C-105 Amazonas

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: C-105 Amazonas

#16 Mensagem por Tikuna » Qua Mar 01, 2017 5:29 pm

Pelo visto nossos C-295 não tem nada de W mesmo, como propalado pela mídia quando do anúncio. A coisa tá tão feia assim pra não comprarem a versão mais nova da aeronave?


Imagem

Imagem

Imagem
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: C-105 Amazonas

#17 Mensagem por juarez castro » Qua Mar 01, 2017 11:13 pm

Está bem feia, a segunda célula não tem ainda recursos plenamente garantidos.

G abraço
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: C-105 Amazonas

#18 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 02, 2017 6:02 pm

Os C-295 SAR terão capacidade de esclarecimento/reconhecimento marítimo com muito mais desenvoltura e desempenho que os atuais P-95.

E como tenho reiterado aqui nos debates a cerca da patrulha, a sua introdução na AN em uma transição a ser feita ao longo de 10 anos, pode ser a melhor opção que temos para manter a nossa patrulha naval com o nariz fora d'água, até que uma solução para um vetor ASW seja definida.

Se conseguíssemos mais 5 aeronaves além das 3 hora contratadas, adicionando-as as 12 originais, com certeza teríamos uma capacidade de operação muito mais adequada para os próximos 20 anos, já que se espera que os P-3 atuais ainda durem por este tempo, pelo menos.

E nada diz que outras células não possam ser adaptadas para esta mesma missão, visto que os kits disponíveis pela Airbus estão aí para serem usados, e os custos seriam bem mais palatáveis do que comprar aeronaves novas. Assim adaptar mais 4 células para SAR, totalizando 12 aeronaves seria algo espetacular quanto a nossa capacidade de esclarecimento/reconhecimento marítimo e, obviamente, SAR no Atlântico Sul.

abs.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: C-105 Amazonas

#19 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mar 02, 2017 6:29 pm

Nao sei se aeronaves de SAR podem servir para esclarecimento maritime (so na base do milagre, mas nao acredito ser capacidade primaria).

Eles nem tem radares do calibre necessario para tal.

'E bom nao confundir as tarefas.

[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60639
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: C-105 Amazonas

#20 Mensagem por Túlio » Qui Mar 02, 2017 7:42 pm

Eu tiraria de vez da cabeça o C-295 para função mais complexa do que SAR. Para Patrulha Marítima teriam que desenvolver uma versão (não o atual quebra-galho) com o dobro da autonomia da versão atual, e isso levando em conta que os custos em $$$ e pesos dos sensores e armamentos seriam BEM ardidos.
"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: C-105 Amazonas

#21 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 02, 2017 7:43 pm

Carlos Lima escreveu:Nao sei se aeronaves de SAR podem servir para esclarecimento maritime (so na base do milagre, mas nao acredito ser capacidade primaria).
Eles nem tem radares do calibre necessario para tal.
'E bom nao confundir as tarefas.
[]s
CB
Esta notícia é recente, mas daí pode-se ver que a questão dos SC-295 também está complicada na FAB.
Infelizmente, do jeito que as coisas estão andando por aqui, se bobear vai ficar em um só e já tá bom.

http://www.defesaaereanaval.com.br/fab- ... -previsto/

Os outros dois SC-295 adaptados com kits SAR podem continuar a operar normalmente no 2o/10o Gav.

Quanto a capacidade de esclarecimento marítimo eu tendo a crer que ele não deixará nada a dever ao P-95.

Aliás, o seu emprego sobre o mar naquela missão também está em acordo com os sistemas embarcados.

https://airbusdefenceandspace.com/our-p ... raft/c295/

abs.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: C-105 Amazonas

#22 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 02, 2017 7:57 pm

Túlio escreveu:Eu tiraria de vez da cabeça o C-295 para função mais complexa do que SAR. Para Patrulha Marítima teriam que desenvolver uma versão (não o atual quebra-galho) com o dobro da autonomia da versão atual, e isso levando em conta que os custos em $$$ e pesos dos sensores e armamentos seriam BEM ardidos.
Túlio, o desempenho atual do C-295 já é muito bom para a missão de esclarecimento marítimo. Esta missão é feita prioritariamente dentro da ZEE, e na plataforma continental, até um limite de 350 mn.

A Airbus disponibiliza na forma de kits, ou de modelos adaptados desde a produção, para este tipo de missão. E nenhuma delas é inferior ao que dispomos hoje, muito pelo contrário.

Neste sentido, levar armamento não é uma prioridade deste tipo de aeronave. Agora, se quiserem adaptar ele para ASW e ASupW já é outra coisa.

Na minha cabeça, como parece que vamos ficar só com uma ou duas undes, já vai ser um alívio para o esquadrão SAR da FAB em CG, posto que eles ainda operam com os SC-295 adaptados com os citos kits que falei.

No mais, pensar a patrulha marítima é pensar em P-3, e daí para cima.

E sendo bem honesto, estamos é bem ferrados e mal pagos quanto a esta questão, pois a patrulha marítima é feita de 4 missões básicas das quais hoje não temos condições de realizar bem nenhuma, quais sejam o SAR, Esclarecimento/Reconhecimento marítimo, ASW/ASupW, e polícia naval. Destas 4, a MB poderia abrir mão de 3 para uma guarda costeira. Só a ASW/ASupW é da conta da aviação naval enquanto missão primária. O resto, bem, aeronaves do quilate do C-212 ao KC-390 com um combinado de helos médio e médio-leve poderiam resolver.

Mas definitivamente a MB parece que não vai largar esse osso tão fácil. :?

abs.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: C-105 Amazonas

#23 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mar 02, 2017 8:52 pm

Sei nao FC...

Esse papo de botar "Kit" em aviao de transporte e de uma hora virar patrulheiro, cheira fortemente a Gambiarra. E das brabas.

:|

Acho que Portugal, Irlanda e Oman tem o C-295(235) ""narigudos"" que tem radar proprio para essa funcao.

O resto 'e gambiarra.
CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: C-105 Amazonas

#24 Mensagem por Penguin » Qui Mar 02, 2017 9:39 pm

O novo radar que equipa o P-95M é o Selex Seaspray 5000E, AESA, com 370km de alcance:
http://www.leonardocompany.com/en/-/seaspray_5000e-1

Imagem
O P-95M, sua nova denominação, conta com o radar Seaspray 5000E e tem condições de detectar navios de grande porte a até 370 quilômetros de distância. Semelhante ao instalado na aeronave P-3 Orion, o novo radar também permite registrar imagens de alta resolução durante a varredura. ”Sobrevoando a Ilha de Florianópolis conseguimos visualizar pelo radar embarcações no porto de Paranaguá”, compara o Comandante do Esquadrão Phoenix, Tenente-Coronel Pierre Gonçalves Bastos, sobre uma das possibilidades de imageamento do novo equipamento.

Agora os aviões conseguem acompanhar até 200 alvos simultaneamente, realizar mapeamento de terrenos e detectar aeronaves, entre outras funcionalidades. Os novos sistemas de navegação oferecem maior precisão, o que é fundamental para uma aeronave que voa sobre o mar, sem referências visuais. Os sistemas de comunicação também foram substituídos.
http://www.revistaoperacional.com.br/20 ... ndeirulha/
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: C-105 Amazonas

#25 Mensagem por juarez castro » Qui Mar 02, 2017 10:00 pm

Ele pode fazer a missão EM em função dos equipamentos de missão que possui, o problema dele é alcance e permanência no TO on station, pois ou é payload ou é combustível, os dois não dá.

G abraço
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: C-105 Amazonas

#26 Mensagem por Penguin » Qui Mar 02, 2017 10:06 pm

juarez castro escreveu:Ele pode fazer a missão EM em função dos equipamentos de missão que possui, o problema dele é alcance e permanência no TO on station, pois ou é payload ou é combustível, os dois não dá.

G abraço
Vero, possui limitações, mas colocaram nele sistemas e sensores bem modernos.
Além do mais é o que já temos e dominamos a manutenção.

[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: C-105 Amazonas

#27 Mensagem por Tikuna » Qui Mar 02, 2017 10:22 pm

Esse nosso C-295 é praticamente o C-235 VIGMA Espanhol, mas sem ESM

"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: C-105 Amazonas

#28 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 02, 2017 10:54 pm

Carlos Lima escreveu:Sei nao FC...
Esse papo de botar "Kit" em aviao de transporte e de uma hora virar patrulheiro, cheira fortemente a Gambiarra. E das brabas.
:|
Acho que Portugal, Irlanda e Oman tem o C-295(235) ""narigudos"" que tem radar proprio para essa função.
O resto 'e gambiarra.
Os kits são oferecidos pela própria Airbus Carlos. E a aeronave já vem preparada de fábrica para recebê-los. E aquela velha concepção de uso modular. O próprio KC-390 lança mão deste conceito.
Ademais, o C-235/295 como o cargueiro que é, tem espaço de sobra para se adaptar nele os recursos que sejam necessários ou interessantes a cada usuário. Tanto assim que a FAB usa os kits SAR em dois C-295 no 2o/10o Gav porque não tinha uma aeronave dedicada, como agora serão os SC-295.
É apenas uma questão de opção de quem compra e usa estas aeronaves. Não digo que o uso de kits seja melhor que uma aeronave específica para determinada missão, mas as vezes ter a capacidade de se adaptar as diferentes demandas de seus operadores é quase tão importante quanto deter as melhores capacidades primárias. A FAB esta experimentando isso na prática com os seus C-295 em Campo Grande.
Pode não ser a melhor solução, mas na hora que mais se precisa, ninguém vai se preocupar se o avião é adaptado ou é primário na missão. O negócio é cumprir a missão, e de preferência do melhor jeito possível. E isso, até o presente momento a FAB não tem, ou teve, do que reclamar dos seus C-295 e nem dos kits que ela usa.
Agora, claro, se pudermos operar SC-295 SAR, ou de esclarecimento marítimo, vindo de fábrica é sempre melhor do que ter de fazer 'gambiarras' neles. Mas isso ai já não depende só da FAB... :roll:

abs.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: C-105 Amazonas

#29 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 02, 2017 10:58 pm

juarez castro escreveu:Ele pode fazer a missão EM em função dos equipamentos de missão que possui, o problema dele é alcance e permanência no TO on station, pois ou é payload ou é combustível, os dois não dá.
G abraço
Juarez, sabes dizer quais seriam os sistemas de missão que virão nos nossos SC-295?

Porque a 62 milhões de euros cada um, tem que ter muita coisa boa ali dentro.

abs.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceram: 172 vezes

Re: C-105 Amazonas

#30 Mensagem por Energys » Qui Mar 02, 2017 11:02 pm

Tikuna escreveu:Esse nosso C-295 é praticamente o C-235 VIGMA Espanhol, mas sem ESM
O Vigma não tem ESM mesmo. O Persuader sim.
O SC-105 da FAB é praticamente um Persuader sem ESM e os demais sistemas relacionados à missões ASW.

Att.
Trancado