República Centro Africana - MINUSCA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: República Centro Africana - MINUSCA

#586 Mensagem por EDSON » Seg Mar 02, 2020 7:26 pm

Os russos vetaram todas as missões de paz na Ucrânia não sei se mudaram de ideia.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36319
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: República Centro Africana - MINUSCA

#587 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 02, 2020 7:42 pm

Até onde acompanho a guerra na Ucrânia, uma missão da ONU mais atrapalha do que ajuda aos interesses russos por lá.
A não ser que algo tenha acontecido nos bastidores que os tenha feito mudar de idéia.
Como se sabe, está tudo parado. Nem os militares ucranianos tem condições de avançar e terminar o serviço, nem os rebeldes apoiados pelos russos tem tal capacidade de virar o jogo, dado que perderam a maior parte do terreno desde o início da guerra.
Não sei como uma missão da ONU pode ajudar a debela aquele conflito de forma a atender a ambas as partes.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 704
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceram: 185 vezes

Re: República Centro Africana - MINUSCA

#588 Mensagem por LM » Ter Mar 03, 2020 8:51 am

eligioep escreveu: Seg Mar 02, 2020 3:16 pm
LM escreveu: Qua Fev 12, 2020 12:55 pm É a BN3 - de série o mínimo era protecção balística nível 1 (e nível 3 para todas as superfícies vidradas) de acordo com o "Annex A of STANAG 4569" e nivel 2A para minas anti-tanque de acordo com "Annex B of STANAG 4569".

Sei que têm motor diferente dos restantes - Cummins ISB 6.7 Euro 3 245 hp diesel (e Allison Transmission 2100SP 6+1 automatic gearbox) - para serem "compatíveis" com os nossos Pandur II... têm "UROVESA’s protected weapon mount", rádio EID PRC-525, sistema ROSY-L, MilDef Group DT10 rugged tablet com Critical Software EyeCommand battle management system.

Ficou a faltar (€) RWS's, porta-morteiros, AC...
Onde essa "compatibilidade" se insere?
Os Pandur NÃO usam nada destes motores/transmissão.......
Os rádios e outros equipamentos são escolhidos posteriormente.....
De facto parece a compatibilidade parece ser apenas do fabricante ser o mesmo (o Pandur II tem o Cummins ISLe T450 HPCR)...




Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36319
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: República Centro Africana - MINUSCA

#590 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 03, 2020 1:17 pm

Tal quantidade pode significar o retorno de alguns Pandur II para a terrinha ou vão mantê-los por lá mesmo?
A tropa portuguesa não é tão grande que necessite de tantos veículos bldos, e os Vamtac podem dar cabo das missões exigidas. Ou é melhor sobrar do que não dar.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 704
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceram: 185 vezes

Re: República Centro Africana - MINUSCA

#591 Mensagem por LM » Ter Mar 03, 2020 1:47 pm

Módulo "PANDUR” da FND da MINUSCA é reduzido - se não houve alteração é constituido:

2 "Infantry Carrier Vehicle" (ICV), do Regimento de Infantaria 14 (Viseu);
2 "Remote Weapon Station" (RWS), do Regimento de Cavalaria 6 (Braga);
1 "Recovery Vehicle" (REC), do Regimento de Infantaria 14 (Viseu);
1 "Medical Evacuation Vehicle" (MEV), do Regimento de Infantaria 13 (Vila Real)

Talvez os ICV (e o MEV, enviarem equivalente dos Vamtac ST5) sejam redundantes... mas é deixar talvez melhor deixar estar.




Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: República Centro Africana - MINUSCA

#592 Mensagem por eligioep » Ter Mar 03, 2020 4:24 pm

FCarvalho escreveu: Seg Mar 02, 2020 5:08 pm Olá Elígio,

Os russos já concordaram com isso de missão da ONU no Donbass?
Se formos, vão esperar pelos LMV ou vão sem eles?
No caso dos EE-9, uma tunada das boas nele seria necessária para operar no TO europeu, dado que como estão não seria exatamente algo inteligente.

abs
Os russos, como integrantes do Conselho Permanente da ONU vão vetar qualquer missão da ONU na Ucrania. E com um veto (qualquer) nenhuma missão sai.
Esperar os LMV, sem dúvidas......
Deverão ser modernizados uma certa quantidade. Em torno de 44 unidades.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36319
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: República Centro Africana - MINUSCA

#593 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 04, 2020 12:26 am

Bom, então no que depender dos russos, necas de missão para nós. Sobra a RCA de novo.
Seria uma ótima oportunidade para juntar o Neymar e o CR7 para uma pelada. :mrgreen:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 704
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceram: 185 vezes

Re: República Centro Africana - MINUSCA

#594 Mensagem por LM » Seg Mar 09, 2020 7:00 pm





Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37916
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2614 vezes

Re: República Centro Africana - MINUSCA

#595 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Mar 31, 2020 10:44 am

Força Portuguesa treina com unidade de aviação paquistanesa na República Centro-Africana

A Força de Reação Rápida Portuguesa, da 7ª Força Nacional Destacada na missão de paz das Nações Unidas na República Centro-Africana, efetuou, no dia 20 de março, um treino conjunto com a unidade de aviação paquistanesa.

