FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1111 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 25, 2019 1:55 am

Esta notícia tem pouco mais de um ano. Achei por acaso. Mas levando em consideração que a SAAB continua oferecendo a versão naval agora chamada Gripen M, pode vislumbrar que os suecos devem ter motivos críveis para continuar investindo na proposta.

Mesmo sem clientes SAAB segue refinando versão naval do Gripen

https://airway.uol.com.br/mesmo-sem-cli ... do-gripen/

Eu tenho cá para mim que cedo ou tarde, com ou sem um novo Nae a MB vai acabar investindo nesse projeto. E se não der para operar ele embarcado, vai de terra mesmo. E isso não é visto como problema por ninguém no VF-1.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1112 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 16, 2020 12:19 pm

Problema resolvido para o VF-1. Afinal, por que não? 8-]

https://cdn.minestore.com.br/media/W1siZiIsImhvamUtbm8tbXVuZG8tbWlsaXRhci9wcm9kdWN0cy80NTc3NjAvaW1hZ2VzL2UwMDkwNjk0LTdkOTMtNDRlYS05NTFjLTg1MmM4YTRmZGIzYiJdXQhttps://cdn-statics.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2015/04/Sea-Gripen.jpg

Uma vitória na Finlândia já resolve metade dos problemas de custos do avião.
Se vencer na Índia, para a força aérea e marinha, melhor ainda. Teremos cortes de custos expressivos para uma eventual versão M.
Mas se não, 48 Gripen E/F operando de duas bases em terra já está bom demais para quem até hoje não mau consegue manter um único esquadrão com caças dos anos 1950.

abs




Editado pela última vez por FCarvalho em Seg Mar 16, 2020 12:34 pm, em um total de 1 vez.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1113 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 16, 2020 12:34 pm

Gripen M comparado ao C e ao E: os trens de pouso

http://www.gbnnews.com.br/2016/06/gripe ... m-MKXJ7nIU




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1114 Mensagem por Túlio » Seg Mar 16, 2020 1:03 pm

FCarvalho escreveu: Seg Mar 16, 2020 12:19 pm


Mas se não, 48 Gripen E/F operando de duas bases em terra já está bom demais para quem até hoje não mau consegue manter um único esquadrão com caças dos anos 1950.

abs
These dreams are very cute (mas quem vive de sonho é confeiteiro :mrgreen: ). Quando finalmente essa hecatombe na economia mundial parar é que se vai saber quanto anos vai levar para se voltar ao ponto em que se estava em 2019. Podes ir dando tchau até pro Skyhawk, quanto mais pra uma Marinha AÉREA Brasileira.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1115 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 16, 2020 1:13 pm

Vamos tentar fazer ao menos o nosso dever de casa, e ver se a gente acerta dessa vez. Se não der certo, a gente espera 2050 e vê o que acontece. :twisted:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1116 Mensagem por Túlio » Seg Mar 16, 2020 2:04 pm

FCarvalho escreveu: Seg Mar 16, 2020 1:13 pm Vamos tentar fazer ao menos o nosso dever de casa, e ver se a gente acerta dessa vez. Se não der certo, a gente espera 2050 e vê o que acontece. :twisted:

abs
Não entendi nada, eu não acredito nem quero estar por aí em 2050 (PQP, estaria quase com NOVENTA, valei-me São Covid! :mrgreen: ) mas se essa ideia DOIDA da Imperial de ter sua própria frota de combate aéreo com base em terra for em frente, bem que o Exército poderia pleitear umas Fragatas e a Força Aérea uns Abrams, afinal, as razões seriam exatamente as mesmas: porque sim. :roll: :roll: :roll: :roll:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1117 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 16, 2020 10:18 pm

Aviação naval é uma coisa, aviação militar outra e mais outra ainda é a força aérea. É assim no mundo inteiro há quase um século. E se lá fora pode, porque aqui não pode? Lembrando, antes de existir uma FAB da vida, havia a aviação militar(1919) e naval(1916).

Não acredito honestamente em Gripen E/F ou qualquer outra coisa diferente de Skyhawk no VF-1 antes de 2030. As prioridades estão postas, e a modernização da aviação naval não é uma delas. Então, podes ficar tranquilo que ainda vamos ver os caças da MD voando por aí muitos anos. 8-]

O máximo que pode acontecer de novidade nesse meio tempo é atrasar novamente a entrega dos C-2. :mrgreen:

Quanto ao mais, se a ideia de apenas 3 bases aéreas com caças vingar na FAB, e com toda essa confusão na economia, talvez equipar a aviação naval com um lote de 48 caças não seja de todo má ideia daqui uns dez anos, caso fiquemos apenas nos 36 do primeiro lote da FAB, que por hora, não por acaso o último a ser entregue só chega em 2026.

