A Industria Aeronáutica Brasileira

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: A Industria Aeronáutica Brasileira

#16 Mensagem por Boss » Qua Jan 07, 2015 2:18 pm

A indústria bélica poderia se desenvolver aqui mesmo com todos os problemas que afetam nossa indústria como um todo, se ao menos houvesse uma política consistente no setor, com compras garantidas e em quantidade decente, já que muito da renda dela vem de qualquer forma, do governo, e isso dá credibilidade para as exportações.

Não essa gangorra que você nunca sabe o que vem, onde e quanto vão cortar, o que não vai sair. E mesmo aquilo que sai, normalmente é em pouca quantidade.




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Re: A Industria Aeronáutica Brasileira

#17 Mensagem por Túlio » Qua Jan 07, 2015 2:21 pm

E vem de DÉCADAS e mais DÉCADAS... :roll: :roll: :roll: :roll:




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Re: A Industria Aeronáutica Brasileira

#18 Mensagem por LeandroGCard » Qua Jan 07, 2015 2:27 pm

Boss escreveu:A indústria bélica poderia se desenvolver aqui mesmo com todos os problemas que afetam nossa indústria como um todo, se ao menos houvesse uma política consistente no setor, com compras garantidas e em quantidade decente, já que muito da renda dela vem de qualquer forma, do governo, e isso dá credibilidade para as exportações.

Não essa gangorra que você nunca sabe o que vem, onde e quanto vão cortar, o que não vai sair. E mesmo aquilo que sai, normalmente é em pouca quantidade.
De fato, sob o argumento da segurança nacional a indústria bélica poderia se beneficiar de um regime especial. Desde que as aquisições fossem programadas e executadas de forma adequada e previsível.

Mas não acredito que isso daria muito certo no longo prazo sem que o restante da indústria fosse também aliviado dos seus problemas. Caso contrário a nossa base industrial em geral iria definhar, e sem ela também não daria para desenvolver mais armamento algum. Imagine tentar criar qualquer produto sem acesso a fornecedores de peças, componentes e serviços especializados (projeto e análise, ferramentaria, medição e etc...). Se tiver que verticalizar todo o desenvolvimento e produção nenhuma empresa menor terá condições sequer de se estabelecer, pois os investimentos necessários seriam enormes.


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Re: A Industria Aeronáutica Brasileira

#19 Mensagem por Túlio » Qua Jan 07, 2015 2:34 pm

Além do que QUEM, em seu juízo perfeito, se atreveria a tentar desenvolver, homologar e fabricar uma simples PEÇA sem:

:arrow: Garantia de sustentabilidade (palavra cara ao PT) da linha de montagem, por aquisições periódicas e constantes;

:arrow: Garantia de não tomar BAN porque não quis pagar propina (aí não é só o PT);

:arrow: Garantia de que as regras não vão mudar no meio do jogo...




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Re: A Industria Aeronáutica Brasileira

#20 Mensagem por Boss » Qua Jan 07, 2015 3:23 pm

Uma coisa assim deveria ser contida em uma lei, um "marco regulatório" do setor. Da boca pra fora você nunca teria alguma garantia que essas questões seriam respeitadas, e ficaria dependendo dos humores do Planalto, como é hoje.




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Re: A Industria Aeronáutica Brasileira

#21 Mensagem por Wingate » Qui Fev 26, 2015 6:20 pm

História de um pioneiro (Companhia Aeronáutica Paulista - CAP):

http://www.centrohistoricoembraer.com.b ... aspx?IDI=7


Imagem


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Re: A Industria Aeronáutica Brasileira

#22 Mensagem por EduClau » Qui Fev 26, 2015 9:11 pm

Voei uns bons pares de horas nuns desses.

Sds. saudosos




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Re: A Industria Aeronáutica Brasileira

#23 Mensagem por Wingate » Sex Fev 27, 2015 10:12 am

Outra grande pioneira (Sociedade Construtora Aeronáutica Neiva):

http://www.centrohistoricoembraer.com.b ... aspx?IDI=8


Imagem


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Re: A Industria Aeronáutica Brasileira

#24 Mensagem por LeandroGCard » Sex Fev 27, 2015 1:48 pm

Uma das pioneiras também foi a Companhia Nacional de Navegação Aérea, que fabricava os aviões HL no Rio de Janeiro. Fundada em 1935, durante algum tempo foi a maior fabricante nacional de aviões, chegando a exportar para alguns países e a desenvolver diversos modelos e projetos mais sofisticados, inclusive bi e tri-motores do porte o bandeirante e um caça a jato de primeira geração:

http://www.museutec.org.br/resgatememor ... 2/025.html

Imagem
HL-1

Imagem
HL-6B

Após a SGM, com a indisponibilidade de fornecedores no Brasil (não havia alumínio, motores, instrumentos, etc...), tendo que competir com aviões como o Piper Cub e o DC-3 sendo vendidos por aí a U$1,00 e, sem apoio governamental a empresa foi à falência.


