C-105 Amazonas

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: C-105 Amazonas

#46 Mensagem por Bolovo » Dom Mar 05, 2017 1:46 am

Túlio escreveu:
knigh7 escreveu:
A título de complemento de informação a antena AESA dele tem 500 módulos. Em comparação com a do Typhoon, é um nada. Mas com um Rafale ae....
No duro? PUTZ, então é só integrar Meteor nele e o Bandeirulha vira BANDEIRAÇA!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
DB, aonde o Bandeirulha é melhor que o Rafale.

Eu adoro esse fórum.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: C-105 Amazonas

#47 Mensagem por knigh7 » Dom Mar 05, 2017 1:48 am

Como distorce...
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: C-105 Amazonas

#48 Mensagem por Bolovo » Dom Mar 05, 2017 1:58 am

knigh7 escreveu:Como distorce...
Eu? Você fez uma comparação totalmente sem sentido. O Erieye tem 192 módulos. Sabe o que significa isso? Nada. Tente fazer uma comparação melhor da próxima vez e será mais feliz.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: C-105 Amazonas

#49 Mensagem por knigh7 » Dom Mar 05, 2017 2:26 am

Bolovo escreveu:
knigh7 escreveu:Como distorce...
Eu? Você fez uma comparação totalmente sem sentido. O Erieye tem 192 módulos. Sabe o que significa isso? Nada. Tente fazer uma comparação melhor da próxima vez e será mais feliz.
Não tem comparação: os módulos do Eireye da Ericsson são módulos maiores, com 4 canais, com maior capacidade de energia. Enquanto que o do Seasprey são os tradicionais 1 T/R para cada módulo. Hoje os módulos AESA da Selex e da Thales são fornecidos pela UMS, que é uma joint venture.

Com relação a quantidade de módulos da antena, que é o que eu fiz, eu posso comparar entre o Seaspray e o RBE.

E não venha mais com distorção para tentar ridicularizar os outros, como agora, que é algo comum que vc vem fazendo.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: C-105 Amazonas

#50 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Mar 05, 2017 3:22 am

knigh7 escreveu:A título de complemento de informação a antena AESA dele tem 500 módulos. Em comparação com a do Typhoon, é um nada. Mas com um Rafale ae....
Na versão indicada pelo Penguim, contei 384 módulos, mais que isso só cabe nas versões maiores.

No RBE são 838.
Bolovo escreveu:Eu? Você fez uma comparação totalmente sem sentido. O Erieye tem 192 módulos. Sabe o que significa isso? Nada. Tente fazer uma comparação melhor da próxima vez e será mais feliz.
Significa que o Erieye opera na banda S, o tamanho do móculo depende do comprimento da onda, a quantidade de módulos é quantos cabem no espaço destinado a eles, no caso do Erieye, com ondas longas mas com muito espaço foram 192 módulos, no caso do Seaspray 5000E, com ondas curtas mas espaço muito reduzido foram 384 módulos.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: C-105 Amazonas

#51 Mensagem por Bolovo » Dom Mar 05, 2017 3:50 am

knigh7 escreveu:
Bolovo escreveu: Eu? Você fez uma comparação totalmente sem sentido. O Erieye tem 192 módulos. Sabe o que significa isso? Nada. Tente fazer uma comparação melhor da próxima vez e será mais feliz.
Não tem comparação: os módulos do Eireye da Ericsson são módulos maiores, com 4 canais, com maior capacidade de energia. Enquanto que o do Seasprey são os tradicionais 1 T/R para cada módulo. Hoje os módulos AESA da Selex e da Thales são fornecidos pela UMS, que é uma joint venture.

Com relação a quantidade de módulos da antena, que é o que eu fiz, eu posso comparar entre o Seaspray e o RBE.

E não venha mais com distorção para tentar ridicularizar os outros, como agora, que é algo comum que vc vem fazendo.
Verdade, você está certo e eu errado.

Mas você está errado também. O RBE2 do Rafale tem muito, mas muito mais módulos que o radar do Bandeirulha, como mostrou o Marechal. Alias, já ouvi falar que era muito mais que os 800 e pouco que ele falou, era algo como ~1000 módulos no RBE2. Mas a questão não é essa, a questão é: porque todo tópico vc tenta dar uma zuada no Rafale? Qual a necessidade dessa comparação. Meio patológico isso...
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: C-105 Amazonas

#52 Mensagem por Túlio » Dom Mar 05, 2017 12:31 pm

knigh7 escreveu:Como distorce...

