eu acho, logo SEI" [091] .

A modernização é fruto da inadiplência da FAB em planejar e prover um substituto para os T-25/27. Apenas isso. São aviões com mais de 30 anos de uso. Vão chegar aos 50 simplesmente porque a FAB não tem recursos para colocar na Embraer para arrumar novos vetores. E treinadores básicos não estão na lista de prioridades de projetos de desenvolvimento da FAB. Enquanto isso vai quebrando o galho com o que tem, até o último cair. Modernizado ou não.

Sobre aquela plêiade de mísseis, alguém vai ter que pagar para integrar, e isso não é plug'n'play, dá um trabalhão dos diabos e custa uma nota. Se não integraram ao ST é porque ninguém achou tão imprescindível que se dispusesse a botar o guito.

Bom, eu acho que para o que ele se pretende, que é fazer primariamente COIN/CAS em cima das cabeças de pretensos grupos guerrilheiros e/ou terroristas, lançar foguete e bomba burra está até de bom tamanho. Mas se um dia precisar de mais, particularmente penso que já estar preparado para receber novos sistemas era uma boa. Mas obviamente a Embraer não irá pagar por isso.

Mas eu te entendo, cupincha véio, eu também já fui assim...NA ADOLESCÊNCIA. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Véio rabugento... deixa eu ser feliz. [072] :twisted:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#145 Mensagem por Túlio » Ter Mai 04, 2021 2:17 pm

FCarvalho escreveu: Ter Mai 04, 2021 1:49 pm A modernização é fruto da inadiplência da FAB em planejar e prover um substituto para os T-25/27. Apenas isso. São aviões com mais de 30 anos de uso. Vão chegar aos 50 simplesmente porque a FAB não tem recursos para colocar na Embraer para arrumar novos vetores. E treinadores básicos não estão na lista de prioridades de projetos de desenvolvimento da FAB. Enquanto isso vai quebrando o galho com o que tem, até o último cair. Modernizado ou não.
Não vejo assim, cupincha véio teen :mrgreen: . Mas, e aqui entramos em uma área que é estritamente uma

OPINIÃO PESSOAL

considero que, em pleno século XXI, precisar de planador e teco-teco para as "primeiras asas", depois Regente para as "segundas asas", Tucano para as "terceiras asas", Super Tucano para as "quartas asas", talvez um LIFT (não enrola, eu sei que bem que querias :twisted: ) para as "quintas asas" e um Gripen F para as "sextas asas", bueno, me parece ASA DEMAIS PRO MESMO BICHO!

Para MING :twisted: seria Simulador e um Certificado de Conclusão em lugar das duas "primeiras asas" (com a vantagem de ainda formar Pilotos para drones); a "primeira" já seria com a versão updated do Tucano e a final com o ST; depois é Simulador de novo e BORA VOAR CAÇA! F-22, F-35 e Su-57 não possuem biplaces para "conversão operacional" e mesmo assim não lhes falta Piloto.
FCarvalho escreveu: Ter Mai 04, 2021 1:49 pm Véio rabugento... deixa eu ser feliz. [072] :twisted:

Quem vive de sonho é Padeiro DE PELOTAS. :lol: :lol: :lol: :lol:


Imagem




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#146 Mensagem por Cassio » Ter Mai 04, 2021 4:34 pm

Esse monte de maquetes de bombas e mísseis não quer dizer nada. Quero ver integrar e operar. Isso... Porque nem sempre o que se integra depois se opera.
E custa uma grana viu...




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#147 Mensagem por Túlio » Ter Mai 04, 2021 4:40 pm

Cassio escreveu: Ter Mai 04, 2021 4:34 pm Esse monte de maquetes de bombas e mísseis não quer dizer nada. Quero ver integrar e operar. Isso... Porque nem sempre o que se integra depois se opera.
E custa uma grana viu...

Mas num foi o que falei??? [085] [085] [085] [085]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#148 Mensagem por Cassio » Ter Mai 04, 2021 4:42 pm

Exato Túlio véio... Só confirmando o que disse.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#149 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 04, 2021 5:02 pm

