GTE - Grupo de Transporte Especial

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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FCarvalho
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Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#46 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 18, 2014 11:24 am

Imagem
http://www.boeing.com/boeing/commercial ... c_rio.page?

Por isso que eu digo prp que estas viagens mais longas tem de ser obrigatoriamente objeto de considerações e planejamento detalhado em termos diplomáticos e, mesmo comerciais, e até militares.

Para um país como o Brasil, que se pretende inserir cada vez mais nos julgamentos das problemáticas da seara internacional, não é possível passar ao largo ou permanecer indiferente a este tipo de situação.

Então, como disse antes, por mais que tenhamos que fazer alguma parada em qualquer lugar por aí, isto tem de ser planejado, e aproveitado, em nosso favor.

Afinal, não é todo dia que um pequeno país ou ilha dispersa por aí neste mundo a meio do caminho entre o nada e o coisa nenhuma, tem a possibilidade de receber um FAB ZERO UNO todos os dias.

Ser presidente(a), vez por outra, tem lá as suas vezes de mascate. E tanto para ser presidente, como mascate, o sujeito tem de ser dos bons. E aceitar bem os ossos do ofício. :wink:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#47 Mensagem por lobo_guara » Qua Fev 19, 2014 8:49 pm

FCarvalho escreveu:Bom, se o problema da Pres. DR for a quantidade de turbinas, só para ela se sentir mais "segura" tem A340 em versão VIP por aí dando sopa para quem quiser.

Ontem dando uma olhada por aí na rede, tem modelos de 1997 a 2010 disponíveis para venda e/ou leasing. Ou então o 747, que também dá conta do recado, mas tem menos oferta no mercado, além de ser mais caro.

Agora se o problema for a manutenção de uma relação ótima entre custos e benefícios, observando-se o bom uso do erário público, o 767-3ER selecionado para o KC-X da FAB mais que resolve o problema de um avião VVIP para a presidência.

E todos eles fazem o serviço, com as adaptações necessárias.

Vamos ver qual das soluções o ego presidencial se permite.

abs.
Colega,

Apesar da insistência em atribuir esta ou aquela preferência em relação a aeronaves VIP a atual presidente, o próprio artigo que abre este tópico é claro em afirmar que a presidente Dilma não solicitou nenhum estudo a FAB ou mesmo conversou pessoalmente sobre o assunto com o seu comandante a respeito da substituição do atual avião presidencial, portanto realmente não entendo as tuas colocações a este respeito e o que isto pode contribuir com a discussão de qual seria o melhor avião VIP para o transporte presidencial. Neste sentido a tua indagação quanto ao ego presidencial já esta respondida, ou seja, nenhum novo avião será adquirido para esta função no atual momento.




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
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Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#48 Mensagem por lobo_guara » Qua Fev 19, 2014 8:58 pm

saullo escreveu:Compra um Cessna monomotor, pois com o pibinho do governo, só tem pra isso.
Sem maracutaias matemágicas de exportar plataformas que nem saíram do Brasil e renegociação de dívidas não recebidas, nós estamos tecnicamente no vermelho brilhante em nossas contas, sem sinal de melhora.
Nossos portos são uma porcaria, mas o da ilha prisão do caribe feito com nosso dinheiro está pimpão.
Cessna monomotor pra ela!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Falando seriamente, creio que seria melhor fretar um avião de companhia aérea nacional, como já andou sendo feito em outros governos.

Abraços
Saullo,

Então poderias te mudar para o Uruguai, lá o avião presidencial é um Brasília da Embraer e o presidente anda de fusca.
Quanto ao fretamento de avião de empresa privada, o presidente que adotava esta prática era o mesmo que retirava os sapatos na alfandega americana para ingressar naquele pais e de quebra vendeu a troco de banana toda a constelação de satélites BrasilSAT para entregar nossas comunicações as mãos estrangeiras de bandeja. Felizmente este tempo já passou e rezo todo dia para que não retorne mais.




