PRONAE

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: PRONAE

#16 Mensagem por pmicchi » Seg Jan 08, 2018 11:13 am

A MB deveria considerar tecnologias assim para o futuro:

http://nationalinterest.org/blog/the-bu ... 0%9D-19949




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: PRONAE

#17 Mensagem por pmicchi » Seg Jan 08, 2018 11:15 am

pmicchi escreveu:A MB deveria considerar tecnologias assim para o futuro:

http://nationalinterest.org/blog/the-bu ... 0%9D-19949
ficar insistindo no conceito ultrapassado de um NAe convencional mostra o atraso do nosso pensamento militar




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60648
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6367 vezes
Contato:

Re: PRONAE

#18 Mensagem por Túlio » Seg Jan 08, 2018 2:26 pm

pmicchi escreveu:A MB deveria considerar tecnologias assim para o futuro:

http://nationalinterest.org/blog/the-bu ... 0%9D-19949
Cupincha véio, dá uma espiadinha no custo da hora de voo de UM SÓ Osprey (quase o do F-35C), compares com a dos helis que a MB opera e depois me digas se ele não seria apenas enfeite de convés...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: PRONAE

#19 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Jan 08, 2018 2:32 pm

Ta dificil de acompanhar essa bipolaridade, em um tópico querem cancelar corvetas, no outro querem nnavios amfíbios e Ospreys...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: PRONAE

#20 Mensagem por EDSON » Seg Jan 08, 2018 2:54 pm

Marechal-do-ar escreveu:Ta dificil de acompanhar essa bipolaridade, em um tópico querem cancelar corvetas, no outro querem nnavios amfíbios e Ospreys...
Não sou eu já que considero a força de submarinos essencial o resto rola com à barriga.




FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36379
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: PRONAE

#21 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 08, 2018 5:39 pm

O problema do apoio à FFE a meu ver já está sendo encaminhado com o negócio dos navios ingleses, que até 2020, ou pouco mais, devem estar dando baixa nos Albion e LSD.
No mais, NApLog podemos comprar usados nos USA. Já dei a dica da classe possível de negociar.
Quanto a um Nae, isso só deve receber a atenção do almirantado no fim da próxima década, para entrar em serviço nos anos de 2030.
Pode até ser que role uma solução caseira.
E só olhar o site do CPN.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60648
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6367 vezes
Contato:

Re: PRONAE

#22 Mensagem por Túlio » Seg Jan 08, 2018 6:17 pm

EDSON escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:Ta dificil de acompanhar essa bipolaridade, em um tópico querem cancelar corvetas, no outro querem nnavios amfíbios e Ospreys...
Não sou eu já que considero a força de submarinos essencial o resto rola com à barriga.
Nem eu, que sou contra esses Patrulhas que vão receber umas armas e sistemas eletrônicos para que os possamos chamar de Corvetas e pensar que são Fragatas; que acho o Ocean (mais) um desperdício de dinheiro; e que também acho que se deveria focar, na parte de combate, apenas nos subs, que bem ou mal estão em andamento. O resto seria destinado a Patrulhas de verdade, costeiros, oceânicos e fluviais.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36379
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: PRONAE

#23 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 08, 2018 6:27 pm

Tem uma entrevista do CA na revista Força Aérea muito boa. Dá pra entender um pouco mais sobre como pensa o atual almirantado e o que vem por aí caso a atual linha de gestão seja seguida.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: PRONAE

#24 Mensagem por Tikuna » Seg Jan 08, 2018 6:54 pm

FCarvalho escreveu:Tem uma entrevista do CA na revista Força Aérea muito boa. Dá pra entender um pouco mais sobre como pensa o atual almirantado e o que vem por aí caso a atual linha de gestão seja seguida.

Abs
Pode resumir?




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36379
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: PRONAE

#25 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 08, 2018 8:31 pm

Grosso modo, priorizar os investimentos nos programas de submarinos, as CCT e o Pronae (Nae ligeiro?)
A aviação naval asa fixa tem seu futuro assegurado, não deixará de existir,; investir na substituição de meios navais como navios caça minas, napa 500, e aquisição por oportunidade de meios auxiliares.
Por enquanto nada de P3 na MB, e nem patrulha naval.
No mais, tentar manter o melhor possível a operacionalidade da força com o que se tem.
Acho que é isso.
Pragmatismo é a palavra de ordem.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36379
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: PRONAE

#26 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 08, 2018 8:35 pm

Quanto ao Pronae a única pergunta que me veio a cabeça é: o que a MB entende por se um Nae ligeiro?

O entrevistador não teve essa curiosidade, ou não quis arriscar encerrar a conversa ali mesmo.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: PRONAE

#27 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Jan 08, 2018 9:29 pm

No mundo militar, "ligeiro" costuma ser um eufemismo para "pequeno".




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: PRONAE

#28 Mensagem por Lord Nauta » Seg Jan 08, 2018 9:58 pm

Marechal-do-ar escreveu:No mundo militar, "ligeiro" costuma ser um eufemismo para "pequeno".

Faixa de 15.000/25.000 ton. O Príncipe de Asturias e os ex-classe Invincible são exemplos modernos desta classe de NAe.


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2089
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 208 vezes

Re: PRONAE

#29 Mensagem por gogogas » Seg Jan 08, 2018 10:24 pm

Ha algum porta aviões ligeiro em operação com catapulta ?




Gogogas !
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: PRONAE

#30 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Jan 08, 2018 10:48 pm

Não




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Responder