TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60693
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#1 Mensagem por Túlio » Ter Mai 21, 2013 11:45 pm

Tigrada, isso serve para civis, militares e policiais. Costumo pesquisar isso no YT e as que me parecem interessantes costumo guardar (download), assistir várias vezes e treinar, mesmo sozinho em casa ou eventualmente com colegas/amigos. Claro, várias das que pratico envolvem força letal mas não considero aconselhável onde também há civis que podem se enrolar legal, deixando essa parte apenas para quem é PRO.

Este tópico se prende a passar técnicas bem fáceis de aprender, seguras e preferencialmente que dêem espaço à CRIATIVIDADE do civil/militar/policial, quando o uso de FORÇA LETAL é desaconselhável e mesmo CRIMINOSO (p. ex., um vago maior do que a gente avança para nos quebrar a cara, não há bastão disponível, a arma não é negócio sacar sem um bondoso e humanitário Promotor nos meter um processo e o juiz, mais tri ainda, nos condenar com o simpático adendo à sentença "DEVE SER DEMITIDO A BEM DO SERVIÇO PÚBLICO, SEM PREJUÍZO DAS DEMAIS SANÇÕES PENAIS").

Peço apenas que postem técnicas e táticas simples e fáceis de aprender, como a que vou postar abaixo e me deixou boquiaberto com a simplicidade, desnecessidade de força e ineditismo de encerramento do contraataque, além de duas ou três coisinhas que pensei em acrescentar mas isso é com cada um.





Notem, o Moni Aizik defende um golpe lateral de um modo que nunca vi, responde com outro que já conhecia mas finaliza de um modo - para mim - INÉDITO, parece um gato arranhando as fuças do oponente (deve arder como o diabo, as pontas dos dedos das duas mãos do Moni estão passando com força e velocidade bem por cima dos olhos do adversário) e, inclinado para ele, neutraliza socos, pontapés e o que mais vier. Fica ainda a oportunidade para um joelhaço no baixo ventre ou fígado, além de :twisted: OUTRAS :twisted: opções que não vou comentar, por conterem risco de morte.


KRAV MAGÁ RULEZ!!!


PS.: técnicas letais de defesa/ataque/contraataque NÃO são benvindas por fugirem ao escopo do tópico. Também podemos/devemos comentar nossas impressões à medida que filmes e diagramas e mesmo descrições apareçam, como de costume... :wink: 8-]




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3190
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 205 vezes

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#2 Mensagem por jumentodonordeste » Qua Mai 22, 2013 3:25 am

Bom, Túlio véio, vamos lá. Sou praticante de Jiu-jitsu Brasileiro, arte marcial aprimorada pelos Gracie aqui no Brasil e de uma eficiência incontestável. Ela funciona basicamente em todos que possuam ossos e corrente sanguínea, ou seja, todos.

Quero falar um pouco sobre esse senhor Moni Aizik, é considerado um dos maiores pilantras do Krav Maga, ele literalmente vende certificados de instrutores, tem cara com o "diploma" dele que não treinou sequer 1 mês de Krav maga, é bem ao estilo americano de "defesa pessoal", um bom vendedor. Ele afirma que fez parte da Sayeret Matkal, tropa de elite de reconhecimento da IDF. Muita gente questiona isso. Ele também desrespeita alguns conceitos básicos do Krav Magá com sua política comercial, como a venda de licença de instrução e a taxa de pagamento para se manter instrutor.

Tudo isso é “Argumentum ad hominem”, tudo bem, mas serve para contexto.

Não quero criticar o Krav Magá, mas se você colocar um sujeito treinado nele contra um boxeador, kickboxer ou um lutador de Jiu-jitsu, vais ter um sujeito que provavelmente vai apanhar.
Eu me vi em face de uma escolha difícil também, não sabia o que escolher, estava em duvida entre o boxe e o Jiu, para defesa pessoal. Minha escolha pelo Jiu foi feita quando vi um cabação amigo meu, o cara mais frouxo que já conheci, faixa branca na época, tombando um segurança na porta de um puteir... e deixando aquele cara enorme, completamente inconsciente no chão, como se fosse um brinquedo, esse cara era simplesmente um policial civil fazendo bico e muito folgado por sinal.

A grande dificuldade de enfrentar qualquer arte marcial de "grappling" (luta agarrada), como judô, wrestling, Jiu-jitsu Brasileiro, é que você pode ser excepcional no que você luta, se não souber o que eles sabem, você tem uma chance muito grande de tomar a pior. É um conhecimento muito específico. Eles fazem o cara lutar dentro da sua especialidade. Trazem o boi para o abatedouro, chega a ser fácil.

Vou mandar uma técnica fácil de escape, para uma coisa que acontece muito com quem é pequeno, sempre tem um FDP de 2 metros segurando um pequenino por trás. lá vai.




Aqui um video que mostra o que acontece quando o cara não desiste a tempo.



Aqui o Rener gracie, com alguns soldados americanos.


Lá fora é muito conhecido, eles chamam de BJJ (Brazilian Jiu-jitsu). Quando os gracie chegaram lá, eles faziam vários vídeos de luta de rua e quebravam os caras na pancada. Faziam o mesmo com mestres de outras artes marciais, desafiavam os caras e quebravam eles no pau, filmavam tudo e foi assim que o negócio ficou famoso. O Rorion Gracie chegou a dar aula para Marines e Seals na garagem da casa dele. Aí a coisa toda explodiu e o mesmo Rorion criou o hoje famoso UFC, isso tudo para provar a SUPREMACIA do Jiu-jitsu Brasileiro. Royce, o irmão mais novo, quebrava todo mundo no pau.

Toda parte de solo do MCMAP(Defesa pessoal do USMC), foi tirada do ensinamento que os Gracie deram à US.NAVY e ao USMC.

Eu não acredito no conceito de arte marcial que ensina o cara a ser basicamente reativo. Exemplo: se ele botar a mão assim, faça assim...etc..etc.

Eu acredito em caos, treinamento "force on force", homem contra homem, dando 100% de energia. Por isso não acredito em qualquer coisa que não tenha sparing e qualquer luta em que o indivíduo não possa treinar com o máximo de sua capacidade contra um colega. Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência não é um modo de agir, mas um hábito. Aristóteles.

Traçando um paralelo com treinamento militar, algumas artes marciais seriam equivalentes ao treinamento de tiro no stand e as que eu citei acima seriam equivalentes ao treinamento "force on force", com simunition, laser, airsoft e tudo mais. É claro que um soldado formado da segunda forma é mais eficiente.

Espero não ter estragado o tópico se o segundo vídeo for muito violento.




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#3 Mensagem por henriquejr » Qua Mai 22, 2013 10:45 am

Eu também sou um grande defensor do Jiujitsu brasileiro, considero a arte de defesa pessoal mais completa e eficiente que existe, principalmente para quem é policial, onde as imobilizações são importantíssimas.

Com relação ao krav Maga, tem que se entender que é uma arte marcial criada para treinar pessoas com pouca ou nenhuma habilidade em qualquer tipo de luta. São técnicas criadas para aprendizado rápido e ensina basicamente onde, e como, o lutador deve atingir o seu adversário, para lhes dá alguma chance de sobrevivência.


Abaixo compartilho com vocês uma luta onde fica clara a capacidade do jiujitsu de retirar a vantagem de um oponente muito mais forte, e tando a vantagem para quem tem habilidade nas técnicas desta arte marcial. Se trata de uma luta do UFC, entre Minotauro e Bob Sap. Vale a pena assistir.





.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#4 Mensagem por Luís Henrique » Qua Mai 22, 2013 11:26 am

O Krav Maga é uma arte para ser utilizada em situações de guerra.

O jiu-jitsu é muito eficiente no combate um contra um, mas acredito que o treinamento do Krav Maga é mais eficiente no combate de um contra muitos.

Na guerra, se você levar o oponente para o chão, enquanto vc tenta finalizá-lo, se surgirem mais oponentes, eles não farão uma rodinha para assistir.......

O Krav Maga ensina técnicas para neutralizar o oponente o mais rápido possível. Por isto que tem muitos golpes fatais, golpes para atingir as genitais, olhos, etc.
Ou seja, regiões que seriam proibidas em um campeonato, mas que na guerra/conflito tiram o adversário de cena muito rapidamente.

Cada um no seu quadrado.

Pense nisto.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60693
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#5 Mensagem por Túlio » Qua Mai 22, 2013 5:02 pm

Para mim o que conta é a SIMPLICIDADE, ainda mais aplicada especificamente à atividade POLICIAL! Tenho longo treinamento em boxe, conheço todos os fundamentos de defesa, ataque e deslocamento, mas confesso que teria apanhado se atacasse um cara que conhecesse o golpe que mostrei usando técnica de boxe, o cara apararia meu cruzado e me botaria no chão. Vi outro filme do mesmo cara onde ele apanha um direto, swing ou jab e simplesmente dá um passo para o lado, botando o cara no chão em seguida. Teria me surrado idem.

Mas qual é O PORQUÊ de eu atribuir tanto valor à simplicidade no treinamento POLICIAL em defesa pessoal? Simples, sou do ramo - mesmo agora INATIVO - e nele permaneci o suficiente para saber que por falta de tempo, dinheiro e/ou ambos, a maioria não domina arte marcial alguma. Simplesmente não dá para escolher uma Academia e seguir praticando regularmente. E há muito mas MUITO mais Policiais comuns, sem acesso institucional a treinamentos especiais de boa qualidade e com a necessária regularidade do que bem treinados, tipo unidades de elite ou caras que têm grana suficiente no orçamento para bancar Academia. Os comuns, "de rua", são o meu escopo ao criar este tópico.

Por exemplo, um PM Gaúcho ganha menos de 2 mil reais por mês e tem família para sustentar (e uma parte substancial ainda por cima paga pensão alimentícia, o temido "320"), além de plantões e horas extras para puxar. Como se coaduna isso com uma Academia onde, além da mensalidade, tem que comprar equipamento e gastar para se deslocar até ela e de volta para casa? Para mim o nome do jogo é VIDA REAL! E nesta, de cerca de 22 mil PMs Gaúchos, os que podem e frequentam uma Academia, seja do que for, são MINORIA!

E chegamos a teu post, Bruno véio: se não me engano és Advogado, se supõe que ganhes bem mais que um PM comum; o que para ti é apenas mais um INVESTIMENTO no orçamento mensal é praticamente PROIBITIVO para ele. Duzentos reais na tua mão são uma coisa, na dele vira um baita GASTO (mais de 10% do orçamento familiar), pois ganha pouco e tem muitas outras despesas que o obrigam a encolher ainda mais seu tempo disponível, pois acaba tendo de fazer o famigerado "bico" apenas para manter em dia as contas que já tem.

Assim, o escopo deste debate se prende a auxiliar colegas - e também civis - com a demonstração de golpes simples e eficazes mas que podem fazer toda a diferença do mundo. Aquele que mostrei é apenas UM e certamente não resolve TODAS as situações. Minha esperança é que apareçam mais, muitos mais, igualmente simples e eficazes, coisas fáceis de memorizar e que se possa praticar até sozinho em casa. Eu mesmo já decorei aquele (e o outro, que mostrarei ao fim deste post) e sem ajuda de ninguém. É uma ótima opção - ao menos a meu ver - para quem só sabe mesmo é boxe, como eu. Notar ainda que nem no boxe me ensinaram aquele modo de "fechar" um lado inteiro do rosto e cabeça, me especializei, em situações defensivas, na chamada "Guarda Cruzada" do George Foreman, combinada com técnicas de Barragem. Sempre funcionou bem na Academia mas apenas DENTRO DAS REGRAS: e se o cara fizer diferente e usar as pernas para "algo mais" do que se deslocar (proibido no boxe mas não em uma situação de "tudo ou nada")?







No segundo filme se vê uma situação muito comum na rua e num EP: o cara já chega chutando. Quem já passou por isso (eu, por exemplo) SABE que o chutador "telegrafa" que e onde vai chutar, geralmente olhando para o local que pretende atingir e recuando levemente a perna que vai usar (ou, alternativamente, encompridando o passo com a perna de apoio). Mesmo fintando com um jab curto ou mesmo ameaça de soco, o objetivo é pegar a gente com a perna. Achei interessante a defesa, a minha era dar um passo para trás diante da ameaça de soco, essa do passo para o lado havia aprendido em treinamento Institucional de defesa armada contra ataque com faca por elemento drogado, não contra chute. Se ainda assim o chute viesse, como eu já sabia que vinha e de onde, era canela contra a sola do meu boot.

Quero deixar claro, não é uma repetição do tópico MMA lá dos "Geraes", aqui é uma singela tentativa de auxiliar colegas e civis a melhorarem suas capacidades de reação rápida num Brasil a cada dia mais violento.

Para ficar tri mesmo, o ideal é ter um amigo/colega "de fé" para treinar (colegas são muito úteis: aprendi com um algo que ele tinha visto na tevê e que cheguei a usar: numa das vezes fui agarrado por trás com o oponente tentando me imobilizar para o outro - eram dois - bater à vontade. No segundo caso era um só, e usou ambos os braços ao redor do meu pescoço. Nos dois casos a saída foi simples - não achei filme disso e só vou assistir aos já postados após acabar de postar - e eficaz, agarrei os braços do oponente e, aproveitando seu impulso para me erguer e puxar para trás (sempre fazem isso), bati com ambos os pés atrás dos joelhos dele, foi chão na hora em ambos os casos).

O Moni Aizik pode ser referido como picareta & quetales mas não está ensinando ninguém a COMPETIR NUM RINGUE e sim a se virar em situações na vida real. E me parecem golpes bem interessantes que, além de serem criativos, ainda deixam coisas por conta de nossa própria criatividade, como variações OFENSIVAS (minhas prediletas). Não gostaria de ter que encarar quem usasse técnicas assim contra mim...


EDIT - Assisti aos filmes. O primeiro é legal mas mexe com algo perigoso e contra o que fui muito advertido em treinamentos: NÃO SE FAZ FORÇA COM O PESCOÇO! No caso da "mochila" mostrada, no que ela começa se bate com a cabeça para trás, tentando atingir o nariz, o que obriga - ao menos normalmente - o agressor a tentar o estrangulamento, do qual se sai como falei acima. Outra coisa, ao cair se rola o mais rápido possível para longe do adversário e levanta depressa, tentando aproveitar sua surpresa para mantê-lo no chão. Um belo par de chutes bem aplicados geralmente basta. Num dos casos que citei, o outro cara conseguiu, enquanto eu me livrava, me enfiar um soco no rosto, o que me ajudou a derrubar o seu cupincha, que bateu a cabeça no chão de pedra. Daí ficou 1 x 1 e o cara era muito "fraco" na mão, embora fisicamente mais forte do que eu. Mas o importante: tão logo me livrei do cara que atacava com vistas à imobilização/estrangulamento, rolei para longe e levantei em seguida, dirigindo-me a ele antes que se levantasse por sua vez.

Sobre os outros vídeos, são de competição e sobre algo de que fujo como o diabo da cruz: luta de solo/contato. É tentar me agarrar e escoiceio até que me largue. Nunca devemos esquecer que temos não apenas pés e mãos - quem esquece acaba apanhando - mas também cotovelos e joelhos, além de, em casos literalmente desesperadores, cabeça e nela DENTES (Mike Tyson provou o que eles podem fazer, mesmo com protetor bucal :twisted: )! Na VIDA REAL vale tudo, só não vale apanhar...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#6 Mensagem por Andre Correa » Qua Mai 22, 2013 6:35 pm

Luís Henrique escreveu:O Krav Maga é uma arte para ser utilizada em situações de guerra.

