UNIFIL

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: UNIFIL

#151 Mensagem por Marino » Sáb Out 04, 2014 12:17 pm

Então já está decidido...
-------

Militares de Brasil llegarán a Córdoba para integrarse en la Brigada que desplegará en Líbano

Un total de siete militares del Ejército brasileño se han incorporado a la base militar de Cerro Muriano, en Córdoba, sede de la Brigada de Infantería Mecanizada (Brimz) 'Guzmán el Bueno' X, para integrarse en el contingente que en noviembre se desplazará a Líbano.
Según ha informado la Brimz X, el acuerdo técnico firmado al respecto entre los ministerios de Defensa de España y de la República Federativa de Brasil determina que los militares brasileños, que han llegado a las instalaciones de la Brimz X este martes, completarán en la base de Cerro Muriano un intenso programa de instrucción y adiestramiento durante los dos próximos meses, lo que les permitirá alcanzar el grado de cohesión necesario con el resto de componentes del Cuartel General que desplegará en Líbano.
La Brimz X liderará en el Sur de Líbano, por un periodo de seis meses, un contingente multinacional formado con efectivos aportados por la República del Salvador, la República de India, la República de Indonesia, la República Federal Democrática de Nepal, la República de Serbia y la República Federativa de Brasil en el marco de la Operación Unifil de Naciones Unidas. La Brimz X tomó parte anteriormente en esta misma misión en Líbano en los años 2009, entre 2010 y 2011 y también 2012 y 2013.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: UNIFIL

#152 Mensagem por mmatuso » Sáb Out 04, 2014 2:11 pm

irlan escreveu:O "sonho da cadeira" se foi?
Se for da ONU quanto ao brasil, a única cadeira internacional que a Dilma consegue com essa capacidade diplomática dela deve ser de alguma privada de aeroporto internacional.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: UNIFIL

#153 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 06, 2014 4:24 pm

Marino escreveu:Então já está decidido...
------
Militares de Brasil llegarán a Córdoba para integrarse en la Brigada que desplegará en Líbano
Que Deus nos ajude e proteja.
As coisas por lá tendem a ficar piores do que já estão. Principalmente na área onde os espanhóis estão destacados.
Qualquer blindagem vai ser pouca para nós se a UNIFIL não conseguir conter os diversos grupos armados que combatem do lado sírio. O ISIS está chegando perto, e o exército sírio não está mais dando conta do recado.
A região do Golã estás sob pressão por causa da guerra na Síria.
Bem, já que vamos nos meter nesse atoleiro chamado Oriente Médio, pelo menos que o façamos com classe. :wink:
Comprar umas dessas aqui no brechó da esquina ficava bacana para o pessoal.
Imagem
Isso é o mínimo para dizer.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: UNIFIL

#154 Mensagem por rodrigo » Seg Out 06, 2014 5:50 pm

Melhor já ir com o número da embaixada em Tel Aviv na memória do telefone via satélite. É pra avisar onde vão pedir abrigo se a cobra fumar.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: UNIFIL

#155 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 23, 2014 8:00 pm

rodrigo escreveu:Melhor já ir com o número da embaixada em Tel Aviv na memória do telefone via satélite. É pra avisar onde vão pedir abrigo se a cobra fumar.
Acho que não será necessário. Da última vez que a cobra fumou, deu plenamente conta do recado.
E se alguns destes brinquedinhos forem junto, melhor ainda. 8-]

https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTUhIKu76-7KQaanlvfz1RkCM7OgRXgJU3yaFFWGT9l3DxQ3G5v https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSXBfTYhvpHb-Nbcr99uscEzSqa5W5M_EUuYnjHuqkJGruBefziZg https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRfl431zzKtFN0K-JvC0UK3g9F9Ux-2ssKnnDw0F9rxjf_GicFTTg
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRub8rXddO52UF1qnCVDezOmT2hVzf-z_J_H6o65P0ikkcBVKz1

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: UNIFIL

#156 Mensagem por J.Ricardo » Sex Out 24, 2014 8:36 am

No batalhão de SUEZ o EB deu conta do recado e lá também não foi "bolinho"...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: UNIFIL