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Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#49 Mensagem por Thor » Qua Fev 19, 2014 9:32 pm

lobo_guara escreveu:
FCarvalho escreveu:Bom, se o problema da Pres. DR for a quantidade de turbinas, só para ela se sentir mais "segura" tem A340 em versão VIP por aí dando sopa para quem quiser.

Ontem dando uma olhada por aí na rede, tem modelos de 1997 a 2010 disponíveis para venda e/ou leasing. Ou então o 747, que também dá conta do recado, mas tem menos oferta no mercado, além de ser mais caro.

Agora se o problema for a manutenção de uma relação ótima entre custos e benefícios, observando-se o bom uso do erário público, o 767-3ER selecionado para o KC-X da FAB mais que resolve o problema de um avião VVIP para a presidência.

E todos eles fazem o serviço, com as adaptações necessárias.

Vamos ver qual das soluções o ego presidencial se permite.

abs.
Colega,

Apesar da insistência em atribuir esta ou aquela preferência em relação a aeronaves VIP a atual presidente, o próprio artigo que abre este tópico é claro em afirmar que a presidente Dilma não solicitou nenhum estudo a FAB ou mesmo conversou pessoalmente sobre o assunto com o seu comandante a respeito da substituição do atual avião presidencial, portanto realmente não entendo as tuas colocações a este respeito e o que isto pode contribuir com a discussão de qual seria o melhor avião VIP para o transporte presidencial. Neste sentido a tua indagação quanto ao ego presidencial já esta respondida, ou seja, nenhum novo avião será adquirido para esta função no atual momento.
Interessante... o fato da PR não informar a um subalterno de um subalterno dela implica que ela não quer isso? :wink:




Brasil acima de tudo!!!
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Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#50 Mensagem por lobo_guara » Qua Fev 19, 2014 10:25 pm

Em relação ao tópico, supondo que houvesse um processo de aquisição de uma aeronave VIP para a FAB com maior alcance que o ACJ 319, num primeiro momento naturalmente penso que a melhor opção seria o Boeing 777-300ER considerando as características superlativas desta aeronave. Contudo considerando a recente decisão da FAB em adquirir novos reabastecedores convertido para o modelo KC-767-300ER MMTT, neste caso uma solução plausível seria equipar uma destas aeronaves com uma cabine diferenciada dotada de suite presidencial e assentos em classe executiva, entretanto considero que esta alternativa descaracteriza o programa original da FAB e reduz a disponibilidade de aeronaves para o uso exclusivo no apoio a força.
Neste aspecto, tendo em vista a viabilidade de um programa voltado a aquisição desta natureza e a disponibilidade de aeronaves VIP da FAB, entendo que de forma complementar visando garantir maior autonomia para os vôos ocasionais de maior percurso realizados pela presidência uma solução alternativa e não considerada na listagem inicial do tópico seria o Gulfstream G550 da General Dynamics' Gulfstream Aerospace com seus 12.500 km de autonomia com capacidade para até 19 passageiros a um custo na casa dos U$ 50 milhões, e portanto bem menor até mesmo do que de um KC-767 adaptado para esta missão (cerca de um terço do valor).




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Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#51 Mensagem por lobo_guara » Qua Fev 19, 2014 10:34 pm

