KF-X

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9337
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: KF-X

#91 Mensagem por Brasileiro » Sex Abr 09, 2021 12:49 pm

É um 5G low-cost, sem baia interna, com armamentos semi-ocultados embaixo da fuselagem. Seria um sonho ver esse avião sendo desenvolvido com nossas mãos.

Mas com o FX-2 era meio que impossível entrar no desenvolvimento do Gripen-E/F e do KF-X ao mesmo tempo. Não com o nível de recursos financeiros usuais que investimos historicamente em defesa.

Para termos entrado nisso ou equivalentes (como o TAI TFX), teríamos que abrir mão do FX-2 e, ou ficarmos sem nenhum caça minimamente competitivo a médio prazo, ou optarmos por uma compra de segunda mão, fossem F-16, F-18 ou mesmo Mirage-2000, que segurassem o batente até a chegada do 5G da Coréia.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: KF-X

#92 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 09, 2021 1:00 pm

A minha dúvida principal é saber como eles pretendem manter o preço indicado no texto por tempo suficiente para dar ao caça um referencial concreto de negociação com outros países em vista de exportações.
Por enquanto quem está bancando de fato o avião são os sul coreanos. Se a Indonésia confirmar suas encomendas então sim, teremos um caça polivalente muito capaz e com um preço altamente competitivo.
Não sei quanto custa um Gripen E com tudo que tem direito nele, mas eu imagino que seja um valor superior ao do proposto ao caça sul coreano.
Aliás, tão importante quanto, senão mais ainda, são os custos de operação e manutenção. E por enquanto, nada sobre isso foi revelado que possamos observar a relação dele com outros caças de 4a G++ ou mesmo o F-35.
O projeto do Gripen E/F está nos levando a outro patamar operacional e, principalmente, industrial e tecnológico. Os sul coreanos colocaram 65% de partes e peças locais no seu caça. Eu acho que nós não chegamos nem a 10% do Gripen, e já acho muita coisa.
Depois dele, veremos se somos capazes de mais para a frente fazer algo parecido com o que os sul coreanos fizeram com um novo projeto de caça de 5a G tupiniquim.
Do jeito que as coisas são aqui, eu me aposento e passo desta para outra e não vejo tal coisa acontecer.
E olha que ainda falta um bom tempo para isso.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: KF-X

#93 Mensagem por faterra » Sex Abr 09, 2021 2:37 pm

Aviação militar
Protótipo do caça KF-21 Boramae

Imagem

AVIAÇÃO MILITAR
Coreia do Sul apresenta primeiro protótipo do caça KF-21 Boramae
A fabricante sul-coreana Korea Aerospace Industries (KAI) promoveu nesta sexta-feira (9) o “rollout” do primeiro protótipo do caça…

A fabricante descreve o KF-21 como sendo um caça de “4,5ª geração”.

Thiago Vinholes
9 de abril de 2021

https://www.airway.com.br/coreia-do-sul ... 1-boramae/




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: KF-X

#94 Mensagem por jambockrs » Sex Abr 09, 2021 5:41 pm

Meus prezados
Coreia do Sul e Indonésia mantêm silêncio sobre a divisão de custos dos caças KF-X
Por Redação Forças de Defesa

