Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Carcará
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Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#106 Mensagem por Carcará » Qui Jan 09, 2014 11:41 am

Prezados amigos,

Gostaria muito que a opção do Sea Gripen fosse viável, factível e real. Não somente pelas aeronaves em si, mas pelo o que agregaria de trabalhos de projetos em engenharia para Embraer e a indústria Brasileira.

Mas a realidade não me permite acreditar.

No espaço temporal que se propõem projetar, ensaiar, adquirir e fabricar o dito avião (com todos os seus enormes custos agregados), a nossa Marinha irá precisar convencer o GF a desembolsar bilhões e bilhões de dólares para tocar inúmeros projetos (atuais e futuros), concomitantes, para tirar a mesma da penúria.

Senão vejamos:

Fragatas de 6000 tons;
Corvetas Barroso Mod II;
Navios de Apoio Lógisticos;
Navios Patrulhas 1800;
Navios Patrulhas 500;
Navios Patrulhas Fluviais;
Navios Afíbios;
Navios Hifrográficos;
Meios para os Fuzileiros Navais,
Helicópteros de Instrução;
Modernização dos Lynxs;
Modernização dos AF-1
Modernização e Aquisição C-2/S2
Etc, etc, etc

Será que haverá espaço, verba e prioridade para embarcarmos neste novo projeto? Em qual ordem de prioridade nós colocaríamos o Sea Gripen na lista acima?

E olha que na lista acima não coloquei o ProSub (que abocanha um volume enorme de verbas federais) e a própria razão de ser do Sea Gripen, o ProNAe (que penso, será próximo ou tão vultuoso em termos de recursos quanto o ProSub).

Grande Abraço,

“Carcará” Mascarenhas




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Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#107 Mensagem por gabriel219 » Qui Jan 09, 2014 12:49 pm

Há sim, desenvolver o Sea Gripen pode ter o mesmo custo que comprar Rafales.




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Carlos Lima
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Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#108 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 09, 2014 3:46 pm

Carcará escreveu:Prezados amigos,

Gostaria muito que a opção do Sea Gripen fosse viável, factível e real. Não somente pelas aeronaves em si, mas pelo o que agregaria de trabalhos de projetos em engenharia para Embraer e a indústria Brasileira.

Mas a realidade não me permite acreditar.

No espaço temporal que se propõem projetar, ensaiar, adquirir e fabricar o dito avião (com todos os seus enormes custos agregados), a nossa Marinha irá precisar convencer o GF a desembolsar bilhões e bilhões de dólares para tocar inúmeros projetos (atuais e futuros), concomitantes, para tirar a mesma da penúria.

Senão vejamos:

Fragatas de 6000 tons;
Corvetas Barroso Mod II;
Navios de Apoio Lógisticos;
Navios Patrulhas 1800;
Navios Patrulhas 500;
Navios Patrulhas Fluviais;
Navios Afíbios;
Navios Hifrográficos;
Meios para os Fuzileiros Navais,
Helicópteros de Instrução;
Modernização dos Lynxs;
Modernização dos AF-1
Modernização e Aquisição C-2/S2
Etc, etc, etc

Será que haverá espaço, verba e prioridade para embarcarmos neste novo projeto? Em qual ordem de prioridade nós colocaríamos o Sea Gripen na lista acima?

E olha que na lista acima não coloquei o ProSub (que abocanha um volume enorme de verbas federais) e a própria razão de ser do Sea Gripen, o ProNAe (que penso, será próximo ou tão vultuoso em termos de recursos quanto o ProSub).

Grande Abraço,

“Carcará” Mascarenhas
Concordo !!

Tem muito trabalho a ser feito e desenvolver um aviao naval nao acho prioridade.

[]s
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Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#109 Mensagem por gabriel219 » Qui Jan 09, 2014 3:55 pm

Ué, se for assim não temos dinheiro para comprar aeronaves de aviação fixa.

O que vejo não é ter possibilidade, mas torcer contra o Gripen porque um ou outro não foi escolhido.




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Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#110 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 09, 2014 4:00 pm

gabriel219 escreveu:Ué, se for assim não temos dinheiro para comprar aeronaves de aviação fixa.

O que vejo não é ter possibilidade, mas torcer contra o Gripen porque um ou outro não foi escolhido.
Isso e bobagem... Nao e torcer contra o Gripen. E simplesmente achar que o dinheiro poderia ser investido em outras coisas.

[]s
CB




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Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#111 Mensagem por gabriel219 » Qui Jan 09, 2014 4:19 pm

Investido em quê? Novas aeronaves? No futuro não terá SH, pois a linha de produção dele vai fechar ainda nesta década.

Só terá Rafale M e MiG-29K, que é absurdamente caro.

Já o Sea Gripen, que seria certamente bem mais barato que o Rafale M, ainda poderia operar no A-12 com restrições mínimas e operando lisinho na catapulta de vante. Ainda poderíamos ter 2 NAe's até a chegada do 2ª do PRONAe.

A aquisição de 48 Rafales's M, com o preço de 2011 de US$ 103 milhões (cotação de hoje), seria US$ 4,944 Bilhões. Isso falando só as aeronaves, sem mísseis, sem integração de armas, sem ToT (talvez nem precise) ou coisa parecida, apenas compra de prateleira.

Se for o F-35C (mesma quantidade) dá US$ 9,571 Bilhões, nas mesmas condições, sem armamentos algum ou qualquer tipo de integração.

Será que o desenvolvimento do Sea Gripen seria algo maior que US$ 3 Bilhões?




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Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#112 Mensagem por Carcará » Qui Jan 09, 2014 4:30 pm

Carlos Lima escreveu:
gabriel219 escreveu:Ué, se for assim não temos dinheiro para comprar aeronaves de aviação fixa.

O que vejo não é ter possibilidade, mas torcer contra o Gripen porque um ou outro não foi escolhido.
Isso e bobagem... Nao e torcer contra o Gripen. E simplesmente achar que o dinheiro poderia ser investido em outras coisas.

[]s
CB
Torcer eu torço para o E.C. Bahia! Aqui eu apenas debato e analiso a realidade atual e do que nós vamos nos deparar nos próximos 10 a 20 anos, longe de ser o dono da verdade.

Infelizmente nesse período o que EU vislumbro é a Marinha correndo atrás de verba para tocar o projeto de sua força de superfície (tentando ir além do primeiro lote do Prosuper e da Barroso ModII), manutenção das verbas para tocar o Prosub, substituir e/ou modernizar suas aviação de asa rotativa, colocar a sua Capitânia para navegar da melhor forma possível e extrair o máximo dos AF-1M e os COD/REVO.

Acredito quando tivermos um Navio Aeródromo novo (Deus queira que seja menos do que 20 anos) , a única linha de produção aberta será a do F-35C e/ou do PAK-FA (se vier a existir uma versão naval) e o início de operação de alguns UCAVS. Além de vários F-18 Super Hornet dando baixa (e sopa), doidos para serem modernizados pela Embraer com o máximo de equipamentos similares com o Gripen BR.

Grande Abraço

"Carcará" Mascarenhas




Editado pela última vez por Carcará em Qui Jan 09, 2014 4:35 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#113 Mensagem por Carcará » Qui Jan 09, 2014 4:31 pm

Será que já não desvirtuamos o tópico por demais?? :lol: :lol: :lol:




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Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#114 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 09, 2014 4:40 pm

Carcará escreveu:Será que já não desvirtuamos o tópico por demais?? :lol: :lol: :lol:
Obrigado por ter copiado a sua resposta para o tópico correto :D !!

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Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#115 Mensagem por LeandroGCard » Qui Jan 09, 2014 5:24 pm

Carcará escreveu:Além de vários F-18 Super Hornet dando baixa (e sopa), doidos para serem modernizados pela Embraer com o máximo de equipamentos similares com o Gripen BR.
Esta sim já seria uma possibilidade interessante também.


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Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#116 Mensagem por henriquejr » Qui Jan 09, 2014 7:22 pm

Também acho que a MB vai de SH, e já tinha dito isso aqui, quando comentei sobre a amistosidade entre Embraer, Saab e Boeing. Outro ponto importante, e que deve ser levado em consideração, é que Gripen e SH compartilham do mesmo propulsor, que por ser um dos elementos mais críticos de um caça, é importantíssimo que haja uma única cadeia logística, principalmente se este contrato de aquisição do Gripen pela FAB trouxer para o país um centro de manutenção da F440 para o Brasil.




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Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#117 Mensagem por gabriel219 » Qui Jan 09, 2014 7:32 pm

Sim, tudo bem, a MB vai de SH, mas qual? Não terá disponíveis, pois a linha de fabricação irá fechar ainda esta década e a US Navy não abrirá mão de nenhum.




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Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#118 Mensagem por henriquejr » Qui Jan 09, 2014 10:05 pm

Com a entrada do F-35 uma parte dos SH deve ser dado baixa, e outros deverão ser modernizados e complementarão os F-35. Lembre-se que a proposta da Boeing previa a transferência de alguns SH usados para a FAB, na forma de empréstimo.




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Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#119 Mensagem por gabriel219 » Qui Jan 09, 2014 10:23 pm

Não Henrique, o SH não dará baixa e nem será substituído pelo F-35C. A US Navy falou isso 5 vezes.

Os F-35C substituirão alguns F/A-18C/D e complementaram os SH.

O SH só começará ser substituído por volta de 2035. E olhe ainda que a US Navy quer modernizar todos os seus SH para o padrão ASH.




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Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#120 Mensagem por NovaTO » Qui Jan 09, 2014 10:52 pm

No meu entender o Sea Gripen só deve ter o Go ahead após a assinatura do contrato do A-13. O que deve acontecer no máximo em 2016, se quiserem ter o PA operacional em 2028.

[]'s




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