República Centro Africana - MINUSCA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36192
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#76 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 15, 2017 10:02 pm

eligioep escreveu:
FCarvalho escreveu:Apenas a título de opinião, fôssemos um país sério, ano que vem poderíamos manter apoio a três missões da ONU, quais sejam:
Saara Ocidental: FAB e suas aeronaves mais inf Aer;
UNIFIL: Marinha do Brasil com um Btl Fuz Nvs;
RCA: Exército Brasileiro com um Btl Inf Paz
Não vejo razões para não conseguirmos participar destas três missões ao mesmo tempo. Recursos há, homens, equipamentos, treinamento, experiência e capacidade de planejamento não nos falta. Então...
Ademais, seriam 3 grandes oportunidades de dar um apoio a BID equipando o mais que possível nossas tropas com material nacional. Isso ajuda a vender muito mais do que qualquer feira aí pelo mundo.
abs.
Talvez seja uma opção manter uma Cia Fz Navais na UNIFIL. Batalhão creio que não, pois eles não possuem efetivo para manter os rodízios.
A FAB também deverá desdobrar equipes de apoio e de segurança, bem como tripulações de reserva. Assim, terão um efetivo considerável destacado. Mas sempre ficam em alguma Base que já possui infraestrutura e segurança, normalmente de alguma tropa lá desdobrada.
O CFN hoje possui 3 Btl Inf no RJ, 2 Btl Op Rb e 6 Grp Fuz Nvs distribuídos pelo território nacional. Gente com certeza é que não falta. São cerca de 15 mil homens e mulheres. Inclusive tem-se um Btl da FFE exclusivamente preparado e treinado para exercer esse mesmo tipo de missão. Um 3o Btl Op RB está sendo encaminhado em Ladário, no médio prazo, e um 4o Btl Op RB em Tabatinga no longo prazo.
Podemos até começar com um grupamento, que pode varia entre 200 e 500 homens dependendo do contexto da missão, ou simplesmente compor uma UAnf e mandar para lá e fazer um rodízio diferente do EB. De qualquer forma, apenas com os 5 btls atuais, poderia-se ficar por lá sem repetir tropa, trocando o pessoal de 6 em 6 meses, por cerca de dois anos e meio. Se considerarmos os Grptos, isso passa para 3 anos e meio. Tempo mais que suficiente para o 4o Btl Op Rib estar prontificado e disponível para embarque.
Enfim, capacidade de operar independente em nível Btl não falta ao CFN. O que tá faltando mesmo é navio... :roll:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#77 Mensagem por Bolovo » Sex Set 15, 2017 10:09 pm

Uma dúvida que eu sempre tive... eu vi no Haiti os FE e Comandos do EB e o Comanf dos Fuzileiros Navais. O PARA-SAR da FAB e o Grumec da MB chegam a participar dessas operações?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36192
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#78 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 15, 2017 10:17 pm

Lucas Lasota escreveu:
Aliás, a AGRALE está à beira da insolvência. Se não houver um pedido grande de veículos ou tratores, fechará as portas....... lamentável!
É sério isto? Não encontrei detalhes na internet!
Fácil de resolver. Conte quantas Toyota, Willys, JXP, Engesa e LR ainda andam por aí no EB. Some tudo e todas as versões. Agora multiplique pelas undes que foram baixadas sem substituição mais as que rodam hoje. Pronto. Você terá uma encomenda de mais de 300 veículos de vários tamanhos e funções.

Se quiser, podes acrescentar, como sugeri, que se encomende mais veículos novos para as tropas das três forças que irão servir na ONU a partir do ano que vem. Mas de 100 veículos. Por baixo.

Forçando mais um pouco, inclua nesta aquisição os modelos da Agrale que não foram adquiridos, como as AM-31/41 e modelos das AM-21/31 em cabine dupla e as AM-100/200, fora o aproveitamento dos chassis de todas as versões para equipar-se modelos que não sejam apenas de transporte de tropa. Até um modelo SUV do Marruá dá para fazer. Em vários tamanhos e gostos. Se quiser também tem espaço para um caminhão 5 ton ou mais. Mas esse demoraria mais um pouquinho. De preferencia 6x6. Ou de 10 tons para cima 6x6 e 8x8. Também pode ter.

Enfim, o problema da empresa é relativamente fácil de se resolver. E sabemos como.

A pergunta é: queremos?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36192
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#79 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 15, 2017 10:19 pm

Bolovo escreveu:Uma dúvida que eu sempre tive... eu vi no Haiti os FE e Comandos do EB e o Comanf dos Fuzileiros Navais. O PARA-SAR da FAB e o Grumec da MB chegam a participar dessas operações?
O PARA-SAR me parece que sim, li não lembro onde, junto ao Pel Inf Aer da FAB.
Quanto ao Grumec, nunca tive noticia deles por lá. Só Comanfs.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#80 Mensagem por eligioep » Seg Set 18, 2017 3:28 pm

FCarvalho escreveu:Essa eu não entendi. O Exército é brasileiro ou é do sul, norte ou nordeste? Quer dizer que se um dia tivermos de lutar por aqui mesmo também iremos separar as tropas para o pessoal não se pegar?:shock:

Também espero que haja uma preparação adequada!
Valeu. Abs.[/quote]

carvalho,
não é surpresa nenhuma os aratacs gostarem de farinha, rapadura e forró, os gaúchos de churrasco, chimarrão e música gaúcha, assim como so cariocas de pagode.
E me perguntas se há diferenças???.....
Se tivesses experiência militar certamente saberias destas diferenças. E em caso de guerra, é Ração R/2 para todos, e sem música.
mas uma missão de paz é um BBB gigante, e se podemos, devemos evitar conflitos internos!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36192
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#81 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 18, 2017 10:20 pm

eligioep escreveu:
FCarvalho escreveu:Essa eu não entendi. O Exército é brasileiro ou é do sul, norte ou nordeste? Quer dizer que se um dia tivermos de lutar por aqui mesmo também iremos separar as tropas para o pessoal não se pegar?:shock:
Também espero que haja uma preparação adequada!
Valeu. Abs.
carvalho,
não é surpresa nenhuma os aratacs gostarem de farinha, rapadura e forró, os gaúchos de churrasco, chimarrão e música gaúcha, assim como so cariocas de pagode.
E me perguntas se há diferenças???.....
Se tivesses experiência militar certamente saberias destas diferenças. E em caso de guerra, é Ração R/2 para todos, e sem música.
mas uma missão de paz é um BBB gigante, e se podemos, devemos evitar conflitos internos![/quote]

Bem, aqui no norte tem muita gente que não nasceu no nordeste e gosta de tudo isso aí. Igualmente tem muita gente do sul que adora um chimarrão e churrasco mas não larga mão de um Jaraqui com farinha, e menos ainda de um bom pagode.
Eu por exemplo, tirando o churrasco, não gosto de nada disso.
No mais, não é preciso experiência militar para saber destas diferenças, basta ver os jornais todos os dias.
Aliás eu vejo estas coisas desde os meus tempos de estudante até a universidade, e mesmo no trabalho, e apesar das brincadeiras, e de algumas truculências naturais da adolescência e juventude, mas nada que impedisse a convivência entre brasileiros de diferentes regiões.
Portanto, se o EB não consegue manter seus soldados comportados só porque eles são de regiões diferentes e possuem costumes diferentes, e isso impede que eles cumpram a missão sem maiores percalços, começo a pensar que a tal da ordem e hierarquia é não passa de letra morta, ou carta para inglês ver. Ou no mínimo falta comando mesmo.
No CFN tem gente de tudo quanto é canto, e eu não vejo fuzileiros navais com este tipo de problema em lugar algum. Ou será que este é um problema específico do EB?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#82 Mensagem por eligioep » Ter Set 19, 2017 10:35 am

FCarvalho escreveu: Bem, aqui no norte tem muita gente que não nasceu no nordeste e gosta de tudo isso aí. Igualmente tem muita gente do sul que adora um chimarrão e churrasco mas não larga mão de um Jaraqui com farinha, e menos ainda de um bom pagode.
Eu por exemplo, tirando o churrasco, não gosto de nada disso.
No mais, não é preciso experiência militar para saber destas diferenças, basta ver os jornais todos os dias.
Aliás eu vejo estas coisas desde os meus tempos de estudante até a universidade, e mesmo no trabalho, e apesar das brincadeiras, e de algumas truculências naturais da adolescência e juventude, mas nada que impedisse a convivência entre brasileiros de diferentes regiões.
Portanto, se o EB não consegue manter seus soldados comportados só porque eles são de regiões diferentes e possuem costumes diferentes, e isso impede que eles cumpram a missão sem maiores percalços, começo a pensar que a tal da ordem e hierarquia é não passa de letra morta, ou carta para inglês ver. Ou no mínimo falta comando mesmo.
No CFN tem gente de tudo quanto é canto, e eu não vejo fuzileiros navais com este tipo de problema em lugar algum. Ou será que este é um problema específico do EB?

abs.

OK. Não vou me alongar neste embate infrutífero!

Best regard's!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36192
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#83 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 19, 2017 7:33 pm

Melhor mesmo. No final, o que interessa é a missão, e não o estado de onde vem os soldados. Até porque o uniforme e a bandeira vão sempre ser os mesmos.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36192
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#84 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 21, 2017 9:12 am

Missão da ONU na República Centro-Africana pede mais 750 soldados
Lusa16 Set, 2017, 11:13 | Mundo
A missão das Nações Unidas para a paz na República Centro-Africana está a pedir mais 750 soldados, à medida que a violência vai aumentando, segundo a agência Associated Press.

https://www.rtp.pt/noticias/mundo/missa ... s_n1027594
___________________________________________________________

Oito mortos na República Centro-Africana desde quinta-feira
Internacional
12 DE SETEMBRO DE 2017
Lusa

http://www.dn.pt/lusa/interior/oito-mor ... 63791.html


bem, se o pessoal estava preocupado em arrumar uma missão na África que fosse "menos perigosa" e/ou "com menor risco" parece que encontrou. Apenas 8 mortos em uma semana. :roll:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36192
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#85 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 21, 2017 9:16 am

Começo achar que os tais LMV irão fazer falta, e muita, se formos a esta missão.
Vamos ver até onde o pessoal aqui aguenta sacos pretos no jornal das oito na tv em ano (e horário :? ) eleitoral.
A ver.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#86 Mensagem por eligioep » Seg Set 25, 2017 11:07 am

Começou a movimentação de preparo!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36192
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#87 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 25, 2017 10:18 pm

Alguma unde já definida neste primeiro momento?

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37836
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#88 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Set 26, 2017 7:47 am

1º Força Nacional Destacada na missão ONU na Republica Centro Africana

Comandos Portugueses na MINUSCA (Multidimensional Integrated Stabilization Mission in the Central African Republic )

:arrow: http://warriors.pt/wp-content/uploads/2 ... os-CAR.pdf




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#89 Mensagem por eligioep » Qua Set 27, 2017 10:03 am

cabeça de martelo escreveu:1º Força Nacional Destacada na missão ONU na Republica Centro Africana

Comandos Portugueses na MINUSCA (Multidimensional Integrated Stabilization Mission in the Central African Republic )

:arrow: http://warriors.pt/wp-content/uploads/2 ... os-CAR.pdf
Excelentes links tens nos apresentado amigo Cabeça.
Nos dá uma luz do que os nossos colegas irão encontrar em RCA.
E também mostra a eficiência e competência dos Comandos tugas!
Parabéns!

Best regard's!




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60591
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6342 vezes
Contato:

Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#90 Mensagem por Túlio » Qua Set 27, 2017 10:27 am

eligioep escreveu:Começou a movimentação de preparo!
Mestre Elígio, algo que possas nos dizer sobre o tipo de Missão prevista e de Força que será empregada? O simples fato de tu comentares o que quotei implica em um possível emprego de blindados (Guarani e/ou M-113B, talvez até Cascavel, p ex) em uma região onde o que não falta é RPG...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Responder