Primeiro P-95 modernizado da FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36352
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#61 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 08, 2015 6:07 pm

J.Ricardo escreveu:Já que é para sonha, este seria o substituto ideal do P-3:

http://i0.wp.com/www.cavok.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/01/P-1-Kawasaki.jpg
Se os japoneses entrarem mesmo à serio no mercado exportador de sistemas de defesa, por que não? 8-]
Sendo as coisas como são por aqui, é bem capaz de vir a calhar na como uma opção válida, e bem hora que a desventura política decisória que é a defesa no Brasil resolver agir, se resolver agir...

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36352
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#62 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 08, 2015 6:12 pm

joao fernando escreveu:O ideal seria o Brasilia despressurizado, na versão de longo alcance, com o radar como o do R-99. Tenho uma foto da Embraer com essa configuração.
O Brasília teve uma versão patrulha desenvolvida ainda nos anos 1980 para substituir os P-95, mas que como tudo no Brasil, naufragou nas ondas do coronelismo político tupiniquim.
Ademais, a linha dele fechou há alguns anos. Seria complicado tentar retomá-la agora e ainda mais para tão poucas unidades que seriam encomendadas. Existem ainda muitas células voando por aí, mas há de se questionar a validade de se apor aviões com muitas horas de voo para este tipo de trabalho. O seu tempo de viida operacional pode não necessariamente compensar os custos do investimento.
Creio que existem outras opções melhores e mais adequadas no mercado, em termos de aviões leve-médio.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36352
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#63 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 08, 2015 6:20 pm

joao fernando escreveu:Temos uma das maiores costas e áreas maritimas
Vcs querem um jato que claramente não servem para voar baixo e lento???
A mais ai usamos REVO...nós quem cara pálida?
João, os americanos também tem uma costa e áreas marítimas imensamente maiores que as nossas. E no entanto, eles vão de P-8 Poseidon, que nada mais é do que um 737-8 muito modificado para a função ASW/ASupW. Ninguém em sã consciencia hoje no mundo diz que ele não fará o trabalho. Da mesma forma, os japoneses tem o seu novo Kawasaki P-1, e com 4 motores a jato.
Os russos tem o seu Be-200 que também pode ter variantes ASW/ASupW.
Então, não essencialmente qualquer impedimento técnico que na prática impeça aviões a jato de realizar este tipo de missão.
Ademais, o Revo é um problema na FAB que será resolvido no médio/longo prazo.
Na verdade, apesar de poderem ostentar tal capacidade, é bem difícil se ver um avião de patrulha marítima realizando revo, porque eles simplesmente já saem de fábrica com um alcance mais que justificável para dispensar, a priori, este recurso. Os nossos não seriam diferentes quanto a este quesito.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#64 Mensagem por Wingate » Qui Out 08, 2015 6:24 pm

FCarvalho escreveu:Imagem

Eu tenho verdadeiro facínio por este avião. :D

Um dos mais promissores, fascinantes e emblemáticos projetos de patrulheiro naval já produzidos, mas que infelizmente é ainda pouco, ou nada, conhecido entre nós, por ser uma aeronave dos idos tempos soviéticos.

Fico as vezes cá com meus botões imaginando qual não poderia ter sido outra a sorte da nossa aviação de patrulha - e de toda a FAB, quem sabe :roll: - se aquela interceptação do MD-30 da Varig sobre o AS em 1982 tivesse tido outro desfecho. Diz-se que tanto Tu-142 como este veneráveis aviões de ASW teriam sido vistos por estas bandas naquela época. Mas nada sem muita comprovação até hoje. Penso que talvez o 7o Gav teria melhor sorte hoje. Mas isso é só uma divagação minha.

Tomara que sobre algum por aí em museus nos quais eu ainda possa visitá-los para os admirar de perto.

abs.
Na minha imaginação seria no formato do antigo Lancaster da RAF, só que turbo-hélice (quadrimotor) e construído com os materiais mais modernos e leves disponíveis no mercado, permitindo grande autonomia e economia de combustível.

