MINURSO - Missão no Saara Ocidental

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

MINURSO - Missão no Saara Ocidental

#1 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 20, 2014 12:06 am

Estou abrindo este tópico por crer relevante a questão do povo sarauari e do Saara Ocidental. Um país reconhecido pela ONU mais desconhecido da maioria na prática.
Temos observadores miliares naquele extremo do norte africano, e penso seria muito bom para o Brasil e sua política externa e de defesa, aporta solução para a invasão marroquina que já vai por aí a mais de 40 anos.
Seria de grande interesse, e valia, uma base naval brasileira, ou facilidades de aportagem, para manutenção e logística.
Mas poucos são os que se interessam por aquele pequeno território que jaz na entrada do Atlântico Sul.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3 ... _Ocidental


Imagem

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: MINURSO - Missão no Saara Ocidental

#2 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 20, 2014 11:52 am

Eu não me meteria com o Marrocos. Além de ter FFAA bem poderosas (FREMM, F-16 Block 52+ com AIM-9X block II e AMRAAM C-7, uns 300 T-72 e variantes Chinesas deste, além de mais de 400 M-60A3 e pelo menos 200 Abrams em processo de aquisição, etc), eles são Major Non-NATO Allies (MNNA), ou seja, cupinchas dos EUA.

Ademais, ao menos que eu saiba, menos de 1/3 dos Países integrantes da ONU de fato reconhece a independência, por entenderem ser área em disputa e não só pelo Marrocos mas também pela Argélia, outro osso duro de roer. Sei não...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: MINURSO - Missão no Saara Ocidental

#3 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 21, 2014 12:16 am

Eu andava a escrever um pouco sobre a história do Saara Ocidental, mas não sei onde coloquei para poder dispor aqui.
Mas a coisa é meio assim. Os espanhóis foram embora. Aí os saauari proclamaram a sua independência. Então os marroquinos e os mauritânios invadiram o país e o partiram em dois. Aí nasceu a frente polisário que luta até hoje para recuperar a independência perdida.
Os mauritânios pediram para sair no meio da confusão e ficaram apenas os marroquinos, que acham que são os donos do pedaço.
A Argélia aparentemente abriu mão da briga, mas sem dizer muito bem quais as suas reais intenções.
Chamaram a ONU e ela está lá até hoje.
Alguns reconheceram o Saara Ocidental, e a maioria dos africanos não por questões político-ecnonomicas do norte africano.
Resultado da história: eles estão ferrados e esquecidos até hoje, porque ninguém quer arrumar uma contenda com o Marrocos, e no final acabar envolvendo o resto dos vizinhos que também querem o seu pedaço.
História triste para não dizer tétrica, frente ao que se vê por aí.
Há sim, o Brasil tá lá só de mutuca com seus observadores observando... nada. :roll:

ps: as ffaa's marroquinas, como as demais do norte da África, apesar de ter material e recursos humanos tão modernos quanto fartos, em certo sentido, carece do mesmo problema que a maioria dos exércitos árabes teve em relação as suas guerras com Israel: operacionalidade. Ter nem sempre significa saber usar (bem).

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: MINURSO - Missão no Saara Ocidental

#4 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 21, 2014 12:25 am

Um material interessante que eu achei.



abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: MINURSO - Missão no Saara Ocidental

#5 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 21, 2014 10:23 pm

Um site interessante em português que acompanha a situação no Saara Ocidental.

http://aapsocidental.blogspot.com.br/20 ... quino.html

E aqui, como eu havia comentado anteriormente, as ffaa's marroquinas, apesar de poderosas, tem o seu quinhão, também, de problemas.

Exército do Marrocos é ineficaz afirma relatório americano
http://inforwarod.blogspot.com.br/2010/ ... ficaz.html

E este aqui é um tópico para lá de interessante do Fórum Defesa, português, que discute uma certa dispouta entre Portugal e Marrocos.

http://forumdefesa.com/forum/viewtopic. ... 3efb556b5c

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: MINURSO - Missão no Saara Ocidental

#6 Mensagem por Túlio » Seg Dez 22, 2014 8:44 am

Eu tomaria mais cuidado com as fuentes: esse infowarod, por exemplo, tem um tópico sobre anticristo, outro que diz que os chinas são os cavaleiros do apocalipse, sei lá, viu...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: MINURSO - Missão no Saara Ocidental

#7 Mensagem por suntsé » Seg Dez 22, 2014 10:09 am

O Marrocos é aliados carnal dos EUA, logo este tipo de missão não renderia nenhuma beneficio politico. Simplesmente porque ninguém esta interessado neste conflito (por motivos óbvios).

