FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60640
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#16 Mensagem por Túlio » Dom Abr 05, 2015 6:15 pm

Só quero ver. KT1 é um Tucano (não o Super) com uns 200 hp a mais. Não substitui Pucará de jeito nenhum, a menos que nenhum deles esteja em condição de voo, daí até teco-teco...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36352
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#17 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 05, 2015 7:48 pm

Tulio, é a FAU. Qualquer coisa para eles que voe e não tenha mais de 20 anos de uso já é uma coisa espetacular. Imagine-se um KT-1.
Não acredito que a Embraer vá conseguir algo por lá, visto que o governo cá, não está dando a mínima ajuda a empresa, como de fato nunca deu em nada nestes últimos anos. Está aí os parceiros de risco do KC-390 até hoje esperando, ou pagando, pra ver.
Vai ser muita sorte, ou muita competência mesmo da Embraer conseguir colocar ST no Uruguai.
Torço pelo Yak-130 para a FAU. Seria uma excelente aeronave para eles. Um jato do tamanho das necessidades deles. E um bom treinador - e alvo - para nós.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceram: 172 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#18 Mensagem por Energys » Sáb Abr 25, 2015 2:37 pm

Estão vendendo o almoço para pagar o jantar...

Já estão conversando com a FAdeA para manter os Pucarás por mais um tempo.

Att.




Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#19 Mensagem por jambockrs » Sáb Abr 25, 2015 4:42 pm

WalterGaudério escreveu:
MARCOS RIBEIRO escreveu:Ok grato realmente nao vi, se nao me engano a fama de fazedor de viuvas deve ser por ele nao ser muito confiável , ano passado matou pilotos do Uruguai..... Mas nao por nao terem......mas talvez por nao funcionarem direito.
Grato
Marcos
Obs os nossos nao tinham tanques nas pontas e tinham asas menos robustas, pois eram de treino.
Marcos, acho que vc se refere a Fuerza Aerea del PERU-FAP que teve nos últimos 7 anos a perda de 3 A 37, além de 1 em 2002 em acidente de solo.
Segunda, 21 de agosto de 2006, 03h00
Logo_edicao_impressa
CRUZEX
Avião peruano explode em Rondônia
Nilton Salina / Porto Velho/AE

Um avião de caça da Força Aérea Peruana, um A-37, caiu às 11 horas de ontem na cabeceira da pista do Aeroporto Jorge Teixeira, explodindo e deixando um rastro de destruição de aproximadamente 500 metros na mata e causando pequenos incêndios a cerca de 70 metros da avenida Lauro Sodré, que dá acesso ao local. O piloto e o co-piloto morreram carbonizados. O caça também bateu no muro de proteção que separa o aeroporto da mata.




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36352
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#20 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 12, 2020 4:02 pm

Brasileiro escreveu: Qua Nov 11, 2020 6:44 pm FAA prestes a ser ultrapassada pela FAU, que quer comprar caças NOVOS :lol:

https://www.aereo.jor.br/2020/11/11/uru ... e-combate/
Bom, para ser bem honesto eu penso que o governo de cá junto com a SAAB, deveriam fazer o quanto possível para o Gripen C/D levar esta. Os suecos ainda tem linha aberta para este modelo, e o fato dele ainda estar em produção, e ser um caça relativamente mais barato que outros por aí, monomotor, dá ao modelo sueco uma boa vantagem.
A questão central me parece, além de oferecer um pacote de financiamento muito favorável, é garantir que eles possam dispor de todo o apoio pós-venda a partir da Embraer e não da SAAB na Suécia.
Os suecos já estão trabalhando com a Embraer na concorrência colombiana. Não custa fazer o mesmo no presente caso com o Uruguai também.
Quanto ao demais vetores citos, a FAU com certeza estaria muito bem equipada com o Super Tucano, e no futuro, com algum treinador básico que a Embraer desenvolva para a força aérea. Além destes, o futuro cargo leve para a FAB também é interessante, e porque não dizer, o KC-390.
Além destes vetores, o Uruguai quer ao menos dois NaPaOc. Bem, mesmo não tendo um projeto pronto, as Meko 100 se prestam, e muito bem, a esse papel, também.
Falta convencer os uruguaios de que apesar dos custos mais altos do que o de costume, vale a pena investir conosco na modernização da sua força aérea.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60640
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#21 Mensagem por Túlio » Qui Nov 12, 2020 4:17 pm

Imagem


:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36352
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#22 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 12, 2020 4:20 pm

A FAU ainda existe. :lol:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36352
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#23 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 12, 2020 10:24 pm

Força Aérea Uruguaia: pequena, mas bem treinada
27 de novembro de 2018

https://www.edrotacultural.com.br/forca ... -treinada/

Ainda é recente esta matéria, mas em se tratando da FAU, não houve modificações relevantes que se possa notar.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#24 Mensagem por J.Ricardo » Sex Nov 13, 2020 11:39 am

Olha, acho que nós estamos subestimando o Uruguai, se eles estão iniciando essa concorrência, é pq tem condições de bancar ela.
Vejo muita gente em outras páginas defendendo que eles deveriam partir para os F-5, eu discordo, o F-5 já é antigo, conseguir células boas não deve ser fácil, depois tem que reformar, modernizar... pra um avião que via voar mais quantos anos? e peças para eles?
Estão certos, pegar um Lifth que vai atender as necessidades deles, vai possibilitar eles a participarem de exercícios com outras FA sem ficarem limitados, sem contar a defesa de seus espaço contra vôos ilegais.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
JavaLindo66
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 330
Registrado em: Ter Nov 26, 2019 9:07 pm
Localização: Salvador
Agradeceram: 114 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#25 Mensagem por JavaLindo66 » Sex Nov 13, 2020 5:07 pm

Imaginem o Uruguai escolhendo o T-50. Os argentinos iriam ficar p da vida. :lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36352
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#26 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 13, 2020 9:33 pm

O Uruguai tem o mesmíssimo problema dos vizinhos Paraguai e Bolívia: la plata.

Defesa no Uruguai é tão levado a sério quanto a disposição dos políticos de comprarem CC de verdade para a cav blda do exército.

Os recursos orçamentários para o MD deles sempre foram tão escassos quanto a intenção de modernizar as forças armadas.
Não adianta comprar Lift a jato, Gripen ou qualquer outra coisa que faça o trabalho dos A-37 Dragonfly se o orçamento para a defesa continuar o mesmo.

Agora, um avião como o M-346, pé de boi, não sai por menos do que US 15 milhões. Se acrescentar radar, EW, e outras quinquilharias para ele fazer o papel de um caça, esse valor sobe rapidamente para US 20 a 25 milhões a unidade. Por baixo. Se contarmos os armamentos, logística de apoio, pós venda, treinamento, manutenção e formação de tripulações de voo e em terra, estamos falando de um investimento na casa dos 100/120 milhões de dólares para apenas 6 aviões. Se colocar o que elenquei acima, essa conta bate uns 150 milhões brincando. Algo que pode dobrar se eles encomendarem um segundo lote de 6 undes.

Então, esses valores equivalem a vários anos de orçamento do MD uruguaio. Eles tem dinheiro para isso? Não, não tem. Mas ao que parece estão dispostos a fazer essa dívida a fim de permitir à FAU proteger o seu espaço aéreo de forma minimamente condizente.
Eu não sei quanto custa um Gripen C/D novo, ou usado, mas a mim me parece que se a eles vão gastar os tubos de dinheiro para colocar um caça decente na FAU e operá-lo por mais vinte a trinta anos, não vejo outra solução melhor do que o caça sueco.
Por outro lado, como eles não tem grana para bancar sozinhos esse investimento, qualquer um que queira vender para eles vai ter que bancar o investimento uruguaio. E aí, entra na conta a capacidade de cada ofertante conseguir as melhores condições de financiamento possível. Neste caso, o que os suecos nos ofereceram no FX-2 nestes temos mais pareceu um negócio de pai para filho.
Ou seja, os suecos tem ótimos precedentes quanto a este tipo de negociação.

Temos que ver quais são os limites financeiros que os políticos uruguaios imporão a este projeto. Pessoalmente nunca vi o Uruguai comprar qualquer coisa nova para as suas forças armadas nos últimos 30 a 40 anos. A linha de ação deles sempre foi no sentido de obter sistemas usados, muito usados na verdade, que custassem pouquíssimo, ou nada, e que pudessem ser utilizados por tempo suficiente até encontrarem algo pouco melhor que pudesse substituir os anteriores. E assim por diante.

Fato é que depois da redemocratização do pais no final dos anos 1980, tudo que se referia as forças armadas foi colocado na gaveta ou simplesmente deixado de lado. Quando não, tornou-se tema para infindáveis debates sobre a licitude de investir o erário público em um tema sem a menor relevância para os políticos, governos e sociedade naquele país. E até hoje continua.

Como disse acima, torço por uma proposta do Gripen C/D, usados ou novos. Conquanto, visto as muitas limitações deles em termos financeiros, acredito que o leasing nos mesmos moldes realizados com tchecos e húngaros seria a melhor saída para eles, pois lhes daria um caça válido pelo menos pelos próximos vinte anos. Os suecos ainda tem muitas células dos modelos Gripen C/D com poucas horas de voo, oriundas dos últimos lotes de produção do caça. Se souberem negociar bem, os uruguaios podem acabar tendo em mãos os modelos deste caça mais jovens e bem condicionados do mundo, fora os da própria força aérea sueca.