Enfim, se a FAB acha que pode defender os 22 milhões de kms quadrados de espaço aéreo sob sua jurisdição supostamente com apenas uma centena de caças, por que a MB não pode fazer a mesma coisa com metade disso em "apenas" 14,5 milhões? :wink:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1118 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 20, 2020 12:47 pm

Em matéria de Kaiser David Konrad e João Paulo Moralez na T&D 160 sobre o VF-1 é cito que o último A-4 ser modernizado deve ser entregue ainda este ano no segundo semestre, o que encerra o programa, com apenas 6 aeronaves - 4 AF-1B + 2 AF-1C biplace.

Na cita matéria também é estimado que um novo vetor seja escolhido/comprado por volta de 2025.

A se confirmar esta parte da matéria, é possível verificar duas possibilidades: aquisição ou leasing de Gripen C/D usados junto aos suécos, ou, menos provável, a aquisição de Gripen E/F.

Notar que este curto prazo para uma eventual substituição dos SkyHawk aparentemente se dá porque o caça em si mesmo não dispõe até agora de qualquer mísseis ar-ar modernos, e nem mesmo conta com armamento ar-superfície inteligente ou mísseis anti-navio. Apesar da modernização a MB não se prontificou a equipar totalmente o caça com tais materiais, contando o mesmo atualmente apenas com bombas burras e foguetes.

Em que pese a modernidade e capacidade dos equipamentos instalados, é visível que a MB não pretende investir muito mais nestes aviões. Parece que a solução, ou um indicativo de solução, é tentar a curto prazo substituir os modelos americanos pelos Gripen, o que ajudaria muito em termos de logística e gestão de custos.

Particularmente não acretido em Gripen E/F no VF-1 antes de 2030. Até porque a FAB vai estar tentando junto ao governo obter pelo menos mais um lote do caça para si. E não seria muito lógico competir com a força aérea neste sentido. Aliás, não faz qualquer sentido comprar caças novos para o VF-1 enquanto a FAB não tiver todos os seus esquadrões reequipados com o mesmo.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13454
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1119 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jun 20, 2020 3:57 pm

Sinceramente, a MB precisa esquecer aviação de asa fixa. Eu focaria em Vant's e Helicópteros, ainda mais com o P-140.

É um sonho gigante meu ver alguns Ka-52K operando no Atlântico, com troca do canhão do 2A42 para o KCA (30 x 173 mm) e colocar um radar EL/M-2022ES. Poderia ser adaptado a lançar mísseis AM39 ou outro da sua classe. Fora que é um baita helicóptero de ataque, um dos melhores existentes, podendo apoiar os fuzileiros em desembarque anfíbio.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1120 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 20, 2020 9:13 pm

Penso que é improvável que a MB abra mão do VF-1. A alternativa no curto prazo mais viável é realmente o leasing de 12 Gripen C/D suecos, como foi feito por Hungria e Rep Checa. Não é uma solução ideal, mas pode sustentar a caça naval até que a FAB possa ter todos os seus Gripen E/F e aí sim, pensar em substituição.
Os custos destes caças seriam bem menores e a logística facilitada pela integração com a FAB.
Quanto a helos de ataque, presumo que a melhor opção é esperar e fazer isso junto com a Avex, que deve ter os seus apenas em 2031. Um programa conjunto entre ambas as forças nos dá maiores e melhores chances de negociar com eventuais fornecedores.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1121 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 30, 2020 3:27 pm

Por que não? 8-]

Imagem




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1122 Mensagem por J.Ricardo » Qui Jul 30, 2020 4:13 pm

Sei não, vcs esquecem do submarino nuclear, esse ainda vai sugar muita grana da MB quando definitivamente sair do papel.
Me entristece dizer que o SP muito provavelmente foi nosso último PA...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1123 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 30, 2020 6:08 pm

Novos Nae na MB, segundo ela mesma, só depois, diria muito depois, de 2035.
Se até lá não resolvermos o projeto do subnuc, melhor parar tudo e nos concentrarmos em ser uma boa guarda costeira.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder