República Centro Africana - MINUSCA

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Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#136 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Nov 25, 2017 9:56 am

tamokae escreveu: Obrigado pelo esclarecimento esclarecimento.

Deixo artigo sobre deslocação de 700toneladas e 55 viaturas militares, infra;

http://www.tsf.pt/sociedade/interior/ha ... 1484211156

Exacto, foi assim que se transportou todas as viaturas e outras coisas de Lisboa para a RCA.

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"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
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Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#137 Mensagem por EDSON » Sáb Nov 25, 2017 10:57 am

cabeça de martelo escreveu:
tamokae escreveu: Obrigado pelo esclarecimento esclarecimento.

Deixo artigo sobre deslocação de 700toneladas e 55 viaturas militares, infra;

http://www.tsf.pt/sociedade/interior/ha ... 1484211156

Exacto, foi assim que se transportou todas as viaturas e outras coisas de Lisboa para a RCA.

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Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#138 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Nov 25, 2017 12:00 pm

Claro, é feito em Portugal! [000]




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Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#139 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 25, 2017 2:39 pm

Se cabe Ruslan lá, então é de Ruslan que vamos. E quem sabe até um Mirya se dermos um pouco de sorte.

Fato é que vai tudo de avião, da tropa ao parafuso. E para ficar lá, não duvido que o nosso único C-767 vire o "pau de arara" da logística, já que a distância até a RCA é demasiado grande para compensar o uso de C-130/KC-390.

Não tenho certeza, mas é provável que depois dos pqdt's material mecanizado seja enviado também. Aí vamos ver se o uso dos Antonov continuará ou se outros meios serão apontados.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#140 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 25, 2017 3:08 pm

Falando em material mtz, eu espero que com alguma sorte e um pouco de boa vontade, quem sabe, a Agrale seja aquinhoada com encomendas de seus diversos produtos.
Afinal, já que vai ter que ser tudo novo, nada melhor do que prestigiar a industria nacional enviando material nosso para lá.
Opções não faltam, de 1/2 a 5 ton.
E eu não estou falando apenas dos modelos básicos.

abs




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Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#141 Mensagem por Poti » Sáb Nov 25, 2017 3:39 pm

Não necessariamente os voos sairiam do Brasil existe a alternativa de se levar boa parte por via marítima até algum porto na áfrica (em Camarões por exemplo). Do porto na África até a República Centrafricana o transporte pode ser feito por C130, Kc390 ou até mesmo pelo Amazonas.
Existem diversas possibilidades e sinceramente não vejo nenhuma impossibilidade logística. Do RJ a Port-au-Prince há 5300 km. Do RJ até Bangui são 7500km, ou seja, em ambos os casos nossos C130 não servem para voos diretos, não sei como fica em voos com escalas, nossos amigos especialistas das aéreas poderiam nos informar acerca disso. Quero dizer, quantas toneladas um Kc390 ou Hercules pode transportar cpm diversas paradas (RJ, Salvador, Natal, Noronha, Dacar...Bangui)?




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Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#142 Mensagem por Poti » Sáb Nov 25, 2017 3:43 pm

Acabei de ver que Noronha Dacar tem 2300km e Noronha Abidjan (bem mais perto de Bangui que Dacar) tem 3300km.




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Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#143 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 25, 2017 6:20 pm

Poti, o problema é o transporte do material pesado, e o tempo em que ele precisará estar lá. Uma vez aceito convite, existe uma programação que deve ser cumprida pelo país a fim de que as tropas estejam no terreno e pronta para emprego. No nosso caso isso deve-se dar antes do fim do 1o semestre do ano que vem pelo que se tem comentado.

Significa então selecionar, treinar e aprontar cerca de mil pessoas e material de apoio respectivo, tratar de toda a burocracia de transporte e o que mais seja necessário. Isso sem contar todo o material novo que deve ser adquirido, ou seja, produzido, testado, entregue e igualmente aprovado pela ONU. É muita coisa para fazer e pouco tempo para dar conta.

O uso de portos e/ou aeroportos no litoral africano pode ser possível, ou não, vai depender de várias condicionantes, inclusive a disposição destes países de receberem este tipo de atividade, o que na África não é exatamente um exemplo de facilidade.

O ideal é levar direto tudo para a RCA e de lá distribuir pessoal e material para o local de atuação. Os Ruslan conseguem fazer esse trajeto sem maiores problemas, com menos carga, obviamente, mas ainda assim, equivalente a 3 ou 4 viagens de C-130/KC-390, como no caso português.

A questão maior não considero nem levar o pessoal, isso faz-se alugando meios aéreos de carga e passageiros. mas ao longo do tempo da missão manter a ponte logística necessária ao seu bom andamento. Não duvido nada que esta missão passará rapidamente dos 1 mil homens citados no inicio. Vai ser preciso bem mais que um btl reforçado para darmos conta das coisas por lá. E para isso, contar apenas com um C-767 e aeronaves do porte do KC-390 vai sair bem caro. E isso já está sendo questionado mesmo agora. Tudo tem de ser levado daqui, do básico ao mais tecnológico. Isso só pode ser feito por aeronaves de grande porte, com alta disponibilidade, velocidade e capacidade de carga a fim de permitir um apoio coerente com a realidade que vamos ter lá. Não temos isso hoje na FAB. E duvido que teremos em futuro no curto/médio prazo.

Fato é que o modal marítimo não é viável pelo seu alto custo e pela demora no aprestamento de pessoal e material no TO. Fora as implicações diplomáticas envolvidas em termos de cooperação de países que de um dia para o outro podem simplesmente fechar as portas na nossa cara.

abs




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Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#144 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 25, 2017 6:29 pm

Alcance do KC-390 em suas configurações.

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Notar que quanto maior é a distância, menor a carga levada. Não é um serviço para este tipo de aeronave, embora ela possa fazê-lo ainda que com prejuízo da carga transportada.
Os valores do C-130 são bem aquém destes.
Este tipo de apoio tem de ser obrigatoriamente feito por aeronaves de maior porte, que no nosso caso seriam os KC-X2, que não por acaso teve o seu programa cancelado a espera de dias melhores.
Se a FAB vai conseguir segurar a onda com apenas um C-767, o tempo dirá.

abs




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Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#145 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 25, 2017 6:54 pm

FCarvalho escreveu:Alcance do KC-390 em suas configurações.

Imagem

Notar que quanto maior é a distância, menor a carga levada. Não é um serviço para este tipo de aeronave, embora ela possa fazê-lo ainda que com prejuízo da carga transportada.
Os valores do C-130 são bem aquém destes.
Este tipo de apoio tem de ser obrigatoriamente feito por aeronaves de maior porte, que no nosso caso seriam os KC-X2, que não por acaso teve o seu programa cancelado a espera de dias melhores.
Se a FAB vai conseguir segurar a onda com apenas um C-767, o tempo dirá.

abs
Só eu que achei curioso um KC estar se dirigindo à África mas partindo DE MANAUS???

Parece que alguém não se ligou que desde os anos 40 já se usava o que foi apelidado de Trampolim da Vitória para chegar até lá, até filme tem... :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#146 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 25, 2017 7:08 pm

Não achei nenhuma figurinha saindo do RJ, então, já que só tem tu vai então tu mesmo. :mrgreen:
De qualquer forma, é evidente que o KC-390 cumpre a missão, mas ao custo de um menor pay load.
Ademais, é como eu disse, até podemos pousar em algum país litorâneo na África, mas ficam as questões de custo e diplomática.
Um dia as coisas estão bem na África, no outro... :roll:
Será que vale a pena o risco?
Alugar mais C-767 não seria mais conveniente e seguro, levando nosso pessoal e material direto ao TO sem precisar da anuência ou beneplácido de alguém?
É bom a gente começar a se perguntar essas coisas antes de botar um pé na África.
Repito, a África não é o Haiti.

edit: de Natal até Bangui, a distância é de 6.406,95 km. O custo x benefício de usar o KC-390 não compensa. É praticamente a ferry range dele. O que ele levaria nestas condições?

abs




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Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#147 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 25, 2017 7:23 pm

FCarvalho escreveu:Não achei nenhuma figurinha saindo do RJ, então, já que só tem tu vai então tu mesmo. :mrgreen:
De qualquer forma, é evidente que o KC-390 cumpre a missão, mas ao custo de um menor pay load.
Ademais, é como eu disse, até podemos pousar em algum país litorâneo na África, mas ficam as questões de custo e diplomática.
Um dia as coisas estão bem na África, no outro... :roll:
Será que vale a pena o risco?
Alugar mais C-767 não seria mais conveniente e seguro, levando nosso pessoal e material direto ao TO sem precisar da anuência ou beneplácido de alguém?
É bom a gente começar a se perguntar essas coisas antes de botar um pé na África.
Repito, a África não é o Haiti.

edit: de Natal até Bangui, a distância é de 6.406,95 km. O custo x benefício de usar o KC-390 não compensa. É praticamente a ferry range dele. O que ele levaria nestas condições?

