República Centro Africana - MINUSCA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37931
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2615 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#91 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Set 27, 2017 10:35 am

eligioep escreveu:
cabeça de martelo escreveu:1º Força Nacional Destacada na missão ONU na Republica Centro Africana

Comandos Portugueses na MINUSCA (Multidimensional Integrated Stabilization Mission in the Central African Republic )

:arrow: http://warriors.pt/wp-content/uploads/2 ... os-CAR.pdf
Excelentes links tens nos apresentado amigo Cabeça.
Nos dá uma luz do que os nossos colegas irão encontrar em RCA.
E também mostra a eficiência e competência dos Comandos tugas!
Parabéns!

Best regard's!
Estamos cá para isso, eu limito-me a colocar o que penso são iténs interessantes para o debate.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#92 Mensagem por eligioep » Qua Set 27, 2017 1:37 pm

Túlio escreveu:
eligioep escreveu:Começou a movimentação de preparo!
Mestre Elígio, algo que possas nos dizer sobre o tipo de Missão prevista e de Força que será empregada? O simples fato de tu comentares o que quotei implica em um possível emprego de blindados (Guarani e/ou M-113B, talvez até Cascavel, p ex) em uma região onde o que não falta é RPG...
Túlio,
informação ainda restrita. Quando estiver acessível, partilho convosco aqui....

Abração cinchado, tchê!!!!




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37931
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2615 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#93 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Out 03, 2017 12:41 pm

The UN should only accept troops from countries that understand the risks and are willing to shoulder them. Fewer, higher-quality troops can have a far greater impact than large numbers of poorly-trained or gun-shy forces. Portugal’s contingent of 150 special forces in MINUSCA shows that a small contingent can make a big difference saving lives on the ground, if the troops have the right skills and mindset. Similarly, when troops display a pattern of poor performance, the UN must send them home.
http://nationalinterest.org/feature/how ... ican-22367




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36349
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#94 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 03, 2017 9:28 pm

profissionalismo, treinamento constante, boa base formacional, equipamentos atualizados serão sempre um grande diferencial para qualquer tropa em combate.
quantidade é algo importante em dadas circunstâncias, mas a qualidade das tropas é item sine qua non para o seu sucesso.
essa lição parece que aprendemos.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36349
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#95 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 12, 2017 11:48 am

Só é merda atrás de merda essa missão "menos perigosa" escolhida por nós no continente africano. :roll:

ABUSOS SEXUAIS
Nova denúncia de estupro contra capacetes azuis na República Centro-Africana
Por: AFP - Agence France-Presse
http://www.diariodepernambuco.com.br/ap ... o-af.shtml

República Centro-Africana "não está em situação de pré-genocídio" - responsável da ONU

https://www.dn.pt/lusa/interior/republi ... 34890.html

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36349
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#96 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 12, 2017 11:58 am

Uma visão parcial do que será(?) a nossa missão na RCA.



abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37931
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2615 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#97 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Nov 15, 2017 12:21 pm

Reportagem em Bangui 4. Comandos portugueses na linha de frente na RCA


:arrow: https://www.bruxelles2.eu/2017/11/13/re ... ts-en-rca/


Orgulho, muito orgulho desta rapaziada!




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#98 Mensagem por eligioep » Qui Nov 16, 2017 2:40 pm

Agora vai.... Iniciou a seleção de pessoal!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36349
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#99 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 16, 2017 8:25 pm

RCA mesmo Eligio? Já está decidido?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#100 Mensagem por knigh7 » Sex Nov 17, 2017 4:18 am

Brasil enviará mil soldados a missão na República Centro-Africana

Anúncio foi feito pelo ministro Raul Jungmann em Washington



Cláudia Trevisan, Correspondente / Washington, O Estado de S.Paulo
17 Novembro 2017 | 00h10
O Brasil deverá enviar tropas para a missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) na República Centro-Africana, disse nesta quinta-feira em Washington o ministro da Defesa, Raul Jungmann. Segundo ele, o contingente será formado por 1.000 soldados, que chegarão ao país antes de meados do próximo ano, caso a proposta seja aprovada pelo Congresso.

O objetivo do Brasil é ter o comando da missão, mas isso dependerá de uma decisão da ONU, afirmou. Jungmann discutiu o assunto com representantes da organização na quarta-feira em Vancouver, no Canadá. O próximo passo será a formalização do convite e sua submissão aos parlamentares brasileiros.

Jungmann ressaltou que o Brasil construiu uma boa imagem nessa área nos 13 anos em que esteve à frente da missão de paz da ONU no Haiti, durante os quais 36 mil soldados brasileiros passaram pelo país. Em sua opinião, a influência e o “ranking” internacional de um país são determinados em parte por sua participação nesses esforços. “Nós temos responsabilidades globais com a estabilidade e a paz no mundo.” O ministro disse ainda que o Brasil foi convidado para indicar o militar que assumirá o comando da missão de paz na República Democrática do Congo.
http://internacional.estadao.com.br/not ... 0002087438




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#101 Mensagem por eligioep » Sex Nov 17, 2017 10:47 am

FCarvalho escreveu:RCA mesmo Eligio? Já está decidido?

abs.
Sim... Bda Inf Pqdt




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36349
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#102 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 17, 2017 11:19 am

eligioep escreveu:
FCarvalho escreveu:RCA mesmo Eligio? Já está decidido?
abs.
Sim... Bda Inf Pqdt
Porque a pressa do MD, como acima, em mandar o pessoal para lá? É só para poder obter o comando da missão? Ir para lá ainda este ano faltando pouco menos de 45 dias para terminar 20017?
Será que vale a pena tal esforço quando sequer conhecemos o terreno e nos organizamos em termos materiais?
Aliás, de onde vai sair a grana para embarcar o 26o BInfPqdt - tropa pronta resposta da Bgda Pqdt - para mandar os caras para lá sem qualquer prontificação, quando o gov canta aos quatro ventos que não tem grana par nada?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36349
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#103 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 17, 2017 6:54 pm

Portugal "ansioso" para comandar missão da UE na RCA

https://www.noticiasaominuto.com/mundo/ ... -ue-na-rca

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36349
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#104 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 17, 2017 7:06 pm

knigh7 escreveu:
Brasil enviará mil soldados a missão na República Centro-Africana
Anúncio foi feito pelo ministro Raul Jungmann em Washington

Em sua opinião, a influência e o “ranking” internacional de um país são determinados em parte por sua participação nesses esforços. “Nós temos responsabilidades globais com a estabilidade e a paz no mundo.” O ministro disse ainda que o Brasil foi convidado para indicar o militar que assumirá o comando da missão de paz na República Democrática do Congo.
http://internacional.estadao.com.br/not ... 0002087438
O Brasil só vai assumir um lugar diferente no mundo quando deixar de lado todas as frescuras politicamente corretas e enfrentar de fato o problema da sua inserção internacional.
Para isso é preciso mais do que enviar um único btl para uma única missão de cada vez.
Somos convidados todo ano a enviar tropas para vários lugares mas é sabido que os limites aqui impostos a este tipo de missão são bastante óbvios.
A diplomacia e a politica são dois parafusos rodando um para cada lado quando se trata das ffaa's.
Mas enfim, vamos ver se as coisas mudam.
É possível uma missão da ONU na Ucrãnia. Provavelmente seremos convidados a mandar tropas, e quase com certeza iremos dizer que não dá, não pode, já temos muito trabalho, não tem dinheiro... :roll: :?
Não estou defendendo enviar vários batalhões para o exterior, mas, em todo caso, onde a nossa presença seja algo realmente significativo e não apenas retórico a fim de compor número.
A questão do comando das missões deve ser relativizado, tendo em vista as características de cada uma.
Tem missão que vale a pena comandar, outras, isso deve ser até evitado.
Ainda penso que temos espaço para enviar o CFN, por exemplo, para o Libano, e a FAB para outra missão que não seja necessariamente na RCA.
A ver.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36349
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#105 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 18, 2017 3:18 am

Com certeza, a base para o primeiro btl brasileiro na RCA.


http://www.revistaoperacional.com.br/wp-content/uploads/2015/08/MD-na-Brigada.6.jpgImagem
26º BI Pqdt
Escrito por Sgt Rafael Mene, 2016.

http://www.bdainfpqdt.eb.mil.br/oms/60- ... -pqdt.html

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder