Aviação Naval Brasileira

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36382
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#691 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 18, 2022 7:12 pm

J.Ricardo escreveu: Seg Jul 18, 2022 3:57 pm Na verdade os EUA é que tinham razão em nos recomendarem transformar a MB em uma Guarda Costeira, hoje ela não é nem NG, nem Esquadra e ainda quer fiscalizar pescador no Rio Paraná, é o fim da picada...
A MB faz o que está escrito na lei. Se por aqui em terras tupiniquins ninguém se importa ou dá a mínima se ela faz ou não direito o papel de marinha, guarda costeira e\ou polícia tudo ao mesmo tempo, então o problema é o Brasil e não a MB.
Se é para ter guarda costeira, então que se crie uma, e fim de conversa. Não tem esse papo de que a MB não quer, blá, blá, blá. E se não fazem isso é porque não interessa, como de fato nunca interessou a ninguém por aqui. É só isso.
Governo, políticos e sociedade no Brasil estão cagando e andando desde sempre se a MB não tem meios para fazer qualquer coisa. Seja polícia ou guerra. E f...-se se os almirantes não gostarem.
Não adianta reclamar se a MB quer fazer o que está na lei se quem faz e administra as leis não tem o mínimo de escrúpulos ou responsabilidade para modificá-las e fazer as coisas de outra forma melhor.
Entra e sai governo e congresso e os problemas da MB continuam os mesmos de sempre.
Será que o problema é mesmo a MB querer simplesmente fazer o papel que lhe cabe legalmente :?:




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36382
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#692 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 18, 2022 7:31 pm

FIGHTERCOM escreveu: Seg Jul 18, 2022 7:09 pm
FCarvalho escreveu: Seg Jul 18, 2022 12:15 pm Pois é. Até parece que tu não leste a resposta que repeti em destaque. O problema não é comprar isso ou aquilo agora @FIGHTERCOM , é resolver primeiro os problemas que existem e são prioritários, tal como a ausência de combustível para realizar simples exercícios.
Aliás, notastes que este tipo de notícia não atrai a atenção de ninguém na sociedade, no congresso e menos ainda no próprio governo :?: :roll:
Será que o problema principal da marinha é mesmo comprar novos meios embarcados... :?
E sim, cedo ou tarde a MB irá voltar-se para aviões AEW, ISR, patrulha, SAR, transporte, REVO, etc., pois isso faz parte, também, da doutrina naval de qualquer país que se disponha ter uma força naval minimamente decente. E nós precisamos muito mais do que uma marinha decente. Precisamos de uma marinha de verdade e não uma figuração de força naval militar.
Enfim, repetindo, o PEM tem validade até 2040. Faltam 18 anos para tentarmos resolver todos os atuais perrengues que a MB possui do ponto de vista da esquadra e dos meios auxiliares. E presumo que se nada mudar em Brasília neste meio tempo, e nem na sociedade, diga-se de passagem, vamos chegar ao fim próximo planejamento estratégico em 2060 ainda pensando em tapar os buracos que nós temos aqui, pelo menos, desde os anos 2000.
Nada mal para para esse puteiro chamado Brasil.
FCarvalho,
Eu li, juro! Eu acho você um cara legal, sério. Só que as vezes você viaja demais nessa história de aviação de asa fixa para a MB e é preciso trazê-lo para a realidade, meu caro.
Esqueça isso de PEM2040, PEM2060 ou Super Mario Pro Millenium Turbo Intergalático. Isso tudo é só ufanismo da MB. Infelizmente! Sabe quando a MB vai comprar avião AEW? Eu te respondo, sem ódio no coração: É NUNCA! [003]
Sabe por quê? Porque o dia que o SuBNuc entrar em operação, é que ela vai ter uma noção do que é ser uma marinha de verdade. Vai sugar até a alma! Não vai ter recurso adicional para ficar brincando de top gun.
E a frota de superfície? Eu li sua lamentação no outro tópico (tá vendo? eu leio) sobre os silos do CAMM das fragatas Pangaré. Eu dou é graças a Deus que vão ter silos... [003] [003] [003] ... vão ser sub-armadas? Talvez, mas pelo menos tem uma meia dúzia para brincar!
Abraços,
Wesley
Olá Wesley.

Serio que o planejamento estratégico da Marinha é só ufanismo :?:

Pelo que eu li, e li ele todo, de cabo a rabo, não tem nada que eu tenha percebido como sendo intangível ou inalcançável do ponto de vista financeiro para este país. Claro, se houver um dia vontade política e Defesa seja tratada como assunto política de Estado, e não a troco de pinga como sempre foi.

E o nosso maior problema na Defesa desde sempre foi esse. Simples assim. Nunca foi e não é falta de recursos. Mas a falta de responsabilidade e indiferença com o tema.

Sabes tanto quanto eu o que se coloca de recursos no MD hoje, e o que se pede seja colocado no futuro. Do ponto de vista de qualquer gestor público bem formado, é plenamente viável que tudo e mais um pouco que está no PEM possa ser alcançado dentro dos prazos definidos. Por mais que naquele planejamento sequer haja indicativos concretos de quantidades de materiais a serem investidos até 2040, tal é o nível de desconfiança dos militares com o setor político e econômico governamental do país.

O que escrito no PEM consta ali simplesmente para dizer de público o que a MB precisa, e fica nisso. E se por acaso alguém em Brasília achar interessante fazer fazer alguma coisa, a MB agradece.

E quanto as FCT, sabes porque a MB está comprando o mínimo básico necessário de CAMM :?: Por não ter certeza de que mês que vem, ano que vem, daqui cinco anos, ou na próxima década ela tenha recursos para operar mais do que isso. Simples assim.

Sério que a MB ter recursos para operar um navio do porte de uma fragata com apenas 12 mísseis AAe é um problema só e tão somente da MB :?:

Quando foi que política de defesa deixou de ser um problema\responsabilidade de todos nós :?:




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2089
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 208 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#693 Mensagem por gogogas » Seg Jul 18, 2022 11:38 pm

FCarvalho escreveu: Seg Jul 18, 2022 12:19 pm
gogogas escreveu: Seg Jul 18, 2022 12:04 pm Em minha opinião, a MB só deveria substituir os helicópteros mais velhos e priorizar com as demais forças , treinamentos e rodízio no Salvamar ! Podendo até incluir o EB nessa ! A quantidade de helicópteros nas forças armadas está mais que suficiente devido as restrições orçamentárias, se não tem grana pra combustível, imagina ampliar este número de helos
Um país com mais de US 1,2 trilhão de PIB e que não consegue ou não quer comprar meras 6 dezenas de helicópteros médio-leve para a sua marinha não precisa, e não quer, uma marinha de guerra.
E se não quer, e acha que não precisa, melhor não ter, e "gastar" o dinheiro em outra coisa melhor, como em bolsas esmolas e outras conveniências "sociais".
Sabemos como são as coisas no Brasil ,não adianta ter um mega orçamento se não sabe usar .... É melhor ter meia duzia funcionando do que nada ...




Gogogas !
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#694 Mensagem por knigh7 » Ter Jul 19, 2022 12:30 am

J.Ricardo escreveu: Seg Jul 18, 2022 3:57 pm Na verdade os EUA é que tinham razão em nos recomendarem transformar a MB em uma Guarda Costeira, hoje ela não é nem NG, nem Esquadra e ainda quer fiscalizar pescador no Rio Paraná, é o fim da picada...
É verdade. Há 200km daqui fica a Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio. Eles ficam navegando no Rio Paraná com lanchas com ganchos laminados atrás para cortar as redes de pesca.

Só para deixar bem claro: a MARINHA DO BRASIL, por suas trocentas agências, delegacias e capitanias, apesar de todas as restrições às missões de uma Marinha, faz isso...

Nem deveria ser uma atribuição Federal.




Editado pela última vez por knigh7 em Ter Jul 19, 2022 8:15 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#695 Mensagem por knigh7 » Ter Jul 19, 2022 12:38 am

Por isso que eu digo: não há pouco orçamento. Há sim muitas atividades subsidiárias nas FFAA que competem com os recursos para a atividade fim.

PS: Se alguém tem esperança que iremos gastar 2% do PIB em Defesa (ou algo próximo) que vá catar coquinho.

