Mitsubishi Advanced Technology Demonstrator - Experimental (ATD-X)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6748
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 766 vezes

Re: Mitsubishi Advanced Technology Demonstrator - Experimental (ATD-X)

#91 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Fev 26, 2020 9:17 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Fev 22, 2020 8:31 pm Com mais este projeto agora são 5 os caças de 5a G que entrarão no mercado a partir dos anos 2030. Os demais são o britânico Tempest, o FCAS franco-germânico, o TF-X da Turquia e o J-31 chnês.
Com mais F-22, F-35, Su-57 e J-20, serão 9 os modelos de 5a geração pelo mundo.
E a tendência é continuar aumentando.
Vamos entrar ou ficar de fora?

abs
Vamos entrar nessa, é claro. Lá pra 2050, quando os únicos Gripen E que compramos forem definitivamente aposentados por falta de peças de manutenção.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Mitsubishi Advanced Technology Demonstrator - Experimental (ATD-X)

#92 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 26, 2020 9:39 pm

Gripen E aposentado na FAB só depois, bem depois, de 2060. :roll:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6748
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 766 vezes

Re: Mitsubishi Advanced Technology Demonstrator - Experimental (ATD-X)

#93 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Fev 27, 2020 12:28 am

FCarvalho escreveu: Seg Fev 24, 2020 6:49 pm O Japão necessita de caças de quinta-geração?
Por Fernando Valduga - 23/02/2020

http://www.cavok.com.br/blog/o-japao-ne ... a-geracao/

Excelente artigo. Vale a leitura atenta.

abs
Muito interessante esse artigo e ao mesmo tempo eu lembro do quanto que foi estranha e suspeita a decisão do governo Americano, durante a administração do Obama de decidir encerrar as encomendas do F-22 e fechar a linha de montagem do mesmo, bem como também se recusar a exportar o caça pro Japão, ainda mais considerando que em termos de aviônica embarcada e de materiais furtivos usados na fuselagem, o F-35 é bem mais moderno e emprega tecnologia bem mais sensível do que o F-22. Também, nesses dias atrás, ouvi uns rumores extremamente bizarros de que todas as ferramentas da linha de montagem do F-22 tinham "desaparecido", ninguém sabe aonde elas foram parar, e o governo está sendo extremamente paranóico em relação a quaisquer indagações sobre esses materiais e maquinário.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Mitsubishi Advanced Technology Demonstrator - Experimental (ATD-X)

#94 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 27, 2020 8:42 pm

Bizarro mesmo isso de peças de linha de produção sumir. Até onde acompanhei a história do F-22 ela foi tão complicada quanto a do F-35, com custos estourando, problemas com novas tecnologias, atrasos e estouro de orçamentos, e por aí vai.
Queriam substituir todos os F-15 com pouco mais de 900 caças e... o F-15 já está virando quase stealht. :lol:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5674
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 260 vezes

Re: Mitsubishi Advanced Technology Demonstrator - Experimental (ATD-X)

#95 Mensagem por akivrx78 » Qua Abr 01, 2020 12:51 pm

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Foi a primeira vez que eles mostram o motor XF5-1 sem TVC utilizado no Atdx, não sei o que eles vão fazer com o projeto deste motor talvez possa ser utilizado em um treinador supersónico ou um Ucav no futuro.


Imagem
Imagem

Imagem
Imagem
TVC para o XF9-1 o desenvolvimento termina este ano provavelmente já esta sendo utilizado em testes.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Mitsubishi Advanced Technology Demonstrator - Experimental (ATD-X)

#96 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 20, 2020 9:15 pm

Japão decide fazer parceria com os EUA para novo caça e desiste do britânico Tempest
Por Fernando Valduga -20/04/2020

http://www.cavok.com.br/blog/japao-deci ... gpLr6kO1Fc




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5674
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 260 vezes

Re: Mitsubishi Advanced Technology Demonstrator - Experimental (ATD-X)

#97 Mensagem por akivrx78 » Ter Abr 21, 2020 4:14 pm

Eu não vejo como parceria com o Eua, eles vão convidar empresas americanas para ver o que elas podem vender/colaborar, eu acho que elas não poderão fornecer nada...
Sobre o Tempest os ingleses querem ter controle total do projeto e ele não atende aos requisitos que os japoneses querem como ter a capacidade de transportar 4 misseis ASM internamente, os ingleses foram dispensados da mesma forma que os japoneses dispensaram a carcaça oferecida pelo Eua que teria um custo operacional estimado 50% acima do que o Md tinha planejado.

Coisas que os japoneses tem interesse em ajuda:

+Integração de sistemas
*Programação de códigos fonte
*Desenvolvimento de novos sistemas


https://translate.google.co.jp/translat ... 11-n1.html
Já esta se comentando que fazer parceria com o Eua teria um monte de black box...

https://translate.google.co.jp/translat ... 1287506017
Cada F3 tem um custo unitário estimado em US$200 milhões a unidade, por isto se pretende exportar para reduzir custos.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Mitsubishi Advanced Technology Demonstrator - Experimental (ATD-X)

#98 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 21, 2020 6:18 pm

Olá akivrx78,

Um pouco estranho que o ministério da defesa do Japão peça ajuda nestes requesitos depois de tanto tempo produzindo por licença aviões e sistemas americanos. E mesmo agora o F-35. O que há de tão complexo neles que não pode ser desenvolvido de forma autônoma?

Quanto ao mais, difícil esperar que empresas americanas partilhem qualquer tipo de tecnologia ligada aos seus caças de 5a G. E mesmo que quisessem, o governo por lá daria um sonoro não a tal tipo de consentimento.

Agora, um caça custar US 200 milhões é algo salgado mesmo para os padrões japoneses, tão acostumados aos valores nada baratos de seus próprios meios militares. Quem teria condições de comprar algo assim? A não ser que a exportação venha depois de uma compra multibilionária do governo japonês em quantidades tais que ajudem a dissipar os custos.

E não noto nenhum movimento neste sentido, tendo em vista que os F-1 ainda irão permanecer muito tempo por aí, e os F-15 tem prazo de validade quase que infindável.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5674
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 260 vezes

Re: Mitsubishi Advanced Technology Demonstrator - Experimental (ATD-X)

#99 Mensagem por akivrx78 » Ter Abr 21, 2020 11:58 pm

Segundo se comenta nos fóruns japoneses:

+Integração de sistemas
Não que seja impossível ser feito somente por japoneses, mas para reduzir tempo no desenvolvimento.

*Programação de códigos fonte
Eles fizeram para o F2 depois que o Eua recusou fornecer os dados do F16, dizem que foi a parte mais complicada porque não foram eles que desenvolveram o F16, demorou 3 anos e se gastou US$2.5 BI somente para desenvolver o Fbw para o F2, como um 5G/6G tem muitos mais códigos para serem programados querendo colocar AI para auxiliar o piloto provavelmente vai ser a área mais demorada e complicada do projeto.

*Desenvolvimento de novos sistemas
Eles querem colocar armas de energia dirigida, poderia ser uma área que possa ser desenvolvida em conjunto já que o Eua poderia utilizar como upgrade ou em novos projetos.

O preço parece bem razoável para os requisitos que eles divulgaram, uma aeronave com grande raio de combate, com grande capacidade de transporte de armas internas, com super cruzeiro, com capacidade de controlar Ucavs, com AI para auxiliar o piloto, com Tvc 3D, com armas de energia dirigida, etc se eles disseram que seria 200 eu já chuto 300...

Os japoneses vão fazer de tudo para extrapolar nos requisitos para justificar o desenvolvimento interno, a pressão aumentou muito com o Trump hoje os japoneses compram mais que o dobro equipamentos via FMS do que na era do Bush.

Imagem

Em 2000 as compras via FMS representava 1.9% do orçamento agora esta em 28.3%.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Mitsubishi Advanced Technology Demonstrator - Experimental (ATD-X)

#100 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 22, 2020 1:54 pm

Supondo que um esquadrão de caça nipônico seja equipado a 12 aeronaves, qual a viabilidade financeira de organizar esta OM, mesmo para os padrões financeiros do Japão, a US 2,4 - 3,6 bilhões cada uma? Por baixo, considerando apenas as aeronaves.

Existe em tese uma demanda de +300 unidades a serem substituídas entre F-2 e F-15. O que sugere pelo menos 25 esquadrões a serem reequipados. A menos que se diminua, e muito, o que será encomendado.

Não creio que qualquer país, fora os USA ou China em menor proporção, possa ou consiga se dar o luxo de gastar dezenas bilhões para desenvolver um caça, e outra centena de bilhões para comprar e mantê-lo. O erário do MD japonês não seria tão abastado assim, considerando que ainda há de se investir em vários outros projetos na próxima década nas demais forças e que por si não são menos caros do que o este caça 5a/6a G.

Simplesmente não consigo engolir estas contas. Tudo bem que eles estão acostumados a preços exorbitantes para seus produtos de defesa, e este é o preço que se paga pela autonomia tecnológica mas, tudo tem um limite. E esse limite no caso do caça não me parece ser nem um pouco plausível.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5674
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 260 vezes

Re: Mitsubishi Advanced Technology Demonstrator - Experimental (ATD-X)

#101 Mensagem por akivrx78 » Qua Abr 22, 2020 3:57 pm

Eu sei la o MD fala em reduzir custos mas se for analisar as coisas que eles desenvolvem tipo, P-1,C-2 ou mesmo o F-2 ao invés de encontrar um equilíbrio entre custo e beneficio no final eles sempre dão mais importância aos requisitos e ignoram os custos, e muitas vezes os requisitos são questionáveis.

O F-2 era para ser produzido 141 unidades, depois foi para 130, 98 e acabou em 94... em 2007 que foi a ultima encomenda o preço unitário no valor de hoje seria US$120 milhões a unidade mais caro que um F35.

Eles tem 7 esquadrões de F-2 e somente 3 operam por completo 20 aeronaves por esquadrão o resto dos 4 esquadrões continuaram voando com um mix de F2 e F4 os F2 eram para substituir todos F1 e F4.

Quando os F2 começarem a dar baixa os F-15 que iniciaram a modernização este ano também devem começar a dar baixa, demanda para 200 unidades eles vão ter mas o MD disse que o planejamento será para 100 unidades.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Mitsubishi Advanced Technology Demonstrator - Experimental (ATD-X)

#102 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 22, 2020 10:18 pm

Imaginando que o novo caça seja bem mais superlativo em qualidades que os atuais que pretende substituir, pode-se presumir que cada um deles possa fazer o trabalho de 2 F-15 e de 2,5 a 3 F-2.
Mas isso por enquanto é apenas teoria. O Japão já vem trabalhando há anos em tecnologias para caças de 5a G, chegou a lançar um projeto solo e depois parou. Voltou novamente, desta vez em parceria, não deu muito certo, e agora procura quem possa oferecer, diria vender, soluções tecnológicas que eventualmente diminuam riscos e custos, mas tudo está muito complicado sem definições claras e objetivas de como tais caças iram substituir a frota atual.
E ainda tem os F-35 sendo comprados tanto na versão A como B.
Com alguma sorte, e um pouco de racionalidade, se muito eles talvez consigam algo em torno de 100 a 150 caças. E mesmo assim, com os custos estimados aí, vão ser um senhor buraco no orçamento.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5674
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 260 vezes

Re: Mitsubishi Advanced Technology Demonstrator - Experimental (ATD-X)

#103 Mensagem por akivrx78 » Sáb Abr 25, 2020 2:33 pm

Sobre verba o governo atual requisitou e foi aprovado uma quantia extra de US$1.180 trilhãos de dólares para combater a crise atual e pelo que se especula o governo não pretende (mesmo incluindo US$900 dólares para todas as pessoas que vivem no Japão ) gastar nem um terço deste orçamento com o coronga, to achando que boa parte das verbas eles vão desviar para outros fins...

Algumas coisas que os japoneses andam comprando do Eua que pesa (a verba e direcionada para outros fins e acaba atrasando outros programas) no orçamento de defesa.

Misseis SM3 anti míssil
Aegis Ashore sistema anti missil terrestre
V-22 Osprey
Global Hawk
Upgrade do Pac3 Patriot

Somente nestes itens já foi gasto bem por baixo mais de US$10 Bi deve ser entre 15 ou 20.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Mitsubishi Advanced Technology Demonstrator - Experimental (ATD-X)

#104 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 25, 2020 4:34 pm

Bom, é provável que a pandemia seja um assunto bem menos preocupante por lá do que a China passeando com FT nucleadas em Nae pelas águas do pacífico ao sul do Japão.
Afinal, o vírus deve ter seus efeitos controlados ainda este ano. Mas quem, ou como, controlar os efeitos colaterais das ações militares chinesas?

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5674
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 260 vezes

Re: Mitsubishi Advanced Technology Demonstrator - Experimental (ATD-X)

#105 Mensagem por akivrx78 » Qui Jul 22, 2021 1:52 pm

xx




Editado pela última vez por akivrx78 em Qui Jul 22, 2021 1:59 pm, em um total de 1 vez.
Responder