Este treino de adaptação aos meios serviu para testar a interoperabilidade destes, bem como preparar ações de evacuação médica aérea e helitransporte, sendo importante para exponenciar a capacidade de reação da Força de Reação Rápida e tornar a coordenação de meios mais fácil e fluida.

A equipa de Controladores Aéreos Avançados da Força Aérea Portuguesa teve oportunidade de contactar com os meios paquistaneses e verificar a interoperabilidade dos meios, criando sinergias para melhorar o seu desempenho.

O módulo sanitário treinou procedimentos de evacuação, contribuindo assim para um aumento da eficácia da evacuação, caso seja necessário.

A Companhia de Manobra treinou os procedimentos de helitransporte, bem como o “top cover” proporcionado por estes meios.

Os elementos da unidade de aviação paquistanesa conseguiram transmitir as suas necessidades para a interoperabilidade dos meios, conseguindo assim sinergias com a força portuguesa para futuras operações.

“Que que nunca por vencidos se conheçam”.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: República Centro Africana - MINUSCA

#596 Mensagem por eligioep » Qua Abr 01, 2020 9:15 am

cabeça de martelo escreveu: Ter Mar 31, 2020 10:44 am
Imagem





Porque os uniformes de tons e padrões de camuflagem diferentes?
São portugueses também, confere?



'




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37916
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2614 vezes

Re: República Centro Africana - MINUSCA

#597 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Abr 01, 2020 10:45 am

Sim, neste caso só os que estavam a treinar no MI8 Paquitaneses é que estavam com o Multicam, os restantes estavam com o velho camuflado do Exército baseado no DPM Britânico. Porque é que eles estavam a usar um e não o outro? Para poupar os Multicam para as operações. Já agora, os DPM a partir de agora só vão ser distribuídos para o novo pessoal, já que quando chegam a "prontos" passam para os novos camuflados desenhados e feitos em Portugal.

Imagem




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37916
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2614 vezes

Re: República Centro Africana - MINUSCA

#598 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Mai 12, 2020 11:40 am

Claust escreveu:
smg escreveu: Boa tarde . Parece que a 7° FND chegou ontem por volta das 18 horas locais a N'DELE , no norte do país perto da fronteira com o Tchade , com forças do Ruanda , para reforçar o contingente nepalês .
No final de abril houve um massacre no mercado local e confrontos duros entre a Minusca e grupos armados que tentam conquistar a localidade a um outro grupo . Espero que tudo corra bem .
Um abraço .
A deslocação para N´DELE acontece depois de um massacre onde cerca de 100 pessoas perderam a vida. Foi difundindo por alguns meios pois estavam lá sedeado uma ONG ligada à cruz vermelha. Houve pressões externas de países ocidentais para esta deslocação acontecer devido a alguma proteção do presidente a estes grupos.

https://corbeaunews-centrafrique.com/rc ... um=Twitter

https://letsunami.net/index.php/2020/05 ... s-a-ndele/




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: República Centro Africana - MINUSCA

#599 Mensagem por eligioep » Ter Mai 19, 2020 4:45 pm

Será que as VAMTAC jé chegaram à RCA?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36319
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: República Centro Africana - MINUSCA

#600 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 20, 2020 12:57 am

05 de Fevereiro, 2020 - 09:20 ( Brasília )
Militares brasileiros atuam na Missão Multidimensional Integrada da ONU na República Centro-Africana

http://www.defesanet.com.br/africa/noti ... Africana-/

Difícil saber como anda a situação desses militares na RCA. Poucas ou nenhuma notícia sobre eles está disponível.
Me parece que uma eventual missão brasileira neste país está cada vez mais distante, posto que a situação continua bastante instável em todo o país, com não raros enfrentamentos entre tropas da ONU e da UE com as muitas milicias existentes por lá.
Duvido que haja interesse por aqui em enviar qualquer missão para a RCA nestas condições.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder