Se acidenta aeronave com a equipe da Chapecoense

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54778
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2312 vezes

Re: Se acidenta aeronave com a equipe da Chapecoense

#31 Mensagem por P44 » Qua Nov 30, 2016 4:50 pm

Penguin escreveu:Me parece que as autoridades aeronáuticas da Bolívia podem ter algum grau de (ir)responsabilidade) nessa história ao autorizar um plano de voo no limite do alcance/capacidade de combustível da aeronave.

Hoje vi na TV que houve OUTRO avião que tb solicitou aterragem de emergência ao MESMO TEMPO, e que deram prioridade a esse, ficando o dos jogadores ás voltas até a pista ficar desimpedida de novo, o que levou ao fim do combustivel (que já estaria a ser despejado) e á consequente queda do avião.




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Se acidenta aeronave com a equipe da Chapecoense

#32 Mensagem por Bolovo » Qua Nov 30, 2016 5:45 pm

P44 escreveu:
Penguin escreveu:Me parece que as autoridades aeronáuticas da Bolívia podem ter algum grau de (ir)responsabilidade) nessa história ao autorizar um plano de voo no limite do alcance/capacidade de combustível da aeronave.

Hoje vi na TV que houve OUTRO avião que tb solicitou aterragem de emergência ao MESMO TEMPO, e que deram prioridade a esse, ficando o dos jogadores ás voltas até a pista ficar desimpedida de novo, o que levou ao fim do combustivel (que já estaria a ser despejado) e á consequente queda do avião.
O Avro não despeja combustível. Só avião grande despeja combustível, não esses pequenos. Porque? Porque os aviões grandes tem um peso máximo de decolagem maior do que o peso máximo de pouso, ou seja, se decolarem carregados e precisarem pousar, eles terão que retirar o peso extra, ou seja, terão que despejar combustível. Alias, não faria o menor sentido esse avião do acidente em especifico despejar combustível, né? Pois tudo indica que ele caiu justamente por falta de combustível.

Áudio da torre. Aos 9:11 o avião declara emergência, dizendo "falha total, falha elétrica total, sem combustível".

http://www.youtube.com/watch?v=7r0NVL3TrwI&t=543




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54778
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2312 vezes

Re: Se acidenta aeronave com a equipe da Chapecoense

#33 Mensagem por P44 » Qua Nov 30, 2016 5:52 pm

ACIDENTE/CHAPECOENSE 30-11-2016 18:08

As últimas palavras do piloto da Lamia: "Ajudem-nos a chegar à pista"

Piloto relatou pânico do colega numa altura em que pedia autorização para aterrar.


Um piloto de avião da companhia Avianca, que também voava sobre Medelín conta a conversa que conseguiu ouvir entre a torre de controlo e o piloto do aeronave da Lamia, que se iria despenhar antes de chegar a Medelín.

Através de um relato feito à televisão colombiana RCN, o piloto contou que ouviu uma conversa do piloto com a torre de controlo, em que foi assinalada a falta de combustível e em que era pedida ajuda para chegar à pista. O piloto voltou a fazer o mesmo pedido, mas desta feita já com uma voz de pânico e numa altura em que aeronave já estaria a ficar fora do controlo.

Veja o vídeo

http://desporto.sapo.pt/futebol/brasile ... ar-a-pista




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Se acidenta aeronave com a equipe da Chapecoense

#34 Mensagem por Penguin » Qua Nov 30, 2016 9:02 pm

Hummm...

Conmebol orientava equipes a usarem empresa que levava Chapecoense
Guilherme Costa, Leandro Carneiro, Pedro Ivo Almeida, Pedro Lopes e Rodrigo Mattos *
Do UOL, em São Paulo 30/11/201619h23

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultim ... coense.htm




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Se acidenta aeronave com a equipe da Chapecoense

#35 Mensagem por Penguin » Qua Nov 30, 2016 9:04 pm

Avião deveria ter combustível para, no mínimo, mais 1 hora de voo
Vinícius Casagrande
Colaboração para o UOL, em São Paulo 30/11/201615h16
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultim ... de-voo.htm

Ouça conversa entre piloto e a torre de controle antes do acidenteCarlos Márquez, líder do grupo de busca, confirma 71 mortos em acidentePernambucanos entre as vítimas de acidente com avião da Chapecoense
Ir para a home do UOLVice-presidente da Chapecoense fala sobre o acidente com a delegaçãoCaio Júnior admite prioridade da Chapecoense para a Sul-AmericanaSantos leva mais um título e Muricy banho de isotônicoVeja os melhores momentos de Grêmio x Barcelona (EQU)Leandro Castán destaca evolução tática da Seleção

Para cumprir os regulamentos de tráfego aéreo da Bolívia, o avião que levava o time da Chapecoense deveria ter combustível nos tanques para voar, no mínimo, por mais uma hora.

A regulamentação de aviação civil boliviana prevê que, além do combustível necessário para fazer a rota prevista, aviões a jato tenham uma reserva da mais 5% (no Brasil são 10%) do tempo total de viagem, o necessário para chegar a um aeroporto de alternativa e o suficiente para outros 30 minutos de voo.

Como o voo entre Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e Medellín, na Colômbia, com o avião Avro RJ-85 dura cerca de 4h45, a reserva de 5% seria equivalente a 14 minutos. Com mais 30 minutos de autonomia exigidos pela legislação, seria necessário um total de 44,5 minutos. Além disso, o cálculo ainda precisaria acrescentar o deslocamento até um aeroporto alternativo para o pouso.

A OACI (Organização de Aviação Civil Internacional) sugere as bases para o regulamento da aviação em todo o mundo. "Há a sugestão, mas cada país pode adotar ou adaptar cada regra da forma que julgar melhor", afirma o diretor da secretaria de segurança de voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Mateus Ghisleni.

As regras foram criadas para evitar que um avião fique sem combustível em voo mesmo quando enfrenta problemas climáticos, congestionamento no tráfego aéreo ou quando o aeroporto de destino está fechado.

Ao se aproximar do aeroporto de Medellín, o avião que levava a delegação da Chapecoense teve de aguardar a liberação da pista para iniciar o procedimento de pouso. Com as reservas exigidas nos regulamentos internacionais, no entanto, isso não poderia causar uma pane seca (falta de combustível).

"Não é esse tempinho que causaria uma pane seca. Se o avião estiver dentro do regulamento, tem tempo suficiente para aguardar a autorização de pouso", afirma o comandante aposentado e instrutor do curso de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS, Cláudio Scherer.

No entanto, como não há indício de haver qualquer sobra de combustível nos tanques do avião acidentado, a causa mais provável apontada por diversos especialistas é que o Avro RJ-85 tenham sofrido mesmo uma pane seca.

Falta de fiscalização

O diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas afirma que a responsabilidade pela fiscalização é das agências reguladoras de cada país. No Brasil, o papel seria da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Na Bolívia, de onde decolou o avião, a responsabilidade seria da DGAC (Direccion Geral de Aeronáutica Civil). "Mas, na prática, não há fiscalização, até porque seriam necessários profissionais muito especializados nesse assunto", afirma Mateus Ghisleni.

A decisão das companhias aéreas sobre o total de combustível a ser abastecido antes de cada voo depende de diversos fatores. Em alguns casos, pode ser somente o mínimo exigido pela legislação – que ainda garantiria a segurança do voo. Em outros casos, pode haver um abastecimento a mais, principalmente nos aeroportos onde o combustível é mais barato.

Pane elétrica ou pane seca?

Segundo informações do aeroporto de Medellín, instantes antes da queda o piloto anunciou emergência por problemas elétricos. Cogitou-se que o piloto poderia ter alijado combustível por conta dessa pane, mas o comandante Scherer descarta totalmente essa possibilidade. "Primeiro porque esse avião não tem sistema para alijar combustível. E seria completamente sem sentido fazer isso próximo ao aeroporto de destino", afirma.

Para o comandante, o mais provável é que a pane seca tenha causado a pane elétrica reportada pelos pilotos do avião à torre de controle. "Os geradores dependem do funcionamento dos motores. Quando eles param, os geradores também deixam de produzir energia e os pilotos perdem os controles do voo", afirma.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1942
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Se acidenta aeronave com a equipe da Chapecoense

#36 Mensagem por gusmano » Qui Dez 01, 2016 1:35 pm

Disse o MinDef que a FAB esta com 3 hercules em manaus esperando para ir até BOG para trazer os corpos até Chapecó.

abs




Bruno Falcão
Avançado
Avançado
Mensagens: 351
Registrado em: Sáb Jun 11, 2005 1:55 pm
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceram: 3 vezes

Re: Se acidenta aeronave com a equipe da Chapecoense

#37 Mensagem por Bruno Falcão » Qui Dez 01, 2016 2:47 pm

A info que ouvi é que são 2 C-130 e mais 2 C-105 Amazonas que estão de sobreaviso.




Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1942
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Se acidenta aeronave com a equipe da Chapecoense

#38 Mensagem por gusmano » Qui Dez 01, 2016 4:10 pm

Bruno Falcão escreveu:A info que ouvi é que são 2 C-130 e mais 2 C-105 Amazonas que estão de sobreaviso.
Se isso se confirmar, me leva a pensar que se bobear, achar 3 Hércules funcionando deve estar difícil.




Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: Se acidenta aeronave com a equipe da Chapecoense

#39 Mensagem por Tikuna » Sex Dez 02, 2016 3:55 am

Pesado esse acidente.

Se se confirmar falta de combustível, a autoridade aeronáutica que autorizou esse plano de voo também deve ser responsabilizada.




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Se acidenta aeronave com a equipe da Chapecoense

#40 Mensagem por knigh7 » Sex Dez 02, 2016 6:59 am

Avião da LaMia fez outras 4 viagens no limite do combustível
http://esportes.estadao.com.br/noticias ... 0000092036

O voo que caiu durou 4h e 37min. Os outros duraram 4h e 33min, 4h e 32min e 4h e 28 min. 2 desses voos foram no mesmo trajeto (Santa Cruz de la Sierra-Medellin) e outro entre Cochabamba -Medellin. Ele não caiu das outras 4 oportunidades por pouco.

Que absurdo. Imprudência dos pilotos e negligência de quem autorizava os planos de voo. E pior que faziam isso para um avião que transportava 80 passageiros.




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54778
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2312 vezes

Re: Se acidenta aeronave com a equipe da Chapecoense

#41 Mensagem por P44 » Sex Dez 02, 2016 9:30 am





Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: Se acidenta aeronave com a equipe da Chapecoense

#42 Mensagem por Valdemort » Sex Dez 02, 2016 10:47 am

Muito se tem especulado sobre o problema de falta de combustível.
Basicamente um plano de voo deve conter combustível para completar o voo.
Aviões a jato basicamente é : A+B+10%+C+ 30min. Sendo A a origem, B o destino e C o alternado em caso de necessidade. Também entre A e B ha um "contingency"de 10% de combustível para cobrir eventualidades, como desvio de mal tempo e etc. E mais 30min em regime de espera a 1500 pés sobre o aeródromo.
Rotas longas existem outras maneiras de calculo que posso explicar depois.
Também existe a possibilidade de contingency reduzido a 5% e até 3% que depende de outras variáveis.
Bem quando se apresenta um plano de voo a autoridade aeronáutica tem que aceitar o plano, que inclui tempo de voo, autonomia e alternado. Se aceitaram ou são coniventes com o erro ou o plano de voo não era real.
Normalmente as empresas aéreas contratam empresas especializadas pra efetuar o plano de voo ( Tempo de voo, combustível, navegação, nível de cruzeiro e os ventos e informação metereológica da rota )
As mais famosas são Jeppesen Americana, Lido Alemã e Sita Francesa. O combustível final e responsabilidade do comandate mas tem um mínimo legal como mencionei A+B+10%+C+ 30min.
Se chegar no destino com combustível menor que os últimos 30min de espera, ( final reserve fuel ) tem que declarar emergência é mandatório.