Mais ou menos, neste feitio (só que quadrimotor e turbo, mais "encorpado" para levar tripulação e equipamentos:

Imagem

Wingate




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#65 Mensagem por joao fernando » Sex Out 09, 2015 9:57 am

FCarvalho escreveu:
joao fernando escreveu:Temos uma das maiores costas e áreas maritimas
Vcs querem um jato que claramente não servem para voar baixo e lento???
A mais ai usamos REVO...nós quem cara pálida?
João, os americanos também tem uma costa e áreas marítimas imensamente maiores que as nossas. E no entanto, eles vão de P-8 Poseidon, que nada mais é do que um 737-8 muito modificado para a função ASW/ASupW. Ninguém em sã consciencia hoje no mundo diz que ele não fará o trabalho. Da mesma forma, os japoneses tem o seu novo Kawasaki P-1, e com 4 motores a jato.
Os russos tem o seu Be-200 que também pode ter variantes ASW/ASupW.
Então, não essencialmente qualquer impedimento técnico que na prática impeça aviões a jato de realizar este tipo de missão.
Ademais, o Revo é um problema na FAB que será resolvido no médio/longo prazo.
Na verdade, apesar de poderem ostentar tal capacidade, é bem difícil se ver um avião de patrulha marítima realizando revo, porque eles simplesmente já saem de fábrica com um alcance mais que justificável para dispensar, a priori, este recurso. Os nossos não seriam diferentes quanto a este quesito.

abs.
Camarada discordo veemente de vc. O japão tem PIB e investe para segurar a China. Os USA são o que são. Quem pode se dar ao luxo faz isso mesmo, mas e nós, podemos?

lembre-se: escolhemos um caça com custo operacional menor que o A29 (pelo tanto de armas que carrega...)...logo...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36352
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#66 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 09, 2015 1:27 pm

Olá João.

Tudo, ou quase tudo, é questão de oportunidade, e de um bom planejamento.
No caso do patrulheiro naval, sendo um derivado dos E-jet's, ele terá necessariamente de ser concebido dentro de um projeto muito maior que é o SIGAAZ, do qual será parte integrante importante, e não como algo em si mesmo por seu valor.
Em termos mais simples, ele deve ser concebido sob a mesma perspectiva que levaram à criação do KC-390, ST, AMX e o Gripen (FX-2), dentre outros projetos estruturantes do sistema de defesa aérea da FAB, ou seja, em um contexto de atualização e modernização do sistema de defesa nacional.
Nada mais contraditório do que tentar desenvolver um produto de defesa no Brasil do que por simples questão de mérito do mesmo. Desta maneira ele não vinga. Nem agora, nem depois, e nem em qualquer outro tempo.
Temos que tentar entender, e pensar, a defesa em um contexto sistêmico. É sob esta perspectiva que temos de enxergá-la e conceber as necessidades e os produtos da defesa, bem como a devida capacitação da P&D nacional e da BID para a sustentação deste processo.
Temos cacife para ter um patrulheiro naval a jato? Sim temos. Da mesma forma que também estamos tendo para criar um cargueiro que simplesmente pode redefinir todo o arcabouço doutrinário do transporte aéreo tático militar para este século.
Tudo bem, não vamos comprar centenas deles, mas se formos capazes, e competentes, para comprar as dezenas que de realmente precisamos - entre 40 e 45 aeronaves nos meus cálculos - isto já será com certeza uma imensa vitória para nós. Obviamente dentro do contexto de nosso entorno estratégico no Atlântico Sul. É isso que deve importar para nós. Não temos problemas e nem ameaças veladas como Japão e USA. Mas se queremos permanecer assim, por longo tempo, é bom que ao menos na nossa praia sejamos capazes e efetivos de dar conta dos problemas, e visitas inoportunas, que nos sobrevenham.
Se fizermos isso, já teremos feito muito.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#67 Mensagem por joao fernando » Sex Out 09, 2015 2:16 pm

FCarvalho escreveu:Olá João.

