Helicópteros Pesados na Aviação Naval da MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Helicópteros Pesados na Aviação Naval da MB

#1 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 30, 2013 2:24 pm

http://img2.findthebest.com/sites/default/files/2188/media/images/AgustaWestland_Chinook_ICH-47F_410094_i0.jpg

http://www.agustawestland.com/product/chinook-ich-47f-0

Recentemente a Itália firmou um contrato para o fornecimento de 16 helos pesados ICH-47F Chinnok para o Exército Ialiano, o qual irão ser montados pela Agusta Westland em sua planta industrial na Itália.

Este modelo, que possui diversas características melhoradas dentre as quais levantar voo com um peso total de 23 toneladas, poderão ser também comercializados pela AW.

Sabe-se que a FAB na primeira década deste século especulou dispor de helos pesados através do programa CH-X mas que não prosperou pelos motivos de sempre. Assim também o Avex nunca escondeu o desejo, e porque também não dizer, a necessidade de dispor deste tipo de helos. Já a MB, até onde se sabe nunca comentou a despeito de tal tipo de vetores, e mesmo no seu atual programa de modernização, o PAEMB, não consta sequer a aventa a possibilidade de sua aquisição/utilização.

Neste sentido, e levando-se em consideração as inúmeras e boas características operacionais que este tipo de helo poderia/pode trazer não só a FAB/Avex, além do fato de a AW estar implementando uma planta industrial aqui no Brasil, como já exposto e comentado na mídia, fica a pergunta: seria interessante neste momento em que se pensa a reestruturação do CFN/FFE e das capacidades da própria força anfíbia, via PAEMB, e sabendo que há hoje a disposição e interesse pela MB de dispormos de navios capazes de operar tal tipo de helo, através do Proanf, quer sejam os 4 NPM, e os 5 NApLog, no caso da holandesa Classe Karel Doorman - JSS, a marinha deveria, por meio de uma revisão pontual do PAEMB, lançar mão deste tipo de helo para a sua aviação naval?

Notar que tanto os projetos atuais de NPM como o cito modelo holandês podem sustentar a operação de helos como o novo ICH-47F que hora a AW está provendo ao exército italiano. Neste sentido, uma hipótese que poderia ser aventada, na quase certa ausência de verba para esta aquisição fora do PROANf, no caso da aquisição dos NApLog poderíamos aventar a possibilidade de, junto com os mesmos, solicitar aos ofertantes a obrigatoriedade do financiamento para a compra pela MB de helos desta classe em quantidade suficiente para equipar-se os cinco navios previstos. Da mesma forma, na compra dos NPM também poderia ser colocada esta condicionante, de forma a apor o financiamento, por exemplo, de um número mínimo de helos pesados por navio adquirido.

Se não estou enganado, a classe Mistral, pode operar até dois Chinook ao mesmo tempo, enquanto os JSS podem operar normalmente com dois helos do tipo também, embarcados. Uma demanda primária, a priori, sem levar em conta aqueles primeiros, seria entre 15 e 20 helos para prover os 5 JSS de que se disporia. Se adicionarmos os 4 NPM citos, adicionaria-se a esta demanda outros 8 a 16 helos. Ou seja, uma demanda teórica de 23 a 36 helos pesados do tipo do ICH-47F. Isto considerando apenas a demanda da MB para tal tipo de helicóptero, na eventualidade do PAEMB ser integralizado totalmente em sua vertente anfíbia.

Bom, de fato, temos no PAEMB uma demanda para 66 helos médios utilitários, e que por hora a MB entente, serão os EC-725/UH-15 sendo montados na Helibrás. Estes serão os próximos "burros de carga" da aviação naval pelos próximos 25/30 anos, atendendo todas as necessidades da aviação naval na área de emprego geral. Sabemos que estes helos tem muitas qualidades, assim como também defeitos que estão sendo expostos de manira até vexatória na mídia, em virtude dos recentes acidentes com o modelo, e o que tem forçado as ffaa's brasileiras, e outros operadores mundo afora, a limitar fortemente sua utilização. Inclusive a própria Presidência da República já estaria supostamente a procura de outro modelo que possa fazer o transporte da presidenta sem maiores percalços, visto o horror ao voo da cmte do executivo brasileiro.

Neste sentido, a aquisição de um helo pesado - o ICH-47F entrou aqui como exemplo - pela MB não seria hoje tão útil quanto necessário para um melhor equilíbrio de nossas forças aeronavais, tanto para operações anfíbias, como de apoio logístico da esquadra, inclusive no que compete as taxas de disponibilidade das aeronaves? Eu penso que sim. As não poucas vantagens de se dispor e utilizar helos pesados em operações aeronavais são destacáveis não só para nós, como tem sido demonstrada a sua importância nas inúmeras operações militares reais realizadas mundo afora.

E como dístico destas, a quem possa interessar, estes mesmos helos são/seriam também para as ffaa's muitíssimos úteis não só no apoio as missões brasileiras a serviço da ONU, assim como no emprego das onipresentes missões subsidiárias exercidas pela MB, sempre que chamada a realizar as atividades de ACISO, MMI e SAR pelo poder central.

Enfim, talvez seja hora de aproveitando este momento de releitura da estrutura e organização da aviação naval, via PAEMB, e pensar em adicionar novas capacidades que possam ser vislumbradas através das oportunidades oferecidas pelos negócios referente a aquisição de novos meios navais.

Eu acredito que a hora é mais que propícia. Podemos começar agora, ou deixar a oportunidade passar.

abs.




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Re: Helicópteros Pesados na Aviação Naval da MB

#2 Mensagem por gabriel219 » Sáb Ago 31, 2013 9:06 pm

FC, não seria melhor adquirir a classe "Juan Carlos I", que possui maior flexibilidade de emprego (pode transportar 3 CH-47) e tem o mesmo preço de um NaAssAnf da classe "Mistral" (600 milhões de euros)?
Um abraço e parabéns pelo tópico.




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Re: Helicópteros Pesados na Aviação Naval da MB

#3 Mensagem por gogogas » Sáb Ago 31, 2013 10:05 pm

Bom ,vi uma pesquisa sobre os marines ,no futuro querem priorizar os V-22 ,por possuir maior velocidade e pouso vertical,a alguns meses atras a marinha não teve interesse sobre tal aparelho :?: seria bom utilizar os V-22 ao invés de helos pesados na MB :?:




Gogogas !
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Re: Helicópteros Pesados na Aviação Naval da MB

#4 Mensagem por gabriel219 » Sáb Ago 31, 2013 10:44 pm

Que seria bom seria, mas o mesmo custa o mesmo que um Su-32MF/FN.




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Re: Helicópteros Pesados na Aviação Naval da MB

#5 Mensagem por irlan » Dom Set 01, 2013 9:51 am

Tinha rolado uma noticia aqui sem pé nem cabeça dizendo que o Brasil estava de olho em algumas unidades do V-22.




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
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Re: Helicópteros Pesados na Aviação Naval da MB

#6 Mensagem por gabriel219 » Dom Set 01, 2013 11:07 am

Lembro da notícia e gostaria de MV-22 na Marinha e até no EB, mas como a AgustaWestlands virá para o Brasil, deveríamos comprar ICH-47F em maior quantidade do que os V-22.




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Re: Helicópteros Pesados na Aviação Naval da MB

#7 Mensagem por eagle » Dom Set 01, 2013 11:20 am

Creio que os helicópteros pesados levam cargas que o V-22 não leva, sendo a aeronave usada pelo USMC como substituto do UH-46 na função de transporte de tropa navio/terra/navio.Sou um grande entusiasta do uso dos helicópteros pesados pelas F.F.A.A brasileiras, não somente pela MB.Inclusive gostaria de ver na MB uma classe de NPM que pudesse transportar o máximo de helicópteros pesados.