Notar que os suecos também ofereceram como opção aos colombianos os Gripen C/D como backup da proposta para o modelo E/F. E a Embraer está envolvida nesta oferta, também.

Não que eles gostem da ideia de basear toda a sua frota de aviões em modelos Embraer, mas sob qualquer aspecto orçamentário, financeiro e econômico, essa ligação da FAU com a Embraer pode dar a ela capacidades que há décadas ela não tem. Afora outras tantas oportunidades de produtos, serviços e soluções que podemos apor a eles. Quem sabe conversando a gente se entende e até KC-390 consegue colocar por lá.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9337
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#27 Mensagem por Brasileiro » Sáb Nov 14, 2020 10:30 am

Não adianta Gripen ou T-50. A FAU não conseguirá tirar proveito. Ligar o pós combustor e já se vai o combustível de um ano inteiro... Tem que ser aqueles treinadores com motor civil (como o IA63), que deem alguma capacidade com custo menor que a de um jato executivo. Os mais atuais já vem com visão noturna, capacidade para munição guiada e essas coisas e está ótimo.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36352
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#28 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 15, 2020 12:05 am

Brasileiro escreveu: Sáb Nov 14, 2020 10:30 am Não adianta Gripen ou T-50. A FAU não conseguirá tirar proveito. Ligar o pós combustor e já se vai o combustível de um ano inteiro... Tem que ser aqueles treinadores com motor civil (como o IA63), que deem alguma capacidade com custo menor que a de um jato executivo. Os mais atuais já vem com visão noturna, capacidade para munição guiada e essas coisas e está ótimo.
Há de se supor que se esta decisão por comprar jatos de combate não são apenas uma invencionice política dentro do governo ou fruto de discussões no congresso uruguaio sem a participação da FAU, então, sim, vai dar merda, e das grandes. Seja lá qual for a escolha que fizerem.
Não adianta querer comprar caças de verdade ou LIFT para quebrar o galho se o orçamento da defesa continuar na mesma latrina de sempre. Mas presumo que o pessoal estrelado da FAU, se consultado, deve ter feito os devidos esclarecimentos. Se os políticos levaram em conta, já é outra conversa.
A julgar pela realidade da FAU, e pela consciência e responsabilidade do comando da instituição, é provável que haja outros candidatos neste processo. Falou-se apenas em aviões novos, mas essa é uma afirmação que carece de reflexo na realidade antes da escolha final. Não é assim tão simples dizer: vamos comprar um avião novo e pronto. A FAU sabe disso.
Uma vez lançado o processo licitatório, se houver um, claro, é muito provável que dependendo das características indicadas do avião a ser escolhido, tenhamos de tudo um pouco em ofertas.
Imagino, no que dis respeito à caças de verdade, mesmo Gripen C/D usados tem bem mais chances de ter uma vida extremamente longeva na FAU do que outros vetores novos. Se uma eventual proposta sueca contar com o apoio da Embraer.
Enfim, são várias as hipóteses plausíveis de ação que podem tomar.
Pessoalmente, eu faço votos que eles consigam comprar um caça original, e não um treinador que atira. Isto também seria bom para nós em termos de defesa.
A depender do tamanho do sonho político uruguaio para a sua força aérea, chineses, russos, suecos, tchecos, italianos, britânicos, e até americanos podem se arvorar a tentar a sorte. Eu sinceramente é que não vou reclamar.
Boa sorte para eles.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36352
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#29 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 15, 2020 12:14 am

Eu gostaria de saber qual cara ficaria o MD argentino se um milagre acontecesse e assim, um belo dia de Domingo no café da manhã ele se deparasse com a seguinte manchete:

"Chegaram a Assunção os primeiros 4 caças Gripen C/D do lote de 12 encomendados junto à SAAB, via Embraer. Esses caças são do mesmo tipo dos 12 comprados pela Força Aérea do Uruguai e entregues pela empresa brasileira. estando já em operação" 8-]

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 208 vezes

Re: FAU - Fuerza Aérea Uruguaya

#30 Mensagem por gogogas » Dom Nov 15, 2020 7:15 am

Kkkkkkkk
Só em sonho
Ao meu ver , o Super Tucano seria o ideal para a FAU , por se tratar de uma força aérea com poucos recursos e de se tratar de um país pequeno ! Sem contar que eles precisam no pequeno prazo , substituir seus helicópteros mais antigos e aviões de transporte , além de aquisição de navios para patrulha de sua costa !




Gogogas !
Responder