Tudo, ou quase tudo, é questão de oportunidade, e de um bom planejamento.
No caso do patrulheiro naval, sendo um derivado dos E-jet's, ele terá necessariamente de ser concebido dentro de um projeto muito maior que é o SIGAAZ, do qual será parte integrante importante, e não como algo em si mesmo por seu valor.
Em termos mais simples, ele deve ser concebido sob a mesma perspectiva que levaram à criação do KC-390, ST, AMX e o Gripen (FX-2), dentre outros projetos estruturantes do sistema de defesa aérea da FAB, ou seja, em um contexto de atualização e modernização do sistema de defesa nacional.
Nada mais contraditório do que tentar desenvolver um produto de defesa no Brasil do que por simples questão de mérito do mesmo. Desta maneira ele não vinga. Nem agora, nem depois, e nem em qualquer outro tempo.
Temos que tentar entender, e pensar, a defesa em um contexto sistêmico. É sob esta perspectiva que temos de enxergá-la e conceber as necessidades e os produtos da defesa, bem como a devida capacitação da P&D nacional e da BID para a sustentação deste processo.
Temos cacife para ter um patrulheiro naval a jato? Sim temos. Da mesma forma que também estamos tendo para criar um cargueiro que simplesmente pode redefinir todo o arcabouço doutrinário do transporte aéreo tático militar para este século.
Tudo bem, não vamos comprar centenas deles, mas se formos capazes, e competentes, para comprar as dezenas que de realmente precisamos - entre 40 e 45 aeronaves nos meus cálculos - isto já será com certeza uma imensa vitória para nós. Obviamente dentro do contexto de nosso entorno estratégico no Atlântico Sul. É isso que deve importar para nós. Não temos problemas e nem ameaças veladas como Japão e USA. Mas se queremos permanecer assim, por longo tempo, é bom que ao menos na nossa praia sejamos capazes e efetivos de dar conta dos problemas, e visitas inoportunas, que nos sobrevenham.
Se fizermos isso, já teremos feito muito.

abs.
Exato. Estamos falando a mesma coisa. Nossa costa é imensa, e precisamos controlar a contento. Só que não vejo o jato como plataforma ideal para isso (ou a solução pode ser cara demais, já que vamos ter que patrulhar áreas imensas). To é preocupado com o uso do jato.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36352
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#68 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 09, 2015 5:41 pm

O patrulheiro é só parte do sistema João.

Um avião a jato, que operaria no lugar dos P-3, teria sua área de atuação normal para além dos limites da nossa ZEE. Seria na verdade a nossa ponta de lança. Seu quinhão estaria no ofício de cobrir todas as linhas de navegação internacional que entram, saem e/ou passam pelo AS, bem como fazer reconhecimento e vigilância das área de interesse brasileiro neste, como o golfo da guiné, a passagem de Drake, o cabo da boa esperança, a região do Caribe, e a nossa "fronteira" norte, no limite com o Atlântico Norte.

Se observares o mapa abaixo verá que nem só de ZEE vive a nossa patrulha naval.

http://i144.photobucket.com/albums/r199/SRFA/AS.jpg

E para este caso, um avião a jato muito mais capaz de cobrir áreas bem maiores do que um turbohélice o faria. Neste último caso, teremos a possibilidade de desenvolver e/ou adquirir aviões leve/médio que farão esse trabalho dentro da ZEE. O que não significa que um P-190 também não vá fazê-lo.

Como disse ao Lima, temos demanda para até 3 modelos diferentes na aviação de patrulha. Um leve, para ligação/observação, policia naval, transporte e SAR costeiro; o médio faria o papel dos P-95, como vigilância, patrulha, SAR, e reconhecimento marítimo dentro da ZEE. Aos jatos, caberia o trabalho mais pesado, como ASW/ASupW, além das missões ISR naval propriamente ditas.

Aliás, diga-se de passagem, que estas últimas tem ocupado nos anos recentes a maior parte do tempo de missão da maioria dos patrulheiros navais modernos. Até porque, a ASW e ASupW só são feitas mesmo na prática, em exercícios navais e/ou atividades conjuntas com outras marinhas. Acredite, não seria diferente conosco. Mesmo porque este tipo de missão custa muito caro, mesmo em exercícios. Então elas são feitas realmente de forma muito pontual e focal.

Para tanto, no que compete aos sistemas embarcados, hoje em dia, existe uma miríade de novos métodos e recursos que ajudam a facilitar, digamos assim, o trabalho de caçar submarinos. Tanto que os aviões a jato, que antes sequer eram concebidos para este tipo de missão, sendo na prática uma exceção, agora estão se tornando meio que a regra, vide os caminhos tomados pelas grandes forças navais atualmente. Até A-320 de patrulha já existe no papel para quem quiser pagar o preço. E olha que já tem gente querendo mesmo. Na verdade mais que querendo, é precisando mesmo.

http://www.thinkdefence.co.uk/wp-content/uploads/2014/01/mpa-320.jpg

8-]

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36352
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#69 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 09, 2015 5:51 pm

Para quem gosta de infos técnicas e de muitos dados para brincar, aqui vai um link para uma matéria - bem grande, aliás - sobre o futuro da aviação de patrulha. Está divido em 7 partes.

Boa leitura e boa diversão. :D

http://www.thinkdefence.co.uk/2014/01/f ... -missions/

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#70 Mensagem por Wingate » Sex Out 09, 2015 8:04 pm

E este, poderia ser transformado em um bom patrulheiro, para nossas necessidades?

Imagem


Wingate




Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#71 Mensagem por Juniorbombeiro » Sex Out 09, 2015 10:21 pm

Wingate escreveu:E este, poderia ser transformado em um bom patrulheiro, para nossas necessidades?

Imagem


Wingate
Se você quiser fazer patrulha naval a 45000 pés...sim :D :D
Poderia ser adaptado??? não sei. Mas me parece meio grandinho e o perfil de asas, projeto aerodinâmico não deve ter sido pensado para isso. Acho que antes de escolher o avião, teríamos que ver o que precisamos e o que realmente queremos.

O P-3 Orion é um P...a avião com uma senhora autonomia, mas foi pensado para caçar submarinos em uma época que para isso tinha que ficar sobrevoando horas a baixa altitude com o MAD e lançando uma rede de sonobóias, sem falar no esclarecimento ASW a baixa altitude com confirmação visual. Hoje temos um avanço maior no sensoreamento, com câmeras e sensores de longo alcance (antigamente se usava holofotes :shock: :shock: :shock: ), radares de grande resolução que pegam até um periscópio em mar revolto a grandes distâncias. Com isso pode-se usar jatos para cobrir a mesma distância em menos tempo, mas não com a vantagem do patrulhamento de um foco específico a baixa altura (um local de queda ou naufrágio, uma área de pesca ou um campo de petróleo) por um longo tempo como os grandes turbo hélices. Então eu pergunto??? Será que não daria para pegar um E-Jet, adaptar uma nova asa com um perfil mais adequado para baixa altura e uns quatro turboprops novos de última geração com hélices octapás, um sistema Fly-by-light para não interferir com a eletrônica de bordo... Acho que daria um patrulheiro legal.

Editado: Existe uma versão de patrulha naval já.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tupolev_Tu-142




Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#72 Mensagem por Wingate » Sex Out 09, 2015 11:36 pm

Juniorbombeiro escreveu:
Wingate escreveu:E este, poderia ser transformado em um bom patrulheiro, para nossas necessidades?

Imagem


Wingate
Se você quiser fazer patrulha naval a 45000 pés...sim :D :D
Poderia ser adaptado??? não sei. Mas me parece meio grandinho e o perfil de asas, projeto aerodinâmico não deve ter sido pensado para isso. Acho que antes de escolher o avião, teríamos que ver o que precisamos e o que realmente queremos.

O P-3 Orion é um P...a avião com uma senhora autonomia, mas foi pensado para caçar submarinos em uma época que para isso tinha que ficar sobrevoando horas a baixa altitude com o MAD e lançando uma rede de sonobóias, sem falar no esclarecimento ASW a baixa altitude com confirmação visual. Hoje temos um avanço maior no sensoreamento, com câmeras e sensores de longo alcance (antigamente se usava holofotes :shock: :shock: :shock: ), radares de grande resolução que pegam até um periscópio em mar revolto a grandes distâncias. Com isso pode-se usar jatos para cobrir a mesma distância em menos tempo, mas não com a vantagem do patrulhamento de um foco específico a baixa altura (um local de queda ou naufrágio, uma área de pesca ou um campo de petróleo) por um longo tempo como os grandes turbo hélices. Então eu pergunto??? Será que não daria para pegar um E-Jet, adaptar uma nova asa com um perfil mais adequado para baixa altura e uns quatro turboprops novos de última geração com hélices octapás, um sistema Fly-by-light para não interferir com a eletrônica de bordo... Acho que daria um patrulheiro legal.

Editado: Existe uma versão de patrulha naval já.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tupolev_Tu-142
Também seria uma interessante opção. É isso mesmo, pensar, imaginar, idealizar possíveis soluções, dentro do que já se tem e possíveis projetos inovadores.

