FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2079
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#46 Mensagem por gogogas » Qua Dez 09, 2020 4:24 pm

Por mim , vendia 12 Super Tucanos e em contra partida doava alguns Bandeirantes Modernizado




Gogogas !
Avatar do usuário
JavaLindo66
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 330
Registrado em: Ter Nov 26, 2019 9:07 pm
Localização: Salvador
Agradeceram: 114 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#47 Mensagem por JavaLindo66 » Dom Dez 20, 2020 6:38 pm

Força Aérea Uruguaia recebe duas aeronaves KC-130H ex-Força Aérea da Espanha
Uruguai agora passa a contar com aeronaves de reabastecimento aéreo
Por Fernando Valduga | 20/12/2020

Imagem
Um dos dois KC-130H que o Uruguai adquiriu da Espanha. (Foto: Javier Garcia via Twitter)

A Força Aérea Uruguaia recebeu hoje dois aviões de transporte KC-130H Hercules que comprou da Espanha no início deste ano.

Os dois aviões decolaram de Zaragoza, na Espanha, no dia 17 de dezembro e pousaram em Montevidéu no dia 19 de dezembro.



As aeronaves agora passarão por um processo de modernização antes de aposentar suas duas aeronaves C-130B que foram construídas na década de 1960 e adquiridas pelo Uruguai na década de 1990. Um dos C-130Bs já está aterrado enquanto o outro está em sua missão final na Antártica.

Vale destacar que com a compra dos aviões de transporte, a Força Aérea Uruguaia obterá pela primeira vez a capacidade de reabastecimento em voo.



O Uruguai é um dos três compradores da frota de Hércules da Força Aérea Espanhola e está pagando 22 milhões de euros pelas duas unidades, de acordo com relatórios locais. Além do Uruguai, o Peru comprou duas unidades por 25 milhões de euros, enquanto as seis aeronaves restantes foram compradas pela americana Blue Aerospace.



A Espanha vendeu sua frota de Hércules após quase 50 anos de operação. O país está substituindo a aeronave construída pela Lockheed Martin por 14 novos aviões de transporte militar A400M, que a Airbus entregará até 2022.

Artigo: https://www.cavok.com.br/forca-aerea-ur ... da-espanha
Parabéns aos uruguaios. Agora só falta uns caças modernos e a FAU vai ter uma força decente pelas próximas décadas. :D




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36237
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#48 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 20, 2020 11:53 pm

Tá, eles vão modernizar um avião com mais de 40 anos de fabricação e uso extensivo pelos espanhóis. Onde farão essa modernização? Qual a envergadura deste processo?
Os argentinos estão modernizando os seus na FADEA, mas não sei se esta empresa tem algo de original a ser aplicado a estas aeronaves ou se apenas estão fazendo a integração dos sistemas alocados. De qualquer forma, pode ser uma opção para a FAU.
Salvo melhor juízo, não temos nada aqui no Brasil para isso, a não ser a OGMA em Portugal.
Em tempo, a FAU continuará com apenas 2 aeronaves de grande porte para executar todas as missões que lhes são impostas. Não me parece ser um número plausível para quem tem as responsabilidades que a força aérea uruguaia possui, mas como o governo por lá não costuma dispor recursos todo dia para a compra de novos materiais para as ffaa's, eles serão bem vindos de qualquer forma.
Interessante notar que os peruanos pagaram 3 milhões de euros a mais pela mesma quantidade de aviões. Devem estar até agora se perguntando o porquê dessa diferença, se se tratava do mesmo tipo de avião.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36237
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#49 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 20, 2020 11:56 pm

gogogas escreveu: Qua Dez 09, 2020 4:24 pm Por mim , vendia 12 Super Tucanos e em contra partida doava alguns Bandeirantes Modernizado
Cedo ou tarde eles vão acabar recebendo estes aviões por doação da FAB, quando estiverem sendo aposentados aqui.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8807
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 420 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#50 Mensagem por Pablo Maica » Sex Dez 25, 2020 2:23 pm

FCarvalho escreveu: Dom Dez 20, 2020 11:56 pm
gogogas escreveu: Qua Dez 09, 2020 4:24 pm Por mim , vendia 12 Super Tucanos e em contra partida doava alguns Bandeirantes Modernizado
Cedo ou tarde eles vão acabar recebendo estes aviões por doação da FAB, quando estiverem sendo aposentados aqui.
Do jeito que anda vão ter que brigar a tapa com a argentina, na penúria que anda a FAA provavelmente eles não irão deixar passar nada, ainda mais sendo nossos parceiros comerciais.

Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#51 Mensagem por jambockrs » Ter Mar 16, 2021 11:57 am

Meus prezados
Após mais de 50 anos, Uruguai quer voltar a operar caças

Ministério da Defesa do país estuda três alternativas de caças para equipar a Força Aérea Uruguaia

O jato FA-50 da Korea Aerospace Industries é um dos modelos analisados pela FAU (KAI)

A Força Aérea Uruguaia (FAU), uma das mais antigas da América do Sul, que reativar sua aviação de caça nos próximos anos. Segundo informações obtidas pelo site Poder Aéreo, o Ministério da Defesa do Uruguai recebeu três propostas: Leonardo M-346 da Itália, KAI FA-50 da Coreia do Sul e o Hongdu L-15B da China. Outra possibilidade, ainda não definida, é o sueco Saab Gripen C.
De acordo com a publicação, dois requisitos são essenciais para determinar a escolha da FAU: o avião precisa ser “zero km”, vir equipado com radar (atualmente a FAU não possui aeronaves equipadas com esse item) e ter capacidade de, ao menos, conseguir simular combater BVR (além do alcance visual do piloto).
Dos quatro aviões analisados pelo Uruguai, três deles são supersônicos: FA-50, L-15B e o Gripen C, enquanto o M-346 tem velocidade máxima próxima de Mach 1. Fundada em 1953, a FAU nunca operou uma aeronave capaz de voar acima da velocidade.
A intenção da FAU em primeira instância é adquirir seis aeronaves, com opção de compra de um segundo lote com mais seis aparelhos. A força aérea do Uruguai também está em busca de um turboélice moderno para missões de patrulha e treinamento, segmento que tem o Embraer Super Tucano como um dos principais expoentes.
O último caça “puro sangue” que voou com as insígnias da FAU foi o Lockheed P-80 Shooting Star. O jato fabricado nos EUA foi operado no Uruguai entre 1958 e 1969. Atualmente, a principal aeronave de defesa aérea e interceptação do país é o veterano Cessna A-37B Dragonfly, um avião mais apropriado para missões de ataque ao solo.

Veterano da Guerra do Vietnã, o Cessna A-37 continua em operação no Uruguai
Reforço na frota de transporte
Em setembro, o Ministério da Defesa uruguaio confirmou a compra de dois C-130H Hercules de segunda mão da Espanha. As aeronaves de transporte logístico deverão ter chegado ao país em dezembro para substituir um par de modelos C-130B produzidos há quase 60 anos.




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36237
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#52 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 16, 2021 12:46 pm

Mais curioso do que saber qual "caça" a FAU escolherá, gostaria muito de saber o motivo que levou os uruguaios dispor-se a possuir e operar tais vetores.
Do ponto de vista geopolítico, o que mudou para eles que justifica esse investimento?
Não consigo enxergar concretamente qual/quais motivos levariam a essa transformação na FAU.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2079
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#53 Mensagem por gogogas » Ter Mar 16, 2021 2:14 pm

Melhor comprar navios patrulha e substituir seus museus flutuantes , e comprar meia dúzia de super Tucano e já estava de bom tamanho




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36237
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#54 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 16, 2021 10:08 pm

Acredito que os ST sejam questão de tempo até a FAU pedir por eles, sejam usados, doados ou comprados novos. Eles também tem o mesmo problema que nós e os argentinos com o tráfego ilegal de aeronaves a serviço do tráfico de drogas naquela região.
Ademais, os ST podem ser bons substitutos para os A-37 servindo como LITF e ataque leve ao mesmo tempo.
É a primeira vez em décadas que o governo uruguaio se digna a comprar material novo para uma de suas forças armadas. Isto é inédito, ao menos para mim.
Um dado que ilustra bem a relação dos uruguaios com a Defesa é que ao mesmo tempo em que querem comprar aviões novos (e caros para o padrão de investimento deles), eles recebem M-41 doados pelo EB, em uma frota blindada formada basicamente por CC do início do séc XX.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60606
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6351 vezes
Contato:

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#55 Mensagem por Túlio » Ter Mar 16, 2021 10:20 pm

FCarvalho escreveu: Ter Mar 16, 2021 10:08 pm
Um dado que ilustra bem a relação dos uruguaios com a Defesa é que ao mesmo tempo em que querem comprar aviões novos (e caros para o padrão de investimento deles), eles recebem M-41 doados pelo EB, em uma frota blindada formada basicamente por CC do início do séc XX.

VBC CC do Ejército Nacional, segundo o nosso véio FCarvalho... [003] [003] [003] [003]


Imagem


[018] [018] [018] [018]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36237
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#56 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 16, 2021 11:21 pm

Há tá, vá lá. São coisas dos anos 1950 em diante. Mas é pertinho do início sim. :twisted: :mrgreen:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8807
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 420 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#57 Mensagem por Pablo Maica » Ter Mar 16, 2021 11:36 pm

Operar jatos para FAU é um tipo de orgulho, que de nada serve. Estariam muito melhor armados com uns 10 ST, com capacidade de lançar armas guiada, operar durante a noite de combate ar-ar básica, coisa que nunca tiveram. Pelo menos se trocassem esses A-37 por uma meia dúzia de L-39 já saiam no lucro.

E não vai faltar americano rico querendo comprar esses Dragonfly para aparecer em Oshkosh.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6174
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 426 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#58 Mensagem por Matheus » Qua Mar 17, 2021 12:10 am

Duvido que comprem um jato novo...uns A-29 com flir, bombas guiadas, quem sabe até um Piranha da vida...




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36237
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#59 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 17, 2021 12:41 pm

O que mais parece estranho é que sem ter aeronaves capazes de fazer o LIFT para um caça de verdade, eles assim mesmos querem comprá-los. E o A-37 definitivamente não tem as mínimas condições de fazer esse papel hoje na FAU, seja lá o vetor que eles comprem.

Operar um caça a jato sem antes passar pelo ST, por exemplo, como a FAB faz, e tantas outras forças aéreas com os modelos turboélice que tem, é um risco bem alto. E de fato, o Super Tucano ainda é assunto dentro da FAU e nos meios midiáticos uruguaios de defesa. O porque eles nunca compraram ou pediram doação nossa é algo ainda a saber.

Aliás, um caça a jato na FAU para interceptar os teco-teco do tráfico de drogas é bem questionável. A não ser aqueles que usam jatinhos executivos, o que também vem se tornando comum por aqui. O único outro motivo é se defender de nós e dos argentinos. Mas para isso, 12 jatos de treinamento são até uma piada sem graça. Até porque todos sabem o que acontece se um e outro lado pisar inadvertidamente no território uruguaio.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2079
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#60 Mensagem por gogogas » Qua Mar 17, 2021 1:21 pm

Os jatinhos do tráfico podem ser uma justificativa , poderiam fazer uma mescla de jatos e turbo hélices ,como fazia os Pucara junto com os A-37




Gogogas !
Responder