Guarda Costeira/Fluvial

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

O Brasil precisa de uma Guarda Costeira/Fluvial?

Sim
74
62%
Não
31
26%
Talvez
12
10%
Outras respostas
2
2%
 
Total de votos: 119

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Guarda Costeira no Brasil

#31 Mensagem por J.Ricardo » Sex Mar 02, 2018 11:53 am

A CG costeira poderia usar (assim como a USGC), materiais cedidos pela MB, por exemplo, a classe Niteroi, depois de desativada, poderia ser suprimida de seus armamentos mais avançados e instalados radares e canhões mais condizentes com a missão de GC, o mesmo com a corvetas Inhauma.
Substituidas as turbinas por motores a diesel também.

Com a MB ficariam navios propriamente "de guerra".

Quanto a aviões fico aqui com minhas dúvidas, se já existe um cisma entre MB e FAB, imagina colocar a CG nesse enrosco.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Guarda Costeira no Brasil

#32 Mensagem por J.Ricardo » Sex Mar 02, 2018 11:58 am

gogogas escreveu:Creio que uma futura Guarda Costeira Brasileira , deve ser uma força policial aos moldes da PF , assim liberaria recursos do MD , e ficaria subordinada ao novo ministério da segurança pública ....
Os meios navais poderiam ser no máximo até 500 t com o armamento padrão da MB !
Não acho que cairia bem uma GC civil, o padrão de um guarda civil normal provavelmente seria igual ao do Almirante da MB




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60624
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6355 vezes
Contato:

Re: Guarda Costeira no Brasil

#33 Mensagem por Túlio » Sex Mar 02, 2018 1:12 pm

Não vejo vantagem alguma em criar mais outra corporação. Me parece mais simples, lógico e de melhor custo-benefício usar o que já temos (os Distritos Navais, que são uma Guarda Costeira com outro nome, e os meios navais das PMs), apenas alocando os meios e recursos necessários para que cumpram bem o seu Dever. Comparem o que isso (manter e melhorar o que já temos) custaria em relação à criação de uma corporação inteiramente nova, com uma nova infraestrutura administrativa e novos problemas de relacionamento e atribuições com as demais corporações. Fora ser mais uma para brigar por recursos cada vez mais escassos (a última coisa que se faz é convidar alguém para jantar quando se tem pouca comida em casa).

Reli este tópico e a primeira constatação foi que um dos Bobs (o Lopes) já causava estrago lá em 2014, já que para qualquer Bob sua opinião e a Realidade são exatamente a mesma coisa. Azar de quem acredita...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36258
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3134 vezes

Re: Guarda Costeira no Brasil

#34 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 02, 2018 3:40 pm

J.Ricardo escreveu:A CG costeira poderia usar (assim como a USGC), materiais cedidos pela MB, por exemplo, a classe Niteroi, depois de desativada, poderia ser suprimida de seus armamentos mais avançados e instalados radares e canhões mais condizentes com a missão de GC, o mesmo com a corvetas Inhauma. Substituidas as turbinas por motores a diesel também. Com a MB ficariam navios propriamente "de guerra". Quanto a aviões fico aqui com minhas dúvidas, se já existe um cisma entre MB e FAB, imagina colocar a CG nesse enrosco.
A meu ver, o aproveitamento de navios já superados e com pouco tempo de vida útil não é uma boa solução. Na verdade, o que pode e deveria ser feito é passar a guarda costeira todos os projetos da MB relativos a navios patrulha, e aproveitar o material e pessoal já existente nos DN's, Capitanias e delegacias espalhadas pelo Brasil. Faria dois favores a MB, cortando pessoal e missões desnecessários a atividades que não são primárias.

Quanto a aviação, nada que não possa ser resolvido. Outro dia coloquei em outro tópico que os Pantera do EB podem ser aproveitados, para um inicio de organização, assim como os Esquilo, já que ambos estão sendo modernizados e ainda terão um bom par de anos de uso pela frente. Naturalmente seriam substituidos por outros modelos mais modernos na Avex. O projeto do UHP também poderia ser passado a guarda costeira já que visa um tipo de helo que tem muito mais ligação com as atividades de apoio aos DN's, capitanias e navios patrulhas do que propriamente com navios de guerra da MB. Os quantitativos poderiam inclusive permanecer os mesmos. No longo prazo, um aivão leve e outro médio ajudariam também. E quem sabe até um SC-390 em um futuro assim nem tão distante. :wink:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36258
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3134 vezes

Re: Guarda Costeira no Brasil

#35 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 02, 2018 3:48 pm

Túlio escreveu:Não vejo vantagem alguma em criar mais outra corporação. Me parece mais simples, lógico e de melhor custo-benefício usar o que já temos (os Distritos Navais, que são uma Guarda Costeira com outro nome, e os meios navais das PMs), apenas alocando os meios e recursos necessários para que cumpram bem o seu Dever. Comparem o que isso (manter e melhorar o que já temos) custaria em relação à criação de uma corporação inteiramente nova, com uma nova infraestrutura administrativa e novos problemas de relacionamento e atribuições com as demais corporações. Fora ser mais uma para brigar por recursos cada vez mais escassos (a última coisa que se faz é convidar alguém para jantar quando se tem pouca comida em casa).
Reli este tópico e a primeira constatação foi que um dos Bobs (o Lopes) já causava estrago lá em 2014, já que para qualquer Bob sua opinião e a Realidade são exatamente a mesma coisa. Azar de quem acredita...
Concordo com a parte de que aproveitar o que já temos é coerente com a realidade, e já defendia isso em outros tópicos aqui mesmo no navais, mas como a discussão sobre uma guarda costeira estava muito espalhada, não conseguia colocar de forma mais objetiva as ideias aqui no tópico específico.