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Re: Helicópteros Pesados na Aviação Naval da MB

#8 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 01, 2013 11:24 am

gabriel219 escreveu:FC, não seria melhor adquirir a classe "Juan Carlos I", que possui maior flexibilidade de emprego (pode transportar 3 CH-47) e tem o mesmo preço de um NaAssAnf da classe "Mistral" (600 milhões de euros)?
Um abraço e parabéns pelo tópico.
Olá Gabriel. Grato.

Apenas coloquei a Classe Mistral como exemplo, por ser a mesma, aparentemente, em sua versão BAP 21000, a que mais interessaria à MB. Claro, tudo extra-oficialmente. Na verdade, não existe qualquer definição a este respeito, quanto ao navio que será escolhido para o NPM da marinha. A classe Juan Carlos I tem tantas chances quanto quanto qualquer dos outros possíveis contendores, quando a MB conseguir deslanchar o projeto.

Eu particularmente não acredito que a MB viesse a utilizar helos pesados como elemento primário destes navios, mas, na minha opinião, o seriam muito mais úteis, enquanto helos base dos NApLog da classe holandesa Karel Doorman - JSS, que para mim, entendo como sendo a melhor escolha para este tipo de navio.

E que trariam, ainda em minha opinião, capacidades nunca antes vistas em sua história, e que sinceramente, acredito que estão se tornando cada vez mais não só prementes, quanto urgentes serem desenvolvidas para a nossa aviação naval. Para os desafios de hoje, e principalmente os de amanhã. Que não tardam a chegar. Se é que já não chegaram.

abs.




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Re: Helicópteros Pesados na Aviação Naval da MB

#9 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 01, 2013 11:28 am

gogogas escreveu:Bom ,vi uma pesquisa sobre os marines ,no futuro querem priorizar os V-22 ,por possuir maior velocidade e pouso vertical,a alguns meses atras a marinha não teve interesse sobre tal aparelho :?: seria bom utilizar os V-22 ao invés de helos pesados na MB :?:
Os V-22 e helos pesados são aeronaves de categorias, capacidades e missões diferentes. Podem e irão habitar conjuntamente na US Navy/USMC sem problema nenhum.

Da mesma forma aqui na MB ambos poderão conviver sem maiores problemas, pelo que expus.

abs.




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Re: Helicópteros Pesados na Aviação Naval da MB

#10 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 01, 2013 11:36 am

gabriel219 escreveu:Lembro da notícia e gostaria de MV-22 na Marinha e até no EB, mas como a AgustaWestlands virá para o Brasil, deveríamos comprar ICH-47F em maior quantidade do que os V-22.
Bem, não necessariamente o CH-47F Gabriel. Embora atualmente não existam concorrentes na seara naval para o mesmo, não podemos afirmar categoricamente que amanhã ou depois não tenhamos outras opções.

Eu particularmente acredito que até a próxima década poderem estar vendo algo nesse sentido. Quando pensei neste tópico, foi justamente por pensar que podemos, e devemos até, olhar as possíveis opções que apareçam por aí.

O modelo da Boeing é um bom helo, mas penso, não necessariamente a nossa única escolha.

abs.




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Re: Helicópteros Pesados na Aviação Naval da MB

#11 Mensagem por gabriel219 » Dom Set 01, 2013 11:40 am

FCarvalho escreveu:
gabriel219 escreveu:FC, não seria melhor adquirir a classe "Juan Carlos I", que possui maior flexibilidade de emprego (pode transportar 3 CH-47) e tem o mesmo preço de um NaAssAnf da classe "Mistral" (600 milhões de euros)?
Um abraço e parabéns pelo tópico.
Olá Gabriel. Grato.

Apenas coloquei a Classe Mistral como exemplo, por ser a mesma, aparentemente, em sua versão BAP 21000, a que mais interessaria à MB. Claro, tudo extra-oficialmente. Na verdade, não existe qualquer definição a este respeito, quanto ao navio que será escolhido para o NPM da marinha. A classe Juan Carlos I tem tantas chances quanto quanto qualquer dos outros possíveis contendores, quando a MB conseguir deslanchar o projeto.

Eu particularmente não acredito que a MB viesse a utilizar helos pesados como elemento primário destes navios, mas, na minha opinião, o seriam muito mais úteis, enquanto helos base dos NApLog da classe holandesa Karel Doorman - JSS, que para mim, entendo como sendo a melhor escolha para este tipo de navio.

E que trariam, ainda em minha opinião, capacidades nunca antes vistas em sua história, e que sinceramente, acredito que estão se tornando cada vez mais não só prementes, quanto urgentes serem desenvolvidas para a nossa aviação naval. Para os desafios de hoje, e principalmente os de amanhã. Que não tardam a chegar. Se é que já não chegaram.

abs.
Gosto do "Juan Carlos I" - inclusive, acho o melhor de sua categoria - não só porque pode carregar mais aeronaves, mas também pode transportar mais tropas, carros de combate/viaturas blindadas e possui "Ski Jump", que poderia lançar uma versão do A-29 ou até um LIFT mais poderoso.
Colocando um 76mmSR e um sistema Spider NLOS na proa, para apoio de fogo durante o desembarque anfíbio e avanço no território inimigo/retomada de território amigo ou Brasileiro, seria uma boa para o Brasil.
SE viesse acompanhado com 2 Mi-28M (versão com aviônicos Brasileiros ou Israelenses, usado para apoio de fogo) e 2 Ka-52KM (usado mais para missão anti-carro e ataque, fazendo infiltração em território inimigo, junto com os A-29), seria o inferno para qualquer inimigo.
Um abraço.




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Re: Helicópteros Pesados na Aviação Naval da MB

#12 Mensagem por gabriel219 » Dom Set 01, 2013 11:44 am

FCarvalho escreveu:
gabriel219 escreveu:Lembro da notícia e gostaria de MV-22 na Marinha e até no EB, mas como a AgustaWestlands virá para o Brasil, deveríamos comprar ICH-47F em maior quantidade do que os V-22.
Bem, não necessariamente o CH-47F Gabriel. Embora atualmente não existam concorrentes na seara naval para o mesmo, não podemos afirmar categoricamente que amanhã ou depois não tenhamos outras opções.

Eu particularmente acredito que até a próxima década poderem estar vendo algo nesse sentido. Quando pensei neste tópico, foi justamente por pensar que podemos, e devemos até, olhar as possíveis opções que apareçam por aí.

O modelo da Boeing é um bom helo, mas penso, não necessariamente a nossa única escolha.

abs.
Eu pensei mesmo na oportunidade junto a Agusta.
Da categoria dele, só lembro do CH-53. Teria outros mais?




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Re: Helicópteros Pesados na Aviação Naval da MB

#13 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 01, 2013 3:53 pm

gabriel219 escreveu:Gosto do "Juan Carlos I" - inclusive, acho o melhor de sua categoria - não só porque pode carregar mais aeronaves, mas também pode transportar mais tropas, carros de combate/viaturas blindadas e possui "Ski Jump", que poderia lançar uma versão do A-29 ou até um LIFT mais poderoso.
Colocando um 76mmSR e um sistema Spider NLOS na proa, para apoio de fogo durante o desembarque anfíbio e avanço no território inimigo/retomada de território amigo ou Brasileiro, seria uma boa para o Brasil.
SE viesse acompanhado com 2 Mi-28M (versão com aviônicos Brasileiros ou Israelenses, usado para apoio de fogo) e 2 Ka-52KM (usado mais para missão anti-carro e ataque, fazendo infiltração em território inimigo, junto com os A-29), seria o inferno para qualquer inimigo.
Um abraço.
Gabriel, no nosso caso, os requisitos para o NPM - Navio de Propósitos Multiplos, apesar do nome, é para que ele seja um porta-helos com algumas qualidades a mais do que seus primos mais antigos. Neste sentido, para nós, eles além das tropas e meios de comabte e apoio ao combate, trasportarão apenas helos, e nada mais. E sim, claro, os meos navais para faz~e-los chegar a terra. No caso do navio espanhol, seria adotado um modelo sem a Sky-jump, posto que não seria necessária. Não há intenção de utilizar-se aviões nos NPM, mas somente nos Nae's que a MB vier a construir. E seus meios de defesa serão de ponto, como canhões e mísseis. Foi-se o tempo em que "navios anfíbios" tinham de se aproximar da praia para desembarcar suas tropas. Isso hoje em dia é praticamente pedir para afundarem o navio.

Ademais, por enquanto, só os UH-15 estão previstos no NPM, junto a helos leves que virão a substituir os UH-50 Esquilo. E só. Com sorte, quem sabe alguém da MB não vê esse tópico aqui e não tem umas idéias.... :mrgreen:
gabriel219 escreveu:Eu pensei mesmo na oportunidade junto a Agusta.
Da categoria dele, só lembro do CH-53. Teria outros mais?
Sim existe mesmo esta oportunidade, que por enquanto, é apenas uma... oportunidade. Como não há nada de oficial sobre a aquisição e menos ainda sobre a necessidade de um helo pesado na MB, podemos, se muito especular sobre, já que ninguém tocou no assunto até o momento.

Em todo caso, fora os CH-47F e o CH-53 SeaStallion, não há no mercado nenhum modelo a disposição.

O mais próximo que eu conheço daqueles helos americanos é o novo Mi-38-2 que até o momento é apenas um protótipo e não conta sequer com intenções de compra na própria Russia. A última edição da RFA em reportagem sobre a VVS/PVO apesar de dizer pouca coisa sobre este helo, de interessante informa que a adoção de novo modelo de turbinas, no caso as Klimov TV7-117V em substituição as PW127/TS elevaria a capacidade interna de carga das atuais 5 toneladas para 7 toneladas. A mesma capacidade do gancho externo atual. Pode ser, por dedução, que esta nova motorização eleve também esta última, digamos, para 9 toneladas. Ou não. De qualquer forma, é uma capacidade adicional relevante frente aos UH-15 hora em uso pela MB, e mais próxima da capacidade dos CH-47F aqui dados como exemplo.

Mas vamos ver. Como disse, na próxima década pode haver surpresas. Quem sabe. E Eurocopter tem um projeto de helo pesado mas que se encontra paralisado. A Mil tem um modelo derivado do Mi-38, o Mi-383 em estudos para depois de 2020. Enfim, opões e oportunidades podem aparecer.

É aguardar.

abs




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Re: Helicópteros Pesados na Aviação Naval da MB

#14 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 08, 2013 11:40 am

Imagem

Bom, a recente noticia de que a marinha holandesa terá de se desfazer do seu JSS Karel Doorman pode cair como uma luva numa pretensa inovação quanto aos helos em uso na AN.

Como estes navios podem operar sem problemas helos pesados, abre-se uma janela mais que interessante para se discutir agora, concretamente, a possibilidade de a MB vir a operar este tipo de helo, o que creio, é uma necessidade nunca antes atendida.

E como a principal missão deste navio será o apoio logístico da esquadra, entendo que o melhor vetor aéreo para apoio direto a esta missão seja um helo pesado.

Hora de avançar na doutrina e na operacionalidade. O tempo urge e a sorte pode não nos bater novamente na porta.

abs.




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Re: Helicópteros Pesados na Aviação Naval da MB

#15 Mensagem por gabriel219 » Dom Set 08, 2013 3:12 pm

Seria uma p&*& compra de oportunidade. Qual é o navios que está atrás dele na imagem?
Creio que a MB já esteja de olho.




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