Primeiro P-95 modernizado da FAB
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Primeiro P-95 modernizado da FAB
O link abaixo traz fotos exclusivas feitas na manhã de hoje (23/09) e matéria referente ao FAB 7103, o primeiro P-95 modernizado entregue à Força Aérea Brasileira e alocado ao Esquadrão Phoenix, com sede na Base Aérea de Florianópolis/SC. Conto com sua visita. Muito em breve espero trazer fotos detalhadas da aeronave e uma reportagem completa. Fiquem ligados!
http://aviacaoemfloripa.blogspot.com.br ... iro-p.html
Abraços.
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Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB
Confesso que senti falta da torreta FLIR, que pode ser tão útil na busca de náufragos e pequenas embarcações perdidas.
Será que isto pode ser feito apenas com o radar?
abraços
Será que isto pode ser feito apenas com o radar?
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- malmeida
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Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB
O bandeirulha não possui um FLIR logo abaixo do nariz? Ele só não é articulado. Aquilo ali já estava na versão anterior. Mas realmente um sistema articulado, de última geração, seria uma ótima ideia!Brasileiro escreveu:Confesso que senti falta da torreta FLIR, que pode ser tão útil na busca de náufragos e pequenas embarcações perdidas.
Será que isto pode ser feito apenas com o radar?
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Alguém sabe dizer se os sistemas de defesa foram modernizados também? Tipo, MAGE, RWR, contramedidas, Flares, etc...
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Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB
Aquele sensor localizado abaixo do radome do radar não se trata de um Flir, nem nada do tipo, mas sim do sensor dianteiro do sistema de RWR.malmeida escreveu:O bandeirulha não possui um FLIR logo abaixo do nariz? Ele só não é articulado. Aquilo ali já estava na versão anterior. Mas realmente um sistema articulado, de última geração, seria uma ótima ideia!Brasileiro escreveu:Confesso que senti falta da torreta FLIR, que pode ser tão útil na busca de náufragos e pequenas embarcações perdidas.
Será que isto pode ser feito apenas com o radar?
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- Lucas Lasota
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Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB
Exato, em fotos da parte posterior do avião é possível ver a contraparte traseira do RWR.henriquejr escreveu:Aquele sensor localizado abaixo do radome do radar não se trata de um Flir, nem nada do tipo, mas sim do sensor dianteiro do sistema de RWR.malmeida escreveu: O bandeirulha não possui um FLIR logo abaixo do nariz? Ele só não é articulado. Aquilo ali já estava na versão anterior. Mas realmente um sistema articulado, de última geração, seria uma ótima ideia!
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Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB
Mesmo por que não faria sentido um flir não articulado, a aeronave teria de se apontar em direção ao alvo
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Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB
Será que pelo menos deixaram previsão para incorporar o FLIR posteriormente? Esclarecedor naval sem FLIR hoje parece que fica meio capenga.
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- Lucas Lasota
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Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB
Já li em uma reportagem da revista Força Aérea de alguns anos atrás que os esquadrões estão equipados com binóculos estabilizados. No site sistema de armas há a menção a respeito da possibilidade de se agregar óculos de visão notura a estes binóculos.Hermes escreveu:Será que pelo menos deixaram previsão para incorporar o FLIR posteriormente? Esclarecedor naval sem FLIR hoje parece que fica meio capenga.

É uma alternativa mais barata
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Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB
Eu creio que é interessante esta modernização dos P-95M tendo em vista que eles poderão servir, também, como um bom laboratório para os futuros patrulheiros que a Embraer possa vir a desenvolver a partir da família E-190 E-2 na função, ajudando a definir os requisitos técnico-industriais e operacionais dos mesmos, segundo nossas próprias necessidades.
E isso é um ponto muito positivo para a nossa industria, que se capacita a fornecer produtos elaborados a partir da realidade operacional militar, e não apenas de ver e ouvir dizer por aí. Da mesma forma que os P-95M serão bons esclarecedores, os P-3BR na função patrulha ASW/ASupW embora poucos, nos ajudarão também neste mister.
Resta saber em que envergadura se deu essa modernização, e se, e como, a industria nacional está sendo capacitada para prover soluções futuras para a aviação de patrulha do país.
A ver.
abs.
E isso é um ponto muito positivo para a nossa industria, que se capacita a fornecer produtos elaborados a partir da realidade operacional militar, e não apenas de ver e ouvir dizer por aí. Da mesma forma que os P-95M serão bons esclarecedores, os P-3BR na função patrulha ASW/ASupW embora poucos, nos ajudarão também neste mister.