Como disse ao J.Ricardo, é perfeitamente factível aproveitar todo o material, pessoal e projetos da MB e que hoje estão nos DN, Capitanias e Delegacias em função da guarda costeira, sem precisar mexer muita coisa na infraestrutura adm e organizacional. Não precisamos criar mais um "cabide de emprego" para ninguém.

Neste sentido, acho lógica a ligação da guarda costeira a esse novo ministério da segurança, se caso ele persistir mesmo, ou se não, sua subordinação direta em termos de comando, à MB, desde que com orçamentos em separado. A ligação seria apenas administrativa.

No mais, temos aqui recursos materiais e humanos que podemos usar, diminuindo custos e aproveitando ao máximo os recursos existentes.

Seria menos problemático do que dar as PM's mais um trabalho que elas não tem qualquer infraestrutra e nem vocação para exercer. Ainda mais dependendo da boa (falta de) vontade dos governos estaduais.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Guarda Costeira no Brasil

#36 Mensagem por J.Ricardo » Sex Mar 02, 2018 4:15 pm

Túlio escreveu:Não vejo vantagem alguma em criar mais outra corporação. Me parece mais simples, lógico e de melhor custo-benefício usar o que já temos (os Distritos Navais, que são uma Guarda Costeira com outro nome, e os meios navais das PMs), apenas alocando os meios e recursos necessários para que cumpram bem o seu Dever. Comparem o que isso (manter e melhorar o que já temos) custaria em relação à criação de uma corporação inteiramente nova, com uma nova infraestrutura administrativa e novos problemas de relacionamento e atribuições com as demais corporações. Fora ser mais uma para brigar por recursos cada vez mais escassos (a última coisa que se faz é convidar alguém para jantar quando se tem pouca comida em casa).

Reli este tópico e a primeira constatação foi que um dos Bobs (o Lopes) já causava estrago lá em 2014, já que para qualquer Bob sua opinião e a Realidade são exatamente a mesma coisa. Azar de quem acredita...
Acho que o problema é foco Tulio, a prioridade da MB sempre será a esquadra, só ver o ritmo que andam os projetos voltados para a patrulha.
Tirando a patrulha da MB, esta ficaria com o foco somente na marinha de guerra e a CG ficaria focada na missão de policiar nossas águas.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60624
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6355 vezes
Contato:

Re: Guarda Costeira no Brasil

#37 Mensagem por Túlio » Sex Mar 02, 2018 4:26 pm

J.Ricardo escreveu: Acho que o problema é foco Tulio, a prioridade da MB sempre será a esquadra, só ver o ritmo que andam os projetos voltados para a patrulha.
Tirando a patrulha da MB, esta ficaria com o foco somente na marinha de guerra e a CG ficaria focada na missão de policiar nossas águas.
Cupincha, foco é a palavra-chave: por falta dele é que a MB é um arremedo de esquadra e mora no Rio de Janeiro, visitando de vez em quando outras províncias só para ver se vão bem e seguem fiéis à Coroa.

Se acabarem os Distritos Navais só o Rio vai ter Marinha, o resto apenas Guarda Costeira. Com eles ao menos temos a ilusão de existir alguma Marinha do Brasil e não apenas do Rio, que é o caso. Senão vejamos: onde fica mesmo o Arsenal da Marinha? Os principais Batalhões do CFN? A fábrica de subs? O GRUMEC? A base atual e a futura de subs? As bases das Escoltas? O Colégio Naval? A Escola Naval?

Desculpes mas mesmo Distrito Naval ainda é melhor do que nada... :wink: 8-]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2392
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 679 vezes

Re: Guarda Costeira no Brasil

#38 Mensagem por EduClau » Sáb Mar 03, 2018 2:30 pm

Túlio escreveu:Se acabarem os Distritos Navais só o Rio vai ter Marinha, o resto apenas Guarda Costeira. Com eles ao menos temos a ilusão de existir alguma Marinha do Brasil e não apenas do Rio, que é o caso. Senão vejamos: onde fica mesmo o Arsenal da Marinha? Os principais Batalhões do CFN? A fábrica de subs? O GRUMEC? A base atual e a futura de subs? As bases das Escoltas? O Colégio Naval? A Escola Naval?
Esse parágrafo é de uma lucidez obscena, dava até para encerrar o tópico depois dessa.

sds.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36258
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3134 vezes

