FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#31 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 27, 2014 10:57 pm

ABULDOG74 escreveu:
FCarvalho escreveu:Bem, o futuro caça naval naturalmente será um multirole. E sendo assim, deve assumir no lugar dos A-4M esta função de apoio ao CFN, com melhorias consideráveis diga-se.
Qualquer que seja o caça escolhido, ele terá um papel muito importante no apoio ao CFN, e basicamente à FFE.
Se e quando nós chegarmos a dispor de um helo de ataque, será mais um adendo ao apoio próximo das tropas desdobradas na cabeça de praia e adiante.
Vamos torcer para que ambos os dois vetores venham se tornar realidade no futuro, visto que são complementares.
abs.
Concordo com você na capacidade INQUESTIONÁVEL do SEA GRIPEN , mas tudo vai depender do poder de convencimento de nossa MB e da vontade política; então mesmo chegando alguns modelos do SEA GRIPEN vamos ter que contar com os A-4M até a substituição total, principalmente na função de ataque; com isso acho que por um bom tempo podemos ter um misto SEA GRIPEN E A-4M.
ADSUMUS.
Considerando a hipótese de que nós iremos de Sea Gripen, este caça deverá começar a ser enregue, no máximo, por volta de 2023/2024, a fim de termos tempo de operar ambos ainda no SP e, posteriormente, talvez, no novo Nae, já que os A-4M começam a dar baixa, pelo cronograma da MB, em 2025.
Se isto for feito, e novamente, pelo cronograma do PAEMB, as entregas seguem até a entrada do novo Nae, ou seja, o primeiro lote de 24 caças de deve estar em dias com a saida do Nae SP e a entrada em serviço na frota do novo Nae, operando por algum tempo junto com os A-4M.
Mas creio eu, só até o primeiro lote estar completo, o que deve ocorrer ainda antes de 2028, salvo minha memória não me traia.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#32 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 27, 2014 11:01 pm

irlan escreveu:A MB tem que assinar um contrato com a SAAB antes para o Gripen naval sair?
Sim. Para o desenvolvimento do projeto em si, testes e avaliações operacionais reais a bordo de Nae.
Não haverá algum protótipo ou demonstrador?
Com certeza. Esta é a parte onde entraríamos($). :wink:
abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceram: 40 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#33 Mensagem por irlan » Ter Jan 28, 2014 9:28 am

Parece arriscado, seria melhor se a SAAB fizesse o Gripen naval com a grana do FX-2, mas pelo oque parece será alocada para acabar com o projeto do Gripen NG.

Alguém mais ficou interessado no Gripen NG?, o Reino Unido né?




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#34 Mensagem por ABULDOG74 » Ter Jan 28, 2014 3:59 pm

irlan escreveu:A MB tem que assinar um contrato com a SAAB antes para o Gripen naval sair?, não haverá algum protótipo ou demonstrador?

Olá camarada, a SAAB demonstrou que as mudanças para versão naval do Gripen NG são poucas por isso o projeto só depende agora de um demonstrator para depois ir para linha de produção; mas pra isso acontecer, eles teriam que ter um contrato assinado.
Lembrando também que a estrutura do Gripen não alteraria para versão naval, pois os Gripens da Suécia voam "o tempo todo" em patrulha sobre o mar Baltico e do Norte devido a sua fronteira e por isso já tem sua estrutura preparada contra a corrosão.

Imagem

ADSUMUS.




Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#35 Mensagem por Wingate » Ter Jan 28, 2014 8:11 pm

ABULDOG74 escreveu:
irlan escreveu:A MB tem que assinar um contrato com a SAAB antes para o Gripen naval sair?, não haverá algum protótipo ou demonstrador?

Olá camarada, a SAAB demonstrou que as mudanças para versão naval do Gripen NG são poucas por isso o projeto só depende agora de um demonstrator para depois ir para linha de produção; mas pra isso acontecer, eles teriam que ter um contrato assinado.
Lembrando também que a estrutura do Gripen não alteraria para versão naval, pois os Gripens da Suécia voam "o tempo todo" em patrulha sobre o mar Baltico e do Norte devido a sua fronteira e por isso já tem sua estrutura preparada contra a corrosão.

Imagem

ADSUMUS.
E as condições meteorológicas naquela parte do mundo costumam ser bem ingratas para aeronaves e navios e suas respectivas tripulações.

Wingate




Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#36 Mensagem por ABULDOG74 » Ter Jan 28, 2014 8:59 pm

Aliás, vi essa imagem do GLASS COPKIT do GRIPEN NG/SEA GRIPEN , e vi o quão acertado foi a escolha pelo vetor da SAAB no projeto fx2; você olha pra essa foto e tem a certeza de como nossos pilotos da FAB e da MB, terão uma consciência situacional e uma praticidade dentro do copkit que vai facilitar muito o trabalho deles:

Imagem

NESSE SITE ABAIXO TEM UM COMPARATIVO DE DO GLASS COPKIT DE ALGUNS CAÇAS :

http://bestfighter4canada.blogspot.com. ... kpits.html


ADSUMUS.




Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#37 Mensagem por ABULDOG74 » Sáb Fev 01, 2014 11:53 am

Na verdade camaradas o único desenvolvimento conjunto que haverá no GRIPEN seria a versão naval pois até a versão biposto(VERSÃO "F"), já está bem encaminhada.