PS2: Se alguém acha que se racionalizar a estrutura da Força não trará benefícios pelo menos para a operacionalidade, esse indivíduo está no outro polo. Então que vá catar coquinho também.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4836
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#696 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Jul 19, 2022 9:24 am

FCarvalho escreveu: Seg Jul 18, 2022 7:31 pm
FIGHTERCOM escreveu: Seg Jul 18, 2022 7:09 pm

FCarvalho,
Eu li, juro! Eu acho você um cara legal, sério. Só que as vezes você viaja demais nessa história de aviação de asa fixa para a MB e é preciso trazê-lo para a realidade, meu caro.
Esqueça isso de PEM2040, PEM2060 ou Super Mario Pro Millenium Turbo Intergalático. Isso tudo é só ufanismo da MB. Infelizmente! Sabe quando a MB vai comprar avião AEW? Eu te respondo, sem ódio no coração: É NUNCA! [003]
Sabe por quê? Porque o dia que o SuBNuc entrar em operação, é que ela vai ter uma noção do que é ser uma marinha de verdade. Vai sugar até a alma! Não vai ter recurso adicional para ficar brincando de top gun.
E a frota de superfície? Eu li sua lamentação no outro tópico (tá vendo? eu leio) sobre os silos do CAMM das fragatas Pangaré. Eu dou é graças a Deus que vão ter silos... [003] [003] [003] ... vão ser sub-armadas? Talvez, mas pelo menos tem uma meia dúzia para brincar!
Abraços,
Wesley
Olá Wesley.

Serio que o planejamento estratégico da Marinha é só ufanismo :?:
Eu acho! Você não?!
FCarvalho escreveu: Seg Jul 18, 2022 7:31 pm Pelo que eu li, e li ele todo, de cabo a rabo, não tem nada que eu tenha percebido como sendo intangível ou inalcançável do ponto de vista financeiro para este país. Claro, se houver um dia vontade política e Defesa seja tratada como assunto política de Estado, e não a troco de pinga como sempre foi.

E o nosso maior problema na Defesa desde sempre foi esse. Simples assim. Nunca foi e não é falta de recursos. Mas a falta de responsabilidade e indiferença com o tema.
Concordo que o governo não ajuda, mas a atuação desastrosa da MB na gestão de seus projetos ajuda menos ainda. A minha crítica por toda essa lambança é porque a MB não é inocente, sabe muito bem como as coisas funcionam aqui no Brasil e mesmo assim fica criando planos mirabolantes.

"Ah, mas somos uma nação com muitos recursos, temos muito que proteger." Eu sei, mas mesmo assim os planos propostos continuam sendo inexequíveis.
FCarvalho escreveu: Seg Jul 18, 2022 7:31 pm Sabes tanto quanto eu o que se coloca de recursos no MD hoje, e o que se pede seja colocado no futuro. Do ponto de vista de qualquer gestor público bem formado, é plenamente viável que tudo e mais um pouco que está no PEM possa ser alcançado dentro dos prazos definidos. Por mais que naquele planejamento sequer haja indicativos concretos de quantidades de materiais a serem investidos até 2040, tal é o nível de desconfiança dos militares com o setor político e econômico governamental do país.

O que escrito no PEM consta ali simplesmente para dizer de público o que a MB precisa, e fica nisso. E se por acaso alguém em Brasília achar interessante fazer fazer alguma coisa, a MB agradece.
Mas querer, não é poder! Essa é uma das primeiras lições que ensinamos para uma criança. Se o almirantado não sabe disso, devem ser uma formação de crianças birrentas.
FCarvalho escreveu: Seg Jul 18, 2022 7:31 pm E quanto as FCT, sabes porque a MB está comprando o mínimo básico necessário de CAMM :?: Por não ter certeza de que mês que vem, ano que vem, daqui cinco anos, ou na próxima década ela tenha recursos para operar mais do que isso. Simples assim.

Sério que a MB ter recursos para operar um navio do porte de uma fragata com apenas 12 mísseis AAe é um problema só e tão somente da MB :?:

Quando foi que política de defesa deixou de ser um problema\responsabilidade de todos nós :?:
Aí vem a FAB (que também erra), com o Gripen, e mostra que pode ser diferente, ao fazer um contrato de aquisição para operação de 5 anos, sem atrelar a operacionalidade dos caças ao momento político/econômico do país.

