Desmilitarização das Polícias Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#76 Mensagem por henriquejr » Sáb Jan 04, 2014 10:47 am





.
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9339
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#77 Mensagem por Brasileiro » Qua Jan 08, 2014 12:24 pm

Entrevista de 1997.




abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#78 Mensagem por LeandroGCard » Qua Jan 08, 2014 12:57 pm

Não sou da área, pouco entendo do assunto e nem estou participando da discussão, mas já que entrei no tópico vou deixar aqui algumas opiniões pessoais:
Ziba escreveu:Até sou a favor da Unificação, mas deve ser de forma gradativa e muito estudada, além do que, devemos focar em outras áreas como o Sistema Prisional. No eixo Rio-São Paulo quem manda é o PCC, as facções criminosas do RJ (CV, TCP e ADA) e as Milícias. Todas articuladas dentro do Sistema Prisional e as pessoas continuam teimando em discutir Segurança Pública sem falar do Sistema Prisional. Um bom investimento no Sistema Prisional, além da reformulação e aplicação de algumas leis seria muito mais eficaz do que unificar e/ou desmilitarizar.
Este ponto sempre me pareceu muito importante. Uma profunda reforma no sistema prisional e nas leis penais relativas às penas e direitos dos presos me parece um primeiro passo imprescindível para que o setor de segurança pública comece a se reorganizar para atingir os padrões de confiabilidade e eficiência que a sociedade precisa. Acho que este tema seria até muito mais importante do que a eventual desmilitarização ou não das PM's.

gogogas escreveu:As policias brasileiras deveriam ter um projeto de carreira decente ,algumas coisas não concordo como na P.Civil Ex: um agente policial com mais de 15 anos de profissão ,sabe investigar ,sabe como funciona a policia ,depois vem um concursado e ja vira delegado sem experiencia nenhuma ...
Este excesso de "concursismo" no setor público brasileiro sempre me pareceu um problema muito sério, e na polícia não poderia dar em nada diferente do que se vê no restante da administração pública. E a impressão que tenho é que nem seria tão difícil mudar a norma no caso do setor de segurança, bastaria acrescentar como pré-requisito para se candidatar ao concurso de delegado uma experiência de X anos na função de agente policial.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Ziba
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 5:34 pm
Agradeceram: 15 vezes

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#79 Mensagem por Ziba » Qua Jan 08, 2014 9:46 pm

LeandroGCard escreveu:Este ponto sempre me pareceu muito importante. Uma profunda reforma no sistema prisional e nas leis penais relativas às penas e direitos dos presos me parece um primeiro passo imprescindível para que o setor de segurança pública comece a se reorganizar para atingir os padrões de confiabilidade e eficiência que a sociedade precisa. Acho que este tema seria até muito mais importante do que a eventual desmilitarização ou não das PM's.
Falei desse ponto por duas ou três vezes no tópico e todo mundo cagou e andou. A Polícia Penitenciária Italiana é um exemplo. O Maranhão se tornou um exemplo recente também, como falar de Segurança Pública sem falar do Sistema Prisional? Parece até que depois de preso o cara é mandado para Marte.

Atualmente, os Agentes Penitenciários, não tem sequer porte de arma, não podem comprar arma de calibre restrito, coisa que até mesmo um Auditor Fiscal da Receita pode fazer. É uma situação que tem que ser solucionada, na minha opinião em quatro pontos: Polícia Militar, Civil, Guarda Municipal e o Sistema Penitenciário. Fora isso, o fim do regime semi-aberto e o endurecimento das leis, além da medida de penas alternativas.

Se não batermos nisso, a situação não vai melhorar nunca.

gogogas escreveu:Este excesso de "concursismo" no setor público brasileiro sempre me pareceu um problema muito sério, e na polícia não poderia dar em nada diferente do que se vê no restante da administração pública. E a impressão que tenho é que nem seria tão difícil mudar a norma no caso do setor de segurança, bastaria acrescentar como pré-requisito para se candidatar ao concurso de delegado uma experiência de X anos na função de agente policial.
A situação do Delegado é realmente complicada, mas acho que poderia ser solucionada dando vantagem no concurso para as pessoas que já trabalharam como policiais antes. Se não me engano, o atual concurso da PRF é assim, atribuindo pontos para quem já trabalhou como Policial ou Guarda Municipal e pasmem.... quem trabalhou como Agente Penitenciário não tem a mesma vantagem.




Lizzoni
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 4:20 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#80 Mensagem por Lizzoni » Sex Ago 08, 2014 5:37 pm

Desmilitarização da polícia já! União das futuras-extintas policias militar e civil. Não é uma questão de gosto pessoal, é eficiência!

Depois é trazer polícias mais avançadas e atualizadas (ex. Metropolitan Police, Polícia de Israel) para atualizar os brasileiros com seus métodos e técnicas.




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#81 Mensagem por henriquejr » Sex Ago 08, 2014 7:19 pm

Lizzoni escreveu:Desmilitarização da polícia já! União das futuras-extintas policias militar e civil. Não é uma questão de gosto pessoal, é eficiência!

Depois é trazer polícias mais avançadas e atualizadas (ex. Metropolitan Police, Polícia de Israel) para atualizar os brasileiros com seus métodos e técnicas.

Vamos aproveitar e mudar o Brasil também, deixar o país no mesmo padrão da Austrália ou Canadá (educação, saúde, serviços públicos, cultura positiva da população, etc).

Acha que algum dia teremos uma polícia de primeiro mundo num país onde o serviço publico no geral é exemplo de ineficiência?

Cada sociedade tem a polícia que merece! Nunca canso de falar isso.




.
Hector0352
Júnior
Júnior
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Jan 31, 2014 10:02 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#82 Mensagem por Hector0352 » Sex Ago 08, 2014 10:50 pm

henriquejr escreveu:
Lizzoni escreveu:Desmilitarização da polícia já! União das futuras-extintas policias militar e civil. Não é uma questão de gosto pessoal, é eficiência!

Depois é trazer polícias mais avançadas e atualizadas (ex. Metropolitan Police, Polícia de Israel) para atualizar os brasileiros com seus métodos e técnicas.

Vamos aproveitar e mudar o Brasil também, deixar o país no mesmo padrão da Austrália ou Canadá (educação, saúde, serviços públicos, cultura positiva da população, etc).

Acha que algum dia teremos uma polícia de primeiro mundo num país onde o serviço publico no geral é exemplo de ineficiência?

Cada sociedade tem a polícia que merece! Nunca canso de falar isso.
Um dia tem que melhorar, como vai melhorar ainda não descobri. Alguém aqui concorda que a policia militar deveria mudar seus métodos e técnicas ?




A chave para vitoria é a persistência.
Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#83 Mensagem por Wingate » Sex Ago 08, 2014 11:34 pm

henriquejr escreveu:
Lizzoni escreveu:Desmilitarização da polícia já! União das futuras-extintas policias militar e civil. Não é uma questão de gosto pessoal, é eficiência!

Depois é trazer polícias mais avançadas e atualizadas (ex. Metropolitan Police, Polícia de Israel) para atualizar os brasileiros com seus métodos e técnicas.

Vamos aproveitar e mudar o Brasil também, deixar o país no mesmo padrão da Austrália ou Canadá (educação, saúde, serviços públicos, cultura positiva da população, etc).

Acha que algum dia teremos uma polícia de primeiro mundo num país onde o serviço publico no geral é exemplo de ineficiência?

Cada sociedade tem a polícia que merece! Nunca canso de falar isso.
Em países que foram colonizados como o Brasil, EUA e demais países da América Latina, os órgãos policiais nunca foram vistos com bons olhos pela população, com raras e honrosas exceções (Canadá). No tempo das colônias, essas forças policiais eram quase que totalmente compostas por elementos vindos da metrópole que nutriam profunda desconfiança pelos locais, sempre temendo possíveis revoltas e traições e tomando atitudes parciais em relação ao tratamento dado aos locais e aos reinóis (se podemos chamar assim).

Esse ranço parece que ainda permeia as relações entre polícia X população em nosso continente, onde o policial não é visto como um servidor público a serviço do povo a quem deve proteger mas sim como alguém cujo contato se deve evitar o máximo possível a não ser no caso extremo de crimes e tragédias, no dia a dia.

A triste ironia de tudo isso é que o policial vem das camadas desse mesmo povo e sente também na pele esse estado de coisas.

Como disse o colega no post acima, é preciso desenvolver também uma "cultura positiva da população" para ter também uma polícia de primeiro mundo, tarefa não menos difícil e ingrata em nossos dias.

Wingate




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13518
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#84 Mensagem por gabriel219 » Qui Ago 28, 2014 8:28 pm

As vezes penso que alguém que peça a desmilitarização da PM não mora no Pais, mas mora na Holanda, Nova Zelândia ou outro país.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#85 Mensagem por Bolovo » Qui Ago 28, 2014 8:30 pm

gabriel219 escreveu:As vezes penso que alguém que peça a desmilitarização da PM não mora no Pais, mas mora na Holanda, Nova Zelândia ou outro país.
Eu peço e estes aqui são meus vizinhos. Algum problema?

Imagem




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60646
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6367 vezes
Contato:

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#86 Mensagem por Túlio » Qui Ago 28, 2014 8:33 pm

Eu acho igual, por que Polícia tem que ser MILITAR? Uma coisa é uma coisa, outra... :wink: 8-]

DETALHE: conheço um balaio de colega da BM que pensa igualzinho... :wink: 8-]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#87 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Ago 28, 2014 8:34 pm

Lizzoni escreveu:Depois é trazer polícias mais avançadas e atualizadas (ex. Metropolitan Police, Polícia de Israel) para atualizar os brasileiros com seus métodos e técnicas.
A Metropolitan Police não é responsavel pelo ASSASSINATO de um brasileiro no metro de Londres?

Bacchi




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60646
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6367 vezes
Contato:

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#88 Mensagem por Túlio » Qui Ago 28, 2014 8:36 pm

Sei lá, por experiência profissional diria que temos gente capaz de treinar/atualizar a tigrada, a josta é a falta de interesse governamental (Estados) em fazer isso...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6749
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 766 vezes

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#89 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Ago 28, 2014 8:59 pm

Bolovo escreveu:
gabriel219 escreveu:As vezes penso que alguém que peça a desmilitarização da PM não mora no Pais, mas mora na Holanda, Nova Zelândia ou outro país.
Eu peço e estes aqui são meus vizinhos. Algum problema?

Imagem
Cê tá fudido Bolovo, prepara o KY. [003]




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60646
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6367 vezes
Contato:

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#90 Mensagem por Túlio » Qui Ago 28, 2014 9:02 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Responder