Túlio escreveu: Ter Mai 04, 2021 2:17 pm
FCarvalho escreveu: Ter Mai 04, 2021 1:49 pm A modernização é fruto da inadiplência da FAB em planejar e prover um substituto para os T-25/27. Apenas isso. São aviões com mais de 30 anos de uso. Vão chegar aos 50 simplesmente porque a FAB não tem recursos para colocar na Embraer para arrumar novos vetores. E treinadores básicos não estão na lista de prioridades de projetos de desenvolvimento da FAB. Enquanto isso vai quebrando o galho com o que tem, até o último cair. Modernizado ou não.
Não vejo assim, cupincha véio teen :mrgreen: . Mas, e aqui entramos em uma área que é estritamente uma
OPINIÃO PESSOAL
considero que, em pleno século XXI, precisar de planador e teco-teco para as "primeiras asas", depois Regente para as "segundas asas", Tucano para as "terceiras asas", Super Tucano para as "quartas asas", talvez um LIFT (não enrola, eu sei que bem que querias :twisted: ) para as "quintas asas" e um Gripen F para as "sextas asas", bueno, me parece ASA DEMAIS PRO MESMO BICHO!
Para MING :twisted: seria Simulador e um Certificado de Conclusão em lugar das duas "primeiras asas" (com a vantagem de ainda formar Pilotos para drones); a "primeira" já seria com a versão updated do Tucano e a final com o ST; depois é Simulador de novo e BORA VOAR CAÇA! F-22, F-35 e Su-57 não possuem biplaces para "conversão operacional" e mesmo assim não lhes falta Piloto.
FCarvalho escreveu: Ter Mai 04, 2021 1:49 pm Véio rabugento... deixa eu ser feliz. [072] :twisted:
Quem vive de sonho é Padeiro DE PELOTAS. :lol: :lol: :lol: :lol:
Vamos lá padeiro véio do rio grande. :mrgreen:

Eu penso que a evolução da formação de pilotos em algum momento na FAB vai ter que passar por uma revisão. Isto aconteceu quando da entrada dos T-25/27 na AFA, o que trouxe novas questões sobre o currículo, didática, metodologia e questões técnicas do curso. Estranhamente, se nada tiver sido modificado até o momento, o currículo de formação dos cadetes da AFA ainda é hoje o mesmo do início dos anos 1980.
Agora, se pegarmos a formação de pilotos civis nos aeroclubes, veremos que ela se dá por meio ainda de aviões leves a pistão em sua grande maioria onde o pessoal faz a parte teórica e só depois de cumprida e aprovado nesta fase vai voar efetivamente. Soube que já faz um tempo a Anac aprovou a introdução de simuladores de voo nos aeroclubes e que isso também pode contar como horas voadas para o pessoal em formação. Mas há limites para o número de horas.
Já na AFA não tenho certeza se existem simuladores de voo modernos fazendo parte do currículo do curso. Mas entendo que seria, também, uma boa opção, pois a molecada destes nossos tempos praticamente já nasce com um celular na mão e falando 'internetês'. Para eles não é nenhuma panaceia lidar com este tipo de recurso, pelo contrário, seria até mais fácil. Mas confesso que não vi nenhum movimento da FAB neste sentido. Mas se minha memória não me falha, os Gripen E/F terão simuladores próprios.
Acho que os planadores são bem interessantes porque eles também ajudam a identificar as características de cada aluno no sentido de saber se o cara dá mesmo para a coisa. E é um jeito prático e barato de fazer isso.
Suponho que um único vetor na AFA que aposentasse os atuais aviões seria algo plausível, mas não consigo imaginar ainda como seria ele. Acho que nem a FAB sabe ainda. E de fato, substituir dois por um também significa repensar toda a cadeia formativa. E isso dá um trabalho enorme. Não é só trocar os aviões.
A Embraer com certeza não vai projetar um novo treinador básico se ficar somente na FAB como cliente única. E substituir os Tucano é algo que ainda demora no mundo pois existem muitos voando ainda e aqui e ali sofrem também seus MLU e/ou modernização. A concorrência também aumentou muito.
De certa forma a questão é mais complicada em relação aos Universal do que os Tucanos. Indiferente as limitações que a FAB tem em matéria de orçamento, uma hora a formação terá que ser repensada. Mais simuladores? Sem simuladores? Eu de fato não sei.
Mas pelo que se avizinha com a modernização dos T-27 essa resposta vai ser empurrada lá para o final dos anos 2040.
Os Super Tucano vão além de 2050 fácil, fácil.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2087
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 208 vezes

Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW

#150 Mensagem por gogogas » Ter Mai 04, 2021 8:14 pm

Entrando no assunto , recentemente a AFA colocou mais de 80% de disponibilidade de seus T-25 para trabalharem ! Isto demonstra que mesmo um avião antigo , ele ainda está cumprindo com o dever ! Na minha opinião , a AFA deveria manter o mesmo padrão de treinamento na Academia e ampliar para simuladores .
Simulador ( nacional )
T-25 ( procurar um substituto ) antes da aposentadoria dos T-27 , e comprar um projeto pronto , sendo um avião fácil de manter , barato de voar , e que tenha aviônicos moderno ( meu preferido Diamond T-52A)
T-27 Modernizado




Gogogas !
Responder