Cupincha, falávamos do Bandeirulha, daí TU vens com Typhoon e colhes o ensejo para dar uma zoadinha no Rafale, comparando radar de Caça com radar de Patrulheiro. E ainda queres ser levado a sério - ao invés de ser ZOADO - depois disso? POWS!!!

Lembres, se tem gente tipo eu e tu que gosta do Gripen E, tem outros que preferem outros caças, inclusive o Rafale. E também lembro de ler, no tópico do FX, que o número de TRMs do RBE 2 seria bem maior do que mencionaste. Aliás, esqueceste que a primeira escolha de antena para o Gripen foi a da França, que não aceitou, só então tendo entrado no jogo a Selex?

Assim, a reação dos Colegas é normal. Estás em erro e não queres reconhecer, é como entendo.
"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: C-105 Amazonas

#53 Mensagem por knigh7 » Seg Mar 06, 2017 4:35 am

Túlio escreveu:
knigh7 escreveu:Como distorce...

Cupincha, falávamos do Bandeirulha, daí TU vens com Typhoon e colhes o ensejo para dar uma zoadinha no Rafale, comparando radar de Caça com radar de Patrulheiro. E ainda queres ser levado a sério - ao invés de ser ZOADO - depois disso? POWS!!!

Lembres, se tem gente tipo eu e tu que gosta do Gripen E, tem outros que preferem outros caças, inclusive o Rafale. E também lembro de ler, no tópico do FX, que o número de TRMs do RBE 2 seria bem maior do que mencionaste. Aliás, esqueceste que a primeira escolha de antena para o Gripen foi a da França, que não aceitou, só então tendo entrado no jogo a Selex?

Assim, a reação dos Colegas é normal. Estás em erro e não queres reconhecer, é como entendo.
Está ocorrendo um desentendimento.

A conversa era sobre a antena:
Túlio escreveu:
Penguin escreveu:O novo radar que equipa o P-95M é o Selex Seaspray 5000E, AESA, com 370km de alcance:
http://www.leonardocompany.com/en/-/seaspray_5000e-1

Imagem
http://www.revistaoperacional.com.br/20 ... ndeirulha/
Mas aonde vão botar a antena AESA desse radar no Bandeirulha? Me parece largo demais para o nariz "do Pateta"; ademais, que eu saiba o seu melhor uso é com rotação em 360º, outra impossibilidade no nariz do P-95. Estranho...
Marechal-do-ar escreveu:
Túlio escreveu:Mas aonde vão botar a antena AESA desse radar no Bandeirulha? Me parece largo demais para o nariz "do Pateta"; ademais, que eu saiba o seu melhor uso é com rotação em 360º, outra impossibilidade no nariz do P-95. Estranho...
Ao que parece quem tirou essa foto estudou na mesma escola que o fotógrafo do McDonalds, a antena tem 43cm de largura, cabe até no banco do passageiro do meu carro.
knigh7 escreveu:
Túlio escreveu: [018] [018] [018] [018]

Pior, o Mac-radar sozinho deve custar várias vezes mais que o Bandeco inteiro! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
A título de complemento de informação a antena AESA dele tem 500 módulos. Em comparação com a do Typhoon, é um nada. Mas com um Rafale ae....
Túlio escreveu: E também lembro de ler, no tópico do FX, que o número de TRMs do RBE 2 seria bem maior do que mencionaste
A antena do Rafale tem 838 módulos. E não digo algo diferente

Vocês estavam falando que a antena Seasprey5000E era pequena. O que disse:b]A título de complemento de informação a antena AESA dele tem 500 módulos. Em comparação com a do Typhoon (3 vezes mais módulos) é um nada.(A Seasprey500E) Mas com um Rafale ae..(que tem 838 módulos ae..Não é tão ruim...

Só isso.
Não existe módulo para mar e módulo para terra. O que existem são softwares com especificidades. E nem posição diferença pois as fixas são geralmente inclinadas levemente para baixo. E a disposição dos módulos também não mudam (se é antena para patrulha marítima ou não: caças tem antenas redondas, quadradas e hesagonais, do mesmo modo de antenas de patrulha marítima. Só retangulares estreitas marítimas que não vai encontrar em caças.


