Força Aérea Portuguesa (FAP)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#31 Mensagem por rodrigo » Qua Jan 12, 2005 6:40 pm

Imagem
Caros colegas portugueses,os AMRAAM operados por Portugal são reais ou só versão de treinamento?

Vi essa foto e achei a pintura do avião em mau estado, estou certo ou a foto é ruim?
Imagem




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#32 Mensagem por César » Qua Jan 12, 2005 6:40 pm

P44 escreveu:Comentando as cores, GRAÇAS A DEUS que os Nossos F-16 não têm aquele camuflado HORRIVEL!!!!!!!!!

Imagem

Se bem que acho que ainda pensaram aplicar esse esquema...

É como os nossos navios de guerra e o famoso Cinzento-esverdeado-cor de vómito :P

Mas que inveja! :D

Bem, pelo menos o F-16 é um avião lindo pacas. Sorte de vocês :wink:

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Raul Neto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1096
Registrado em: Seg Jan 10, 2005 4:33 pm

Principais características técnicas do helicóptero EH-101

#33 Mensagem por Raul Neto » Qua Jan 12, 2005 11:35 pm

    Cumprimentos a todos,


    Aqui segue um resumo das principais características técnicas do EH-101 de versão utilitária, em fase de entrega para a F.A.P.:

    Imagem Imagem

    Dimensões externas:

    Comprimento total dos rotores (em rotação)- 22, 80 m;
    Comprimento da fuselagem-19, 53 m;
    Largura (excluindo o rotor)- 4, 52 m;
    Altura- 6, 62 m;
    Diâmetro do rotor principal- 18, 60 m;
    Diâmetro do rotor de cauda- 4, 00 m;

    Dimensões internas:

    Comprimento da cabina- 6, 50 m;
    Largura da cabina- 2, 49 m;
    Altura da cabina- 1, 83 m;

    Lotação:

    Cockpit- Piloto e Co-Piloto;
    Cabina- 30 soldados completamente equipados e operador de carga;
    Volume da Cabina- 26, 6 metros cúbicos;
    Área do piso da cabina- 15, 6 metros quadrados;

    Sistema rotórico:

    - Rotor principal do tipo completamente articulavel;
    - Rotor principal dotado de 5 pás construidas em materiais compósitos;
    - Rotor de cauda do tipo baloiçante;
    - Rotor de cauda dotado de 4 pás construidas em materiais compósitos;

    Pesos :

    Peso máximo de descolagem- 14600 kg;
    Capacidade do guincho de carga- 5443 kg;
    Capacidade standart de combustivel (5 depósitos)- 4260 kg;

    Planta motriz:

    Número de motores- 3;
    Fabricante- Rolls Royce Turbomeca General Electric;
    Modelo- RTM 322 T700-T6C;
    Valores de potência à descolagem- Entre 1671 kW a 1521 kW (cada motor);
    Valores máximos de potência em funcionamento contínuo- Entre 1389 kW a 1347 (cada motor);

    Performances:

    Vne- 167 nós;
    Velocidade de cruzeiro- 150 nós;
    Raio de acção (sem depósitos auxiliares)- 750 milhas nauticas;
    Autonomia (sem depósitos auxiliares)- 6, 8 horas;

    Fonte de Consulta:

    Página Oficial da Westland Helicopters -http://www.whl.co.uk/




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#34 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Jan 13, 2005 9:47 am

Eu e o Raul Neto somos efectivamente pessoas diferentes, e nem nos conhecemos pessoalmente.

No Forum Armada, o administrador pensou que fossemos a mesma pessoa, mas nunca disse porquê.

Julgo que o Raul está inscrito no ForumDef, e portanto se fosemos a mesma pesssoa teriam detectado isso, já que eu, Rui Mauel Elias Maltez Arrifano, morador em Rua. cap. Salgueiro Maia, nº 4 2º D, Tapada das Mercês, 26725-525 Mem Martins, com o BI nº 6575890, casado e com o telefone fixo 21 920 05 30 e com o telemóvel 91 661 85 39 fui expulso desse forum.

Gostaria de ver a mesma coragem por parte do PPTT que só aqui aparece para chatear quem não o provoca, a tirar a capa, se tiver coragem para tal, e assim, pessoalmente poderiamos esclarecer as razões dessa inusitada confusão.

Mas repito:

O Raul e eu não somos a mesma pessoa.




Imagem
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#35 Mensagem por Paisano » Qui Jan 13, 2005 9:53 am

Rui,

Acho que a resposta do Vinícius ao PPTT(?) foi bem clara. :?




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54778
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2312 vezes

#36 Mensagem por P44 » Qui Jan 13, 2005 12:32 pm

Paisano escreveu:Rui,

Acho que a resposta do Vinícius ao PPTT(?) foi bem clara. :?


concordo......esse tipo de gente que se julga superior aos outros e age "A BEM DA NAÇÃO" felizmente está quase extinta, portanto não se lhes deve dar importância que não merecem...

(E Voltando ao Tópico)


rodrigo escreveu:Vi essa foto e achei a pintura do avião em mau estado, estou certo ou a foto é ruim?
Imagem


Realmente a pnitura não parece em muito bom estado :? , é possivel que o avião tivesse estado em manobras...se se soubesse a data em que a foto foi tirada seria mais fácil...por exemplo, durante o ataque da NATO á Jugoslávia, acho que pelo menos 2 f-16 portugueses estiveram baseados em Itália em apoio aos bombardeamentos...este F-16 é um dos mais antigos (15105 na cauda).

O 15133 é um dos 1ºs já submetido ao programa MLU (Mid Life Upgrade)




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#37 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Jan 13, 2005 12:39 pm

A mim, parece que está a secar depois de lhe ter chovido em cima (reparem nas nuvens), e como se sabe, há partes nestes aviões que secam mais rapidamente que outras.

Quanto à pergunta do colega acima, eu também não sei se o armamento que está nas asas é real ou se é apenas para simulação.

Algum dos colegas me sabe dizer?




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54778
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2312 vezes

#38 Mensagem por P44 » Qui Jan 13, 2005 12:48 pm

R.Salgueiro Maia? :roll: Eu logo vi... :lol:

Pois se calhar está a secar... :?

Já agora, é impressão minha ou o "armamento" das asas são tanques de combustivel????? :P

Olha aí o EH-101 em todo o seu explendor
Imagem

:? Que raio, quando vejo este camuflado lembro-me logo de azeitonas....




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#39 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Jan 13, 2005 12:53 pm

P-44:

O César está-se a referir às armas das foto mais acima, dos AMRAAM no MLU.


Quanto ao nome da rua é mesmo esse o nome dela.

Mais escandaloso para alguns, seria Rua gen. Vasco Gonçalves [018]




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54778
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2312 vezes

#40 Mensagem por P44 » Qui Jan 13, 2005 2:30 pm

R. Álvaro Cunhal? [082]




Triste sina ter nascido português 👎
Raul Neto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1096
Registrado em: Seg Jan 10, 2005 4:33 pm

A F.A.P. e a Protecção Civil

#41 Mensagem por Raul Neto » Qui Jan 13, 2005 3:44 pm

    Cumprimentos a todos, e uma saudação especial ao Rui Elias e ao Paisano, para vocês o meu enorme Bem Haja!


    Venho por este Post, colocar três questões que muito sinceramente devem estar presentes quando se fala da F.A.P.:

    -Será que não é já tempo de se criarem duas Esquadrilhas (uma de asa rotativa, e outra de asa fixa) no seio da Força Aérea, tendo em vista o apoio ao S.N.B.P.C. ?

    - O financiamento da mesma não poderia perfeitamente vir dos cofres de outros Ministérios como os da Administração Interna ou do Ambiente ?

    - Porque não adquirir uma Esquadrilha (12 unidades) de Canadair CL-415, dotando-os de preferência ( e se possível) com motores da familia Allison T-56, que são os que equipam os «Hercules» C-130, P-3 «Orion», e C-27J «Spartan», bem como uma 2ª Esquadrlha (mais 12 aparelhos) de EH-101 (eventualmente na versão civil), e dotá-los de blocos (kits em Inglês) de depósitos de agentes extintores, monitores (popularmente conhecidos por canhões de água)?

    - A confirmar-se esta última hipótese Portugal poderia contar com meios aéreos efectivamente próprios capazes de desempenhos como estes:

    Imagem
    Imagem
    Fonte de Consulta:

    Website Helimat - http://helimat.free.fr/3HBE.htm




JLRC
Sênior
Sênior
Mensagens: 2513
Registrado em: Qui Dez 09, 2004 11:33 am
Localização: Almada-Portugal
Agradeceram: 1 vez

#42 Mensagem por JLRC » Qui Jan 13, 2005 8:34 pm

Rui Elias Maltez escreveu:Mais escandaloso para alguns, seria Rua gen. Vasco Gonçalves [018]


p44 escreveu:R. Álvaro Cunhal? [082]


Eu preferia R. Otelo Saraiva de Carvalho [082], mas Salgueiro Maia também está bem.




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#43 Mensagem por Paisano » Qui Jan 13, 2005 10:14 pm

JLRC escreveu:
Rui Elias Maltez escreveu:Mais escandaloso para alguns, seria Rua gen. Vasco Gonçalves [018]


p44 escreveu:R. Álvaro Cunhal? [082]


Eu preferia R. Otelo Saraiva de Carvalho [082], mas Salgueiro Maia também está bem.


Que bom quando todos entendem a piada, não é mesmo? :?




Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#44 Mensagem por pt » Qui Jan 13, 2005 11:42 pm

Salgueiro Maia
Capitão que em Abril de 1974 comandou as tropas que tomaram a praça do comércio (espécie de esplanada dos ministérios em Brasilia), que enfrentou os tanques pró-governamentais nas ruas de Lisboa, apenas com uma granada no bolso. e que acabou o dia colocando o presidente do concelho (chefe do governo) sob prisão, terminando a revolução de 25 de Abril de 1974. Espécie de herói romântico, que combate por causas e que depois de fazer a revolução, entrega o poder a quem dirija o país, sem pedir nada em troca.

Alvaro Cunhal
Secretário Geral do Partido Comunista Português, afastado da vida politica (tem uns 90 anos) e que liderou o processo de tentativa de Estalinização da sociedade portuguesa entre 1974 e 1975. Considerado em muitos circulos, nomeadamente na antiga União Soviética, como mais soviético que os sovieticos. Segundo se conta, era mesmo visto como uma especie de referência ideológica na era Brejnev.

Vasco Gonçalves
Braço de Alvaro Cunhal, que chegou a ser primeiro-ministro de Portugal em 1975. O periodo do seu governo pró-sovietico ficou conhecido como gonçalvismo. Em 1975, em Portugal, no dia da revolução de Outubro, a TV portuguesa transmitia em directo o desfile do exército vermelho na praça vermelha em Moscovo/Moscou.

Hotelo Saraiva de Carvalho
Dirigente de estrema-esquerda que comandou e organizou as operações em 25 de Abril de 1974. Não tem relações com os pró-soviéticos nem com o Partido Comunista. é o representante daquilo que no Brasil foi chamado esquerda festiva. Ao mesmo tempo parece ser pelo menos o mentor de uma organização terrorista, que explodiu variass bombas e matou varios cidadãos inocentes.

