Companhia de Precursores Pára-quedista

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
gabrielmanccine
Novato
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Jan 24, 2015 3:16 pm

Companhia de Precursores Pára-quedista

#1 Mensagem por gabrielmanccine » Ter Jan 27, 2015 11:54 am

Eu estava fuçando o site da FAB e sem querer encontrei umas fotos da Companhia de Precursores Pára-quedista usando a farda woodland green, alguém sabe me dizer se esse fardamento é padrão nessa companhia ou se foi só algum tipo de teste de novas fardas ou coisa do tipo?Pode-se notar que eles estão usando aquela farda verde por baixo da farda woodland green.Imagem
Imagem
Imagem




Avatar do usuário
italo clay
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 302
Registrado em: Qua Set 07, 2005 8:41 pm
Agradeceram: 17 vezes

Re: Companhia de Precursores Pára-quedista

#2 Mensagem por italo clay » Ter Jan 27, 2015 2:22 pm

vou arriscar uma resposta. pelo H-60 da FAB ao fundo acredito que eles devem estar operando na região sul, mais especificamente a região de santa maria. sendo tempo de inverno usam o woodland green como uniforme anti exposição, já vi fotos de comandos do EB com a mesma gandola




CHRISTUS VINCIT, CHRISTUS REGNAT, CHRISTUS IMPERAT.
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8830
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 430 vezes

Re: Companhia de Precursores Pára-quedista

#3 Mensagem por Pablo Maica » Ter Jan 27, 2015 4:49 pm

Hangar do 5º/8º.

O uniforme é de goretex se não me engano, o o mesmo que os comandos e FE usam no adestramento que eles fazem todo ano no inverno, no interior de São Pedro e da 4ª colonia.



Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36380
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Companhia de Precursores Pára-quedista

#4 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 28, 2015 1:35 pm

Interessante notar que este tipo de "abertura" para a utilização de outros tipos diferentes de camuflagem no EB é algo exclusivo das FE's e comandos. Mas parece que a moda agora pegou também para o pessoal pqdt.

Na verdade, a CiaPrec são de certa forma "forças de operações especiais" dentro da BgdaPqdt em relação as demais tropas desta OM.

É bom ver que aos poucos, o EB vai se permitindo, e permitindo, que a realidade coopere para a melhoria das condições de operação de seus soldados.

Afinal teoria é muito bom e necessário. Mas sem o respaldo da prática, seu valor fica relativizado.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2061
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: Companhia de Precursores Pára-quedista

#5 Mensagem por Frederico Vitor » Qua Jan 28, 2015 2:19 pm

E a Multicam, será que um dia aparece?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36380
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Companhia de Precursores Pára-quedista

#6 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 30, 2015 2:05 pm

Esta é ou era uma das opções para o novo fardamento do EB e que, como visto em imagens postadas aqui mesmo no DB em outro tópico, estaria sendo testada, assim como novos coturnos.
Não se sabe na verdade se tais avaliações chegaram a alguma conclusão.
Ao menos no que tange ao padrão atual, ele não muda, tendo somente algumas adequações em termos de corte e fabricação.
Enfim, tudo continua como antes.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8830
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 430 vezes

Re: Companhia de Precursores Pára-quedista

#7 Mensagem por Pablo Maica » Dom Fev 01, 2015 12:38 am

FCarvalho escreveu:Interessante notar que este tipo de "abertura" para a utilização de outros tipos diferentes de camuflagem no EB é algo exclusivo das FE's e comandos. Mas parece que a moda agora pegou também para o pessoal pqdt.

Na verdade, a CiaPrec são de certa forma "forças de operações especiais" dentro da BgdaPqdt em relação as demais tropas desta OM.

É bom ver que aos poucos, o EB vai se permitindo, e permitindo, que a realidade coopere para a melhoria das condições de operação de seus soldados.

Afinal teoria é muito bom e necessário. Mas sem o respaldo da prática, seu valor fica relativizado.

abs.
Pelo que se diz, as forças especiais do EB nasceram dentro da CiaPrec.



Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Vinícius Almeida
Avançado
Avançado
Mensagens: 355
Registrado em: Sex Dez 12, 2014 9:49 pm
Agradeceram: 49 vezes
Contato:

Re: Companhia de Precursores Pára-quedista

#8 Mensagem por Vinícius Almeida » Dom Fev 01, 2015 8:09 pm

Ouvi que o Exercito Brasileiro irá fazer uniformes baseados nesses, porém com o padrão brasileiro de camuflagem...

Impressão minha ou esses coturno são mais modernos?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36380
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Companhia de Precursores Pára-quedista

#9 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 03, 2015 4:17 pm

Vinícius Almeida escreveu:Ouvi que o Exercito Brasileiro irá fazer uniformes baseados nesses, porém com o padrão brasileiro de camuflagem...

Impressão minha ou esses coturno são mais modernos?
Parece que sim. Como são precursores é provável que tenham recebido material para avaliação.

Plabo Maica escreveu:Pelo que se diz, as forças especiais do EB nasceram dentro da CiaPrec.
Um abraço e t+
Sim, as operações especiais no EB nasceram bem por ali.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Vinícius Almeida
Avançado
Avançado
Mensagens: 355
Registrado em: Sex Dez 12, 2014 9:49 pm
Agradeceram: 49 vezes
Contato:

Re: Companhia de Precursores Pára-quedista

#10 Mensagem por Vinícius Almeida » Ter Fev 03, 2015 4:18 pm

Obrigado! =)




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Companhia de Precursores Pára-quedista

#11 Mensagem por Bolovo » Ter Fev 03, 2015 6:59 pm

FCarvalho escreveu:Interessante notar que este tipo de "abertura" para a utilização de outros tipos diferentes de camuflagem no EB é algo exclusivo das FE's e comandos. Mas parece que a moda agora pegou também para o pessoal pqdt.

Na verdade, a CiaPrec são de certa forma "forças de operações especiais" dentro da BgdaPqdt em relação as demais tropas desta OM.

É bom ver que aos poucos, o EB vai se permitindo, e permitindo, que a realidade coopere para a melhoria das condições de operação de seus soldados.

Afinal teoria é muito bom e necessário. Mas sem o respaldo da prática, seu valor fica relativizado.

abs.
Na verdade estão utilizando esse uniforme QBN (chamado de MOPP nos EUA, pode-se reparar nos velcros, no capuz, no fato de estar por cima da gandola do EB) no padrão woodland porque não existe nenhum nacional com o padrão brasileiro. A mesma explicação serve para os Comandos, FE... lembram dos Marines invadindo o Iraque em 2003? Todos com o uniforme QBN woodland, pois era o que tinha disponível, por cima da gandola tri-desert. É o mesmo equipamento que os precursores estão usando.

Imagem




Editado pela última vez por Bolovo em Qua Fev 04, 2015 11:34 am, em um total de 2 vezes.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36380
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Companhia de Precursores Pára-quedista

#12 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 04, 2015 11:15 am

Bem, uma hora esse negócio de "camuflado padrão" vai ter que acabar ou ser flexibilizado. Simplesmente não dá mais para ficarmos parados no temop achando que todas as guerras são iguais. E que pior. Que imagem e identidade institucional são mais importantes do que a vida dos combatentes em campanha.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8380
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 246 vezes

Re: Companhia de Precursores Pára-quedista

#13 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Fev 04, 2015 1:50 pm

Eu lembro que essas fotos já tinham sido postadas aqui, e que na época falamos que isso era um uniforme de inverno...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36380
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Companhia de Precursores Pára-quedista

#14 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 04, 2015 5:15 pm

Ainda que seja Glauber. O fato é que não podemos nos dar mais ao luxo de ficar ao largo dos avanços havidos nesta área.
Camuflagem de uniformes é um item tão inconstante e variável quanto as guerras por aí.
Não se pode ficar atrelado à questões meramente institucionais com vista a definir parâmetros para indicar qual camuflado usar. Acho que já passamos deste tempo.
Temos um país do tamanho de um continente, com as suas imensas diferenças geográficas e mesmo assim, parece que o EB continua a insistir no fato de que sua identidade como um único exercito vale mais que a camuflagem que poderá não raro, ajudar na proteção de seus próprios soldados.
Não estou dizendo que o padrão atual não é bom. Só estou ressaltando que ele deveria, ao menos, ser condigo as mais que diferentes zonas geográficas, e quiçá, missões, a que se destinam as também, diferentes tropas do EB, servindo ao londo dos 15 mil kms de fronteira seca e 8 mil kms de litoral.
Afinal, isso não muda efetivamente nada no reconhecimento que o país e seu povo possam ter do exército que tem.
Aliás, as pessoas se quer lembram que temos um exército hoje em dia, a não ser quando chama ele para segurar as pontas de alguma cagada da segurança pública neste país.
Isso sim deveria ser discutido. Exercito querer rimar com polícia e segurança interna. Já vimos esse filme antes e sabemos muito bem no que deu... e no que não deu.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Companhia de Precursores Pára-quedista

#15 Mensagem por Clermont » Qua Fev 04, 2015 9:04 pm

Uma curiosidade:

Alguém sabe se há diferença de missões e treinamento entre as equipes "Alfa" e "Bravo" do 1º Destacamento de Precursores Paraquedistas? Eu sei que ambas são dedicadas ao Salto Livre Operacional, mas fiquei com a dúvida se cada uma teria algum "talento" especial, do tipo missão HAHO versus missão HALO.




Responder