Os EUA costumam boicotar tudo que seja contra os interesses dos seus aliados carnais.




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: MINURSO - Missão no Saara Ocidental

#8 Mensagem por Bourne » Seg Dez 22, 2014 12:49 pm

Naquela região quem tem a influencia predominante é francesa. Se eles não se preocupam com esse pedaço no meio do nada e nem os países em questão se esforçam para isso, não é o Brasil que vai se meter. Os europeus que mandam na região e as vezes apoiados pelos norte-americanos. Os franceses volta e meia fazem o serviço sujo.

O problema do norte da áfrica são extremistas islâmicos que trazem conflitos políticos, sociais e interesses diversos, acentuados com a queda do Kadafi e os aspones que ele sustentava no resto da África. O que acentuou a frequência de intervenções francesas-inglesas na região. Infelizmente, a região é terra de ninguém.

E tomando como base que apolítica externa brasileira nos últimos anos não lembra nem que existem vizinhos latino-americanos e se mantém meramente nos discursos e encontros burocráticos. Mesmo que fosse ativa, existe questões muito mais importantes na pauta.




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: MINURSO - Missão no Saara Ocidental

#9 Mensagem por Bourne » Seg Dez 22, 2014 12:59 pm

Túlio escreveu:Eu tomaria mais cuidado com as fuentes: esse infowarod, por exemplo, tem um tópico sobre anticristo, outro que diz que os chinas são os cavaleiros do apocalipse, sei lá, viu...
:roll:

Só por que o fim do "artigo" que parece que saiu dos sites paranoicos da extrema direita maluquinha norte-americana ou da nova ordem mundial encerra com
Medidas preventivas tomadas para evitar a propagação do islamismo radical no Exército incluir "a eliminação de todas as mesquitas em bases e da implantação de contra-espionagem militar, chamado Cinquième Mesa, com agentes à paisana para monitorar actividades radicais nas mesquitas "perto do quartel

Postado por Jesus voltará às 03:44
Olha que o Marrocos tem uma das mais fortes instituições do mundo árabe e exemplo de tolerância e modernidade. É outro mundo em relação as monarquias árabes do oriente média e sauditas.

---------------

Se ainda tem dúvidas, um pouco sobre a história secreta de Brasilia
A História secreta da cidade de Brasília

Há 3.350 anos a cidade de Akhetaton foi construída há cerda 1.350 anos antes de Cristo
o centro geogréfico do antigo Egito por ordem do príncipe Akhetaton ás margens do rio nilo para ser sede político religiosa do país
Brasília foi fundade mais de 3.000 anos depois está também localizada no centro geográfico do Brasil por ordem do presidente Juscelino Kubitshek nas margens de um lago artifical para ser sed epolítico administrativa do país
As história se repetem

Por que existem tantas semelhanças entre a cidade de Akhenaton e a cidade de Brasília capital federal do Estado brasileiro

Separadas no tempo por mais de 3.000 anos
Carta de Lúcio Costa encaminhada em 1957 à comissão julgadora encarregada de escolehr o projeto para Brasília
Lúcio Costa parecia querer mostrar que a cidade tinha uma missão a cumprir

Carta de Lúcio Costa:

"Não pretendia competir , na verdade não concorro apenas me desvencio de uma solução possível
que não foi procurada por min mas surgiu por assim dizer já pronta"
curioso é como o arquiteto Rocha concebeu o prédio da Cebe então Comphania enérgitica de Brasília
Analisemos as coincidências

o eixo rodoviário na posição norte-sul e o eixo monumental na postura leste-oeste

catedral centro de convenções as colunas do palácio da alvora o centro de convenções o supremo tribunal federal o executico e o legislativo o judiciário estão localizados no ângulos do trinângulo equilátero da praça dos três poderes

no eixo monumental existe um triângulo formado

os templos no antigo egito eram feitos subterrâneos e as estátuas eram colocadas a entrada
o mesmo acontece na catedral de brasília
na entrada se encontra as estátuas dos 4 evangelistas a semlhança do antigo Egito um túnel leva a galeria principal da catedral

os ciradores da cidade Brasília podem não ter tido a intenção mais a cidae de Brasília pode ser vista do ponto do antigo Egito e da cabalah hebraica