ADSUMUS.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#38 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 01, 2014 11:06 pm

A versão 'F' ainda não existe em termos de desenvolvimento Abuldog. O que a SAAB tem em mente por hora é o desenvolvimento da versão mono.
A versão 'F' do Gripen NG até agora só foi adotada pelo Brasil, que terá de desenvolvê-la por si, com a ajuda dos suecos, claro.
E se o Sea Gripen vier a existir mesmo, ambas as versões partirão do nosso processo de aprendizado com as versões E/F do Gripen NG.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#39 Mensagem por ABULDOG74 » Dom Fev 02, 2014 10:35 am

Olá camarada,eu reconheço visualmente as versões C/D das versões E/F , basicamente pela colocação dos TRENS DE POUSO que precisam de um mudança radical, só discordo de você um pouco por isso.
Eu dentro disso pergunto : Houve aumento da capacidade de combustível com o deslocamento dos TRENS DE POUSO para as asas?

ADSUMUS




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#40 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 02, 2014 4:33 pm

No demonstrador do Gripen NG demonstrou-se e comprovou-se que sim, Abuldog.
Os tanques de combustível da versão E do Gripen levarão cerca de 40 a 45 por cento a mais de combustível do que os C/D.
A versão 'F' ainda precisaremos saber, pois ainda não foi desenvolvida. Mas tenho cá para mm, que também venha a dispor de quase as mesma capacidade de combustível da 'E', já que se trata de uma versão biposto, e bem mais do que o hora apresentado na versão 'D'.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#41 Mensagem por ABULDOG74 » Dom Fev 02, 2014 7:26 pm

Existe alguma coisa que a versão "F" faria que a "E" não faria? Seria vantajoso o Brasil investir na versão BIPOSTO?

ADSUMUS.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#42 Mensagem por Carlos Lima » Dom Fev 02, 2014 7:32 pm

ABULDOG74 escreveu:Existe alguma coisa que a versão "F" faria que a "E" não faria? Seria vantajoso o Brasil investir na versão BIPOSTO?

ADSUMUS.
Dependendo das tarefas relacionadas a ataque ao solo é costumeiro hoje em dia vermos aeronaves bipostas serem utilizadas porque em teoria a 'carga de trabalho' do piloto acaba sendo reduzida.

É claro que a outra atividade é "treinamento" e conversão operacional.

Além disso o "F" pode ser utilizado como plataforma de testes se instrumentado para tal.

A versão biposta é necessária, agora se o Brasil vai seguir o que Suécia e Suíça estão fazendo ou se vai trabalhar no desenvolvimento do "F"... só o tempo dirá.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#43 Mensagem por ABULDOG74 » Dom Fev 02, 2014 8:03 pm

Carlos Lima escreveu:
ABULDOG74 escreveu:Existe alguma coisa que a versão "F" faria que a "E" não faria? Seria vantajoso o Brasil investir na versão BIPOSTO?

ADSUMUS.
Dependendo das tarefas relacionadas a ataque ao solo é costumeiro hoje em dia vermos aeronaves bipostas serem utilizadas porque em teoria a 'carga de trabalho' do piloto acaba sendo reduzida.

É claro que a outra atividade é "treinamento" e conversão operacional.

Além disso o "F" pode ser utilizado como plataforma de testes se instrumentado para tal.

A versão biposta é necessária, agora se o Brasil vai seguir o que Suécia e Suíça estão fazendo ou se vai trabalhar no desenvolvimento do "F"... só o tempo dirá.

[]s
CB_Lima

Olá camarada, muito obrigado pela explicação; mas confesso que como membro da Infantaria Anfíbia , digo que confio nos nossos ST(bem armados) nessa tarefa :

Imagem


Imagem

Imagem

Imagem


ADSUMUS




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#44 Mensagem por alex » Dom Fev 02, 2014 8:17 pm

O Gripen NG (ou e/F) será o caça da Aviação Naval se a MB quiser manter operacional seus caças em São Pedro da Aldeia. Aviação naval não precisa ser aviação embarcada. Falta-nos uma unidade especializada em ataque a navios, que não existe na FAB e parece que não lhe interessa esta função. Algo como os esquadrões de Tornado. Quanto a um possivel Sea Gripen será viavel este projeto no momento que não há reposição de navios da esquadra?




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#45 Mensagem por Carlos Lima » Dom Fev 02, 2014 8:25 pm

ABULDOG74 escreveu:
Carlos Lima escreveu: Dependendo das tarefas relacionadas a ataque ao solo é costumeiro hoje em dia vermos aeronaves bipostas serem utilizadas porque em teoria a 'carga de trabalho' do piloto acaba sendo reduzida.

É claro que a outra atividade é "treinamento" e conversão operacional.

Além disso o "F" pode ser utilizado como plataforma de testes se instrumentado para tal.

A versão biposta é necessária, agora se o Brasil vai seguir o que Suécia e Suíça estão fazendo ou se vai trabalhar no desenvolvimento do "F"... só o tempo dirá.

[]s
CB_Lima

Olá camarada, muito obrigado pela explicação; mas confesso que como membro da Infantaria Anfíbia , digo que confio nos nossos ST(bem armados) nessa tarefa :

ADSUMUS
Olá amigo,

Nos conflitos de hoje em dia, nem todas as missões de cunho estratégico podem ser realizadas por uma aeronave com o desempenho do S. Tucano... é só ver que diversas F Aéreas no mundo até tem o ST, mas para determinadas missões ele realmente não é a plataforma ideal nem de longe.

O ST é uma ótima plataforma para cenários aonde já exista a superioridade aérea e o domínio do espaço aéreo. Para missões de maior risco por intermédio de SAMs ou outras aeronaves o STucano fica longe do ideal para executar tais missões nesses cenários. :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder