USAF T-X

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Carlos Lima
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Re: USAF T-X

#91 Mensagem por Carlos Lima » Qua Fev 01, 2017 5:37 pm

joao fernando escreveu:A FAB sempre gostou de treinadores americanos, não podemos nos esquecer disso. Alias um lote desses treinadores, mais alguns caças PESADOS seria barato. E daria medo.
Concordo.

[]s
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hotm
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Re: USAF T-X

#92 Mensagem por hotm » Qua Fev 01, 2017 8:08 pm

http://www.cavok.com.br/blog/northrop-e ... grama-t-x/


Vai ser a Boeing que vai ganhar esta.
Pelo menos para o bem do complexo militar industrial dos EUA




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FCarvalho
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Re: USAF T-X

#93 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 02, 2017 11:41 am

Carlos Lima escreveu:
joao fernando escreveu:A FAB sempre gostou de treinadores americanos, não podemos nos esquecer disso. Alias um lote desses treinadores, mais alguns caças PESADOS seria barato. E daria medo.
Concordo.
[]s
CB
Uma coisa não tem nada a ver com a outra. A FAB dos anos 50' e 60' estava embalada por um ideário de integração nacional, onde a aviação de transporte era o filé dos projetos e o CAN a menina dos olhos dos fabianos. A caça nunca fora na verdade uma prioridade dentro da força.

Ademais, os USA na época - assim como hoje - tinha como regra não ceder caças de primeira linha a países da AS, Neste sentido, a FAB pegava o que lhe vinha as mãos, posto que o assunto defesa no Brasil também não chamava a atenção dos governos da época. E o nosso alinhamento ideológico em tempos de guerra fria com os USA, fazia-nos crer piamente que o tio Sam era nosso amigo e que nos ajudaria a defender-nos.

Só a partir de 1977 com a denuncia do acordo de cooperação com os USA é que as coisas começaram a mudar um pouco.

Um exemplo simples e clássico disso é que o GDA ficou com os Mirage porque os americanos não liberavam o F-4 Phantom para nós, com a mesma conversa de sempre: não criar desequilíbrios regionais... :?

Então, a FAB depois dos P-47 da GM II só veio a saber o que era um caça mais moderno quando do advento dos Mirage III, que mesmo assim no começo dos anos 70's já não era o topo da linha da família Mirage. Era para ser 40 undes. Ficamos em 16... :roll:

O resto da história todo mundo já sabe.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: USAF T-X

#94 Mensagem por joao fernando » Qui Fev 02, 2017 11:46 am

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu: Concordo.
[]s
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Uma coisa não tem nada a ver com a outra. A FAB dos anos 50' e 60' estava embalada por um ideário de integração nacional, onde a aviação de transporte era o filé dos projetos e o CAN a menina dos olhos dos fabianos. A caça nunca fora na verdade uma prioridade dentro da força.

Ademais, os USA na época - assim como hoje - tinha como regra não ceder caças de primeira linha a países da AS, Neste sentido, a FAB pegava o que lhe vinha as mãos, posto que o assunto defesa no Brasil também não chamava a atenção dos governos da época. E o nosso alinhamento ideológico em tempos de guerra fria com os USA, fazia-nos crer piamente que o tio Sam era nosso amigo e que nos ajudaria a defender-nos.

Só a partir de 1977 com a denuncia do acordo de cooperação com os USA é que as coisas começaram a mudar um pouco.

Um exemplo simples e clássico disso é que o GDA ficou com os Mirage porque os americanos não liberavam o F-4 Phantom para nós, com a mesma conversa de sempre: não criar desequilíbrios regionais... :?

Então, a FAB depois dos P-47 da GM II só veio a saber o que era um caça mais moderno quando do advento dos Mirage III, que mesmo assim no começo dos anos 70's já não era o topo da linha da família Mirage. Era para ser 40 undes. Ficamos em 16... :roll:

O resto da história todo mundo já sabe.

abs.
Desculpe mas compraram mais F5 do deserto, em vez de mais Mirages. Ou o Mirage M2000-Br feito em SJC.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: USAF T-X

#95 Mensagem por Frederico Vitor » Qui Fev 02, 2017 11:47 am

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu: Concordo.
[]s
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Uma coisa não tem nada a ver com a outra. A FAB dos anos 50' e 60' estava embalada por um ideário de integração nacional, onde a aviação de transporte era o filé dos projetos e o CAN a menina dos olhos dos fabianos. A caça nunca fora na verdade uma prioridade dentro da força.

Ademais, os USA na época - assim como hoje - tinha como regra não ceder caças de primeira linha a países da AS, Neste sentido, a FAB pegava o que lhe vinha as mãos, posto que o assunto defesa no Brasil também não chamava a atenção dos governos da época. E o nosso alinhamento ideológico em tempos de guerra fria com os USA, fazia-nos crer piamente que o tio Sam era nosso amigo e que nos ajudaria a defender-nos.

Só a partir de 1977 com a denuncia do acordo de cooperação com os USA é que as coisas começaram a mudar um pouco.

Um exemplo simples e clássico disso é que o GDA ficou com os Mirage porque os americanos não liberavam o F-4 Phantom para nós, com a mesma conversa de sempre: não criar desequilíbrios regionais... :?

Então, a FAB depois dos P-47 da GM II só veio a saber o que era um caça mais moderno quando do advento dos Mirage III, que mesmo assim no começo dos anos 70's já não era o topo da linha da família Mirage. Era para ser 40 undes. Ficamos em 16... :roll:

O resto da história todo mundo já sabe.

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Re: USAF T-X

#96 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 02, 2017 12:20 pm

joao fernando escreveu:Desculpe mas compraram mais F5 do deserto, em vez de mais Mirages. Ou o Mirage M2000-Br feito em SJC.
João, os F-5E/F vieram como lambuja, não porque a FAB gostasse deles, mas porque era o único que os USA disponibilizou à época. Aliás, em um primeiro momento queriam vender apenas o F-5A/B, que foi recusado pela FAB, posto que o GDA era um grupo de caça com a missão primária de interceptação, enquanto os F-5 foram adquiridos em função da FAB desejar um 'caça-bombardeiro' que atendesse esse tipo de missões.

E a FAB não comprou mais Mirage III, ou seu sucessor, o M-2000, pelos mesmos motivos que expliquei acima. Falta de grana, de vontade e de mentalidade.

Os F-5 se tornaram assim o nosso cavalo de batalha. Era natural que a FAB escolhesse o mesmo tipo de caça para reforçar a sua já pífia frota, tendo em vista a domínio da sua logística, conquistada ao longo do tempo de operação. E sejamos honestos, o F-5 era a única coisa que a FAB poderia operar, e ainda hoje é, tendo em vista o estado de falência orçamentaria em que ela se encontra... desde sempre.

No mais, se dependesse única e exclusivamente dos caçadores da FAB, com certeza nós estaríamos operando Mirage 2000 desde os anos 80's ou outro caça qualquer mais modernos que os Mirage III e F-5. Mas como quem manda não pilota e nada sabe sobre defesa aérea, estamos onde estamos.

Já parou para se perguntar porque depois da Guerra das Malvinas - e suas inúmeras lições há quase 35 anos lá atrás - a FAB, e demais ffaa's, não foram aquinhoadas com novos equipamentos, a revisão de doutrinas, e incentivo a BID?

Seria bom saber.

abs.




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Re: USAF T-X

#97 Mensagem por joao fernando » Qui Fev 02, 2017 1:41 pm

FCarvalho escreveu:
joao fernando escreveu:Desculpe mas compraram mais F5 do deserto, em vez de mais Mirages. Ou o Mirage M2000-Br feito em SJC.
João, os F-5E/F vieram como lambuja, não porque a FAB gostasse deles, mas porque era o único que os USA disponibilizou à época. Aliás, em um primeiro momento queriam vender apenas o F-5A/B, que foi recusado pela FAB, posto que o GDA era um grupo de caça com a missão primária de interceptação, enquanto os F-5 foram adquiridos em função da FAB desejar um 'caça-bombardeiro' que atendesse esse tipo de missões.

E a FAB não comprou mais Mirage III, ou seu sucessor, o M-2000, pelos mesmos motivos que expliquei acima. Falta de grana, de vontade e de mentalidade.

Os F-5 se tornaram assim o nosso cavalo de batalha. Era natural que a FAB escolhesse o mesmo tipo de caça para reforçar a sua já pífia frota, tendo em vista a domínio da sua logística, conquistada ao longo do tempo de operação. E sejamos honestos, o F-5 era a única coisa que a FAB poderia operar, e ainda hoje é, tendo em vista o estado de falência orçamentaria em que ela se encontra... desde sempre.

No mais, se dependesse única e exclusivamente dos caçadores da FAB, com certeza nós estaríamos operando Mirage 2000 desde os anos 80's ou outro caça qualquer mais modernos que os Mirage III e F-5. Mas como quem manda não pilota e nada sabe sobre defesa aérea, estamos onde estamos.

