Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#91 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 06, 2014 11:37 pm

Só há uma resposta plausível para isto: o governo sueco ou a própria SAAB. Até onde entendo, nós é que não vamos pagar, que se saiba, pelo desenvolvimento de um avião que ainda nem existe. Ou nestes 4,5 bi poderiam estar inclusos os custos deste investimento?

Aliás, nem o Gripen NG mono existe ainda, que se dirá de um biposto. Mas alguém terá de fazê-lo, já que o FX é para modelos "NG", mono e bi, e não para versões 'D'.

A saber.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#92 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jan 06, 2014 11:40 pm

FCarvalho escreveu:Só há uma resposta plausível para isto: o governo sueco ou a própria SAAB. Até onde entendo, nós é que não vamos pagar, que se saiba, pelo desenvolvimento de um avião que ainda nem existe. Ou nestes 4,5 bi poderiam estar inclusos os custos deste investimento?

Aliás, nem o Gripen NG mono existe ainda, que se dirá de um biposto. Mas alguém terá de fazê-lo, já que o FX é para modelos "NG", mono e bi, e não para versões 'D'.

A saber.

abs.
Pois é,

[029] :lol:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#93 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 06, 2014 11:43 pm

Bom, já que o tópico é sobre perguntas, aí está uma mais que pertinente.

No program FX consta a aquisição de 8 modelos de caça na versão de dois lugares. Até o presente momento, nem Suécia ou Suiça manifestaram de público a adoção do Gripen na versão F. Como fica então a questão dos custos de desenvolvimento de tal versão na proposta da SAAB para a FAB. Estes custos estão inclusos no pacote financeiro ofertado ou serão tratados separadamente com a FAB?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#94 Mensagem por knigh7 » Ter Jan 07, 2014 12:04 am

Carlos Lima escreveu:

Cara...

Só estou colocando a notícia dita por alguém mmmmmmmuito alto da SAAB.

E é isso que eles (de acordo com a matéria) iriam dizer a FAB... só rola aviões em 2020.

Não foi nenhum "entusiasta do Rafale" quem disse isso.

Então por favor, na boa, não vamos transformar esse debate naquilo em que definitivamente ele não é, ok?!

O Gripen ganhou, é o escolhido do F-X e ponto final, ninguém está falando ou precisa falar em Rafale ou SHornet que perderam e ponto.

Só estamos debatendo o que está saindo por aí em termos de notícia.

[]s
CB_Lima
Eles vão "dizer para a FAB", contrariado o que a FAB vem dizendo, antecipando o recado via imprensa... :shock: :shock:

E o debate não continua contaminado com picuinha, com viuveira, com visão de pelo em ovo???




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#95 Mensagem por sapao » Ter Jan 07, 2014 12:24 am

Carlos Lima escreveu: Cara...
Só estou colocando a notícia dita por alguém mmmmmmmuito alto da SAAB.
E é isso que eles (de acordo com a matéria) iriam dizer a FAB... só rola aviões em 2020.
Não foi nenhum "entusiasta do Rafale" quem disse isso.
Então por favor, na boa, não vamos transformar esse debate naquilo em que definitivamente ele não é, ok?!
O Gripen ganhou, é o escolhido do F-X e ponto final, ninguém está falando ou precisa falar em Rafale ou SHornet que perderam e ponto.
Só estamos debatendo o que está saindo por aí em termos de notícia.
[]s
CB_Lima
CB, me cobra amanha a noite sobre isso, ok? :wink:




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#96 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 07, 2014 1:13 am

Sem problemas sapão, se ele não lembrar, eu faço questão de te lembrar. :twisted:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#97 Mensagem por sapao » Ter Jan 07, 2014 5:30 pm

Ate onde sei, ultima proposta sueca previa a entrega das 2 primeiras aeronaves mais o simulador 5 anos após a assinatura do contrato.
As entregas divididas em 4 anos com a versão final totalmente integrada aos armamentos solicitados e funcionalidades plenas 9 anos após a assinatura do contrato.

Só ressalto que existe um fator que nem sempre e ressaltado que está previsto como resultado do F-X a capacidade de desenvolver a indústria aeroespacial brasileira para projetar, no futuro, um caça de 5º geração.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#98 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jan 07, 2014 5:44 pm

sapao escreveu:Ate onde sei, ultima proposta sueca previa a entrega das 2 primeiras aeronaves mais o simulador 5 anos após a assinatura do contrato.
As entregas divididas em 4 anos com a versão final totalmente integrada aos armamentos solicitados e funcionalidades plenas 9 anos após a assinatura do contrato.

Só ressalto que existe um fator que nem sempre e ressaltado que está previsto como resultado do F-X a capacidade de desenvolver a indústria aeroespacial brasileira para projetar, no futuro, um caça de 5º geração.
Bom,

Então 2020 não é tão surreal assim. Além disso até 2024/5 para integrar a aeronave com os armamentos solicitados.

Esse último ítem do caça de 5 geração é algo que o CA disse que pode ter a ver ou não com o F-X e está em aberto.

E quanto ao Gripen "F"? Até agora tanto a Suécia quanto a Suiça parecem que vão ficar de Gripen "D". E nós? Vamos pagar pelo desenvolvimento do "F"?

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#99 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 07, 2014 8:04 pm

Carlos, aproveitando para se mais chato do que sou, apenas uma observação. :wink:

Cinco anos para 2014 com os dois primeiros caças e simulador fica para 2019, com as funcionalidades totais integradas e fim das entregas em 2023.

Agora, eu venho batendo nesta tecla aqui faz tempos. O FX também demanda a aquisição de capacidade para projetar um caça de 5a g para os anos de 2030, como cito na END.

A se manter este cronograma do FX e a pensar que poderemos só começar a pensar em um caça de 5a G após o "fim" deste programa em 2023, com a última entrega, me reservo o direito de pensar que um caça naval para a MB muito provavelmente só venha a ser pensado após tomada esta decisão, que ficará, presumo, visto nosso histórico, para após o fim do programa FX da FAB.

Se o negócio com a SAAB compensar, ainda teremos cinco anos entre a entrada do novo Nae da MB, em 2028, caso se confirme, e uma suposto desenvolvimento de um avião comum para este. Mas nem de longe tempo suficiente para se assumir tal risco, tendo em vista que uma versão naval do próprio Gripen NG poderá ser, já a partir de agora, ser encomendada conjuntamente com os 36 caças do FX da FAB. Afinal é o mesmo avião, que ainda não voou, e nem protótipo tem. E afinal, se serve para a MB com reforços e tudo o mais necessário para pousar em Nae's, porque o mesmo modelo com todas estas alterações não serve para a FAB também? A julgar pelos comentários no vídeo do Alte que chefia a parte de reequipamento da MB, tendo a pensar que a possibilidade deste caminho ser trilhado, ao menos em tese, parece estar bem clara para a MB, com vista a 2028 já dispormos de um novo caça para a aviação naval.

E como teremos todo este ano para negociar o contrato do Gripen NG-BR, na teoria, o que seriam 36 caças para a FAB, pode na verdade acabar por se tornar uma encomenda de 60 caças, com mais 24 undes para a MB, a fim de se contemplar o planejamento inicial desta no PAEMB para sua aviação embarcada. Mantemos a linha aberta no pós-2023 fabricando a versão do Gripen para a MB (2024-2027), equipamos com caças novos o futuro A-13, e ainda teremos tempo para pensar em desenvolver um novo caça para a década seguinte, com ou sem a SAAB.

ps: que fique bem claro, o que estou argumentando aqui é que a versão 'naval' do Gripen seja adotada e desenvolvida por nós, para ambas as forças, MB e FAB, como sendo a versão padrão deste caça, pois trata-se da mesma aeronave; e não desperdiçaríamos tempo e dinheiro desenvolvendo dois tipos aviões diferentes para duas forças diferentes. Desenvolve-se um só baseado na versão naval para ambas. E a FAB ainda sairia ganhando com uma aeronave muito mais robusta e melhor preparada do que a versão 'terrestre'.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#100 Mensagem por sapao » Ter Jan 07, 2014 9:36 pm

Carlos Lima escreveu:
sapao escreveu:Ate onde sei, ultima proposta sueca previa a entrega das 2 primeiras aeronaves mais o simulador 5 anos após a assinatura do contrato.
As entregas divididas em 4 anos com a versão final totalmente integrada aos armamentos solicitados e funcionalidades plenas 9 anos após a assinatura do contrato.

