.:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual caça de 5ª geração deseja na FAB?

F-35 Lightning
12
6%
Chengdu J-20
1
0%
PAK-FA T-50
47
23%
SAAB FS2020
96
48%
TAI F-X - Turquia
4
2%
Projeto novo e nacional
38
19%
KF-X - Coréia do Sul
2
1%
Mikoyan LMFS
1
0%
 
Total de votos: 201

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#121 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 17, 2022 1:55 am

FIGHTERCOM escreveu: Sex Abr 15, 2022 9:34 am O futuro aponta para um UCAV. Não existe mais janela de aquisição para compra/desenvolvimento de um caça de 5ªG. Façam as contas e levem em consideração que os Gripens irão operar por 30 anos, passando por atualizações constantes. As limitações vão desde questões financeiras, por parte do Estado (FAB/Governo Brasileiro) e até mesmo por falta de escala que justifique um programa dessa envergadura (lembrem-se o que aconteceu com o KC-390), e também questões técnicas.
Por outro lado, um UCAV tem maior potencial. 8-]
Abraços,
Wesley
O desenvolvimento, posse e uso de futuros UCAV pela força aérea a priori não impede a adoção de um caça de 5a G no futuro a médio e longo prazo, ou mesmo a operação do combo 4a e 5a G em uma mesma frota, caso ela se apresente oportuna e\ou necessária.
Temos que olhar os contextos, como bem dissestes, financeiro, orçamentário, industrial, tecnológico e político do país no momento de decidir.
Como disse, Defesa não está e dificilmente estará na agenda do país sem uma guerra bem na nossa cara, a fim dos políticos poderem se justificar, e colocarem a culpa em alguém ( ou "alguéns") ante o populacho pelos "gastos" com material bélico.
Me parece que para a nossa paupérrima realidade orçamentária, o combo UAV\UCAV em grandes quantidades + caças ( se 4a ou 5a geração no final pouco importa, nunca os teremos nas quantidades desejáveis) , é o caminho possível, e viável, para quem não empresta à defesa o interesse e responsabilidades necessários.
Daí, cumpre dizer que a operação de um caça de 5a G na FAB é menos uma questão cosmética do que operacional, dado que não vamos fazer nada sobre isso antes de os Gripen E\F abrirem o bico ou, aqueles modelos sejam introduzidos na vizinhança dentro do nosso TO. Uma e outra possibilidade bem distantes ainda, mas, como o mundo anda muito estranho em matéria de previsibilidade, ainda sou de opinião que em Defesa é sempre melhor prevenir do que remediar, por mais que a nossa política de defesa, ou a falta dela, vá no sentido contrário desde sempre.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4834
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#122 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Abr 17, 2022 7:59 am

FCarvalho escreveu: Dom Abr 17, 2022 1:55 am
FIGHTERCOM escreveu: Sex Abr 15, 2022 9:34 am O futuro aponta para um UCAV. Não existe mais janela de aquisição para compra/desenvolvimento de um caça de 5ªG. Façam as contas e levem em consideração que os Gripens irão operar por 30 anos, passando por atualizações constantes. As limitações vão desde questões financeiras, por parte do Estado (FAB/Governo Brasileiro) e até mesmo por falta de escala que justifique um programa dessa envergadura (lembrem-se o que aconteceu com o KC-390), e também questões técnicas.
Por outro lado, um UCAV tem maior potencial. 8-]
Abraços,
Wesley
O desenvolvimento, posse e uso de futuros UCAV pela força aérea a priori não impede a adoção de um caça de 5a G no futuro a médio e longo prazo, ou mesmo a operação do combo 4a e 5a G em uma mesma frota, caso ela se apresente oportuna e\ou necessária.
Temos que olhar os contextos, como bem dissestes, financeiro, orçamentário, industrial, tecnológico e político do país no momento de decidir.
Como disse, Defesa não está e dificilmente estará na agenda do país sem uma guerra bem na nossa cara, a fim dos políticos poderem se justificar, e colocarem a culpa em alguém ( ou "alguéns") ante o populacho pelos "gastos" com material bélico.
Me parece que para a nossa paupérrima realidade orçamentária, o combo UAV\UCAV em grandes quantidades + caças ( se 4a ou 5a geração no final pouco importa, nunca os teremos nas quantidades desejáveis) , é o caminho possível, e viável, para quem não empresta à defesa o interesse e responsabilidades necessários.
Daí, cumpre dizer que a operação de um caça de 5a G na FAB é menos uma questão cosmética do que operacional, dado que não vamos fazer nada sobre isso antes de os Gripen E\F abrirem o bico ou, aqueles modelos sejam introduzidos na vizinhança dentro do nosso TO. Uma e outra possibilidade bem distantes ainda, mas, como o mundo anda muito estranho em matéria de previsibilidade, ainda sou de opinião que em Defesa é sempre melhor prevenir do que remediar, por mais que a nossa política de defesa, ou a falta dela, vá no sentido contrário desde sempre.
A ver.
Meu comentário foi referente ao Brasil desse multiverso, e o seu?

