PRONAE

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4831
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 637 vezes

Re: PRONAE

#31 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Jan 09, 2018 9:26 am

Lord Nauta escreveu:
Tikuna escreveu:Abro esse tópico para discutir nossas opções quase impossíveis de Navio Aeródromo, posto que esse seria o terceiro item na tabela de prioridades da MB, acho interessante a discussão.

Em minha opinião a MB não terá pelo menos nos próximos 30 anos um NAe. A tal ''terceira prioridade'' e pura balela. Antes do NAe tem uma lista imensa.

Alguns exemplos:

1. Renovação da Força de Minagem e Varredura;
2. Substituição de todos os navios de escolta;
3. Construção de novos NaPaCo, NaPaOC e NaPaflu;
4. Conclusão da primeira etapa do PROSUB;
5. Substituição dos navios anfíbios;
6. Substituição do NE Brasil;
7. Substituição de parte da frota da DHN;
8. Substituição do Ary Rongel;
9. Implantação do SISGAAZ; e
10. Obtenção de NaApLo.

Considerando o exposto acredito que discutir sobre uma hipótese plausível talvez daqui a 20/30 anos e um pouco prematuro. Eu, sinceramente acredito que o Brasil não tem envergadura para ter uma Esquadra nucleada em NAe's, por ser esta prerrogativa de países lideres e não ''meia boca'' e periféricos como o nosso Brasil varonil.

Sds


Lord Nauta
[justificar]Prezados, bom dia!

Também acredito que dificilmente teremos um NAe nos próximos anos. É tamanha a defasagem dos meios navais da MB que a prioridade para os próximos anos deveria ser dada aos navios de patrulha, as corvertas e os submarinos, talvez quem sabe as fragatas. Não arrisco a dizer números, mas é preciso que tenhamos escala na produção dos mesmos para por um fim ao ciclo: constrói 4 unidades, pára no tempo por 20 anos, contrata um empresa estrangeira para fornecer um projeto moderno e ToTs, constrói 4 unidades...

Enquanto a MB vai tocando esses projetos, o L-12 Ocean vai dando conta do recado com a aviação de asas rotativas. Mas a pergunta que fica é: e os Skyhawks? Eu já teria anunciado na OLX (desapega...)

Abraços,

Wesley[/justificar]




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4831
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 637 vezes

Re: PRONAE

#32 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Jan 09, 2018 9:31 am

FCarvalho escreveu:Em recente entrevista à revista FA o cmte da marinha deixou escapar sobre o Pronae a visão que se tem para a solução do mesmo na forma de um "navio aeródromo ligeiro".

Isso pode significar muita coisa e coisa nenhuma. Mas a manter-se a atual linha pragmática adotada, podemos ver novidades antes não consideradas neste projeto.

E para constar, o almirante mais uma vez ressaltou que a MB 'não abrirá mão da aviação de asa fixa'.

Acho que pra bom entendedor meia palavra basta.

Abs
Ou seja, os Skyhawks vão continuar por bom tempo... :roll: :roll: :roll:


Abraços,

Wesley




Editado pela última vez por FIGHTERCOM em Ter Jan 09, 2018 9:34 am, em um total de 1 vez.
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4831
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 637 vezes

Re: PRONAE

#33 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Jan 09, 2018 9:34 am

FCarvalho escreveu:Quanto ao Pronae a única pergunta que me veio a cabeça é: o que a MB entende por se um Nae ligeiro?

O entrevistador não teve essa curiosidade, ou não quis arriscar encerrar a conversa ali mesmo.

Abs
Isso leva a uma segunda pergunta: Quais as opções de caças para esse NAe ligeiro?


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: PRONAE

#34 Mensagem por pmicchi » Ter Jan 09, 2018 10:39 am

Túlio escreveu:
pmicchi escreveu:A MB deveria considerar tecnologias assim para o futuro:

http://nationalinterest.org/blog/the-bu ... 0%9D-19949
Cupincha véio, dá uma espiadinha no custo da hora de voo de UM SÓ Osprey (quase o do F-35C), compares com a dos helis que a MB opera e depois me digas se ele não seria apenas enfeite de convés...
Eu escrevi "tecnologia", não para comprar Ospreys. Nossa Marinha está presa a paradigmas do passado - pensando em escoltas ASW e porta-avioes com catapultas.




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: PRONAE

#35 Mensagem por pmicchi » Ter Jan 09, 2018 10:46 am

FCarvalho escreveu:Grosso modo, priorizar os investimentos nos programas de submarinos, as CCT e o Pronae (Nae ligeiro?)
A aviação naval asa fixa tem seu futuro assegurado, não deixará de existir,; investir na substituição de meios navais como navios caça minas, napa 500, e aquisição por oportunidade de meios auxiliares.
Por enquanto nada de P3 na MB, e nem patrulha naval.
No mais, tentar manter o melhor possível a operacionalidade da força com o que se tem.
Acho que é isso.
Pragmatismo é a palavra de ordem.

abs.
eu li a entrevista. Priorizar em tres programas (subs, escoltas e NAe) é não priorizar coisa alguma. E, pior, querem manter uma avião embarcada obsoleta sem NAe e não quer aviação de patrulha. Isso é desperdicio de dinheiro público.




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: PRONAE

#36 Mensagem por alex » Ter Jan 09, 2018 11:36 am

Vendo os exemplos dos japoneses e coreanos de construção de seus NAE o valor destes navios equivalem a de uma fragata media, o porém é que foram desenvolvidos para acomodar o unico caça do ocidente capaz de decolar sem auxilio do navio: o caríssimo ( problemático e não testado em combate) F35. Alem de caro só é fornecido aos aliados "carnais" da OTAN.

Não vejo solução para este problema. Acho que na melhor das ilusões consigamos construir, no futuro, na Coreia um Porta Helicópteros novo. E só.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60616
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6352 vezes
Contato:

Re: PRONAE

#37 Mensagem por Túlio » Ter Jan 09, 2018 11:51 am

FIGHTERCOM escreveu:
Isso leva a uma segunda pergunta: Quais as opções de caças para esse NAe ligeiro?


Abraços,

Wesley
A escolha fica entre NADA e NENHUM! Claro, quero entender que falas de CAÇAS de verdade, não arremedos & gambiarras...
pmicchi escreveu:
Eu escrevi "tecnologia", não para comprar Ospreys. Nossa Marinha está presa a paradigmas do passado - pensando em escoltas ASW e porta-avioes com catapultas.
Aí concordo. Apenas me atrapalhei com o link que postaste e que, a meu ver, me autorizava a pensar que achavas tri ter V-22 no Opalão...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: PRONAE

#38 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jan 09, 2018 1:18 pm

FIGHTERCOM escreveu:Isso leva a uma segunda pergunta: Quais as opções de caças para esse NAe ligeiro?
F-35, que na prática é o mesmo que nada já que quem não quis bancar R$1 bi para reformar um NAE não vai bancar um esquadrão desses.
pmicchi escreveu:Eu escrevi "tecnologia", não para comprar Ospreys. Nossa Marinha está presa a paradigmas do passado - pensando em escoltas ASW e porta-avioes com catapultas.
E qual o paradigma do futuro?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36256
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3134 vezes

Re: PRONAE

#39 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 09, 2018 6:44 pm

Lord Nauta escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:No mundo militar, "ligeiro" costuma ser um eufemismo para "pequeno".
Faixa de 15.000/25.000 ton. O Príncipe de Asturias e os ex-classe Invincible são exemplos modernos desta classe de NAe.
Sds
Lord Nauta
Lord, dá uma olhada no site do CPN e depois me diz o que tem de mais parecido com um Nae lá. 8-]

É só pensar e somar dois mais dois. Década de 2030 meu amigo. Até lá a casa vai sendo arrumada com ajuda, e expertise tecnológica importada de fora.

Vamos ter tempo. Se vai ser como estão pensando, vamos o futuro dirá.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36256
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3134 vezes

Re: PRONAE

#40 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 09, 2018 6:53 pm

FIGHTERCOM escreveu:
FCarvalho escreveu:Quanto ao Pronae a única pergunta que me veio a cabeça é: o que a MB entende por se um Nae ligeiro?
O entrevistador não teve essa curiosidade, ou não quis arriscar encerrar a conversa ali mesmo.
Abs
Isso leva a uma segunda pergunta: Quais as opções de caças para esse NAe ligeiro?
Abraços,
Wesley
Hoje nenhuma. Mas os anos de 2030 devem oferecer novidades. Algumas já conhecidas e outras potencialmente novas.

Por enquanto, a ordem é manter a asa fixa viva a qualquer custo.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36256
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3134 vezes

Re: PRONAE

#41 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 09, 2018 7:05 pm

pmicchi escreveu:
FCarvalho escreveu:Grosso modo, priorizar os investimentos nos programas de submarinos, as CCT e o Pronae (Nae ligeiro?)
A aviação naval asa fixa tem seu futuro assegurado, não deixará de existir,; investir na substituição de meios navais como navios caça minas, napa 500, e aquisição por oportunidade de meios auxiliares.
Por enquanto nada de P3 na MB, e nem patrulha naval.
No mais, tentar manter o melhor possível a operacionalidade da força com o que se tem.
Acho que é isso.
Pragmatismo é a palavra de ordem.
abs.
eu li a entrevista. Priorizar em tres programas (subs, escoltas e NAe) é não priorizar coisa alguma. E, pior, querem manter uma avião embarcada obsoleta sem NAe e não quer aviação de patrulha. Isso é desperdicio de dinheiro público.
O alte Leal não disse que a MB não quer a patrulha naval. O que ele disse é que agora, neste momento, não existe tratativas com a FAB sobre o assunto.

O que não quer dizer que mais para frente isso não venha a acontecer. Lembre-se que há vários programas na AN que têm de ser resolvidos primeiro, como a substituição dos Esquilo e Bell, outros lote de SH-16, a modernização ou não dos UH-14, Helo para apoio ao Proantar, etc, etc. E tudo isso no curto é médio prazo. Os A-4 e o C-2 são apenas a parte mais visível dos problemas.

A ideia continua sendo o pragmatismo nas soluções dos problemas. Os subs estão sendo encaminhados, e agora a CCT ao que parece também.

Depois disso, e de outras questões ainda a atender no curto prazo a MB vai pensar em Nae.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36256
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3134 vezes

Re: PRONAE

#42 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 09, 2018 7:10 pm

alex escreveu:Vendo os exemplos dos japoneses e coreanos de construção de seus NAE o valor destes navios equivalem a de uma fragata media, o porém é que foram desenvolvidos para acomodar o unico caça do ocidente capaz de decolar sem auxilio do navio: o caríssimo ( problemático e não testado em combate) F35. Alem de caro só é fornecido aos aliados "carnais" da OTAN.
Não vejo solução para este problema. Acho que na melhor das ilusões consigamos construir, no futuro, na Coreia um Porta Helicópteros novo. E só.
O Ocean vai durar no mínimo uns vinte anos. Depois disso um substituto será pensado.
Ou seja, novos porta Helo e Nae só lá para fins de 2030.
Ate lá a MB vai se reinventando.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4831
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 637 vezes

Re: PRONAE

#43 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Jan 11, 2018 12:10 pm

Túlio escreveu:
FIGHTERCOM escreveu:
Isso leva a uma segunda pergunta: Quais as opções de caças para esse NAe ligeiro?

Abraços,

Wesley
A escolha fica entre NADA e NENHUM! Claro, quero entender que falas de CAÇAS de verdade, não arremedos & gambiarras...
Pois é, foi o que eu também pensei... Pior, como projetar um NAe Ligeiro sem ter uma mínima noção de quais caças serão operados no mesmo? No ocidente a coisa está convergindo para o F-35B.

O Japão e a Coréia do Sul dão indícios que deverão operar o F-35B a bordo dos seus respectivos porta-helicópteros. Curiosamente é o que eu tenho defendido para a MB, compra uns dois BPE Juan Carlos e foca na aviação de asas rotativas. Se no futuro houver disponibilidade ($$$), compra uns F-35B.

Será que a MB ainda acredita no Sea Gripen? :shock: :shock: :shock:


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36256
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3134 vezes

Re: PRONAE

#44 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 11, 2018 12:24 pm

Não. Nae novo só bem para lá de 2030. E até que isso se confirme, vamos vendo o que aparece por aí.

Uma opção que penso seria interessante é a aquisição por oportunidade do INS Vycrant, que em fins dos anos de 2030 já estará com quase vinte anos de uso.

Não é exatamente um Nae ligeiro, mas como no caso do Ocean, seria melhor do que tentar reinventar a roda por aqui mesmo. E com muito tempo de uso ainda pela frente.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4831
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 637 vezes

Re: PRONAE

#45 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Jan 11, 2018 12:43 pm

FCarvalho escreveu:Não. Nae novo só bem para lá de 2030. E até que isso se confirme, vamos vendo o que aparece por aí.

Uma opção que penso seria interessante é a aquisição por oportunidade do INS Vycrant, que em fins dos anos de 2030 já estará com quase vinte anos de uso.

Não é exatamente um Nae ligeiro, mas como no caso do Ocean, seria melhor do que tentar reinventar a roda por aqui mesmo. E com muito tempo de uso ainda pela frente.

Abs
Prezado FCarvalho,

Qual seria o ganho em se comprar o INS Vikrant? Não entendi!


Att.,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Responder