#157 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 24, 2014 12:10 pm

Trazido lá do terrestres, para quem puder responder. :wink:
eligioep escreveu:
Wingate escreveu: Aproveitando essa "deixa" sobre rádios, eu gostaria de saber do colega Jauro se o EB, em função de suas missões de pacificação no exterior (vide Haiti) possui algum sistema de transmissão de rádio ("Broadcast") AM-FM que poderia funcionar como uma estação nos locais onde a tropa brasileira está atuando.
Wingate
Wingate,
no Haiti existe algo similar, porém retransmitindo os canais de TV (Globo e Band) via Satélite para as redondezas, pois muitos militares, ou todos, possuem TV em seu alojamento, e assim, acompanham alguma coisa do Brasil.
Com isso, temos muitos haitianos que curtem as nossas telenovelas e já aprenderam a nossa língua....
jeuro escreveu:A MINUSTAH mantém esta rádio operando nos idiomas locais:
Minustah FM - Port-au-Prince tunein.com/radio/Minustah-FM
Existe alguma previsão ou planejamento para que um pel de comunicações disponibilize este mesmo tipo de recurso(s)/material para a missão na UNIFIL?
As necessidade de comunicações tática e estratégica estão sendo supridas a contento por este pelotão no Haiti?
A missão da UNIFIL no Líbano será mais exigente do que aquela em termos de comunicações militares? Estamos capacitados para supri-las ou ainda devemos/precisamos melhorar muito neste campo?
Estas compras a rodo de material de comunicação tem, em parte, algum aproveitamento para o btl que for para a UNIFIL?
Em que nível está a interoperabilidade efetiva das comunicações entre as fffaa's nas missões da ONU? O material de comunicações das forças tem logística comum/integração operacional ou ainda cada um faz o que pode/ o que dá?

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: UNIFIL

#158 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 31, 2014 1:49 pm

Boa tarde. Reforço pedido de informação sobre o post anterior.

E adendo, alguém poderia confirmar se poderemos levar os nossos MGL-140 para a UNFIL?

Imagem

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: UNIFIL

#159 Mensagem por ABULDOG74 » Sex Out 31, 2014 4:54 pm

FCarvalho escreveu:Boa tarde. Reforço pedido de informação sobre o post anterior.

E adendo, alguém poderia confirmar se poderemos levar os nossos MGL-140 para a UNFIL?

Imagem

abs.
Olá camarada e amigo, desconhecia esse fato :shock: o EB adquiriu o MGL-140? :shock: :shock: se adquiriu tô com inveja do EB :( :D :D
Sou fã dessa arma.

ADSUMUS




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: UNIFIL

#160 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 31, 2014 7:10 pm

Olá Abuldog. Até onde eu sei, houve ou haveria uma proposta há alguns anos atrás da fabricante sul-africana desta arma para a sua produção sob licença pela Imbel. O que parece acabou fenecendo no esquecimento, tendo lá as suas razões, que até hoje são pouco ou mal conhecidas.

Neste sentido, aparentemente, por se tratar de um armamento novo e tecnologicamente avançado - para um lançador de granadas :wink: - ele foi adotado apenas pelas FE's do EB.

Não conheço o seu uso pelo Grumec e/ou Toneleiro.

De qualquer forma, existe na net info dando conta de sua adoção pelo EB, Mas como disse, nas doses homeopáticas de sempre.

Mesmo assim, gostaria muito de saber se poderemos levar à UNIFIL este tipo de arma, que no fundo poeria ser adquirida, como antes, para uso tópico e específico dos soldados brasileiros naquela missão, apesar das não poucas restrições da ONU ao uso de diversos sistemas de armas.

Fica ainda a minha curiosidade para quem puder responder.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: UNIFIL

#161 Mensagem por eligioep » Ter Nov 04, 2014 11:54 am

PORTARIA No 1.298, DE 22 DE OUTUBRO DE 2014.

Designação para realizar viagem de serviço ao exterior.

O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 20, inciso VI, alínea “i”, da Estrutura Regimental do Comando do Exército, aprovada pelo Decreto no 5.751, de 12 de abril de 2006, e considerando o disposto no art. 4o da Lei complementar no 97, de 9 de junho de 1999, e o que prescreve a Portaria no 545-MD, de 7 de março de 2014, resolve
DESIGNAR os militares a seguir nomeados para realizar visita técnica à Força Interina das Nações Unidas no Líbano - UNIFIL (Atv PVANA Inopinada X14/772), na cidade de Beirute, na República do Líbano, no período de 29 de novembro a 8 de dezembro de 2014, incluindo os deslocamentos:
Cel .......................................... do EME;
Cel .......................................... do CCOPAB;
Cel .......................................... do COLOG;
Ten Cel .......................................... do 1o D Sup; e
Ten Cel .......................................... do COTER.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: UNIFIL

#162 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 04, 2014 3:15 pm

Eligio, a missão ficou mesmo para 2015, ou ainda vamos esperar para ver o que os relatórios dos oficiais que vão acompanhar a bgda espanhola irá dizer sobre?

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: UNIFIL

#163 Mensagem por Clermont » Qua Nov 05, 2014 7:18 am

LÍDER DA AL-NUSRA PROMETE GRANDE GUERRA NO LÍBANO.

Chefe do Hezbollah diz que os islamistas não "tem futuro."

Jason Ditz - Antiwar.com - 4.11.14.

A principal facção da al-Qaeda na Síria, Jabhat al-Nusra, falou de uma dramática expansão de sua campanha contra o Hezbollah e outros alvos xiitas no Líbano, com seu líder insistindo que "a verdadeira guerra no Líbano ainda está para começar."