Quanto a capacidade de alijamento de combustível, isso é característico de aviões de grande alcance em que o peso máximo de decolagem é bem maior que o peso máximo de pouso.
Tecnicamente qualquer avião é projetado para poder pousar no peso máximo de decolagem ( Over weight landing )em casos extremos, só que terá que fazer uma inspeção estrutural.
Praticamente todos os aviões de pequeno porte como esse não possuem sistema de alijamento por ser caro e praticamente não ser necessário, diferente dos de longo alcance na maioria.
Quanto a polemica da falha elétrica que se especula ser devido a perda dos motores por falta de combustível.
Os aviões modernos possuem recursos para manterem os sistemas funcionando mesmo com todos os motores apagados e inclusive existe treinamentos em simulador. Mas basicamente todos os aviões possuem baterias capazes de mater um mínimo de instrumentos funcionando por até 30min.

Bem após a conclusão das investigações serão fornecidas todas as informações a respeito do que realmente ocorreu.




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

Re: Se acidenta aeronave com a equipe da Chapecoense

#43 Mensagem por wagnerm25 » Sex Dez 02, 2016 1:16 pm

Valdemort escreveu:Muito se tem especulado sobre o problema de falta de combustível.
Basicamente um plano de voo deve conter combustível para completar o voo.
Aviões a jato basicamente é : A+B+10%+C+ 30min. Sendo A a origem, B o destino e C o alternado em caso de necessidade. Também entre A e B ha um "contingency"de 10% de combustível para cobrir eventualidades, como desvio de mal tempo e etc. E mais 30min em regime de espera a 1500 pés sobre o aeródromo.
Rotas longas existem outras maneiras de calculo que posso explicar depois.
Também existe a possibilidade de contingency reduzido a 5% e até 3% que depende de outras variáveis.
Bem quando se apresenta um plano de voo a autoridade aeronáutica tem que aceitar o plano, que inclui tempo de voo, autonomia e alternado. Se aceitaram ou são coniventes com o erro ou o plano de voo não era real.
Normalmente as empresas aéreas contratam empresas especializadas pra efetuar o plano de voo ( Tempo de voo, combustível, navegação, nível de cruzeiro e os ventos e informação metereológica da rota )
As mais famosas são Jeppesen Americana, Lido Alemã e Sita Francesa. O combustível final e responsabilidade do comandate mas tem um mínimo legal como mencionei A+B+10%+C+ 30min.
Se chegar no destino com combustível menor que os últimos 30min de espera, ( final reserve fuel ) tem que declarar emergência é mandatório.

Quanto a capacidade de alijamento de combustível, isso é característico de aviões de grande alcance em que o peso máximo de decolagem é bem maior que o peso máximo de pouso.
Tecnicamente qualquer avião é projetado para poder pousar no peso máximo de decolagem ( Over weight landing )em casos extremos, só que terá que fazer uma inspeção estrutural.
Praticamente todos os aviões de pequeno porte como esse não possuem sistema de alijamento por ser caro e praticamente não ser necessário, diferente dos de longo alcance na maioria.
Quanto a polemica da falha elétrica que se especula ser devido a perda dos motores por falta de combustível.
Os aviões modernos possuem recursos para manterem os sistemas funcionando mesmo com todos os motores apagados e inclusive existe treinamentos em simulador. Mas basicamente todos os aviões possuem baterias capazes de mater um mínimo de instrumentos funcionando por até 30min.

Bem após a conclusão das investigações serão fornecidas todas as informações a respeito do que realmente ocorreu.

Excelente resumo. Obrigado




Bruno Falcão
Avançado
Avançado
Mensagens: 351
Registrado em: Sáb Jun 11, 2005 1:55 pm
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceram: 3 vezes

Re: Se acidenta aeronave com a equipe da Chapecoense

#44 Mensagem por Bruno Falcão » Sex Dez 02, 2016 1:21 pm

Os dois C-130 decolaram nesse exato momento de Manaus rumo a Medellin

Edit: Corrigindo, foram 3 C-130 mesmo




Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1942
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Se acidenta aeronave com a equipe da Chapecoense

#45 Mensagem por gusmano » Sex Dez 02, 2016 3:48 pm

aparecem no flight radar será?




Responder