Re: Guarda Costeira no Brasil

#39 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 03, 2018 10:02 pm

Se a gente fosse viver apenas de lucidez aqui, o DB tinha sobrevido menos tempos que a maioria das microempresas que são abertas nesse país.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Guarda Costeira no Brasil

#40 Mensagem por J.Ricardo » Seg Mar 05, 2018 2:01 pm

FCarvalho escreveu:Se a gente fosse viver apenas de lucidez aqui, o DB tinha sobrevido menos tempos que a maioria das microempresas que são abertas nesse país.

abs.
:lol: :lol: :lol:




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60624
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6355 vezes
Contato:

Re: Guarda Costeira no Brasil

#41 Mensagem por Túlio » Seg Mar 05, 2018 2:06 pm

Tá, mas excesso de viagem na maionese acabou até com Países inteiros, quanto mais com pobres Fóruns de Defesa... :lol: :lol: :lol: :lol:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36258
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3134 vezes

Re: Guarda Costeira no Brasil

#42 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 05, 2018 5:39 pm

Ainda bem que a gente soube azeitar direito a nossa então. Afinal, faz quinze anos que estamos nos lambuzando nela. E ninguém aqui até hoje saiu do fórum por caganeira mental ou intestinal. :twisted: [018]

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36258
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3134 vezes

Re: Guarda Costeira no Brasil

#43 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 09, 2018 10:31 pm

Falta de Guarda Costeira obriga MB ‘dual’ a apoiar polícia anti-pirataria
9 de Abril de 2018

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2018/04/Lancha-multiprop%C3%B3sito-Aruan%C3%A3.jpg

http://www.naval.com.br/blog/2018/04/09 ... pirataria/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60624
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6355 vezes
Contato:

PATRULHA FLUVIAL

#44 Mensagem por Túlio » Ter Ago 07, 2018 2:29 pm

Estava ontem assistindo a um documentário no NETFLIX chamado Amazonas Clandestino, feito por uma equipe que creio ser Espanhola (falam castelhano como o Novo Cristo o faria, ou seja, com a língua preva, tipo "sea esto o aquello" vira "fea efto o aquello") ali por 2014. Bueno, entre várias coisas que me deixaram bufando de raiva, uma se destacou: após acabar (Peru) com TODAS as suas árvores centenárias de madeiras nobres, os caras simplesmente atravessam o Javari e vêm cortar as nossas! Depois é só arrastar pra margem e rebocar pro outro lado, cujas margens são cheias de madeireiras (as nossas não).

Em dado momento o documentarista pergunta sobre o perigo de transportar a madeira pelo rio, afinal, e o Brasil? O Peruano dá uma risada e devolve a pergunta (sabendo que o Espanhol tinha viajado ao longo de todo o rio para chegar ali), querendo saber se ele tinha visto, ao longo do percurso, algum sinal de Polícia, Exército ou Marinha. Ante a negativa com ar acabrunhado, o sorriso do PILANTRA se alarga.

Ou seja, enquanto o único "estado" da República "Federativa" do Brasil que tem algum arremedo de Marinha (que, aristocrática, ainda vive nos tempos do Império) faz o que pode e o que não pode para tentar voltar a ter alguma credibilidade nisso (afinal, prioridade é defender a Corte), mesmo grandes rios fronteiriços estão ao abandono, na mão de piratas, traficantes, contrabandistas e extratores ilegais de recursos minerais e vegetais. Nada de PF, nada de EB com seus PEFs e BIS, nada de FAB, nada de MB, nada de nada! Tá tudo à bangu.

E então? O que supostamente se tem AGORA - em termos de frota fluvial e bases na região - para defender algo que é bem mais urgente do que uma Midway brazuca para afundar a Navy do satanás algum dia que não se sabe quando lá no meio do Atlântico?

O que se tem e precisaria (e poderia) ter para defender as fronteiras não de uma internacionalização tipo devir via Coalizão EUA/UE, fantasma em que ainda há quem acredite, mas de uma "internacionalização" altamente predatória e que já está acontecendo faz anos e anos?

Porque se é para continuar assim, eu mesmo sou a favor de que os ianques e Europeus venham e tomem conta. Pior do que nós é que não vão fazer...

Sobre a "frota" atual, que eu saiba é menos de uma dúzia de NaPaFlus, uns "de origem" e outros adaptados (incluindo um Monitor Fluvial que não vai demorar para completar um século de existência, bobear e é a belonave mais antiga do mundo em uso operacional, verdadeiro museu flutuante) e sei lá quantas lanchas e em que estado se encontram.

Alguém faz ideia?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

E A ARMADA FLUVIAL???

#45 Mensagem por Lord Nauta » Ter Ago 07, 2018 3:13 pm

Prezado colega, saudações.


Muito oportuno este tópico. Em alguns dias vou procurar apresentar um estudo realizado no âmbito da MB sobre as vulnerabilidades e a necessidade de meios para que houvesse uma presença naval efetiva nesta região. Ao ler este documento fiquei estarrecido com a discrepância existente.

Sds

Lord Nauta




Responder