E juntando o que eu disse, como ambos hoje em dia esses módulos vem da mesma joint venture da (UMS) mesma tecnologia não tem problema algum em fazer comparações (que não são comparações equitativas, que aliás eu não fiz).

Vocês interpretaram erroneamente.
Editado pela última vez por knigh7 em Seg Mar 06, 2017 5:25 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: C-105 Amazonas

#54 Mensagem por knigh7 » Seg Mar 06, 2017 5:02 am

Túlio escreveu: E também lembro de ler, no tópico do FX, que o número de TRMs do RBE 2 seria bem maior do que mencionaste. Aliás, esqueceste que a primeira escolha de antena para o Gripen foi a da França, que não aceitou, só então tendo entrado no jogo a Selex?
A antena do RBE2 AA tem 838 módulos mesmo.

Imagemsubir imagenes

http://rafalenews.blogspot.com.br/2011/ ... ttern.html


Detalhe:a antena dele era pequena por causa do bico afunilado (55cm de diâmetro, consequência dos requisitos franceses para uma melhor visão para pouso no NAe. Para o Gripen a antena da Thales seria maior, pois o bico do Gripen não é tão afunilado.

De qq forma, a mudança para o Raven foi bem melhor para o alcance, pois a última versão tem 30% a mais frente a anterior. E detalhe: elas sempre tiveram cerca de 1.000 módulos (mais precisamente 998). Um radar AESA de quase 1000 modulos com 30% a mais de alcance frente a outro radar AESA de mesma quantidade de módulos.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: C-105 Amazonas

#55 Mensagem por knigh7 » Seg Mar 06, 2017 5:24 am

Bolovo escreveu:
knigh7 escreveu: Não tem comparação: os módulos do Eireye da Ericsson são módulos maiores, com 4 canais, com maior capacidade de energia. Enquanto que o do Seasprey são os tradicionais 1 T/R para cada módulo. Hoje os módulos AESA da Selex e da Thales são fornecidos pela UMS, que é uma joint venture.

Com relação a quantidade de módulos da antena, que é o que eu fiz, eu posso comparar entre o Seaspray e o RBE.

E não venha mais com distorção para tentar ridicularizar os outros, como agora, que é algo comum que vc vem fazendo.
Verdade, você está certo e eu errado.

Mas você está errado também. O RBE2 do Rafale tem muito, mas muito mais módulos que o radar do Bandeirulha, como mostrou o Marechal. Alias, já ouvi falar que era muito mais que os 800 e pouco que ele falou, era algo como ~1000 módulos no RBE2. Mas a questão não é essa, a questão é: porque todo tópico vc tenta dar uma zuada no Rafale? Qual a necessidade dessa comparação. Meio patológico isso...
Acabei de dar a explicação para o Túlio. E não estava zoando com o Rafale. Eles estava falando que a antena Seasprey 5000E era pequena.
Eu não dei o numero de módulos das outras AESA (CaptorE e RBE2AA). Aliás todas hoje recebem os módulos de um mesmo fornecedor. Então eu fiz uma observação comparativa: com a do Typhoon a Seaspray é uma antena muito pequena. Se comparando com o Rafale, não é bem assim.
E por que eu usei caças? O dos P-3M é antena ELTA 2022. Não é AESA. Não faço a minima ideia da antena do P-8. A única que eu me recordo de antena AESA de aeronaves de patrulha maritima é a da Guarda Costeira Americana, que lor sinal é a Seaspray 5000E. De pouco iria servir de referência.

Eu não estava implicando com o Rafale. O problema é que vc estava armado demais.

E acho que somadas as explicações que eu dei para o Túlio, consegui esclarecer tudo.

P. S.: a bem verdade mesmo, se tivesse sido a minha intenção zoar com o caça francês eu não daria essas desculpas. Já fui suspenso trocentas vezes por bater boca. Bateria mais uma, talvez seria suspenso mais uma vez. Sem problema.
Editado pela última vez por knigh7 em Seg Mar 06, 2017 4:33 pm, em um total de 2 vezes.
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: C-105 Amazonas

#56 Mensagem por Tikuna » Seg Mar 06, 2017 5:32 am

knigh7 escreveu: A antena do RBE2 AA tem 838 módulos mesmo.