Quem sabe isso poderia materializar-se um dia?

SDS,

Wingate




Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#73 Mensagem por Juniorbombeiro » Sex Out 09, 2015 11:51 pm

Wingate escreveu:
Juniorbombeiro escreveu: Se você quiser fazer patrulha naval a 45000 pés...sim :D :D
Poderia ser adaptado??? não sei. Mas me parece meio grandinho e o perfil de asas, projeto aerodinâmico não deve ter sido pensado para isso. Acho que antes de escolher o avião, teríamos que ver o que precisamos e o que realmente queremos.

O P-3 Orion é um P...a avião com uma senhora autonomia, mas foi pensado para caçar submarinos em uma época que para isso tinha que ficar sobrevoando horas a baixa altitude com o MAD e lançando uma rede de sonobóias, sem falar no esclarecimento ASW a baixa altitude com confirmação visual. Hoje temos um avanço maior no sensoreamento, com câmeras e sensores de longo alcance (antigamente se usava holofotes :shock: :shock: :shock: ), radares de grande resolução que pegam até um periscópio em mar revolto a grandes distâncias. Com isso pode-se usar jatos para cobrir a mesma distância em menos tempo, mas não com a vantagem do patrulhamento de um foco específico a baixa altura (um local de queda ou naufrágio, uma área de pesca ou um campo de petróleo) por um longo tempo como os grandes turbo hélices. Então eu pergunto??? Será que não daria para pegar um E-Jet, adaptar uma nova asa com um perfil mais adequado para baixa altura e uns quatro turboprops novos de última geração com hélices octapás, um sistema Fly-by-light para não interferir com a eletrônica de bordo... Acho que daria um patrulheiro legal.

Editado: Existe uma versão de patrulha naval já.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tupolev_Tu-142
Também seria uma interessante opção. É isso mesmo, pensar, imaginar, idealizar possíveis soluções, dentro do que já se tem e possíveis projetos inovadores.

Quem sabe isso poderia materializar-se um dia?

SDS,

Wingate
Estava vendo as dimensões do E-190 e do P-3, são compatíveis o E-190 um pouco mais comprido e o P-3 com mais envergadura. O P-8 logicamente é maior por ser basicamente um 737. O P-1 japonês é pouca coisa maior que o P-8.
Imagem
Para nossas necessidades, acho que não precisamos de um avião tão grande. Um derivado dos E-Jets ficariam de bom tamanho. Com Turbo Hélices seria um substituto natural do P-3, mas têm que ver o custo disso, mas chuto que tem potêncial.




Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#74 Mensagem por Wingate » Sáb Out 10, 2015 10:56 am

Juniorbombeiro escreveu:
Wingate escreveu: Também seria uma interessante opção. É isso mesmo, pensar, imaginar, idealizar possíveis soluções, dentro do que já se tem e possíveis projetos inovadores.

Quem sabe isso poderia materializar-se um dia?

SDS,

Wingate
Estava vendo as dimensões do E-190 e do P-3, são compatíveis o E-190 um pouco mais comprido e o P-3 com mais envergadura. O P-8 logicamente é maior por ser basicamente um 737. O P-1 japonês é pouca coisa maior que o P-8.
Imagem
Para nossas necessidades, acho que não precisamos de um avião tão grande. Um derivado dos E-Jets ficariam de bom tamanho. Com Turbo Hélices seria um substituto natural do P-3, mas têm que ver o custo disso, mas chuto que tem potêncial.
Se houvessem recursos disponíveis e zilhões de boa-vontade, poderiam fazer um experimento com um E-Jet nesse sentido, (em conjunto com a Embraer, é óbvio), e testar ao máximo as possibilidades dessa aeronave em patrulha marítima. Se bem sucedido, seria uma vitória para nossa indústria e um item valioso em nossa hoje minguada pauta de exportações.

O importante, a meu ver, seria buscar ao máximo uma solução nacional (e racional, é claro...)..

SDS,

Wingate
P.S.: Bem que eu gostaria de ver um E-Jet Embraer de Patrulha Marítima no azul acinzentado da MB.

Imagem




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB

#75 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Out 10, 2015 11:33 am

Sei lá, mas acho que se fosse para desenvolver um patrulheiro naval sobre uma plataforma tão grande então a melhor solução seria usar logo a do KC-390.


Leandro G. Card




Responder