a rodoviária de brasília tem a forma de um H deitado na cabala o homem
este H deitado se repete em 3 planos o inferior o médio e o no plano superior assim como 3 são os planos psíquicos o indi o ego e o super ego

e as torres do congresso nacional desenham um H em pé o homem imortal

o h do congresso nacional situa-se emntre duas conxas cujos pólos que apontam para direções opsotas são captadores de enrgeia de cima e em baixo
as 2 conxas se forem colocadas uma sobre a outro formam um a esfera o equilíbrio

a Hermida de Fília era cercada por água que os egípcios chamvam de lago sagrado

como monumento marcante da existe Dom Bosco forma piramidal bem patente junto ao lago Paranoá situada precisamente na altura dos pararelos 15 a 20 graus como predissera Dom Bosco

o antigo Egito era o próprio mundo unido se construiu o primeiro lago artificial do mundo o Lago de Moeris
Em Brasília foi feito o Lago Paranoá para refrescar a cidade devido ao clima de deserto

No Egito a pirâmede de Quéops 2 milhões de blocos de pedra

Em Brasília tem o Teatro NACIONAL com suas formas piramidais

Brasília tem 2 elemntos básicos que se cruzam

Akhetaton, a nova capital do Egipto
No ano 6, Akhenaton decide abandonar Tebas para fundar uma nova cidade dedicada a Aton. Ao contrário de outros deuses, Aton não tinha ainda um local de culto próprio e Akhenaton decide-se por criar um. O local escolhido situa-se entre Mênfis e Tebas, na margem direita do Nilo e recebeu o nome de Akhetaton ("o horizonte de Aton"); actualmente as ruínas deste local são conhecidas como Amarna, o nome da aldeia egípcia próxima.

Os terrenos em redor da cidade eram favoráveis à prática agrícola e a criação, assegurando o abastecimento dos seus futuros habitantes. A cidade foi construída em quatro anos. Parte da população que se fixou na nova capital seria oriunda de Tebas, sendo composta pelos agricultores, militares, escribas e artífices que acompanharam o rei no seu projecto. Julga-se que Akhetaton teve uma população de cerca de vinte mil habitantes. O urbanismo da cidade caracterizava-se pela simplicidade, com grandes avenidas.

No centro da cidade encontrava-se o grande templo de Aton, que tinha cerca de oitocentos metros de comprimento e trezentos metros de largura. A sua arquitectura era completamente diferente de outros templos da XVIII Dinastia: não tinham salas escuras, onde se realizava o culto, mas vários pátios ao ar livre que levavam ao altar do deus. Sendo dedicado a uma divindade solar, não fazia sentido a escuridão das salas; uma estrutura ao ar livre permitia a presença dos raios de Aton.

O palácio real tinha cerca de oitocentos metros, erguendo-se ao longo do eixo principal da cidade,e anexo a ele o faraó possuía um templo particular para suas meditações e orações,que era chamado 'o castelo de Aton'. Ali eram realizados os rituais privados do rei para fazer levantar o Sol da justiça de todas as manhãs. Era uma cerimônia em que o faraó procurava manter a mente limpa e em paz no novo dia que nascia. Só através da influência benéfica dos planos superiores ele poderia julgar e decidir o rumo do Egito com sabedoria e justiça. À norte deste palácio encontrou-se aquilo que seria uma espécie de jardim zoológico. Os altos funcionários possuíam grandes quintas, com os seus jardins.

Uma avenida cortava a cidade de norte a sul. Essa grande avenida tinha mais de trinta e oito metros de largura; talvez tenha sido a maior rua do mundo antigo. O objetivo daquela extensa largura era promover desfiles de carruagens da família real e ser um grande largo para as festividades populares ao deus Aton. A cidade completa, incluindo suas demais ruas internas, dispersava-se para todos os lados em vinte e sete quilômetros, abrangendo os subúrbios de ambas as extremidades. Ali foram construídos templos e moradias para a classe média, composta de arquitetos artesãos e escribas. Além do bairro norte, construiu-se uma aldeia para obrigar os trabalhadores mais modestos, que trabalhavam as pedras e fabricavam os tijolos de barro para as construções.

Akhenaton teve seis filhas com Nefertiti. Com uma rainha secundária, chamada Kia, Akhenaton teve um menino chamado Tutankhaton (a imagem viva de Aton) que se tornou príncipe herdeiro do trono do Egito.

http://inforwar.blogspot.com.br/2010/03 ... silia.html




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: MINURSO - Missão no Saara Ocidental

#10 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 22, 2014 7:11 pm

Túlio escreveu:Eu tomaria mais cuidado com as fuentes: esse infowarod, por exemplo, tem um tópico sobre anticristo, outro que diz que os chinas são os cavaleiros do apocalipse, sei lá, viu...
Na verdade meu caro amigo Túlio, existem bem poucas fontes, fiáveis ou não, sobre este conflito. Reflexo em certo sentido do fato, como dito aqui, do lugar ser considerado praticamente terra de ninguém... a não ser pelas imensas minas de fosfato ao norte e a enormes reserva pesqueira ao litoral, além de jazidas minerais no território... :roll:

Infelizmente, como também foi dito aqui, poucos são aqueles que se interessam de verdade pela resolução da questão saharaui. E como o mundo roda a base de economia, nada mais justo do que se manter amigos economicamente estáveis numa região tão problemática e instável quanto o norte africano.

O Marrocos tem lá as suas diferenças com a Espanha, e nenhuma efetiva, segundo li, com Portugal, seus vizinhos europeus mais próximos, e isto é para todos os lados um bônus, já que aquele reino africano basicamente é a porta de entrada mais próxima da África para a Europa.

Mas enfim, o papel da ONU basicamente neste conflito, já mais que quarentão, é basicamente movido a interesses político-econômicos, e indiretamente humanitários, visto que a situação dos saharauis é tão problemática quanto a dos palestinos, dentre outros desterrados.

O Brasil, efetivamente não tem nada a fazer, e menos ainda a colaborar com a resolução do conflito pelo simples fato de que o Marrocos é um dos nossos principais parceiros comerciais no Norte da África. Mesmo assim temos observadores participando da missão da ONU para o território. Claro, o aporte da MINURSO é diametralmente oposto à UNIFIL, para a qual estamos vendo uma mobilização e preparação bem diferente, mesmo da que foi feita para o Haiti.

Lá só cabem, até o momento, observadores militares, e nada mais. É o possível e o necessário de momento. Agora, para que esta missão seja alterada para algo mais substancioso no sentido de obter resultados de fato, teremos de esperar o que vai ocorrer, quando e se ocorrer, o tal do plebiscito no saara ocidental.

A depender dos resultados deste, para o qual concorrem os esforços da Frente Polisário e do próprio governo marroquino,
ou vamos ver o recrudescimento do conflito, inclusive com possível interveniência radical que opera na região, ou um novo país, que nasce praticamente ocupado e rendido.

Paz ainda é uma palavra, e um conceito, muito distantes, e quiçá desinteressante no Saara Ocidental.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: MINURSO - Missão no Saara Ocidental

#11 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 22, 2014 7:35 pm

Bourne escreveu:Naquela região quem tem a influencia predominante é francesa. Se eles não se preocupam com esse pedaço no meio do nada e nem os países em questão se esforçam para isso, não é o Brasil que vai se meter. Os europeus que mandam na região e as vezes apoiados pelos norte-americanos. Os franceses volta e meia fazem o serviço sujo.

Depois de mais de 40 anos de conflito, aparentemente as partes estão em uma sinuca de bico. Não interessa a ninguém a continuidade do conflito, sob pena de abrir-se mais uma frente(espaço) para o islamismo radical, e por outro, não há no curto prazo nenhuma outra alternativa, vista na prática pelos dois lados, que não a via militar, já que as condições impostas por um e outro para um plebiscito não são condizentes com os interesses de cada um. Os europeus não gostam da idéia de Marrocos fraco e pelejante. Mas também não interessa deixar a 'frente polisário' exposta a ajudas não bem vistas e menos ainda vindas do deserto, caso as coisas não evoluam. O que fazer então?

O problema do norte da áfrica são extremistas islâmicos que trazem conflitos políticos, sociais e interesses diversos, acentuados com a queda do Kadafi e os aspones que ele sustentava no resto da África. O que acentuou a frequência de intervenções francesas-inglesas na região. Infelizmente, a região é terra de ninguém.

Se a coisa virou terra de ninguém é por responsabilidade tripartite: ONU, UE e USA, que nunca fizeram um esforço real para resolver de verdade o conflito. E ficou como ficou. Agora, com um novo fator se acercando da cena, e que está fora do alcance de controle de todos os lados, a previsibilidade da questão se tornou mais difícil. O que aconteceu no Chade, Líbia e RCA, podem efetivamente se repetir no Saara Ocidental, se uma resposta definitiva não for dada. Mas, estaria a UE e USA, com ou sem a ONU, a vontade para peitar o Marrocos e decidir a questão por um "bem maior"? Ou seria para não arcar um mal maior?

E tomando como base que apolítica externa brasileira nos últimos anos não lembra nem que existem vizinhos latino-americanos e se mantém meramente nos discursos e encontros burocráticos. Mesmo que fosse ativa, existe questões muito mais importantes na pauta.

Houve um tempo no Itamarati em que a África era considerada como um castigo para os diplomatas brasileiros. Ninguém queria ir para lá, porque se acreditava piamente que o continente era só um conjunto "irresolvível" de guerras, disputas tribais e nacionais, e ditaduras corruptas e assinas. Bem o tempo parece que mostrou que a África não é só guerra e miséria. Para nós, interessa, principalmente os países do litoral leste, que tem um papel muito importante a desempenhar na diplomacia e na defesa do Brasil, tendo em vista os nossos interesses no Atlântico Sul. É neste sentido que tem de ser tratada a questão saharaui. Não porque sejamos nós que iremos resolver o problema deles, mas que nos interessa, ou ao menos deveria interessar, um país aliado e integrado a nós a mais na entrada do "mare nostrum", isto a meu ver, com certeza deve ser considerado como algo importante para nós. Afinal, de que nos adianta sermos amigões do peito dos sul-africanos, lá em baixo, se lá em cima não temos sequer com quem dialogar, a não ser europeus, ONU ou americanos, que já tem seus próprios interesses a defender? Estou tentando vislumbrar a questão no longo prazo. O que seria melhor para nós: um Saara Ocidental ocupado e fragilizado, por todos os lados, ou um país a mais na nossa lista de "amizades" e influência nas questões relativas ao AS?
abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: MINURSO - Missão no Saara Ocidental

#12 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 24, 2015 8:21 pm

MINURSO – Militar brasileiro assume comando de base da ONU no Saara Ocidental

http://www.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2015/01/Minurso-600x400.jpg

Luiz Padilha
23/01/2015

MINURSO
Força Aérea Brasileira
Ministério da Defesa


O militar lidera um grupo de 15 observadores de 12 diferentes países

O Major Intendente Adriano Maia Ribeiro de Azevedo, da Força Aérea Brasileira, assumiu nesta semana o comando de uma base da Missão de Paz da ONU no Saara Ocidental. Localizada no meio do deserto, a base está na vila de Tifariti, palco de batalhas durante a guerra travada entre 1975 e 1991. A passagem de comando aconteceu na última segunda-feira (19/1).

O brasileiro lidera um grupo de 15 observadores militares de 12 diferentes países. “São muitos os desafios, mas liderar de forma harmônica uma equipe com tamanha diversidade de origens, culturas e religiões é sem dúvidas o maior deles. É necessário que todos estejam em sintonia”, conta o militar brasileiro. Também há o trabalho de gerenciar a logística de água, comida e de combustível.

Minurso 3

Tifariti é uma das nove bases sob o comando da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Saara Ocidental (MINURSO). O grupo de 15 observadores militares é responsável pelo monitoramento de uma área de 12.000 quilômetros quadrados na fronteira com a Mauritânia. “São realizadas patrulhas diárias e visitas regulares às unidades militares sediadas na região, de modo a se atestar o cumprimento dos acordos firmados”, explica o Major Adriano.

“O contato com a população que sofreu as barbáries de uma guerra, e que até hoje apresenta resquícios daquele período, não só me torna um profissional melhor, mas principalmente uma pessoa melhor”, conta. Formado pela Academia da Força Aérea em 2001, ele foi voluntário para a missão e está no país africano desde o dia 1° de setembro.

Minurso 4

A MINURSO atua desde 1991 e conta atualmente com 225 militares de 34 países. “Como militar brasileiro, sinto-me muito honrado em poder contribuir para solidificar ainda mais o nome do Brasil nas missões de paz da ONU. É com muito orgulho que percebo o quão respeitado é o militar brasileiro hoje em sua participação internacional, sempre tido como exemplo de profissionalismo, imparcialidade e boa convivência”, afirma o Major.