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#123 Mensagem por Túlio » Dom Abr 17, 2022 10:05 am

FIGHTERCOM escreveu: Dom Abr 17, 2022 7:59 am
Meu comentário foi referente ao Brasil desse multiverso, e o seu?

Abraços,

Wesley
Só enchendo linguiça, pra variar. É o que acontece quando o nosso cupincha entra em Policarpo Mode; aparentemente se torna imperativo descobrir todas as maneiras e falar e falar e falar ainda mais um pouco sem dizer absolutamente nada. [003] [003] [003] [003]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#124 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 17, 2022 9:45 pm

FIGHTERCOM escreveu: Dom Abr 17, 2022 7:59 am Meu comentário foi referente ao Brasil desse multiverso, e o seu?
Abraços,
Wesley
Não entendi.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#125 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 17, 2022 9:49 pm

Túlio escreveu: Dom Abr 17, 2022 10:05 am
FIGHTERCOM escreveu: Dom Abr 17, 2022 7:59 am Meu comentário foi referente ao Brasil desse multiverso, e o seu?
Abraços,
Wesley
Só enchendo linguiça, pra variar. É o que acontece quando o nosso cupincha entra em Policarpo Mode; aparentemente se torna imperativo descobrir todas as maneiras e falar e falar e falar ainda mais um pouco sem dizer absolutamente nada. [003] [003] [003] [003]
Ué, estamos em um fórum ora bolas. Se não for para encher linguíça ao menos jogar conversa fora tem que servir. :twisted:
Ademais, isto aqui está ficando chato por demais. Está mais parecendo facebook e outras mídias repetitivas da vida. Só notícia, sua repetência, cópias, falta do que fazer, falar e opiniar.
Aliás, tantas coisas por debater sobre o Brasil e a sua falta de defesa neste momento oportuno com mais uma guerra a nos oferecer tal oportunidade e a maioria aqui só lambe botas de twiters, e coisas afins, sem mais nada a acrescentar.
Já tivemos melhores dias. :|




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13502
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2305 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#126 Mensagem por gabriel219 » Dom Abr 17, 2022 11:10 pm

Túlio escreveu: Dom Abr 17, 2022 10:05 am
FIGHTERCOM escreveu: Dom Abr 17, 2022 7:59 am
Meu comentário foi referente ao Brasil desse multiverso, e o seu?

Abraços,

Wesley
Só enchendo linguiça, pra variar. É o que acontece quando o nosso cupincha entra em Policarpo Mode; aparentemente se torna imperativo descobrir todas as maneiras e falar e falar e falar ainda mais um pouco sem dizer absolutamente nada. [003] [003] [003] [003]
Deixa o cara sonhar, eu ainda fui inventar de perder meu tempo respondendo no tópico da artilharia. Vive no mundo da lua, sugerindo obuseiro Sul Africano com a grande Denel, empresa de respeito. Tive que colocar para ignorar os posts.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#127 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 17, 2022 11:31 pm

Obrigado por fazer isso. Me dispensa do trabalho de ter de ficar aturando a sua enorme, diria gigantesca, soberba da realidade e da vida, bem como seus conhecimentos irrefutáveis sobre tudo que que diz respeito à defesa.
Além da sua mais que eloquente capacidade de interpretação de textos.
Sou uma grande fã dos seus professores de Lingua Portuguesa. Devias me dar o telefone deles para eu desejar minhas mais honestas condolências por aluno tão pródigo e excelente. :roll:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Mensagens: 636
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 11:46 am
Localização: Anápolis - GO
Agradeceram: 197 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#128 Mensagem por Juliano Lisboa » Seg Abr 18, 2022 11:18 am

Não sou muito de postar e nem discutir, gosto daqui como fonte de informação. Mas quando descamba pra viagens eu desanimo um pouco. Prefiro um debate mais pragmático, discutir capacidades, informações sigilosas e por ai vai. Viajar maionese vai bem acompanhado de cerveja e churrasco, o que não é o caso. Ainda nem temos o Gripen operacional e vamos falar sobre algo de 35 anos pra frente? Acho perca de tempo...




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#129 Mensagem por Túlio » Seg Abr 18, 2022 11:55 am

FCarvalho escreveu: Dom Abr 17, 2022 9:49 pm
Ué, estamos em um fórum ora bolas. Se não for para encher linguíça ao menos jogar conversa fora tem que servir. :twisted:
Ademais, isto aqui está ficando chato por demais. Está mais parecendo facebook e outras mídias repetitivas da vida. Só notícia, sua repetência, cópias, falta do que fazer, falar e opiniar.
Aliás, tantas coisas por debater sobre o Brasil e a sua falta de defesa neste momento oportuno com mais uma guerra a nos oferecer tal oportunidade e a maioria aqui só lambe botas de twiters, e coisas afins, sem mais nada a acrescentar.
Já tivemos melhores dias. :|
Sim, estamos em um Fórum, e tens liberdade até para postar as tuas viagens, tanto que jamais recebeste sequer uma Atenção por isso; acontece que o Fórum não começou na semana passada nem somos garotinhos de escola, viajando em coisas de Game, Goku e Super Trunfo ou em realidades paralelas. Nosso foco sempre foi debater em cima de coisas reais, com a parte "viajante" sendo usada com moderação e com focos específicos, como aquelas guerras do Gabriel véio, em que o índio, em ver de ficar só na charla, se dava ao trabalho de pesquisar, aportar mapas e o escambau; tudo "textão" mas dava prazer de ler (ainda releio às vezes, é ficção mas solidamente embasada em Realidade, ou seja, um "What If" dos buenos).

Já no teu caso ficas tirando coisas do nada, dizendo em suma que "é assim porque estou dizendo que é assim" (eu ACHO = eu SEI) e depois logo ergues o véio Muro das Lamentações; sobre isso eu sugeriria o SMEoS, pois ali poderias ir direto ao teu verdadeiro ponto, que todo mundo sabe qual é. E lá não há nem OT, se quiseres exercitar tuas brilhantes ideias Policarpísticas ninguém vai te sancionar (talvez até o Gabriel e outros te desbloqueiem) e ainda por cima não vais estar poluindo tópicos sérios, onde o pessoal quer aprender e/ou ensinar e compartilhar informações, ao invés de viajar na maionese.

Pior, nem é a primeira vez que te digo isso, sem contar os outros Colegas.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#130 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 19, 2022 5:24 pm

Juliano Lisboa escreveu: Seg Abr 18, 2022 11:18 am Não sou muito de postar e nem discutir, gosto daqui como fonte de informação. Mas quando descamba pra viagens eu desanimo um pouco. Prefiro um debate mais pragmático, discutir capacidades, informações sigilosas e por ai vai. Viajar maionese vai bem acompanhado de cerveja e churrasco, o que não é o caso. Ainda nem temos o Gripen operacional e vamos falar sobre algo de 35 anos pra frente? Acho perca de tempo...
Juliano, procure pensar no seguinte aspecto: para uma pessoa física, ou seja, um indivíduo como eu, ou você, fazer planos, pensar em um futuro daqui a 15 anos, genericamente falando, pode parecer um exercício supérfluo e desestimulador, vide a relação tempo, planejamento e resultado a nível individual. Agora, pense nestes mesmos 15 anos para uma empresa, ou melhor, para o Estado, e verás que essa mesma relação de tempo, planejamento e resultado é significativamente diferente.

Resumindo, os planos que a FAB - e demais ffaa's - julga elaborar possui critérios, dimensões, objetivos e perspectivas muito diferentes, até por conta das obrigações próprias da legislação referente à administração pública. Ou seja, pensar um caça de 5a G é um fato, e um ato, do planejamento institucional da força aérea, visando um futuro previsível - e desejável - no qual ela pretende chegar, tendo em mente a análise da realidade no curto, médio e longo prazo. Não fui eu que comecei com essa história de caça 5a G tupiniquim, mas a FAB quando lançou o FX-2 há quase vinte anos atrás.

Apenas a título de lembrança, os planos institucionais atuais da FAB vislumbram a sua existência em 2041. Para nós aqui, meros leitores do FDB, pode até parecer um futuro longo e distante, sem qualquer nexo com a nossa realidade atual. Mas para uma instituição de Estado, com planejamentos igualmente de Estado, pode ser algo logo ali...




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#131 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 19, 2022 6:13 pm

Túlio escreveu: Seg Abr 18, 2022 11:55 am
Sim, estamos em um Fórum, e tens liberdade até para postar as tuas viagens, tanto que jamais recebeste sequer uma Atenção por isso;eren acontece que o Fórum não começou na semana passada nem somos garotinhos de escola, viajando em coisas de Game, Goku e Super Trunfo ou em realidades paralelas. Nosso foco sempre foi debater em cima de coisas reais, com a parte "viajante" sendo usada com moderação e com focos específicos, como aquelas guerras do Gabriel véio, em que o índio, em ver de ficar só na charla, se dava ao trabalho de pesquisar, aportar mapas e o escambau; tudo "textão" mas dava prazer de ler (ainda releio às vezes, é ficção mas solidamente embasada em Realidade, ou seja, um "What If" dos buenos).
Já no teu caso ficas tirando coisas do nada, dizendo em suma que "é assim porque estou dizendo que é assim" (eu ACHO = eu SEI) e depois logo ergues o véio Muro das Lamentações; sobre isso eu sugeriria o SMEoS, pois ali poderias ir direto ao teu verdadeiro ponto, que todo mundo sabe qual é. E lá não há nem OT, se quiseres exercitar tuas brilhantes ideias Policarpísticas ninguém vai te sancionar (talvez até o Gabriel e outros te desbloqueiem) e ainda por cima não vais estar poluindo tópicos sérios, onde o pessoal quer aprender e/ou ensinar e compartilhar informações, ao invés de viajar na maionese.
Pior, nem é a primeira vez que te digo isso, sem contar os outros Colegas.
A mesma verborragia de sempre. Não tenho saúde e nem tempo para responder isso.
Me diz aí como é que faz para bloquear outros foristas.
Aliás, uma mecanismo incoerente e contraditório para um espaço que se pretende ser de debates.
Mas enfim, útil e oportuno no momento.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#132 Mensagem por Túlio » Ter Abr 19, 2022 6:32 pm

FCarvalho escreveu: Ter Abr 19, 2022 6:13 pm
Me diz aí como é que faz para bloquear outros foristas.
Aliás, uma mecanismo incoerente e contraditório para um espaço que se pretende ser de debates.
Mas enfim, útil e oportuno no momento.

Basta clicar no perfil do cara e marcar como "inimigo": pronto, os posts não aparecem mais.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8378
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 244 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#133 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Abr 19, 2022 6:35 pm

Sempre na minha área... :roll:




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#134 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 19, 2022 10:01 pm

Glauber Prestes escreveu: Ter Abr 19, 2022 6:35 pm Sempre na minha área... :roll:
Tá tranquilo @Glauber Prestes
Assunto encerrado.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Mensagens: 636
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 11:46 am
Localização: Anápolis - GO
Agradeceram: 197 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#135 Mensagem por Juliano Lisboa » Qua Abr 20, 2022 4:15 pm

FCarvalho escreveu: Ter Abr 19, 2022 5:24 pm
Juliano Lisboa escreveu: Seg Abr 18, 2022 11:18 am Não sou muito de postar e nem discutir, gosto daqui como fonte de informação. Mas quando descamba pra viagens eu desanimo um pouco. Prefiro um debate mais pragmático, discutir capacidades, informações sigilosas e por ai vai. Viajar maionese vai bem acompanhado de cerveja e churrasco, o que não é o caso. Ainda nem temos o Gripen operacional e vamos falar sobre algo de 35 anos pra frente? Acho perca de tempo...
Juliano, procure pensar no seguinte aspecto: para uma pessoa física, ou seja, um indivíduo como eu, ou você, fazer planos, pensar em um futuro daqui a 15 anos, genericamente falando, pode parecer um exercício supérfluo e desestimulador, vide a relação tempo, planejamento e resultado a nível individual. Agora, pense nestes mesmos 15 anos para uma empresa, ou melhor, para o Estado, e verás que essa mesma relação de tempo, planejamento e resultado é significativamente diferente.

Resumindo, os planos que a FAB - e demais ffaa's - julga elaborar possui critérios, dimensões, objetivos e perspectivas muito diferentes, até por conta das obrigações próprias da legislação referente à administração pública. Ou seja, pensar um caça de 5a G é um fato, e um ato, do planejamento institucional da força aérea, visando um futuro previsível - e desejável - no qual ela pretende chegar, tendo em mente a análise da realidade no curto, médio e longo prazo. Não fui eu que comecei com essa história de caça 5a G tupiniquim, mas a FAB quando lançou o FX-2 há quase vinte anos atrás.

Apenas a título de lembrança, os planos institucionais atuais da FAB vislumbram a sua existência em 2041. Para nós aqui, meros leitores do FDB, pode até parecer um futuro longo e distante, sem qualquer nexo com a nossa realidade atual. Mas para uma instituição de Estado, com planejamentos igualmente de Estado, pode ser algo logo ali...

Eu te entendo perfeitamente, só acho que estamos perdendo uma ótima chance de discutir o presente, moro a 3,5km da BAAN, em breve teremos o Gripen aqui do meu lado, vou poder postar dezenas de fotos dele. Então acho que devemos nos deliciar com essa novidade, debater, discutir, conjecturar sobre os itens dele, sobre upgrades, capacidades, etc. Antes de começar a sonhar com um 5G. Pode estar no plano da FAB, mas no Brasil nem o que esta no papel pode se dar crédito... Então relaxe um pouco e curta o momento, apesar da demora no recebimento, é hora de comemorar a chegada do F-39.

Abraços




Responder