Thor escreveu:
lobo_guara escreveu:
Colega,

Apesar da insistência em atribuir esta ou aquela preferência em relação a aeronaves VIP a atual presidente, o próprio artigo que abre este tópico é claro em afirmar que a presidente Dilma não solicitou nenhum estudo a FAB ou mesmo conversou pessoalmente sobre o assunto com o seu comandante a respeito da substituição do atual avião presidencial, portanto realmente não entendo as tuas colocações a este respeito e o que isto pode contribuir com a discussão de qual seria o melhor avião VIP para o transporte presidencial. Neste sentido a tua indagação quanto ao ego presidencial já esta respondida, ou seja, nenhum novo avião será adquirido para esta função no atual momento.
Interessante... o fato da PR não informar a um subalterno de um subalterno dela implica que ela não quer isso? :wink:
Thor,
Ela quer? Quem afirmou isto? A imprensa... Neste caso entre querer e fazer esta uma instituição chama Força Aérea Brasileira que seria a responsável pela condução deste processo e operação da dita aeronave. E é o comandante da FAB, responsável pelo assunto no governo que esta dizendo que esta questão não esta na pauta. O que não quer dizer que futuramente essa necessidade não possa ser considerada, sobretudo pelo fato de que é a própria FAB, operadora da frota VIP do governo que aponta esta necessidade.




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Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#52 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 19, 2014 11:15 pm

Lobo Guará, já foi dito várias vezes aqui no DB ao longo deste debate, em vários outros tópicos soltos por aí, que a questão dos VVIP para a presidência será/está sento tratada em separado do KC-X da FAB. O que não quer dizer que a opção da FAB pelos 767-3ER não seja objeto de análise a posteriori dentro desta questão dos voos presidenciais. Obviamente porque isso interessa muito mais a FAB, operadora de todo o sistema, por motivos óbvios, do que ao próprio Palácio do Planalto.

Além disso, por diversas vezes na imprensa, e mesmo aqui, colegas ligados a FAB e/ou com fontes nela já deixaram claro o comportamento da PR a bordo as aeronaves da FAB, e a fobia que ela tem ao voo, e mesmo a não poucas demonstrações de sua contrariedade com as constantes "paradas técnicas" impostas pelo atual VC-1. E mesmo o seu interesse, velado, em adquirir um novo avião.

Por fim, por mais que seja a FAB a determinar/indicar, via de regra, qual aeronave melhor se encaixa na missão presidencial, mesmo que ela escolhesse o mesmo 767 em padrão VVIP, e mostrasse/provasse por A + B que esta seria a solução mais adequada, no final das contas, sabemos que, é e será a nossa digníssima PR, com todas as suas manias e fobias, que irá decidir qual avião ela quer. Ou seja, independente da FAB até convencê-la tecnicamente que os 767 são mais que suficientes para a missão, se ela simplesmente disser que quer algo maior e com 4 motores porque "ela acha que é mais seguro, e se sentiria mais segura por isso", então meu amigo, não tem choro e nem vela, teremos ou A340, ou 747. Porque a presidenta quer. E ponto final. À FAB caberá se adaptar ao querer dela.

No mais, eu ainda defendo o 767 por entender que ele atende, como mostrei no quadro acima da Boeing, plenamente a mais de 90% das missões demandadas pela presidência hoje, que são em sua imensa maioria viagens para a Europa e USA. E como disse, com as adaptações necessárias ao voo VVIP pode mesmo chagar a Nova Dheli na India ou Moscou sem escalas, cobrindo literalmente metade do globo terrestre. E se tivermos de ir ao extremo oriente, lugares interessantes para se fazer escalas, e negócios, é que não irão faltar.

abs.




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Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#53 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 20, 2014 9:03 am

Uma pergunta ao colegas que vestem azul ou que possam responder.

Na hipótese do B767-3ER ser escolhido para cumprir a missão presidencial, qual seria a quantidade ideal (sem isso de falta de verbas e outras limitações corriqueiras da FAB) de aeronaves no 2o/2o GT a fim de que ete esquadrão possa operar com segurança e qualidade tanto aqueles quantos os voos militares em atenção as necessidades da FAB e demais forças?

Suponho que se tal fato viesse a ocorrer, que no mínimo 3 aeronaves seriam necessárias só para cobrir os voos VVIP, com duas em carga e um terceira na reserva, e mais 4 a 6 aeronaves para cobrir as atuais necessidades militares da FAB, já que a própria instituição diz que 4 já está de bom tamanho, por hora, creio.

grato pela atenção desde já.

abs.




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Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#54 Mensagem por prp » Qui Fev 20, 2014 10:25 am

O pessoal tá comprando a idéia da imprensa em jogar nas costas da fobia da presidente a troca do avião presidencial, quanto todos sabemos que desde o governo lula que vem tendo problema com o avizinho perna curta, e desde o governo lula é ventilado a trata do VC1, tendo até iniciado os estudos.

É uma puta falta de vergonha querer jogar nas costa da presidente, como se fosse uma questão pessoal dela.




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Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#55 Mensagem por saullo » Qui Fev 20, 2014 2:55 pm

lobo_guara escreveu:
saullo escreveu:Compra um Cessna monomotor, pois com o pibinho do governo, só tem pra isso.
Sem maracutaias matemágicas de exportar plataformas que nem saíram do Brasil e renegociação de dívidas não recebidas, nós estamos tecnicamente no vermelho brilhante em nossas contas, sem sinal de melhora.
Nossos portos são uma porcaria, mas o da ilha prisão do caribe feito com nosso dinheiro está pimpão.
Cessna monomotor pra ela!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Falando seriamente, creio que seria melhor fretar um avião de companhia aérea nacional, como já andou sendo feito em outros governos.

Abraços
Saullo,

Então poderias te mudar para o Uruguai, lá o avião presidencial é um Brasília da Embraer e o presidente anda de fusca.
Quanto ao fretamento de avião de empresa privada, o presidente que adotava esta prática era o mesmo que retirava os sapatos na alfandega americana para ingressar naquele pais e de quebra vendeu a troco de banana toda a constelação de satélites BrasilSAT para entregar nossas comunicações as mãos estrangeiras de bandeja. Felizmente este tempo já passou e rezo todo dia para que não retorne mais.
Credo, que braveza, cuidado com a pressão.
Não vou mudar pro Uruguai, mas tem uma cambada no Brasil que devia ir pra Cuba, já que gostam tanto de lá.
Minha opinião é que fretamento sai muito mais econômico e se quem fazia isso não dava dinheiro pra Cuba debaixo de obras encobertas por sigilo que vai até 2027, fazer o quê, não é mesmo ?
Só pra alertar o pessoal, tivemos mais 3,5 bi de cortes na Defesa agora há pouco.
Pobre Brasil, muito discurso e pouco resultado.

Abraços

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Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#56 Mensagem por joao fernando » Qui Fev 20, 2014 3:24 pm

Por gentileza, postar essa charla de doação para Cuba, que to por fora...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#57 Mensagem por saullo » Qui Fev 20, 2014 3:51 pm

joao fernando escreveu:Por gentileza, postar essa charla de doação para Cuba, que to por fora...
É que toda a operação para empréstimo dos mais de US$ 600 milhões de dólares para o Porto de Mariel foram classificadas pelo MDIC/governo como sigilosas e o prazo de 15 anos a partir de 2012, ou seja, até 2027, conforme os veículos da imprensa andaram informando.
Fica a pergunta, se é bom para o Brasil como o governo apregoa, por que o sigilo a encobrir essa operação ?
Só teclar empréstimo, mariel, sigilo, nos google da vida que saem uma pá de coisas.
Espero ter ajudado, caro João Fernando.

Abraços




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Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#58 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 20, 2014 4:01 pm

prp escreveu:O pessoal tá comprando a idéia da imprensa em jogar nas costas da fobia da presidente a troca do avião presidencial, quanto todos sabemos que desde o governo lula que vem tendo problema com o avizinho perna curta, e desde o governo lula é ventilado a trata do VC1, tendo até iniciado os estudos.
É uma puta falta de vergonha querer jogar nas costa da presidente, como se fosse uma questão pessoal dela.
prp, desde que ela se tornou presidenta, como ela exige ser chamada, é sim uma questão pessoal. O avião é para seu uso pessoal/institucional. E a quem ela determinar.

Neste sentido, a FAB não tem autonomia e nem competência para definir a troca do VC-1 quando e porque ela quer. Mas quando e porque o Presidente(a) da República quiser/determinar.

E no presente caso, antes mesmo dela ser eleita, ainda quando candidata, já era público e notório esta questão da troca do avião presidencial, pelos motivos conhecidos, até porque, ela era a chefe da casa civil, e constantemente estava acompanhando o ex-presidente Lula em praticamente todas as viagens. E o seu desconforto tanto com a questão do voo em si, como com o ACJ-319 também já era conhecidos.

A imprensa não está vendendo nenhuma idéia de passionalidade nesta compra. Apenas ilustrando que algo que deveria ser facilmente resolvido, por que ao final e ao cabo, é uma decisão presidencial, e portanto, pessoal da Presd DR, mudar ou não o avião VVIP em que ela deseja ser transportada.

Poderiam ter simplesmente evitado todo esse imbróglio quando a FAB indicou à época o A330-200 para essa missão no GTE, mas ao invés de seguir a orientação da FAB, o ex-pres. Lula quis dar uma de joão sem braço e pagar de humildezinho e correto para o populacho e as câmeras, e escolheu o ACJ-319, alegando que o mesmo atendia a todas as necessidades dos voos presidenciais.

Aí no final do mandato, começou aquela conversa toda que já se sabe... :roll:

abs.




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Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#59 Mensagem por Franz Luiz » Ter Fev 25, 2014 8:14 am

Lula escolheu avião A-319 no lugar do A-330? Onde foi veiculado isto?
Que eu me lembro de todos os debates e informações por aqui pela época foi que a FAB
especificou um A-319 com tanques menores (não me recordo o motivo), o que influenciou
no alcance menor de nossa aeronave.




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Re: Programa VC-X Avião Presidencial

#60 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 25, 2014 10:41 am

O alcance nominal do ACJ-319 segundo a própria Airbus é de 11.100 km (7.100mn), e portanto, mais que suficiente para voos diretos para a maioria das cidades da Europa, USA, Africa e Oriente Médio.
http://www.airbus.com/aircraftfamilies/ ... ly/acj319/

De memória, lembro-me que na época da escolha a Airbus também tinha oferecido o A330-200 VIP, combinado com uma proposta de substituição dos KC-137 da FAB, de forma a atender as duas necessidades da força, posto que que eles já estavam trabalhando na versão MRTT, e estavam a procura de clientes lançadores do projeto. E a FAB caia como um luva neste mister.

Tal negócio interessou muito à FAB, mas como disse acima, o modelo acabou sendo preterido em função de que o Planalto achou o preço "muito salgado" e não queria deixar transparecer um gasto deste como sendo algo abusivo aos olhos do populacho eleitor, quando tantas coisas por aqui ainda estavam, como até hoje estão, por se fazer.

Neste sentido, como normal e historicamente a aeronave presidencial no Brasil não leva somente o presidente, mas, e também, um 'penca' de gente junto com ele, à convite da presidência da república, desde políticos a puxa-sacos e apaniguados do planalto, até 'colaboradores' do governo e empresários e jornalistas, quando interessa, o ACJ-319 ficou com um alcance menor em função de se poder levar mais gente na configuração escolhida pelo Planalto. Enfim, o que era um alcance de mais de 11.000kms foi revertido para pouco mais de 8.000kms, salvo engano.

Então, se ao menos desta vez esta panacéia toda for revertida em vantagens operacionais e logísticas para a FAB, por meio da aquisição, enfim e tardiamente, de uma aeronave maior e melhor adequada ao serviço de VVIP, seja por meio do B767-3ER, ou de algum outro, vamos por termo a este verdadeiro imbróglio e vexame nacional que se tornou a questão do avião presidencial.

Pois bem. antes tarde do que nunca. :?

abs.




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