FONTE: FAB

http://www.defesaaereanaval.com.br/minu ... ocidental/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: MINURSO - Missão no Saara Ocidental

#13 Mensagem por Túlio » Ter Fev 10, 2015 8:37 pm

Bourne escreveu: Se ainda tem dúvidas, um pouco sobre a história secreta de Brasilia
A História secreta da cidade de Brasília

Há 3.350 anos a cidade de Akhetaton foi construída há cerda 1.350 anos antes de Cristo
o centro geogréfico do antigo Egito por ordem do príncipe Akhetaton ás margens do rio nilo para ser sede político religiosa do país
Brasília foi fundade mais de 3.000 anos depois está também localizada no centro geográfico do Brasil por ordem do presidente Juscelino Kubitshek nas margens de um lago artifical para ser sed epolítico administrativa do país
As história se repetem

Por que existem tantas semelhanças entre a cidade de Akhenaton e a cidade de Brasília capital federal do Estado brasileiro

Separadas no tempo por mais de 3.000 anos
Carta de Lúcio Costa encaminhada em 1957 à comissão julgadora encarregada de escolehr o projeto para Brasília
Lúcio Costa parecia querer mostrar que a cidade tinha uma missão a cumprir

Carta de Lúcio Costa:

"Não pretendia competir , na verdade não concorro apenas me desvencio de uma solução possível
que não foi procurada por min mas surgiu por assim dizer já pronta"
curioso é como o arquiteto Rocha concebeu o prédio da Cebe então Comphania enérgitica de Brasília
Analisemos as coincidências

o eixo rodoviário na posição norte-sul e o eixo monumental na postura leste-oeste

catedral centro de convenções as colunas do palácio da alvora o centro de convenções o supremo tribunal federal o executico e o legislativo o judiciário estão localizados no ângulos do trinângulo equilátero da praça dos três poderes

no eixo monumental existe um triângulo formado

os templos no antigo egito eram feitos subterrâneos e as estátuas eram colocadas a entrada
o mesmo acontece na catedral de brasília
na entrada se encontra as estátuas dos 4 evangelistas a semlhança do antigo Egito um túnel leva a galeria principal da catedral

os ciradores da cidade Brasília podem não ter tido a intenção mais a cidae de Brasília pode ser vista do ponto do antigo Egito e da cabalah hebraica

a rodoviária de brasília tem a forma de um H deitado na cabala o homem
este H deitado se repete em 3 planos o inferior o médio e o no plano superior assim como 3 são os planos psíquicos o indi o ego e o super ego

e as torres do congresso nacional desenham um H em pé o homem imortal

o h do congresso nacional situa-se emntre duas conxas cujos pólos que apontam para direções opsotas são captadores de enrgeia de cima e em baixo
as 2 conxas se forem colocadas uma sobre a outro formam um a esfera o equilíbrio

a Hermida de Fília era cercada por água que os egípcios chamvam de lago sagrado

como monumento marcante da existe Dom Bosco forma piramidal bem patente junto ao lago Paranoá situada precisamente na altura dos pararelos 15 a 20 graus como predissera Dom Bosco

o antigo Egito era o próprio mundo unido se construiu o primeiro lago artificial do mundo o Lago de Moeris
Em Brasília foi feito o Lago Paranoá para refrescar a cidade devido ao clima de deserto

No Egito a pirâmede de Quéops 2 milhões de blocos de pedra

Em Brasília tem o Teatro NACIONAL com suas formas piramidais

Brasília tem 2 elemntos básicos que se cruzam


http://inforwar.blogspot.com.br/2010/03 ... silia.html

Agora vejo porque o Egito decaiu tanto. Eles ainda tiveram seu apogeu, nós vamos de tombo em tombo, rumo a algum lugar do qual não tenha mais como cair...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: MINURSO - Missão no Saara Ocidental

#14 Mensagem por Wingate » Qua Fev 11, 2015 8:33 pm

Túlio escreveu:
Bourne escreveu: Se ainda tem dúvidas, um pouco sobre a história secreta de Brasilia

Agora vejo porque o Egito decaiu tanto. Eles ainda tiveram seu apogeu, nós vamos de tombo em tombo, rumo a algum lugar do qual não tenha mais como cair...
Tal qual o velho Egito, múmias já temos muitas, todas no governo e os tempos de vacas gordas e magras repetem-se com monótona pontualidade. Só faltam os sarcófagos.... :roll:

Wingate




Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: MINURSO - Missão no Saara Ocidental

#15 Mensagem por Wingate » Qua Fev 11, 2015 8:39 pm

Botando um pouco de humor e aproveitando a época (e a seca vigente):



Wingate




Responder