abs
Dois comentários:

1 - KC-390 operacional - se a Missão começar mesmo até a metade do ano que vem - não vai ter nem pra remédio, ou seja, estamos então discutindo o sexo dos anjos;

2 - Se a Missão sair e se prolongar até o KC ter ao menos um Esq full-op, lembremos de uma vantagenzinha "irrelevante" :twisted: que ele tem sobre o Hércules (mais uma): ele pode não apenas transferir mas também receber transferência de combustível em voo. Ou seja, decola com a carga que precisar e uma segunda aeronave idêntica vai prover o que faltar, só planejar e quando um estiver "curto" o outro já vai estar em Estação para REVO.

Mas aí já é para a década que vem, claro.




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Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#148 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 25, 2017 8:21 pm

Túlio escreveu:Dois comentários:

1 - KC-390 operacional - se a Missão começar mesmo até a metade do ano que vem - não vai ter nem pra remédio, ou seja, estamos então discutindo o sexo dos anjos;

Sim, com certeza. A primeira entrega só no fim do ano que vem. Falar em IOC vai demorar pelo menos um a dois anos, e muitos voos na FAB... dentro do Brasil mesmo. Até por isso a minha insistência em começarmos a falar novamente em KC-X2 e aviões maiores, ainda que civis.

2 - Se a Missão sair e se prolongar até o KC ter ao menos um Esq full-op, lembremos de uma vantagenzinha "irrelevante" :twisted: que ele tem sobre o Hércules (mais uma): ele pode não apenas transferir mas também receber transferência de combustível em voo. Ou seja, decola com a carga que precisar e uma segunda aeronave idêntica vai prover o que faltar, só planejar e quando um estiver "curto" o outro já vai estar em Estação para REVO.
Mas aí já é para a década que vem, claro.

Do RJ para Bangui, são cerca de 7300 kms. Direto, sem voltas ou contornos. O KC-390 com 23 tons de pay load cobre pouco mais de 2550 kms. Ou seja, serão necessários pelo menos dois REVO, ou, um pouso em algum lugar no litoral africano. Se for para Natal, ele vai precisar do mesmo jeito de pelo menos 2 REVO. Aí fica a pergunta: qual o custo de fazer isso mais de uma vez por mês?
Acredito que mesmo tendo um esquadrão do KC-390 operacional, ainda assim vai ficar muito apertado para a FAB fazer esse apoio, e os custos, principalmente com com combustível, não serão nada barato, supondo que talvez as 23 tons que ele levará não sejam suficientes para abastecer as necessidades dos mais de mil soldados que teremos com certeza lá no médio prazo.

Se eu estiver correto em minhas suposições, com 2 Revo em cada perna, será necessário dispor de 3 aeronaves para fazer o serviço. Um no cargo, e duas no REVO, sendo uma segunda na reserva, posicionada na África ou em Natal. Para não falar em uma quarta aeronave em alerta SAR, para eventualidades. Atravessar o Atlântico mesmo em uma aeronave super moderna não deixa de ser uma aventura daquelas.

abs




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Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#149 Mensagem por Poti » Sáb Nov 25, 2017 10:19 pm

FCarvalho, obrigado pela resposta. Com um porto na África possivelmente seria jogo transportar de navio até lá e deixar 2 C130 para o transporte entre a cidade portuária e Bangui. E no caso do equipamento pesado alugar os avião "pesadões".
Vai ser interessante observar as decisões das forças armadas. Imagino que os homens irão de 767 (ou algum congenere gretado), mas e o material pesado? Os blindados, material de engenharia etc?
Espero que pelo menos a experiência sirva para que algumas aquisições sejam feitas.
Túlio, quando citei Noronha e Dacar tive em mente o trampolim...




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Re: República Centro-Africana: Operação Sangaris

#150 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 25, 2017 10:31 pm

Poti escreveu: Túlio, quando citei Noronha e Dacar tive em mente o trampolim...
Notei, tanto que nem foste quotado. Notei também que demonstras ter uma visão mais ampla que o nosso cupincha FCarvalho, que parece achar que tudo tem que ser nonstop, como se não vamos ter que atravessar espaço aéreo de outros Países para chegar à RCA.

Se nos deixam usar seu espaço aéreo (e sem isso nem chegamos lá, seja com Boeing, Airbus ou Antonov), por que não portos e aeroportos? Por exemplo, Camarões tem porto, aeroporto, fronteira com a RCA e faz parte da MINUSCA. Qual o grande problema?




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