A al-Nusra e outras facções islamistas sunitas tentam alimentar a intranqüilidade no Líbano, por causa da intervenção do Hezbollah em nome do governo Assad, com algum sucesso limitado, e vem atacando algumas vilas fronteiriças no interior do Líbano.

O líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, em declarações públicas por ocasião do feriado xiita de Ashura, desconsiderou os riscos representados pela al-Nusra e outras facções islamistas, insistindo que elas "não tem futuro nenhum" e que o Hezbollah terá "a honra de estar entre aqueles que tomarão parte na derrota deles."

Historicamente, o Líbano tem sido uma terra onde sunitas, xiitas e cristãos viviam próximos sem muitos incidentes. A guerra civil na vizinha Síria, com sua natureza extremamente sectária, fez subir as tensões além fronteiras, particularmente nas cidades mescladas como Trípoli, e o envolvimento do Hezbollah na guerra civil síria deu aos islamistas sunitas o interesse em espalhar a guerra aqui.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: UNIFIL

#164 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 05, 2014 12:02 pm

Isso está começando a ficar divertido. :twisted:

Agora sério. A estabilidade do Libano enquanto país está, como sempre esteve, estreitamente ligada a estabilidade de seus vizinhos: Síria e Israel. Sem isso, nada que se faça no Líbano em termos de segurança nacional frutificará para além do curto prazo.

Apesar das divergências entre os diferentes grupos étnico-religiosos estarem sendo já há algum tempo dirimidas, dentro do possível da realidade libanesa, está claro que tais relações conduzem-se por um fio de navalha. E creio que não poderia ser diferente, com um Estado fraco, dividido e extremamente influenciável como o é o libanês.

De outra forma, assim como as não raras intervenções dos vizinhos em seu território costumam deixar marcas duradouras na população, economia e infra-estrutura civil do país, também as intervenções do Hesbollah fora de suas fronteiras costumam causar bastante estragos, contribuindo assim para a desestabilização geral da região, e tornando o trabalho da ONU quase que uma missão impossível.

Neste sentido, é bom se destacar que a região para onde supostamente nossas tropas serão mandadas, sob comando dos espanhóis, apesar da aparente tranquilidade, é das áreas sob supervisão da UNIFIL das mais complicadas. Pois trata-se de uma zona de tríplice fronteira, com israelenses, sírios e libaneses sem conseguir chegar a um consenso sobre suas linhas limítrofes. E com um adendo de que tal área faz a ligação com a outra missão da ONU nas colinas de Golã, o que torna ainda mais complexa, quanto delicadas, as questão relativas a sua segurança, com as forças da ONU sendo limitadas, e pressionadas, por todos os três atores inter-fronteiras.

Com tantas limitações não só em termos de armamentos, como tipos de equipamentos militares passíveis de serem usados, ou mesmo manutenidos nesta missão da UNIFIL, onde a até mesmo as ações possíveis de auto-proteção sofrem restrições para lá de severas, fica realmente muito difícil estabelecer qualquer ordem, ou organização, que seja naquele ambiente. Parece quase que proposital que as forças da ONU nesta missão não sejam, ou estejam, sequer capacitadas a defender-se com mais vigor no caso não só de impor-se aos atores conflitantes, como para sua própria segurança. Mas há contradições. E isso se explicita-se no fato de que uma simples luneta de mira sobre um fuzil não é permitida, mas "tanques" sim. Ou a não permissão da presença de FE's dentre as tropas da ONU, ao passo que MINIMI's e .50's, e mesmo AT-4 e/ou Carl Gustav o são. Não conheço e ainda não vi o uso de mísseis AC na UNIFIL. Mas não duvido nada da sua existência entre os europeus da missão, dissimuladamente, claro.

Enfim, já deixei aqui neste mesmo tópico vários questionamentos sobre os tipos de equipamento e armamento que nos serão necessários nesta missão. Mas até agora, para a maioria das minhas perguntas ainda não houve resposta. Mas se formos levar em conta a complexidade do TO em questão, e sua cada vez maior dificuldade de operação, chego a crer que nossos soldados mereceriam, ao menos, dispor da versão 1 do COBRA, afim de que sua segurança seja a primeira de nossas prioridades. D'outro modo, creio que quaisquer outras ações que tomemos serão ou estarão sob sério risco de não infundir a necessária e merecedora confiança de nossas tropas. E tal perspectiva de certo corroborará para o sua ineficiência... e mesmo seu fracasso.

Me convenço cada vez mais que esta missão merecerá de nós, nada mais, nada menos que o melhor que tivermos, ou nos dispusermos a levar para lá. Do fuzil ao coturno. Do jipe ao VBTP. Do rádio aos curativos. E ainda acho que talvez tudo isso possa ser o suficiente.

A ver se valerá a pena.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2087
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 208 vezes

Re: UNIFIL

#165 Mensagem por gogogas » Qui Nov 13, 2014 10:55 pm

Esses porqueiras de terroristas mereciam [002]
Espero que a Unifil seja um sucesso ,sem baixas ...




Gogogas !
Responder