Desculpe FCarvalho, mas você está tentando defender o indefensável.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4836
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#697 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Jul 19, 2022 3:04 pm

FCarvalho,

Talvez o futuro da MB esteja aqui:
Embraer e BAE Systems fecharam uma parceria na área de defesa

O segundo confirma a intenção de criar uma joint venture para desenvolver uma variante de defesa da aeronave elétrica do Eve (Evex.N), sendo Eve o provedor da plataforma.

https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... -de-defesa

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36382
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#698 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 19, 2022 7:17 pm

FIGHTERCOM escreveu: Ter Jul 19, 2022 3:04 pm FCarvalho,
Talvez o futuro da MB esteja aqui:
Embraer e BAE Systems fecharam uma parceria na área de defesa
O segundo confirma a intenção de criar uma joint venture para desenvolver uma variante de defesa da aeronave elétrica do Eve (Evex.N), sendo Eve o provedor da plataforma.
https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... -de-defesa
Abraços,
Wesley
Estou com mania de grandeza hoje. :mrgreen:
Tomara esta parceria possa resultar no futuro em uma aeronave VTOL a partir do STOUT. :twisted:




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4836
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#699 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Jul 21, 2022 10:07 am

Algo a se pensar... numa versão Made in Brazil

Imagem
Imagem




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36382
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#700 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 21, 2022 10:32 am

Como diz o meu ditado "quem não tem cão, caça com o gato do vizinho."




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13519
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#701 Mensagem por gabriel219 » Qui Jul 21, 2022 10:32 am

FIGHTERCOM escreveu: Qui Jul 21, 2022 10:07 am Algo a se pensar... numa versão Made in Brazil

Imagem
Imagem
Mas ai não vai ter câmera do piloto, igual no TopGun, então pra que isso ai?




Avatar do usuário
NaScImEnTToBR
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 341
Registrado em: Ter Out 29, 2019 2:24 pm
Localização: UF:RJ. Mun: Rio de Janeiro
Agradeceram: 224 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#702 Mensagem por NaScImEnTToBR » Qui Jul 21, 2022 10:37 am

FIGHTERCOM escreveu: Qui Jul 21, 2022 10:07 am Algo a se pensar... numa versão Made in Brazil
Eu devo terminar semana que vem ou daqui a 2 semanas o drone de vigilância e designação de alvos de longo alcance proposto pela AVIBRAS/Embraer para o ASTROS 2020. É bem parecido com esse ai, mas eu sei que ele tem o porte de um MQ-1 Predator.

Imagem




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4836
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#703 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Jul 28, 2022 9:48 am

FCarvalho escreveu: Qui Jul 21, 2022 10:32 am Como diz o meu ditado "quem não tem cão, caça com o gato do vizinho."
Com esse tipo de pensamento, eu acho que você e almirantado da nossa MB pararam lá na década de 80. [003]

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4836
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#704 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Jul 28, 2022 9:50 am

gabriel219 escreveu: Qui Jul 21, 2022 10:32 am
FIGHTERCOM escreveu: Qui Jul 21, 2022 10:07 am Algo a se pensar... numa versão Made in Brazil

Imagem
Imagem
Mas ai não vai ter câmera do piloto, igual no TopGun, então pra que isso ai?
Pois é, dá até tristeza em imaginar que a MB pensa assim... :roll:

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4836
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: Aviação Naval Brasileira

#705 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Jul 28, 2022 9:53 am

NaScImEnTToBR escreveu: Qui Jul 21, 2022 10:37 am
FIGHTERCOM escreveu: Qui Jul 21, 2022 10:07 am Algo a se pensar... numa versão Made in Brazil
Eu devo terminar semana que vem ou daqui a 2 semanas o drone de vigilância e designação de alvos de longo alcance proposto pela AVIBRAS/Embraer para o ASTROS 2020. É bem parecido com esse ai, mas eu sei que ele tem o porte de um MQ-1 Predator.

Imagem
Se você fizer uma arte dele no convoo do NAM Atlêntico, terei que enviar para O Mito. :twisted:

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Responder