Só ressalto que existe um fator que nem sempre e ressaltado que está previsto como resultado do F-X a capacidade de desenvolver a indústria aeroespacial brasileira para projetar, no futuro, um caça de 5º geração.
Bom,

Então 2020 não é tão surreal assim. Além disso até 2024/5 para integrar a aeronave com os armamentos solicitados.

Esse último ítem do caça de 5 geração é algo que o CA disse que pode ter a ver ou não com o F-X e está em aberto.

E quanto ao Gripen "F"? Até agora tanto a Suécia quanto a Suiça parecem que vão ficar de Gripen "D". E nós? Vamos pagar pelo desenvolvimento do "F"?

[]s
CB_Lima
Sim.
Os dados peguei de uma palestra da COPAC (ostensiva, obviamente).
Tomei como base o ano +0 como a assinatura do contrato para ser conservativo, mas posso estar errado pois o slide não era claro.

Sobre o caça de 5º geração estava bem claro como um dos objetivos do F-X, agora resta saber se teremos vontade de prosseguir nisso ou não.

Sobre versões, não fala nada especifico mas sim de integração e funcionalidades.
Acho que só vendo o contrato para saber.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
capsantanna
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 265
Registrado em: Sáb Jul 21, 2007 2:16 am
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#101 Mensagem por capsantanna » Ter Jan 07, 2014 9:55 pm

O Gripen D pode ser atualizado de maneira similar ao Gripen NG.
Não precisa obrigatoriamente ser o mesmo avião.
O avião biposto não precisaria ter os mesmos parâmetros técnicos da versão monoposto. Se tiver, bom, mas biposto é para treino, não para defesa aérea.
Creio que receberíamos alguns C e D para uso e continuaríamos a usar o D modernizado para o padrão NG.
Pode ser a opção mais lógica (ou barata?).




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13507
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#102 Mensagem por gabriel219 » Ter Jan 07, 2014 10:18 pm

Versões bi-postas também podem ser usadas para Reconhecimento e Ataque.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#103 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jan 07, 2014 11:06 pm

sapao escreveu:
Carlos Lima escreveu: Bom,

Então 2020 não é tão surreal assim. Além disso até 2024/5 para integrar a aeronave com os armamentos solicitados.

Esse último ítem do caça de 5 geração é algo que o CA disse que pode ter a ver ou não com o F-X e está em aberto.

E quanto ao Gripen "F"? Até agora tanto a Suécia quanto a Suiça parecem que vão ficar de Gripen "D". E nós? Vamos pagar pelo desenvolvimento do "F"?

[]s
CB_Lima
Sim.
Os dados peguei de uma palestra da COPAC (ostensiva, obviamente).
Tomei como base o ano +0 como a assinatura do contrato para ser conservativo, mas posso estar errado pois o slide não era claro.

Sobre o caça de 5º geração estava bem claro como um dos objetivos do F-X, agora resta saber se teremos vontade de prosseguir nisso ou não.

Sobre versões, não fala nada especifico mas sim de integração e funcionalidades.
Acho que só vendo o contrato para saber.
Bom,

Então pelo visto temos que ajustar os relógios para 2020.

Obrigado por compartilhar isso! [100]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#104 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 08, 2014 3:34 pm

Mais uma pergunta.

Os progrmas EPE - "Enhanced Performance Engine" e EDE - "Enhanced Durability Engine" da General Eletric em termos de evolução tecnológica podem ser aplicados em futuros desenvolvimentos da turbina F-414G, e/ou sob critério da FAB, serem adotados já nesta mesma turbina para os 36 caças comprado no programa FX ou mesmo na versão naval do Gripen?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#105 Mensagem por Sávio Ricardo » Qui Jan 09, 2014 8:25 am

:arrow:




Imagem
Responder