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Re: A Industria Aeronáutica Brasileira

#25 Mensagem por Wingate » Ter Mar 03, 2015 11:42 am

Primeiro avião fabricado em série no Brasil (MUNIZ M-7):

http://canalpiloto.com.br/o-projeto-do- ... no-brasil/

Imagem


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Re: A Industria Aeronáutica Brasileira

#26 Mensagem por Ckrauslo » Sáb Jun 27, 2015 1:10 am

Quais as chances de um jato caça/bombardeiro porém um pouco maior como um SU 34, mas com torres construídas de forma aerodinâmicas com sistema CIWIS e deck de equipamentos "Ta seria ligeiramente maior que o SU 34" ser construído e ser usado como uma fortaleza voadora dos dias atuais?
http://prntscr.com/7luk7x
Ta sei que o desenho não é muito bom foi só um sketch que fiz depois de que vi a imagem de um B17 que minha esposa me mandou no whatsapp.




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Re: A Industria Aeronáutica Brasileira

#27 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Jun 27, 2015 1:19 am

0%




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Re: A Industria Aeronáutica Brasileira

#28 Mensagem por Ckrauslo » Sáb Jun 27, 2015 1:20 am

Por que? o SU 34 é uma boa aeronave, a diferença seria por um sistema de proteção na aeronave




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Re: A Industria Aeronáutica Brasileira

#29 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Jun 27, 2015 1:29 am

Não é por inviabilidade técnica, mas inviabilidade política/econômica, as razões são:
1) Todo mundo hoje quer aeronaves invisíveis, em muitos casos isso nem faz sentido, mas todos querem uma aeronave invisível e que atenda a todos os casos, uma aeronave não furtiva não atenderia a todos os casos, já existiria um impedimento aqui;
2) Aeronaves já estão em um patamar de custo e complexidade exorbitantes, veja o F-35, por exemplo, a novela que está sendo o software dele, agora, colocar um CIWS que já exige um software complexo em cima dessa complexidade toda e ainda em uma situação incrivelmente complicada (uma plataforma movendo rápido tentando abater mísseis ainda mais rápidos) levaria os custos e complexidade para níveis inimagináveis, a classe política complicaria tudo ainda mais, se isso fosse feito nos EUA do jeito que eles fizeram o F-35 custaria uns 100 trilhões e demoraria 50 anos para ficar pronto;
3) A tendência, com cortes de orçamentos militares, é optar justamente pelo contrário, aeronaves baratas e não tripuladas, se for abatida f***-se.




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Re: A Industria Aeronáutica Brasileira

#30 Mensagem por Ckrauslo » Sáb Jun 27, 2015 1:41 am

Marechal-do-ar escreveu:Não é por inviabilidade técnica, mas inviabilidade política/econômica, as razões são:
1) Todo mundo hoje quer aeronaves invisíveis, em muitos casos isso nem faz sentido, mas todos querem uma aeronave invisível e que atenda a todos os casos, uma aeronave não furtiva não atenderia a todos os casos, já existiria um impedimento aqui;
2) Aeronaves já estão em um patamar de custo e complexidade exorbitantes, veja o F-35, por exemplo, a novela que está sendo o software dele, agora, colocar um CIWS que já exige um software complexo em cima dessa complexidade toda e ainda em uma situação incrivelmente complicada (uma plataforma movendo rápido tentando abater mísseis ainda mais rápidos) levaria os custos e complexidade para níveis inimagináveis, a classe política complicaria tudo ainda mais, se isso fosse feito nos EUA do jeito que eles fizeram o F-35 custaria uns 100 trilhões e demoraria 50 anos para ficar pronto;
3) A tendência, com cortes de orçamentos militares, é optar justamente pelo contrário, aeronaves baratas e não tripuladas, se for abatida f***-se.
Mas ai que ta marechal, estou considerando isso, pois desenvolveram uma tecnologia que esta acabando com o stealth ... o primeiro choque foi quando os dias dos submarinos invisíveis estavam acabando, e não são todos os países que estão querendo apenas aeronaves invisíveis, os EUA tem os F-22 e F-35 para missões multi role, mas para missões que é só bombardear um alvo durante uma invasão ou manter o CAS se faz aeronaves assim...
Nos EUA por exemplo produzem ainda feito loucos F-16 e F-15 e F-18
Na Russia estão produzindo muitos SU34 e outras aeronaves regulares e no mundo inteiro esta se comprando elas




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