Cumprimentos




JLRC
Sênior
Sênior
Mensagens: 2513
Registrado em: Qui Dez 09, 2004 11:33 am
Localização: Almada-Portugal
Agradeceram: 1 vez

#45 Mensagem por JLRC » Qui Jan 13, 2005 11:44 pm

Paisano escreveu:
JLRC escreveu:
Rui Elias Maltez escreveu:Mais escandaloso para alguns, seria Rua gen. Vasco Gonçalves [018]


p44 escreveu:R. Álvaro Cunhal? [082]


Eu preferia R. Otelo Saraiva de Carvalho [082], mas Salgueiro Maia também está bem.


Que bom quando todos entendem a piada, não é mesmo? :?


Tem razão Paisano
Estamos tão à vontade neste Forum que por vezes nos esquecemos que o forum é brasileiro e portanto não conhecem certas personagens famosas da vida portuguesa. Vou passar a explicar.
O então na altura capitão Salgueiro Maia foi quem comandou a coluna de blindados Panhard, no dia 25 de Abril de 1974 (dia bendito), que saíu da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, e se dirigiu para o Terreiro do Paço, cercando os Ministérios. Enfrentou também a coluna de blindados M48 enviados para o neutralizar, conseguindo que os soldados desta coluna, leal ao governo e comandada pelo brigadeiro Junqueira, mudasse de campo, juntando-se aos revoltosos e prendendo o brigadeiro. Depois dirigiu-se para o quartel da GNR no Carmo, onde o presidente do conselho, Marcelo Caetano se tinha refugiado e conseguiu a sua rendição. Tudo isto sem derramamento de sangue. É claro que as instituições militares nunca lhe perdoaram a sua actuação e foi sempre preterido nas promoções e colocações. Nunca passou de major e morreu novo com um cancro. É a grande figura do 25 de Abril, o grande operacional.
O então major Otelo Saraiva de Carvalho foi o cérebro do 25 de Abril, dirigindo todas as operações a partir do quartel de engenharia da Pontinha. Mais tarde, foi graduado em general e nomeado comandante do COPCON (comando operacional do continente), que era o braço armado do MFA (Movimento das Forças Armadas). Com o contra golpe de 25 de Novembro de 1975, foi preso e mais tarde reintegrado no exército. Candidatou-se a presidente da República, tendo perdido para o general Ramalho Eanes, mas gerando uma onda de apoio popular (eu participei da sua campanha, foi algo de inesquecível para um jovem que tinha acabado de chegar da guerra colonial) que assustou os poderes estabelecidos, que tudo fizeram para o neutralizar. Foi promovido a tenente-coronel (graduação não é promoção, ele foi major graduado em general) e arrastou-se de repartição em repartição até ser preso acusado de ser o chefe de um grupo subversivo que a pretexto da revolução assaltava bancos, punha bombas e matava capitalistas. Nunca se provou nada e acabou por ser amnistiado pelo Mário Soares.
O general Vasco Gonçalves foi um militar que tinha sido expulso do exército por ser contra o regime fascista e ter participado em algumas revoltas como foi o assalto ao quartel de Beja. Foi reintegrado no exército após a revolução, promovido a coronel e mais tarde a general. Foi o 1º ministro do V governo, de inspiração comunista.
Álvaro Cunhal (que eu muito admiro embora não seja do PCP), foi o líder histórico do PCP, tendo sido substituído à pouco tempo por Carlos Carvalhas e recentemente por Jerónimo de Sousa. Foi preso várias vezes pelo regime fascista e é celebre a sua fuga da prisão-forte de Peniche. Recentemente estive a visitar o forte de Peniche, que agora é um museu, e visitei a sua cela, onde se guardam ainda alguns escritos e desenhos seus.
Estou a escrever de cor, por isso se me enganei nalguma coisa ou omiti algo, os meus amigos p44, Rui Elias e Papatango corrijam-me.
Há uma pessoa que deve estar a arrancar os cabelos com desespero só de ouvir falar nestas pessoas. Quem será? :lol: :lol: :lol:
Paisano, fui esclarecedor?
Um abraço e mande sempre




Responder