Resta saber em que envergadura se deu essa modernização, e se, e como, a industria nacional está sendo capacitada para prover soluções futuras para a aviação de patrulha do país.
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Carpe Diem
- FCarvalho
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Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB
Em defesa no Brasil, pouco sempre foi melhor que nada. Apesar de que nada, às vezes, é melhor do que qualquer coisa.
Esta é a regra.
abs.
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- malmeida
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Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB
Pois é, eu li a matéria e achei a modernização deveras modesta. A célula foi atualizada, uma guaribada aqui, silver tape ali, uma pintura nova e só. Em termos de equipamento, nada de mais foi adicionado, mas será que não foi mesmo? Por ser um avião relativamente lento, seria presa fácil para uma embarcação moderna, mesmo a longas distâncias. Uma aeronave desta classe deveria ter sistemas de contramedidas super avançadas ou só serve mesmo para procurar pescador perdido no mar.FCarvalho escreveu:Em defesa no Brasil, pouco sempre foi melhor que nada. Apesar de que nada, às vezes, é melhor do que qualquer coisa.
Esta é a regra.
abs.
Aquele apêndice ali, que eu pensei que fosse um FLIR, deve ser mais um prejuízo para a aerodinâmica do bicho, que já sofre com as várias protuberâncias de equipamentos, janelas-bolha e sensores. Se não remover e colocar um novo, mais moderno, menor, mais leve, que aumente em pelo menos 1% as chances de sobrevivência caso seja alvejado por um míssil, faz dessa modernização algo muito aquém do que eu esperava.
MAlmeida
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Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB
Pra mim este P-95 esta para a FAB como as Macaé estão para a MB.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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- Carlos Lima
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Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB
Na verdade a modernização foi um pouco mais ampla e incluiu a troca do RADAR e a atualização do equipamento de Guerra-Eletrônica.malmeida escreveu:Pois é, eu li a matéria e achei a modernização deveras modesta. A célula foi atualizada, uma guaribada aqui, silver tape ali, uma pintura nova e só. Em termos de equipamento, nada de mais foi adicionado, mas será que não foi mesmo? Por ser um avião relativamente lento, seria presa fácil para uma embarcação moderna, mesmo a longas distâncias. Uma aeronave desta classe deveria ter sistemas de contramedidas super avançadas ou só serve mesmo para procurar pescador perdido no mar.FCarvalho escreveu:Em defesa no Brasil, pouco sempre foi melhor que nada. Apesar de que nada, às vezes, é melhor do que qualquer coisa.
Esta é a regra.
abs.
Aquele apêndice ali, que eu pensei que fosse um FLIR, deve ser mais um prejuízo para a aerodinâmica do bicho, que já sofre com as várias protuberâncias de equipamentos, janelas-bolha e sensores. Se não remover e colocar um novo, mais moderno, menor, mais leve, que aumente em pelo menos 1% as chances de sobrevivência caso seja alvejado por um míssil, faz dessa modernização algo muito aquém do que eu esperava.
MAlmeida
Acho que sim, um FLIR ajudaria muito e a Janela "bolha", faz mais diferença do que aparenta e não é que o P-95 é algo ruim, o problema é que a nossa av. de patrulha carece de mais aeronaves mesmo considerando o tamanho da nossa costa e mar territorial.
Por um bom tempo eu acho que seria ótimo termos um C-295 (P), como fez o Chile e quem sabe no futuro uns E-175/190 substituindo os P-3.
Sonho meu... sonho meu...

[]s
CB_Lima
[]s
CB_Lima
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Re: Primeiro P-95 modernizado da FAB
J.Ricardo escreveu:Pra mim este P-95 esta para a FAB como as Macaé estão para a MB.
Perfeito! O P 95 e um esclarecedor marítimo de perfil de operação limitado com a principal função de acompanhar as LCM identificando e fiscalizando o tráfego mercante e subsidiariamente realizar missões SAR. Este avião não foi projetado para enfrentar um GT da OTAN, ou da US Navy, ou da People's Liberation Army Navy ou talvez da Voyenno-morskoy Flot Rossiyskoy Federatsii. Entretanto para aquilo que para qual foi projetado funciona razoavelmente bem e com baixo custo.
Sds
Lord Nauta