Já parou para se perguntar porque depois da Guerra das Malvinas - e suas inúmeras lições há quase 35 anos lá atrás - a FAB, e demais ffaa's, não foram aquinhoadas com novos equipamentos, a revisão de doutrinas, e incentivo a BID?

Seria bom saber.

abs.
Concordo, mas me espanta qdo oficiais dizem que o F5+derby+R99 fazem um estrago e colocaram a USAF no chão na redflag. Cumé que vou defender esses caras?




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: USAF T-X

#98 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 02, 2017 11:25 pm

joao fernando escreveu:
FCarvalho escreveu: João, os F-5E/F vieram como lambuja, não porque a FAB gostasse deles, mas porque era o único que os USA disponibilizou à época. Aliás, em um primeiro momento queriam vender apenas o F-5A/B, que foi recusado pela FAB, posto que o GDA era um grupo de caça com a missão primária de interceptação, enquanto os F-5 foram adquiridos em função da FAB desejar um 'caça-bombardeiro' que atendesse esse tipo de missões...
Concordo, mas me espanta qdo oficiais dizem que o F5+derby+R99 fazem um estrago e colocaram a USAF no chão na redflag. Cumé que vou defender esses caras?
João, a FAB está aprendendo a usar os recursos da NCW. Para a nossa realidade sul-americana isso é um passo gigantesco em relação as capacidades, ou a falta delas, que sempre tivemos. Neste caso, o uso dos F-5 +Derby + E-99 á uma conjunção de vetores realmente bem difícil de se lidar. Não pelos vetores em si, mas sobretudo pela capacidade geradas pela interação entre eles.

Salvo engano, desconheço qualquer menção a FAB utilizar E-99 na Red Flag. A única coisa que lavamos lá foram os F-5, os A-1 e os Hércules de apoio. E mesmo assim, os nossos F-5EM se mostraram um osso duro de roer, tendo em vista a sua modernização. Até os A-1 deram trabalho para os americanos. Mas como se trata de um exercício, bem, é para isso mesmo. Treinar, testar, errar, acertar, aprender.

Os americanos aprenderem com certeza. E nós também. :wink:

abs.




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Re: USAF T-X

#99 Mensagem por J.Ricardo » Sex Fev 03, 2017 4:49 pm

Gente pelo amor de Deus, não deprimam minha sexta-feira, a coisa já tá encaminhada para o Gripen, partir agora para um "complemento" de uma versão "A"T-X pra FAB seria eternizar nossa mediocridade.




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Re: USAF T-X

#100 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Fev 03, 2017 4:53 pm

J.Ricardo escreveu:Gente pelo amor de Deus, não deprimam minha sexta-feira, a coisa já tá encaminhada para o Gripen, partir agora para um "complemento" de uma versão "A"T-X pra FAB seria eternizar nossa mediocridade.
Tem a possibilidade grande do MPF cagar na licitação do Gripen por causa da lava jato.




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Re: USAF T-X

#101 Mensagem por J.Ricardo » Sex Fev 03, 2017 4:55 pm

Não creio, já tentaram tanto melar essa concorrência e até o momento não pegaram nada...




Não temais ímpias falanges,
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Re: USAF T-X

#102 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 03, 2017 6:41 pm

Não há nada mais a investigar do que já foi feito. O que precisamos agora é fazer com que o Gripen E/F saia do papel e no médio/longo prazo definir um Lift para a FAB.

O ST pode fazer bem o papel de treinador básico/avançado, mas com certeza a parte de conversão não é a praia dele. Iremos precisar sim de um jato Lfit de transição.

Há espaço em natal para umas 36 a 48 undes de jatos Lift. Isso supondo que a FAB um dia chegue as tais 108 undes do Gripen E/F que se diz. E dependendo dos rumos que a economia siga, pode ser que possamos dispor de mais destes jatos nos esquadrões de caça. Afinal, para quê gastar combustível e $$ em para os caçadores manterem a mão em um Gripen F, se eles podem fazer isso em um M-346, por exemplo? :)

abs.




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Re: USAF T-X

#103 Mensagem por Diupa » Qui Set 27, 2018 6:43 pm





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Re: USAF T-X

#104 Mensagem por Túlio » Qui Set 27, 2018 7:18 pm

PUTZ, tinha esquecido disso, obrigado pelo update, cupincha! [009]




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Re: USAF T-X

#105 Mensagem por knigh7 » Qui Set 27, 2018 7:19 pm





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