ARMAS ANTICARRO

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#46 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Jun 16, 2014 9:28 pm

LeandroGCard escreveu:E também não sei se isto está de todo errado, já que não estamos em tempo de guerra.
Estamos em tempo de preparar a guerra, digo, não estocar munição, mas treinar, e se treina disparando, não parece ser o caso de uma tropa onde só os sargentos tem granadas, só uma e só de enfeite.

O mesmo com mísseis e outras armas, acho o disparo real uma parte importante do treino, nas quantidades que são adquiridos é impossível que todos os possíveis operadores tenham efetuado ao menos um disparo, alias, os mísseis são comprados, ficam guardados, vencem, e ninguém ousa toca-los para treinar.

Se estivéssemos em guerra acho provável que muitos dos nossos soldados disparariam as armas que lhe foram dadas pela primeira vez (exceto talvez, os fuzis), já li muito sobre soldados que dispararam pela primeira no calor do combate, e o resultado não foi bom.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Naval
Sênior
Sênior
Mensagens: 1505
Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
Agradeceram: 43 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#47 Mensagem por Naval » Ter Jun 17, 2014 12:08 am

Marechal-do-ar escreveu:
LeandroGCard escreveu:E também não sei se isto está de todo errado, já que não estamos em tempo de guerra.
Estamos em tempo de preparar a guerra, digo, não estocar munição, mas treinar, e se treina disparando, não parece ser o caso de uma tropa onde só os sargentos tem granadas, só uma e só de enfeite.

O mesmo com mísseis e outras armas, acho o disparo real uma parte importante do treino, nas quantidades que são adquiridos é impossível que todos os possíveis operadores tenham efetuado ao menos um disparo, alias, os mísseis são comprados, ficam guardados, vencem, e ninguém ousa toca-los para treinar.

Se estivéssemos em guerra acho provável que muitos dos nossos soldados disparariam as armas que lhe foram dadas pela primeira vez (exceto talvez, os fuzis), já li muito sobre soldados que dispararam pela primeira no calor do combate, e o resultado não foi bom.
Não posso falar das outras armas, mas no CFN, o treinamento depende da OM em que você serve.
Todo recruta obrigatoriamente atira com as armas portáteis da infantaria no curso de formação no CIAMPA.

Depois da formação, você treina de acordo com a OM em que serve.

EX1: Se você serve em um Batalhão de Infantaria (Pelotão de Fuzileiros Navais), treina as táticas de Esquadra de Tiro e do Grupo de Combate, além do armamento padrão do infante e armas coletivas (Pistola/Fuzil/Metralhadora Leve/Granadas de Mão/Granadas de Bocal).
Se você está alocado no Pelotão de Petrechos, aí o armamento muda (Metralhadora Média/AT4/Morteiro 60mm), então o treinamento também muda.
Mesma coisa o apoio de fogo (Metralhadora Pesada/Morteiro 81mm/Míssil Anticarro).

EX2: Se está servindo no Batalhão de Artilharia, obviamente fará treinamentos de campo com os Obuses 105mm e 155mm e Morteiros 120mm. Porém, todos os artilheiros tem estande de tiro pelo menos 1x ao ano, onde se pratica o tiro de Fuzil/Pistola e granadas.

Agora o que eu acho legal, são as manobras e exercícios, onde todo o CFN atira com seu armamento. Por exemplo na Operação Dragão. Infantaria/Artilharia de Campanha/Artilharia AntiAérea/Carros de Combate Etc. Todos vão atirar com munição real.

Resumindo, pelo menos umas 2x ao ano o Fuzileiro Naval atira com munição real. (Estande e Manobra).

Abraços.




"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceram: 132 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#48 Mensagem por Hermes » Ter Jun 17, 2014 1:24 am

Naval, o que acho que acontece com o Exército é que, diferente dos Fuzileiros há uma grande quantidade de batalhões da mesma Arma e que deveriam contar com esses armamentos em seu quadro, mas mobilia-se um ou dois e esses talvez até treinem, mas o restante por esses rincões, apesar de teoricamente terem de ter as armas, nunca as viram ou virão. É o caso dos mísseis citados, quantos soldados do EB devem ter chegado perto de um deles? Mas com certeza fazem parte do organograma de seus batalhões, não é tanto culpa do EB, mas cobertor curto e estrutura gigantesca, infelizmente. Espero que pelo menos os Milan e Eryx tenham servido de algum parâmetro para o MSS 1.2 e que esse sim seja distribuído a contento ou o 1.3, 1.4, etc.




...
Avatar do usuário
Duka
Avançado
Avançado
Mensagens: 662
Registrado em: Qua Out 12, 2005 8:03 pm
Localização: Lajeado, RS
Agradeceram: 146 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#49 Mensagem por Duka » Ter Jun 17, 2014 1:18 pm

O EB caminha para uma solução mais racional para o treinamento de emprego desses armamentos mais caros, através do uso de simuladores. Acho mais sensato.




Abraços
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#50 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jun 17, 2014 3:39 pm

Duka, acho simuladores muito bons, da para treinar MUITO mais em simuladores do que seria possível com armas reais, da para treinar o que não seria possível com armas reais, da para tomar tiros em simuladores, são uma ferramenta incrível no treinamento, mas não são 100% realistas, alguns tirinhos reais para o operador ter ciência do que realmente acontece é importante, e tenho a impressão que possíveis operadores de mísseis nunca dispararam ou nem mesmo viram um míssil sendo disparado.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Lizzoni
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 4:20 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#51 Mensagem por Lizzoni » Sex Ago 08, 2014 5:32 pm

Armas anticarros modernas tornam a guerra assimétrica. Temos de investir neste tipo de armamento baseado em plataformas leves. Letalidade e mobilidade à um preço que permite uma compra de muito mais unidades para cada veículo de ataque utilizado pelo inimigo. Destruir (ou ao menos inutilizar temporariamente) um tanque de USD 3KK com uma arma de <USD5K é inteligência militar!




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#52 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Ago 08, 2014 11:19 pm

Lizzoni escreveu:Destruir (ou ao menos inutilizar temporariamente) um tanque de USD 3KK com uma arma de <USD5K é inteligência militar!
Mas perder soldados fazendo isso é uma grande burrice.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Hector0352
Júnior
Júnior
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Jan 31, 2014 10:02 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#53 Mensagem por Hector0352 » Sáb Ago 09, 2014 9:01 pm

Lizzoni escreveu:Armas anticarros modernas tornam a guerra assimétrica. Temos de investir neste tipo de armamento baseado em plataformas leves. Letalidade e mobilidade à um preço que permite uma compra de muito mais unidades para cada veículo de ataque utilizado pelo inimigo. Destruir (ou ao menos inutilizar temporariamente) um tanque de USD 3KK com uma arma de <USD5K é inteligência militar!
Não sei, mas acho que essa de guerra assimétrica e guerra de guerrilha já foi o tempo, hoje o que ganha guerra são aviões de combate, helicópteros de ataque, drones, fragatas, porta aviões e tropas bem treinadas. Claro posso estar errado.




A chave para vitoria é a persistência.
Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#54 Mensagem por Wingate » Sáb Ago 09, 2014 9:32 pm

Hector0352 escreveu:
Lizzoni escreveu:Armas anticarros modernas tornam a guerra assimétrica. Temos de investir neste tipo de armamento baseado em plataformas leves. Letalidade e mobilidade à um preço que permite uma compra de muito mais unidades para cada veículo de ataque utilizado pelo inimigo. Destruir (ou ao menos inutilizar temporariamente) um tanque de USD 3KK com uma arma de <USD5K é inteligência militar!
Não sei, mas acho que essa de guerra assimétrica e guerra de guerrilha já foi o tempo, hoje o que ganha guerra são aviões de combate, helicópteros de ataque, drones, fragatas, porta aviões e tropas bem treinadas. Claro posso estar errado.
Mas e o Taliban, por exemplo? Eles não têm nada do acima e ninguém consegue derrotá-los definitivamente. A longo prazo, estão vencendo...

Wingate




Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#55 Mensagem por Wingate » Sáb Ago 09, 2014 9:36 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Lizzoni escreveu:Destruir (ou ao menos inutilizar temporariamente) um tanque de USD 3KK com uma arma de <USD5K é inteligência militar!
Mas perder soldados fazendo isso é uma grande burrice.
Perdão, colega, não entendi. Em guerras soldados morrem de um jeito ou de outro. A tripulação de um tanque pode ser desaparecer num segundo vitima de um míssil. Atacantes com armas anticarro podem morrer ao atacar um tanque mas baixas fazem parte do combate, estão ali para isso, são combatentes. O mesmo risco correm os tripulantes dos blindados.

Desculpe se não captei direito seu pensamento.

SDS,

Wingate




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#56 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Ago 09, 2014 9:46 pm

Wingate, a quantidade de atacantes com armas anti-carro que morrem tentando destruir um tanque é muito maior que a quantidade de tripulantes mortos em tanques, os que resistem dessa maneira o fazem não porque é a melhor opção, mas porque não tem outra escolha.

No caso citado acima do Talibã, ninguém consegue derrota-los, mas o que é derrotar o Talibã? Seria por acaso... Mudar o pensamento dos afegãos para não serem extremistas islâmicos? Porque se for isso sinto informar que tanques e balas não tem o poder de mudar pensamentos.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Hector0352
Júnior
Júnior
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Jan 31, 2014 10:02 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#57 Mensagem por Hector0352 » Sáb Ago 09, 2014 9:49 pm

Wingate escreveu:
Hector0352 escreveu: Não sei, mas acho que essa de guerra assimétrica e guerra de guerrilha já foi o tempo, hoje o que ganha guerra são aviões de combate, helicópteros de ataque, drones, fragatas, porta aviões e tropas bem treinadas. Claro posso estar errado.
Mas e o Taliban, por exemplo? Eles não têm nada do acima e ninguém consegue derrotá-los definitivamente. A longo prazo, estão vencendo...

Wingate
A longo prazo, mas o Taliban até onde eu sei é uma organização terrorista que ganha dinheiro para os equipamentos militares traficando opio para o o mundo. Na minha opinião uma país fraco não consegue parar um país forte fazendo táticas de guerrilha, o máximo que ele faz é fazer o atacante ter baixas e ter desgaste de suas forças.No Afeganistão os EUA resolveram os ataques do Taliban jogando muitas bombas em todo lugar que parecia ter um barbudinho.
Claro posso estar falando besteira, quem souber mais por favor me corrija.




A chave para vitoria é a persistência.
Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#58 Mensagem por Wingate » Sáb Ago 09, 2014 9:55 pm

Marechal-do-ar escreveu:Wingate, a quantidade de atacantes com armas anti-carro que morrem tentando destruir um tanque é muito maior que a quantidade de tripulantes mortos em tanques, os que resistem dessa maneira o fazem não porque é a melhor opção, mas porque não tem outra escolha.

No caso citado acima do Talibã, ninguém consegue derrota-los, mas o que é derrotar o Talibã? Seria por acaso... Mudar o pensamento dos afegãos para não serem extremistas islâmicos? Porque se for isso sinto informar que tanques e balas não tem o poder de mudar pensamentos.
O que você diz é fato, mas é assim que funciona. Quando um exército superior invade um país mais fraco, os defensores vão usar todos os recursos disponíveis para destruir os tanques (e todo tipo de veículo inimigo) usando coquetéis Molotov, RPG´s, IED´s e tudo que tiverem disponível à mão e atacantes vão morrer aos punhados. É a guerra!

E como disse o outro colega acima, se se conseguir destruir um tanque usando armas anticarro portáteis, foi dado um tremendo prejuízo ao inimigo, que vai ter que repor o que perdeu. Guerra é isso, dinheiro, homens e munição para queimar...

Quanto ao Taliban, acho que você, inteligente que é, sabe o saco sem fundo que os americanos (e antes, os soviéticos) encontraram naquele fim de mundo. Eles nunca foram derrotados. Então o que é derrotar o Talibã? Pergunte aos americanos se eles conseguiram. Estão até agora dando murros em ponta de faca.

Mas, cada um com sua opinião.

Grato e SDS,

Wingate




Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#59 Mensagem por Wingate » Sáb Ago 09, 2014 10:00 pm

Hector0352 escreveu:
Wingate escreveu: Mas e o Taliban, por exemplo? Eles não têm nada do acima e ninguém consegue derrotá-los definitivamente. A longo prazo, estão vencendo...

Wingate
A longo prazo, mas o Taliban até onde eu sei é uma organização terrorista que ganha dinheiro para os equipamentos militares traficando opio para o o mundo. Na minha opinião uma país fraco não consegue parar um país forte fazendo táticas de guerrilha, o máximo que ele faz é fazer o atacante ter baixas e ter desgaste de suas forças.No Afeganistão os EUA resolveram os ataques do Taliban jogando muitas bombas em todo lugar que parecia ter um barbudinho.
Claro posso estar falando besteira, quem souber mais por favor me corrija.
E você acha que isso é pouco, ao se enfrentar o poderio dos EUA? Essas bombas, tropas e UAV´s, tudo isso custa zilhões de $$$ do contribuinte americano, jogados naquele atoleiro. Até quando? Tem americanos morrendo por lá também O Talibã tem tempo, os afegãos lidam com isso por séculos e vão estar lá quando os americanos partirem.

Wingate




Hector0352
Júnior
Júnior
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Jan 31, 2014 10:02 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#60 Mensagem por Hector0352 » Sáb Ago 09, 2014 10:09 pm

Wingate não digo que você esta errado, na questão Taliban X EUA esta correto. Mas penso agora EUA x Brasil, ou algum outro país aqui da América do sul, você acha que uma tática de guerrilha funcionaria ? Eu acho que não, eles iriam vir, pegar o que querem, ficar um tempo pra no país em questão e depois ir embora.

Ataques de UAV's e bombas guiadas a laser custam caro ? Sim, mas para garantir algo necessário para eles ( como o petróleo por exemplo) não justificaria os gastos ?




A chave para vitoria é a persistência.
Responder