Primeiro P-95 modernizado da FAB
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Primeiro P-95 modernizado da FAB
O link abaixo traz fotos exclusivas feitas na manhã de hoje (23/09) e matéria referente ao FAB 7103, o primeiro P-95 modernizado entregue à Força Aérea Brasileira e alocado ao Esquadrão Phoenix, com sede na Base Aérea de Florianópolis/SC. Conto com sua visita. Muito em breve espero trazer fotos detalhadas da aeronave e uma reportagem completa. Fiquem ligados!
http://aviacaoemfloripa.blogspot.com.br ... iro-p.html
Abraços.
http://aviacaoemfloripa.blogspot.com.br ... iro-p.html
Abraços.
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 248 vezes
- Agradeceram: 562 vezes
Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB
Confesso que senti falta da torreta FLIR, que pode ser tão útil na busca de náufragos e pequenas embarcações perdidas.
Será que isto pode ser feito apenas com o radar?
abraços
abraços
----------------
amor fati
amor fati
- malmeida
- Avançado
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 12 vezes
O bandeirulha não possui um FLIR logo abaixo do nariz? Ele só não é articulado. Aquilo ali já estava na versão anterior. Mas realmente um sistema articulado, de última geração, seria uma ótima ideia!Brasileiro escreveu:Confesso que senti falta da torreta FLIR, que pode ser tão útil na busca de náufragos e pequenas embarcações perdidas.
abraços
Alguém sabe dizer se os sistemas de defesa foram modernizados também? Tipo, MAGE, RWR, contramedidas, Flares, etc...
MAlmeida
MAlmeida
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 433 vezes
Aquele sensor localizado abaixo do radome do radar não se trata de um Flir, nem nada do tipo, mas sim do sensor dianteiro do sistema de RWR.malmeida escreveu:O bandeirulha não possui um FLIR logo abaixo do nariz? Ele só não é articulado. Aquilo ali já estava na versão anterior. Mas realmente um sistema articulado, de última geração, seria uma ótima ideia!Brasileiro escreveu:Confesso que senti falta da torreta FLIR, que pode ser tão útil na busca de náufragos e pequenas embarcações perdidas.
abraços
Alguém sabe dizer se os sistemas de defesa foram modernizados também? Tipo, MAGE, RWR, contramedidas, Flares, etc...
MAlmeida
.
- Lucas Lasota
- Avançado
- Agradeceu: 584 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
Exato, em fotos da parte posterior do avião é possível ver a contraparte traseira do RWR.henriquejr escreveu:Aquele sensor localizado abaixo do radome do radar não se trata de um Flir, nem nada do tipo, mas sim do sensor dianteiro do sistema de RWR.malmeida escreveu: O bandeirulha não possui um FLIR logo abaixo do nariz? Ele só não é articulado. Aquilo ali já estava na versão anterior. Mas realmente um sistema articulado, de última geração, seria uma ótima ideia!
MAlmeida
-
- Sênior
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 61 vezes
Mesmo por que não faria sentido um flir não articulado, a aeronave teria de se apontar em direção ao alvo
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
- Stephen R. Covey
- Hermes
- Sênior
- Agradeceu: 116 vezes
- Agradeceram: 132 vezes
Será que pelo menos deixaram previsão para incorporar o FLIR posteriormente? Esclarecedor naval sem FLIR hoje parece que fica meio capenga.
...
- Lucas Lasota
- Avançado
- Agradeceu: 584 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
Já li em uma reportagem da revista Força Aérea de alguns anos atrás que os esquadrões estão equipados com binóculos estabilizados. No site sistema de armas há a menção a respeito da possibilidade de se agregar óculos de visão notura a estes binóculos.Hermes escreveu:Será que pelo menos deixaram previsão para incorporar o FLIR posteriormente? Esclarecedor naval sem FLIR hoje parece que fica meio capenga.

É uma alternativa mais barata
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 6255 vezes
- Agradeceram: 3517 vezes
Eu creio que é interessante esta modernização dos P-95M tendo em vista que eles poderão servir, também, como um bom laboratório para os futuros patrulheiros que a Embraer possa vir a desenvolver a partir da família E-190 E-2 na função, ajudando a definir os requisitos técnico-industriais e operacionais dos mesmos, segundo nossas próprias necessidades.
E isso é um ponto muito positivo para a nossa industria, que se capacita a fornecer produtos elaborados a partir da realidade operacional militar, e não apenas de ver e ouvir dizer por aí. Da mesma forma que os P-95M serão bons esclarecedores, os P-3BR na função patrulha ASW/ASupW embora poucos, nos ajudarão também neste mister.
Resta saber em que envergadura se deu essa modernização, e se, e como, a industria nacional está sendo capacitada para prover soluções futuras para a aviação de patrulha do país.
A ver.
abs.
E isso é um ponto muito positivo para a nossa industria, que se capacita a fornecer produtos elaborados a partir da realidade operacional militar, e não apenas de ver e ouvir dizer por aí. Da mesma forma que os P-95M serão bons esclarecedores, os P-3BR na função patrulha ASW/ASupW embora poucos, nos ajudarão também neste mister.
Resta saber em que envergadura se deu essa modernização, e se, e como, a industria nacional está sendo capacitada para prover soluções futuras para a aviação de patrulha do país.
A ver.
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 6255 vezes
- Agradeceram: 3517 vezes
Em defesa no Brasil, pouco sempre foi melhor que nada. Apesar de que nada, às vezes, é melhor do que qualquer coisa.
Esta é a regra.
abs.
Esta é a regra.
abs.
Carpe Diem
- malmeida
- Avançado
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 12 vezes
Pois é, eu li a matéria e achei a modernização deveras modesta. A célula foi atualizada, uma guaribada aqui, silver tape ali, uma pintura nova e só. Em termos de equipamento, nada de mais foi adicionado, mas será que não foi mesmo? Por ser um avião relativamente lento, seria presa fácil para uma embarcação moderna, mesmo a longas distâncias. Uma aeronave desta classe deveria ter sistemas de contramedidas super avançadas ou só serve mesmo para procurar pescador perdido no mar.FCarvalho escreveu:Em defesa no Brasil, pouco sempre foi melhor que nada. Apesar de que nada, às vezes, é melhor do que qualquer coisa.
Esta é a regra.
abs.
Aquele apêndice ali, que eu pensei que fosse um FLIR, deve ser mais um prejuízo para a aerodinâmica do bicho, que já sofre com as várias protuberâncias de equipamentos, janelas-bolha e sensores. Se não remover e colocar um novo, mais moderno, menor, mais leve, que aumente em pelo menos 1% as chances de sobrevivência caso seja alvejado por um míssil, faz dessa modernização algo muito aquém do que eu esperava.
MAlmeida
MAlmeida
- J.Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 2956 vezes
- Agradeceram: 1182 vezes
Pra mim este P-95 esta para a FAB como as Macaé estão para a MB.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Na verdade a modernização foi um pouco mais ampla e incluiu a troca do RADAR e a atualização do equipamento de Guerra-Eletrônica.malmeida escreveu:Pois é, eu li a matéria e achei a modernização deveras modesta. A célula foi atualizada, uma guaribada aqui, silver tape ali, uma pintura nova e só. Em termos de equipamento, nada de mais foi adicionado, mas será que não foi mesmo? Por ser um avião relativamente lento, seria presa fácil para uma embarcação moderna, mesmo a longas distâncias. Uma aeronave desta classe deveria ter sistemas de contramedidas super avançadas ou só serve mesmo para procurar pescador perdido no mar.FCarvalho escreveu:Em defesa no Brasil, pouco sempre foi melhor que nada. Apesar de que nada, às vezes, é melhor do que qualquer coisa.
Esta é a regra.
abs.
Aquele apêndice ali, que eu pensei que fosse um FLIR, deve ser mais um prejuízo para a aerodinâmica do bicho, que já sofre com as várias protuberâncias de equipamentos, janelas-bolha e sensores. Se não remover e colocar um novo, mais moderno, menor, mais leve, que aumente em pelo menos 1% as chances de sobrevivência caso seja alvejado por um míssil, faz dessa modernização algo muito aquém do que eu esperava.
MAlmeida
Acho que sim, um FLIR ajudaria muito e a Janela "bolha", faz mais diferença do que aparenta e não é que o P-95 é algo ruim, o problema é que a nossa av. de patrulha carece de mais aeronaves mesmo considerando o tamanho da nossa costa e mar territorial.
Por um bom tempo eu acho que seria ótimo termos um C-295 (P), como fez o Chile e quem sabe no futuro uns E-175/190 substituindo os P-3.
Sonho meu... sonho meu...

[]s
CB_Lima
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 

-
- Sênior
- Agradeceram: 455 vezes
J.Ricardo escreveu:Pra mim este P-95 esta para a FAB como as Macaé estão para a MB.
Perfeito! O P 95 e um esclarecedor marítimo de perfil de operação limitado com a principal função de acompanhar as LCM identificando e fiscalizando o tráfego mercante e subsidiariamente realizar missões SAR. Este avião não foi projetado para enfrentar um GT da OTAN, ou da US Navy, ou da People's Liberation Army Navy ou talvez da Voyenno-morskoy Flot Rossiyskoy Federatsii. Entretanto para aquilo que para qual foi projetado funciona razoavelmente bem e com baixo custo.
Sds
Lord Nauta