Imagemsubir imagenes

http://rafalenews.blogspot.com.br/2011/ ... ttern.html
Mas ai nesse link estão fazendo um exercício de achismo
knigh7 escreveu: Detalhe:a antena dele era pequena por causa do bico afunilado (55cm de diâmetro, consequência dos requisitos franceses para uma melhor visão para pouso no NAe. Para o Gripen a antena da Thales seria maior, pois o bico do Gripen não é tão afunilado.
Qual o tamanho do bico do Gripen em relação ao Rafale? E essa informação de 30% é baseada em que info?

Na versão Naval vão ter que afunilar também, se não a solução é fazer estilo concorde. Aperta ali no tablet o nariz desce.

Abraõs
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: C-105 Amazonas

#57 Mensagem por knigh7 » Seg Mar 06, 2017 5:52 am

Tikuna escreveu:
knigh7 escreveu: A antena do RBE2 AA tem 838 módulos mesmo.

Imagemsubir imagenes

http://rafalenews.blogspot.com.br/2011/ ... ttern.html
Mas ai nesse link estão fazendo um exercício de achismo
knigh7 escreveu: Detalhe:a antena dele era pequena por causa do bico afunilado (55cm de diâmetro, consequência dos requisitos franceses para uma melhor visão para pouso no NAe. Para o Gripen a antena da Thales seria maior, pois o bico do Gripen não é tão afunilado.
Qual o tamanho do bico do Gripen em relação ao Rafale? E essa informação de 30% é baseada em que info?

Na versão Naval vão ter que afunilar também, se não a solução é fazer estilo concorde. Aperta ali no tablet o nariz desce.

Abraõs
Olá, Tikuna.
:arrow: O Gripen tem um bico parecido com o do SH. No projeto sobre a versão Naval, nunca foi mencionada o afunilamento do bico. até porque o SH opera em NAes daquele jeito. Os franceses foram para o lado do mais da segurança, pedindo para ter um bico mais afunilado.

:arrow: não é 30% mas 20%a menos de módulos. A antena RBE AESA ficou com cerca de 20% a menos de módulos inicialmente projetados. Sei lá porque. Pois era inicialmente 1000 módulos, como a do Raven, como a do APG-80 do F-16. Mas acabou ficando com 838 módulos.


:arrow: Na verdade eu mesmo contei os módulos dos 3 caças da short list (pergunta para o pessoal mais antigo daqui.) Mas eu sempre ia acompanhando se havia evolução. Essa foto externa do Rafale já é antena operacional, foi tirada mais tarde. Podem contar (imprima a folha porque fica mais fácil não se perder).

:arrow: A antena AESA do Rafale tem 55cm de diâmeto. Só que a antena do Gripen NG não é redonda, é retangular pois ele aproveita melhor a fuselagem e o bico mais retangular.

observe as fotos nítidas das 2 antenas

Imagemsubir fotos


Imagemsubir imagenes gratis

Imagemimagen

Imagemsubir fotos a internet


E conte a do GripenNG também. É mais difícil, mas o resultado sempre fica entre 999 e 997.

Eu tenho mais fotos nítidas das aeronaves para vcs também contarem. Se tiverem saco.
Editado pela última vez por knigh7 em Seg Mar 06, 2017 6:27 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: C-105 Amazonas

#58 Mensagem por knigh7 » Seg Mar 06, 2017 6:19 am

O tempo voou. Daqui a pouco é hora de me preparar para ir ao trabalho. :shock: :shock: :shock:
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: C-105 Amazonas

#59 Mensagem por Tikuna » Seg Mar 06, 2017 10:27 am

Certo Knight, mas pelo que vejo ai os módulos do Gripen são muito menores que as do Rafale, dadas as proporções das aeronaves e dos bicos, a não ser que seja uma ilusão se optica. De qualquer forma, sabe me informar o tamanho do nariz do Gripen E?

Abraços

P.S.: me de quote nesse post no post do Gripen NG por gentileza pois já estamos passando dos off topics aqui!
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: C-105 Amazonas

#60 Mensagem por joao fernando » Seg Mar 06, 2017 10:37 am

Tikuna escreveu:Certo Knight, mas pelo que vejo ai os módulos do Gripen são muito menores que as do Rafale, dadas as proporções das aeronaves e dos bicos, a não ser que seja uma ilusão se optica. De qualquer forma, sabe me informar o tamanho do nariz do Gripen E?

Abraços

P.S.: me de quote nesse post no post do Gripen NG por gentileza pois já estamos passando dos off topics aqui!
Pensa num Mirage
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Trancado