Primeiro P-95 modernizado da FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
pampa14
Júnior
Júnior
Mensagens: 116
Registrado em: Sáb Out 29, 2011 9:41 pm
Agradeceram: 65 vezes

Primeiro P-95 modernizado da FAB

#1 Mensagem por pampa14 » Qua Set 23, 2015 2:57 pm

O link abaixo traz fotos exclusivas feitas na manhã de hoje (23/09) e matéria referente ao FAB 7103, o primeiro P-95 modernizado entregue à Força Aérea Brasileira e alocado ao Esquadrão Phoenix, com sede na Base Aérea de Florianópolis/SC. Conto com sua visita. Muito em breve espero trazer fotos detalhadas da aeronave e uma reportagem completa. Fiquem ligados!


http://aviacaoemfloripa.blogspot.com.br ... iro-p.html


Abraços.




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9337
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#2 Mensagem por Brasileiro » Qua Set 23, 2015 4:37 pm

Confesso que senti falta da torreta FLIR, que pode ser tão útil na busca de náufragos e pequenas embarcações perdidas.

Será que isto pode ser feito apenas com o radar?


abraços




----------------
amor fati
Avatar do usuário
malmeida
Avançado
Avançado
Mensagens: 381
Registrado em: Sex Mai 29, 2009 5:41 pm
Localização: São Paulo, Brasil
Agradeceram: 12 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#3 Mensagem por malmeida » Sáb Set 26, 2015 5:49 pm

Brasileiro escreveu:Confesso que senti falta da torreta FLIR, que pode ser tão útil na busca de náufragos e pequenas embarcações perdidas.
Será que isto pode ser feito apenas com o radar?
abraços
O bandeirulha não possui um FLIR logo abaixo do nariz? Ele só não é articulado. Aquilo ali já estava na versão anterior. Mas realmente um sistema articulado, de última geração, seria uma ótima ideia!
Alguém sabe dizer se os sistemas de defesa foram modernizados também? Tipo, MAGE, RWR, contramedidas, Flares, etc...

MAlmeida




MAlmeida
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5441
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 427 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#4 Mensagem por henriquejr » Dom Set 27, 2015 11:25 am

malmeida escreveu:
Brasileiro escreveu:Confesso que senti falta da torreta FLIR, que pode ser tão útil na busca de náufragos e pequenas embarcações perdidas.
Será que isto pode ser feito apenas com o radar?
abraços
O bandeirulha não possui um FLIR logo abaixo do nariz? Ele só não é articulado. Aquilo ali já estava na versão anterior. Mas realmente um sistema articulado, de última geração, seria uma ótima ideia!
Alguém sabe dizer se os sistemas de defesa foram modernizados também? Tipo, MAGE, RWR, contramedidas, Flares, etc...

MAlmeida
Aquele sensor localizado abaixo do radome do radar não se trata de um Flir, nem nada do tipo, mas sim do sensor dianteiro do sistema de RWR.




.
Avatar do usuário
Lucas Lasota
Avançado
Avançado
Mensagens: 692
Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
Agradeceram: 91 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#5 Mensagem por Lucas Lasota » Dom Set 27, 2015 12:39 pm

henriquejr escreveu:
malmeida escreveu: O bandeirulha não possui um FLIR logo abaixo do nariz? Ele só não é articulado. Aquilo ali já estava na versão anterior. Mas realmente um sistema articulado, de última geração, seria uma ótima ideia!
Alguém sabe dizer se os sistemas de defesa foram modernizados também? Tipo, MAGE, RWR, contramedidas, Flares, etc...

MAlmeida
Aquele sensor localizado abaixo do radome do radar não se trata de um Flir, nem nada do tipo, mas sim do sensor dianteiro do sistema de RWR.
Exato, em fotos da parte posterior do avião é possível ver a contraparte traseira do RWR.




Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#6 Mensagem por Tikuna » Dom Set 27, 2015 2:39 pm

Mesmo por que não faria sentido um flir não articulado, a aeronave teria de se apontar em direção ao alvo




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceram: 132 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#7 Mensagem por Hermes » Dom Set 27, 2015 4:45 pm

Será que pelo menos deixaram previsão para incorporar o FLIR posteriormente? Esclarecedor naval sem FLIR hoje parece que fica meio capenga.




...
Avatar do usuário
Lucas Lasota
Avançado
Avançado
Mensagens: 692
Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
Agradeceram: 91 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#8 Mensagem por Lucas Lasota » Seg Set 28, 2015 3:01 am

Hermes escreveu:Será que pelo menos deixaram previsão para incorporar o FLIR posteriormente? Esclarecedor naval sem FLIR hoje parece que fica meio capenga.
Já li em uma reportagem da revista Força Aérea de alguns anos atrás que os esquadrões estão equipados com binóculos estabilizados. No site sistema de armas há a menção a respeito da possibilidade de se agregar óculos de visão notura a estes binóculos.

Imagem

É uma alternativa mais barata




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#9 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 28, 2015 11:57 am

Eu creio que é interessante esta modernização dos P-95M tendo em vista que eles poderão servir, também, como um bom laboratório para os futuros patrulheiros que a Embraer possa vir a desenvolver a partir da família E-190 E-2 na função, ajudando a definir os requisitos técnico-industriais e operacionais dos mesmos, segundo nossas próprias necessidades.