A Coreia do Sul e a Indonésia não avançaram nas negociações de divisão de custos para o desenvolvimento de aviões de combate, conhecidos como projeto KF-X ou IF-X, após reunião de ministros da Defesa em Seul.
Os militares de Seul disseram na quinta-feira após discussões entre o ministro das Relações Exteriores sul-coreano Suh Wook e o ministro da Defesa indonésio, Prabowo Subianto, que os dois lados concordaram com o “desenvolvimento conjunto” dos caças KF-X/IF-X.
O projeto representa a “forte relação de confiança” entre as duas nações, disse o ministério, de acordo com o jornal sul-coreano Segye Ilbo na quinta-feira.
Embora as declarações não tratassem da questão dos custos compartilhados, um oficial militar sul-coreano disse à rede local MBC que “não havia menção específica” à divisão do custo. A “vontade da Indonésia de continuar com o projeto foi claramente afirmada”, no entanto, disse a fonte.
Segundo o acordo, a Indonésia deve pagar 20% dos custos, ou cerca de US$ 1,55 bilhão. Mas dos US$ 744,4 milhões que venciam em fevereiro, Jacarta remeteu apenas cerca de US$ 203,4 milhões e deixou por pagar cerca de US$ 540 milhões com vencimento no início deste ano, de acordo com o Segye Ilbo.
Imagem
Os riscos são altos para Seul se a Indonésia decidir desistir do desenvolvimento conjunto. Segundo o contrato, a Indonésia deve receber 48 caças, mas se os dois lados não chegarem a um acordo sobre os custos, Jacarta pode recorrer aos caças franceses Rafale para construir sua frota.
A Coreia do Sul pode estar procurando expandir o desenvolvimento conjunto para outras áreas, incluindo submarinos e destróieres, disse a reportagem.
Subianto, que é amplamente considerado um forte candidato na corrida presidencial da Indonésia em 2024, teve uma recepção especial e uma saudação de 19 tiros após sua chegada à Coreia, de acordo com relatos.
O chefe militar da Indonésia participará de um evento para o protótipo do jato KF-X desenvolvido pela Korea Aerospace Industries na sexta-feira (9).
O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, também se encontrou com Subianto na Casa Azul na quinta-feira, informou o jornal Korea JoongAng Daily.
“Acredito que a visita do ministro da defesa indonésio à Coreia demonstra a determinação dos dois países em garantir o sucesso de nossa cooperação mútua em tecnologia de defesa”, disse Moon, de acordo com o relatório.
Fonte: UPI via blog Poder Aéreo 8 abr 2021




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60639
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: KF-X

#95 Mensagem por Túlio » Sex Abr 09, 2021 6:28 pm

Show os caras sabem fazer; apresentação oficial (Rollout) do agora KF-21 Boramae:






"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: KF-X

#96 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 09, 2021 6:31 pm

Não vi ninguém falando sobre TVC e super cruzeiro, mas as turbinas GE F414 podem oferecer este último, se eles quiserem, claro.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60639
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: KF-X

#97 Mensagem por Túlio » Sex Abr 09, 2021 6:36 pm

Brasileiro escreveu: Sex Abr 09, 2021 12:49 pm É um 5G low-cost, sem baia interna, com armamentos semi-ocultados embaixo da fuselagem. Seria um sonho ver esse avião sendo desenvolvido com nossas mãos.

Mas com o FX-2 era meio que impossível entrar no desenvolvimento do Gripen-E/F e do KF-X ao mesmo tempo. Não com o nível de recursos financeiros usuais que investimos historicamente em defesa.

Para termos entrado nisso ou equivalentes (como o TAI TFX), teríamos que abrir mão do FX-2 e, ou ficarmos sem nenhum caça minimamente competitivo a médio prazo, ou optarmos por uma compra de segunda mão, fossem F-16, F-18 ou mesmo Mirage-2000, que segurassem o batente até a chegada do 5G da Coréia.
Parece que não tem AINDA as Bays mas o espaço já estava previsto desde o começo da construção do protótipo (fotos por cortesia do Colega ARGENTVS do Fórum-Irmão Zona Militar):

Imagem
Imagem




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: KF-X

#98 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 09, 2021 6:45 pm

A KAI afirma que está no projeto desde o início a evolução do KF-21 para um 5a G "puro". E como se pode ver nas fotos, eles já deixaram os devidos espaços para isso. Mas é algo que só deve ser visto no pós 2035 quando eles estiverem com todos os 120 caças que se pressupõe serem encomendados até 3032.
Algo natural e que deve acontecer de forma gradual e de acordo com as entregas, e eventuais exportações, o que facilita a capitalização da empresa para dar o passo seguinte.
Talvez até uma versão naval surja no futuro a longo prazo já que eles também estão decididos a construir seu próprio Nae.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8826
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 427 vezes

Re: KF-X

#99 Mensagem por Pablo Maica » Sex Abr 09, 2021 10:58 pm

A KAI acertou bastante com esse projeto, guardadas as devidas proporções o KF-21 hoje será o que o F-5E foi na década de 70. Uma plataforma de combate eficiente e de relativo baixo custo dentro da sua categoria, e que deve suportar N melhorias e atualizações.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: KF-X

#100 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 10, 2021 1:55 am

Pablo Maica escreveu: Sex Abr 09, 2021 10:58 pm A KAI acertou bastante com esse projeto, guardadas as devidas proporções o KF-21 hoje será o que o F-5E foi na década de 70. Uma plataforma de combate eficiente e de relativo baixo custo dentro da sua categoria, e que deve suportar N melhorias e atualizações.
Um abraço e t+ :)
E com uma séria tendência a colocar em xeque, e na berlinda, F-16V, Gripen E, Rafale, Typhoon, Mig-35 e Su-35 em matéria de comercio internacional.
Claro, tem que ver o que os fornecedores dos 35% do caça e seus respectivos governos vão dizer a despeito de cada negócio.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60639
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: KF-X

#101 Mensagem por Túlio » Sáb Abr 10, 2021 10:24 am

Olhem, não me entendam mal mas para MING :twisted: os Coreanos têm muita coisa sendo desenvolvida ao mesmo tempo e seu histórico nisso não é muito bom, especialmente no marketing, senão vejamos:

:arrow: A família T/FA-50 foi lançada mais ou menos ao mesmo tempo que o nosso Super Tucano e este vendeu bem mais, além de ter perspectivas mais amplas no médio-longo prazo no mercado e ainda sem sequer projeto consistente e conhecido de algum concorrente que lhe seja superior em custo-benefício, enquanto para a família T-50 já está o T-7 no horizonte e que, antes mesmo de ser entregue a primeira unidade de produção, já tem o dobro de encomendas que o - 50. E há ainda os famosos blocks 10 e 20, eternamente em desenvolvimento. Notar que uma das funções das versões armadas e especialmente do block 20 seria substituir os F-5;

Imagem

:arrow: Agora aparece este projeto aparentemente magnífico e com soluções muito criativas mas que, pela multiplicidade de fornecedores estrangeiros, me parece uma espécie de Gripen da Ásia. Curiosa a estimativa de preço "chave na mão", pois é mais ou menos o que me parece que seria um FA-50 block 20 com tudo que já foi prometido (AESA, REVO, BVR, HMD, EW, etc) e...também para substituir os F-5. Só a MING :twisted: isso parece esquisito? Para não falar que, como 4,5G, iria concorrer com o F-16 e o tale de sucessor dele de que os ianques andam falando; como 5G concorreria com o F-35: e o motor é dos EUA, lembram? Não caiam nessa de "sob licença", ninguém licencia o core de uma tecnologia tão à frente da dos concorrentes, ou seja, a "carne de pescoço" até se pode fazer em casa, bem como a montagem final, mas o filé tem que importar ou comprar de uma filial local da GE, e disso não se escapa. Mas claro, é lindo o bichim;

Imagem

:arrow: E tem mais coisa: li um artigo postado pelo nosso véio @FCarvalho mencionando que, além disso, os Coreanos ainda pretendem desenvolver do zero um Cargo/PAX e versões como MP, etc, e para concorrer logo com quem tem reconhecida expertise nisso, além de criatividade sobrando, a EMBRAER. E li também em outro post, não sei se do mesmo cupincha ou do @arcanjo, que o KF-21 seria o último tijolinho para colocar a KAI como uma das sete grandes em Aviação do mundo, e sem sequer citar a EMBRAER: perae, qual aeronave a KAI já produziu que vendeu pelo menos o mesmo que o já citado Super Tucano, um dos menos vendidos (pelo menos em comparação com seu irmão mais velho, nem vou entrar no méritos dos Regionais, Comerciais e Executivos, que aí já é covardia :mrgreen: ) da EMBRAER? Sério, não é PATRIOTADA nem nada, não sei nem nunca ouvi falar de nenhum, me corrija quem puder (ser subcontratado para fazer parte de Boeing e outros aviões até a FAdeA consegue).

Mas não parece muito Programa para pouco motivo e menos ainda ORÇAMENTO (para não falar em MERCADO, onde a KAI é uma ilustre desconhecida)?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8826
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 427 vezes

Re: KF-X

#102 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Abr 10, 2021 5:29 pm

Eu já acho que os Coreanos estão sendo pragmáticos em termos geopolíticos e estratégicos, estão seguindo o caminho do Japão em ter uma indústria o mais nacionalizada possível mesmo ainda dependendo de componentes estrangeiros, mas ao mesmo tempo e diferentemente dos nipônicos, estão tentando buscar mercado para seus produtos.

Logo logo vender qualquer tipo de arma mais avançada no continente asiático, e não ter sérios problemas com a China, não vai mais ser uma opção. Seul resolveu abrir a carteira (e sem miséria) para conseguir um guarda chuvas antes que e tempo fique mais feio e os aliados mais escassos.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60639
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: KF-X

#103 Mensagem por Túlio » Sáb Abr 10, 2021 6:08 pm

Pablo Maica escreveu: Sáb Abr 10, 2021 5:29 pm Eu já acho que os Coreanos estão sendo pragmáticos em termos geopolíticos e estratégicos, estão seguindo o caminho do Japão em ter uma indústria o mais nacionalizada possível mesmo ainda dependendo de componentes estrangeiros, mas ao mesmo tempo e diferentemente dos nipônicos, estão tentando buscar mercado para seus produtos.

Logo logo vender qualquer tipo de arma mais avançada no continente asiático, e não ter sérios problemas com a China, não vai mais ser uma opção. Seul resolveu abrir a carteira (e sem miséria) para conseguir um guarda chuvas antes que e tempo fique mais feio e os aliados mais escassos.


Um abraço e t+ :)
Não vejo PRAGMATISMO algum onde se está a UMA salva de Artilharia (convencional) de ser mandado de volta pra Idade da Pedra; ou, no caso de a coisa escalar, a gente está bem na mira das nukes; pior ainda, numa área onde se está de mal com os grandões (China, Japão) e com a Economia indo a pique por causa disso (sugiro ler com atenção os posts do @akivrx78, que mora naquelas bandas e que, pelo menos PARA MING :twisted: , é a melhor fuente aqui no DB para entender como pensam naquela parte do mundo).

Mas fica PIOR: em vez de procurar nichos (como o anteriormente citado Super Tucano, Programa pequeno demais para despertar a cobiça dos gigantes - Boeing, LM, Airbus - dos EUA e UE e grande demais para os concorrentes menores - Bitchcraft, Pilatus - acharem algo com que competir) partem justamente para o caminho oposto, ou seja, let's go 'gainst the big guys and let's fuck'em, ou seja, o caminho é competir direto com F-16, F-18 e Eurocanards, ainda por cima usando motores e outras coisas feitas por quem os produz. O que poderia dar errado?

Claro, claro, tem tudo PARA DAR SERTO... :lol: :lol: :lol: :lol:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6748
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 766 vezes

Re: KF-X

#104 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Abr 10, 2021 7:36 pm

O T-50 já é um sucesso com 200 unidades vendidas, entre elas cerca de 60 F/A-50 na Força Aérea da Coréia do Sul. Eu prevejo que o KF-21 vai ser similar. Essa configuração ventral dos mísseis semi-embutidos no chassis já vai dar uma vantagem grande pra esse caça em comparação à por exemplo o Gripen E/F, ao EF-2000 e ao Rafale. Isso se mencionar o design semi-stealth e futuramente acabamento RAM na lataria.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8826
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 427 vezes

Re: KF-X

#105 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Abr 10, 2021 7:48 pm

Bom se por ter um inimigo com capacidade superior, investir em defesa prevendo o futuro é uma perda de tempo, todos os países fora EUA, Rússia, China e o clube nuclear estão rasgando dinheiro apenas.

Sobre economia e defesa, se bem me lembro, excetuando-se a China, basicamente todos os big players estão em crise, leve, moderada ou severa. E no entanto os gastos em defesa vem subindo razoavelmente. Talvez para nós seja complicado entender mas para países que já sofreram invasões e onde a defesa é um assunto de peso na pauta política e principalmente na opinião pública, sempre haja espaço para investimento. E não querendo desmerecer o estimado colega Akivrx78, muito pelo contrário, as contribuições dele para o fórum são vitais, mas eu trabalho com importação de componentes industriais, onde basicamente 90% de tudo vem da Ásia, e eu pelo menos tento me informar bastante sobre como as coisas vão por lá. Aliás se tudo que se diz fosse 100% certeza o Japão seria hoje o melhor cenário de filmes pós apocalípticos e distópicos no mundo, e a China não passaria de mais uma bolha.

Também acho meio equivocado pregar que os Coreanos estejam com essa obsessão em quebrar a banca dos maiores fabricantes, e de uma hora para outra virar um grande rival para essas empresas. Há tempos que eles vêm criando suas próprias soluções em defesa tanto em terra, mar e ar, voltadas para as suas necessidades ainda que necessitem de componentes externos, e não unicamente para serem grandes sucessos comerciais. Obviamente que também não deixam de promover seus produtos mundo a fora, tentando conseguir uma venda ou outra para ajudar a custear os projetos. Aqui mesmo vivemos falando da necessidade de parar de comprar de prateleira.

Sobre usar motores e componentes de outros países e concorrer com os caças do seus fabricantes... bem alguém precisa avisar a SAAB que isso nunca da certo.


Um abraço e t+ :)




Responder