ARMAS ANTICARRO

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13516
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#16 Mensagem por gabriel219 » Qui Jun 05, 2014 9:22 am


Esta arma possui uma ogiva TB de 3 kg anti-material, podendo criar graves danos em um BTR. É mais leve do que o Carl Gustav e se a missão não requisitar de algo mais pesado, iria de RPO.

Abs.




Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#17 Mensagem por Wingate » Qui Jun 05, 2014 10:06 am

pt escreveu:
FCarvalho escreveu:Se eu entendi correntamente, interessante notar que este ROB do EB sobre este tipo de veículo não solicitar um sistema mais complexo de lançamento dos mísseis, mas aparentemente indicar apenas o uso de reparos simples de infantaria sobre o veículo, com apenas um tiro por vez e recarregamento manual.
É típico de configuração de uma unidade que se espera opera de forma defensiva e não ofensiva.
Basicamente, numa operação defensiva, você quer estar o menos visivel que for possível e para isso são mais adequados os sistemas transportados às costas, ou que facilmente se podem retirar de um veículo para disparar.

No caso brasileiro, tudo indica que mísseis como o NLAW seriam completamente «Overkill». Não há nas fronteiras brasileiras qualquer potêncial inimigo com tanques tão blindados que justificassem a utilização deste tipo de armas.

É sempre a mesma questão, que afeta todos os exércitos: Qual é o menor custo que podemos ter, para garantir que colocamos um inimigo fora de ação.

Num país como o Brasil, protegido por grandes distâncias, para impedir o avanço de forças pesadas inimigas, seria apenas necessário destruir as linhas de abastecimento. Os iraquianos fizeram isso durante os avanços americanos, mas o Iraque é um país proporcionalmente pequeno, pouco maior que o Mato Grosso do sul e menor que a Bahia ou Minas. A distâcia entre o Koweit e Bagdad, é menor que a distância entre a região de Corrientes na Argentina e São Paulo.

Não há nada nem ninguém que possa justificar a utilização de um armamento super sofisticado, quando se pode fazer a mesma coisa com algo mais barato.
Num país como o Brasil, protegido por grandes distâncias, para impedir o avanço de forças pesadas inimigas, seria apenas necessário destruir as linhas de abastecimento. Os iraquianos fizeram isso durante os avanços americanos, mas o Iraque é um país proporcionalmente pequeno, pouco maior que o Mato Grosso do sul e menor que a Bahia ou Minas. A distâcia entre o Koweit e Bagdad, é menor que a distância entre a região de Corrientes na Argentina e São Paulo.
Considerando esta observação, para a missão de ataque às linhas de abastecimento de um suposto inimigo, creio que uma arma do tipo RPG seria adequada devido ao seu custo relativamente baixo e facilidade de operação.

Pergunta: teríamos no momento uma arma deste tipo sendo produzida no Brasil?

Antecipadamente grato,

Wingate




Avatar do usuário
marcusv
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 229
Registrado em: Sáb Fev 18, 2006 1:33 am
Localização: porto alegre
Agradeceram: 30 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#18 Mensagem por marcusv » Qui Jun 05, 2014 10:29 am

ALAC, arma leve anticarro, teve seu lote piloto aprovado pelo Ctex em fevereiro deste ano!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36352
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#19 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 05, 2014 11:39 am

gabriel219 escreveu:Esta arma possui uma ogiva TB de 3 kg anti-material, podendo criar graves danos em um BTR. É mais leve do que o Carl Gustav e se a missão não requisitar de algo mais pesado, iria de RPO.
Abs.
Gabriel, a versão M3 do Carl Gustav possui menos de 10 kgs de peso. Mas ao que sei, ainda não utilizamos esta versão do mesmo.

Como citei antes, é importante dispormos de uma combinação o mais flexível possível para atuar na missão anti-tanque, seja no sentido de abater CC's ou veículos bldos sobre rodas. E neste sentido, o que dispomos hoje, penso, na forma da ALAC/AT-4, do próprio Carl Gustav e dos futuros Mss-1.2, são suficientes.

No meu ponto de vista, a produção sob licença, ou o desenvolvimento de armamento nesta categoria deveria ser uma prioridade para o EB, tanto no sentido de seu uso extensivo como visto nos mais recentes conflitos, assim como pelo fato de proporcionar uma maior capacidade e efetividade de combate das tropas leves equipadas com eles.

Acredito somente que a adoção por complementaridade do NLAW seria para nós um adendo formidável por nos proporcionar uma maior flexibilidade e sobrevivência em missões de nossas tropas. Penso que seria interessante produzir sob licença ou desenvolver algo equivalente por aqui.

Como já coloquei, em um país como o nosso, do ponto de vista da nossa defesa, é melhor ter e não precisar, do que precisar e não ter.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13516
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#20 Mensagem por gabriel219 » Qui Jun 05, 2014 6:43 pm

Sim, mas isso não excluiria onde o RPO poderia entrar. O Carl Gustav M3 ainda é pesado e o uso de uma arma leve e extremamente eficaz em um ataque a linhas de abastecimento (atacar, destruir e fugir) precisa de rapidez, armas eficazes e descartáveis (seus lançadores). Ai entra o RPO e o ALAC/AT-4.

Para missão anti-material, gosto mais do RPO do que do ALAC/AT-4, apesar desdes serem mais efetivos anti-blindagem, afinal foram feitos para isso.

Se é melhor ter e não precisar, também encaixaria vários RPO nos batalhões, principalmente fronteiriços.

Abs.




Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceram: 132 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#21 Mensagem por Hermes » Qui Jun 05, 2014 7:39 pm

A não ser pela munição incendiaria que é bem legal, não vejo nenhuma vantagem do RPO sobre o AT4, inclusive sendo primeiro mais pesado, 11Kg sobre 6,7kg segundo os dados da Wikipédia. O AT4, possui uma gama muito boa de versões, inclusive a CS para uso urbano e outras para enfrentar bunkers.
http://en.wikipedia.org/wiki/AT4




...
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#22 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Jun 05, 2014 8:24 pm

Meu caro Hermes, o RPO tem aquele atrativo quase sexual de ser uma arma russa!!!

Nada consegue super isto!!!

Bacchi




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#23 Mensagem por Clermont » Qui Jun 05, 2014 10:43 pm

Hermes escreveu:A não ser pela munição incendiaria que é bem legal, não vejo nenhuma vantagem do RPO sobre o AT4, (...)
Pelo que eu lembro de ter lido em algum lugar por aí, o RPO é apenas um substituto para os lança-chamas do Exército russo. E, supostamente, seria de dotação de tropas de engenharia de combate, não de infantaria. Depois, é que desenvolveram essas novas ogivas termobáricas para aumentar-lhes a eficácia.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36352
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#24 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 05, 2014 11:51 pm

Eu acredito que não nos faria mal algum se desenvolvêssemos uma família de mísseis a partir do Mss-1.2 assim como os israelenses fizeram com o seu Spike, que na minha opinião é hoje um dos sistemas AC mais efetivos e versáteis disponível no mercado.

Além disso, está mais do que patente o atraso no desenvolvimento do nosso ALAC, que apesar de ser uma arma relativamente simples, como de costume está demorando quase que uma eternidade para ficar pronta. E em material de lança-rojão, atualmente, neste lado de cá do mundo, ainda não inventaram nada melhor do que os AT-4 e suas versões. Faríamos muito bem em adotar outras versões do mesmo por aqui.

Para ilustrar o tópico: http://www.rafael.co.il/Marketing/342-1 ... eting.aspx

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceram: 132 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#25 Mensagem por Hermes » Sex Jun 06, 2014 5:49 pm

Pois é Bacchi, existe nos fóruns em geral uma adoração quase mística em relação aos equipamentos russos, eles são melhores, sem embargos, os russos nos dariam plantas e projetos de mão beijada, etc. Gosto muito de vários equipamentos deles, mas não vejo essa perfeição toda em tudo que eles fazem, tem problemas como todos os outros. Pior é que quando nossas forças armadas não adotam algo russo em detrimento de equipamentos ocidentais são taxados de incompetentes, lesa pátrias e outros adjetivos.




...
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60640
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: ARMAS ANTICARRO

#26 Mensagem por Túlio » Sáb Jun 07, 2014 9:13 pm

marcusv escreveu:ALAC, arma leve anticarro, teve seu lote piloto aprovado pelo Ctex em fevereiro deste ano!

E o MSS? Algum link, cupincha?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
marcusv
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 229
Registrado em: Sáb Fev 18, 2006 1:33 am
Localização: porto alegre
Agradeceram: 30 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#27 Mensagem por marcusv » Dom Jun 08, 2014 12:04 am

Este nada Túlio!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36352
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#28 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 08, 2014 12:30 am

Mas afinal, o que falta ao Mss 1.2 para ser aprovado e entrar efetivamente em produção? Um lote piloto já havia sido comprado há tempos atrás, salvo engano, e até agora, nada se soube sequer se o sistema foi testado ou não, se houve disparos, se foi usado, enfim...

Mesmo no CFN este sistema está envolto em uma névoa de desconhecimento que é difícil de entender.

Em qualquer lugar normal do mundo qualquer fabricante moveria céus e terras em marketing em relação aos testes de seu produto por parte das ffaa's, já que são elas o melhor "garoto propaganda" de qualquer industria de defesa. E no entanto, aqui nem a fabricante, e menos ainda as ffaa's dão qualquer sinal de querer informar ao público externo o que está havendo, ou não, com este míssil.

Se lotes pilotos são para testar e ver o que dá certo, e errado, em algo novo que se está comprando, porque toda essa, perdoem-me a expressão, frescura em divulgar os resultados obtidos pelo Mss 1.2?

Será que o negócio se mostrou tão ruim que o povo de farda nem quis saber de divulgar o resultado? Ou ao contrário, se deu certo, ou muito certo, porque então não se festejar estes bons resultados alardeando-os por aí, como fato atestador da qualidade da engenharia brasileira?

Bem, está difícil cada vez mais de explicar, e mais ainda de entender o que se passa com o Mss 1.2

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
lordlex
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 168
Registrado em: Qua Out 16, 2013 1:09 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#29 Mensagem por lordlex » Dom Jun 08, 2014 3:08 am

FCarvalho escreveu:
Bem, está difícil cada vez mais de explicar, e mais ainda de entender o que se passa com o Mss 1.2
Imagem




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#30 Mensagem por LeandroGCard » Dom Jun 08, 2014 8:44 am

FCarvalho escreveu:Em qualquer lugar normal do mundo qualquer fabricante moveria céus e terras em marketing em relação aos testes de seu produto por parte das ffaa's, já que são elas o melhor "garoto propaganda" de qualquer industria de defesa. E no entanto, aqui nem a fabricante, e menos ainda as ffaa's dão qualquer sinal de querer informar ao público externo o que está havendo, ou não, com este míssil.
Verdade.

E depois reclamam que as empresas não conseguiram vendas (pois só as internas não sustentam fábrica nenhuma) e acabaram fechando a linha de produção, nos deixando sem opções além de ir lá fora comparar sistemas que já fabricávamos. Este meu país é realmente um enigma insolúvel :? .


Leandro G. Card




Responder