E isso é um ponto muito positivo para a nossa industria, que se capacita a fornecer produtos elaborados a partir da realidade operacional militar, e não apenas de ver e ouvir dizer por aí. Da mesma forma que os P-95M serão bons esclarecedores, os P-3BR na função patrulha ASW/ASupW embora poucos, nos ajudarão também neste mister.

Resta saber em que envergadura se deu essa modernização, e se, e como, a industria nacional está sendo capacitada para prover soluções futuras para a aviação de patrulha do país.

A ver.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceram: 132 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#10 Mensagem por Hermes » Seg Set 28, 2015 1:11 pm

Melhor que nada.




...
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#11 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 29, 2015 12:59 pm

Em defesa no Brasil, pouco sempre foi melhor que nada. Apesar de que nada, às vezes, é melhor do que qualquer coisa.

Esta é a regra.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
malmeida
Avançado
Avançado
Mensagens: 381
Registrado em: Sex Mai 29, 2009 5:41 pm
Localização: São Paulo, Brasil
Agradeceram: 12 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#12 Mensagem por malmeida » Qua Set 30, 2015 10:26 am

FCarvalho escreveu:Em defesa no Brasil, pouco sempre foi melhor que nada. Apesar de que nada, às vezes, é melhor do que qualquer coisa.
Esta é a regra.
abs.
Pois é, eu li a matéria e achei a modernização deveras modesta. A célula foi atualizada, uma guaribada aqui, silver tape ali, uma pintura nova e só. Em termos de equipamento, nada de mais foi adicionado, mas será que não foi mesmo? Por ser um avião relativamente lento, seria presa fácil para uma embarcação moderna, mesmo a longas distâncias. Uma aeronave desta classe deveria ter sistemas de contramedidas super avançadas ou só serve mesmo para procurar pescador perdido no mar.
Aquele apêndice ali, que eu pensei que fosse um FLIR, deve ser mais um prejuízo para a aerodinâmica do bicho, que já sofre com as várias protuberâncias de equipamentos, janelas-bolha e sensores. Se não remover e colocar um novo, mais moderno, menor, mais leve, que aumente em pelo menos 1% as chances de sobrevivência caso seja alvejado por um míssil, faz dessa modernização algo muito aquém do que eu esperava.
MAlmeida




MAlmeida
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#13 Mensagem por J.Ricardo » Qua Set 30, 2015 2:14 pm

Pra mim este P-95 esta para a FAB como as Macaé estão para a MB.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#14 Mensagem por Carlos Lima » Qua Set 30, 2015 2:48 pm

malmeida escreveu:
FCarvalho escreveu:Em defesa no Brasil, pouco sempre foi melhor que nada. Apesar de que nada, às vezes, é melhor do que qualquer coisa.
Esta é a regra.
abs.
Pois é, eu li a matéria e achei a modernização deveras modesta. A célula foi atualizada, uma guaribada aqui, silver tape ali, uma pintura nova e só. Em termos de equipamento, nada de mais foi adicionado, mas será que não foi mesmo? Por ser um avião relativamente lento, seria presa fácil para uma embarcação moderna, mesmo a longas distâncias. Uma aeronave desta classe deveria ter sistemas de contramedidas super avançadas ou só serve mesmo para procurar pescador perdido no mar.
Aquele apêndice ali, que eu pensei que fosse um FLIR, deve ser mais um prejuízo para a aerodinâmica do bicho, que já sofre com as várias protuberâncias de equipamentos, janelas-bolha e sensores. Se não remover e colocar um novo, mais moderno, menor, mais leve, que aumente em pelo menos 1% as chances de sobrevivência caso seja alvejado por um míssil, faz dessa modernização algo muito aquém do que eu esperava.
MAlmeida
Na verdade a modernização foi um pouco mais ampla e incluiu a troca do RADAR e a atualização do equipamento de Guerra-Eletrônica.

Acho que sim, um FLIR ajudaria muito e a Janela "bolha", faz mais diferença do que aparenta e não é que o P-95 é algo ruim, o problema é que a nossa av. de patrulha carece de mais aeronaves mesmo considerando o tamanho da nossa costa e mar territorial.

Por um bom tempo eu acho que seria ótimo termos um C-295 (P), como fez o Chile e quem sabe no futuro uns E-175/190 substituindo os P-3.

Sonho meu... sonho meu... :lol:

[]s
CB_Lima

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#15 Mensagem por Lord Nauta » Qui Out 01, 2015 12:22 am

J.Ricardo escreveu:Pra mim este P-95 esta para a FAB como as Macaé estão para a MB.

Perfeito! O P 95 e um esclarecedor marítimo de perfil de operação limitado com a principal função de acompanhar as LCM identificando e fiscalizando o tráfego mercante e subsidiariamente realizar missões SAR. Este avião não foi projetado para enfrentar um GT da OTAN, ou da US Navy, ou da People's Liberation Army Navy ou talvez da Voyenno-morskoy Flot Rossiyskoy Federatsii. Entretanto para aquilo que para qual foi projetado funciona razoavelmente bem e com baixo custo.

Sds

Lord Nauta




Responder