O jiu-jitsu é muito eficiente no combate um contra um, mas acredito que o treinamento do Krav Maga é mais eficiente no combate de um contra muitos.

Na guerra, se você levar o oponente para o chão, enquanto vc tenta finalizá-lo, se surgirem mais oponentes, eles não farão uma rodinha para assistir.......

O Krav Maga ensina técnicas para neutralizar o oponente o mais rápido possível. Por isto que tem muitos golpes fatais, golpes para atingir as genitais, olhos, etc.
Ou seja, regiões que seriam proibidas em um campeonato, mas que na guerra/conflito tiram o adversário de cena muito rapidamente.

Cada um no seu quadrado.

Pense nisto.
Vejo então que o Luís Henrique conhece muito pouco sobre BJJ, pois a intenção é justamente desabilitar o oponente de maneira rápida, e não apenas no chão. Eu também pratico desde 2005 pela Barra Gracie, aqui em Portugal, e digo o mesmo, que com pouco treinamento, um praticante de BJJ é capaz de defender-se de qualquer outro praticante de artes marciais, independente do seu nível, faixa, etc.

O que este instrutor mostrou nesse vídeo, se é praticado contra um praticante de BJJ com alguma experiencia já, teria se dado muito mal... mas ali ele mostra uma situação contra um agressor que não percebe absolutamente nada sobre como atacar, e é extremamente fácil de ser evitado.

O Krav Maga é eficiente, a sua maneira, mas eu, tal como muitas outras pessoas e forças de defesa, continuo a preferir o BJJ, pois é mais completo, e prepara-te para todo tipo de situações. Se combinares com kickboxe, aí fica virtualmente imbatível para qualquer outra arte marcial.

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60693
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#7 Mensagem por Túlio » Qua Mai 22, 2013 7:13 pm

Sou mais o Krav Magá - mas repito, este é um tópico voltado a técnicas fáceis de memorizar e usar para Policiais com o treinamento padrão, ou seja, que não ensina praticamente nada que tenha valor no mundo real.

Aos fãs dos Gracies/amantes de competições (que torno a repetir), NÃO SÃO o escopo deste tópico, isso é para os "Geraes"), apenas um nome: KAZUSHI SAKURABA!

Aos colegas da SegPub: diante de um ataque com faca, lembrar:

:arrow: Colete a prova de bala (sei que o nome correto é veste ou colete balístico mas o termo ficou melhor para completar o aforismo) não o é necessariamente a prova de facas. Tem gente buena que descobriu isso do PIOR jeito...

:arrow: Não conheço nenhuma defesa ou golpe 100% eficaz contra um ataque com faca. Em meu último treinamento OFICIAL pelo CTTE ficou estabelecido, em linhas gerais que, se o oponente parecer pouco hábil, usa-se o bastão (Tonfa); se mostrar habilidade (e vi exemplos de gelar nos treinos), é força letal com arma de fogo. Melhor viver para responder processo do que O OUTRO fazer isso...


Mas aqui o tema são defesas corpo a corpo. Uma coisa que pouca gente lembra mas é de suma importância: ao ser atacado, saltar para trás e em seguida para um dos lados. Dá tempo de sacar o bastão (se disponível) ou mesmo a arma (não-recomendável contra oponente desarmado, dá ou pode dar encrenca da grossa) ou ainda, evitando a visão em túnel, achar um pedaço de pau ou pedra e enfiar no lombo do vago.

LEMBRETE - NUNCA ameaçar: se for fazer, não avise, FAÇA LOGO e BEM FEITO! Lembrar ainda de interromper imediatamente o ataque no que o vago interromper o dele, sob pena do véio EXCESSO CULPOSO (no que cabe, todo o dito acima vale para civis também)...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#8 Mensagem por dalton romao » Qua Mai 22, 2013 7:27 pm

realmente contra facas, na mão, não dá. treinei muito tempo karatê coreano, "MU DO KWAN", com um coreano que era das forças especiais e que tinha servido no vietnam, mestre Kim, isso nos anos 70 e ele sempre dizia, contra faca na mão só se for última instância, melhor correr se puder e olha que ele era "feríssima". aliás treinei um pouco de combate com facas com ele mesmo e sei que é arriscado de mais dar uma de valentão e tentar tirar a faca de alguém.




Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#9 Mensagem por dalton romao » Qua Mai 22, 2013 7:34 pm

tem uns vídeos legais no youtube da Libre Fighting pra quem gosta de briga de rua e facas.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60693
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#10 Mensagem por Túlio » Qua Mai 22, 2013 7:49 pm

dalton romao escreveu:realmente contra facas, na mão, não dá. treinei muito tempo karatê coreano, "MU DO KWAN", com um coreano que era das forças especiais e que tinha servido no vietnam, mestre Kim, isso nos anos 70 e ele sempre dizia, contra faca na mão só se for última instância, melhor correr se puder e olha que ele era "feríssima". aliás treinei um pouco de combate com facas com ele mesmo e sei que é arriscado de mais dar uma de valentão e tentar tirar a faca de alguém.

Certo é o Coreano que citaste. Esse é um que dificilmente morre mal... :wink: 8-]

Torno pela enésima vez a repetir: é um tópico para ajudar o pessoal - principal mas não exclusivamente colegas da SegPub - a saber como se defender de ataques físicos na VIDA REAL! Ao contrário de Artes Marciais - sejam quais forem - na rua não há REGRAS, é o único e verdadeiro VALE-TUDO!

Basta assistir aos filmes esportivos postados pelos colegas: necas de dedo no olho, cotovelaço, joelhada nas bolas, mordida, se um cara vira de costas não dá para desmanchar a nuca dele, pisar na cabeça, em suma, tudo o que não vale em ringue é válido e quase OBRIGATÓRIO no grande ringue das ruas e prisões, pois é o que temos de encarar e lembrem: LUTAR POR REGRA CONTRA QUEM NÃO AS SEGUE É PEDIR PARA SE FERRAR!

É o que eu gostaria de desenvolver neste tópico mas está difícil... :(




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3190
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 205 vezes

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#11 Mensagem por jumentodonordeste » Qua Mai 22, 2013 8:11 pm

O objetivo do tópico são as "técnicas fáceis de memorizar e usar para Policiais com o treinamento padrão", eu só posso recomendar o systema, Krav magá e o kombato.

Systema é uma arte marcial russa com técnicas simples e bem diversas, desconheço a eficiência delas, sempre achei o estilo de luta meio estranho, posso estar errado.
Krav magá todos já conhecem, merece respeito, boas técnicas, um sistema bem híbrido.
Kombato é Brasileira e é bem parecida, na minha opinião se o instrutor for bom, não deixa nada a dever para o Krav Magá. Talvez só na parte das armas de fogo que a vantagem do K.M é realmente indiscutível, pela cooperação estreita com a IDF e a própria cultura israelense.

Aí vai um pouco da visão de mundo, a partir da visão de um instrutor de Kombato.



Treinamento de Krav Magá Russo, para instrutores militares.

Acredito que esse último treino seja o mais adequado para militares e policiais.



O site deles é esse: http://krav-maga.com

Tem muitas dessas técnicas lá. :wink:

É mais ou menos isso túlio?




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60693
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#12 Mensagem por Túlio » Qua Mai 22, 2013 8:31 pm

jumentodonordeste escreveu: Aí vai um pouco da visão de mundo, a partir da visão de um instrutor de Kombato.




É mais ou menos isso túlio?

É BEM ISSO, É ISSO ATÉ DIZER CHEGA!!! :D :D :D :D

O teu filme que destaquei - e as explicações são MUITO importantes - mostra exatamente aquilo para o que venho tentando chamar a atenção: NÃO HÁ REGRAS! Mordida, chute nas bolas, cotovelaço, garrafada, VALE TUDO na rua (e na prisão, no caso dos colegas APs)! Se estiver ao alcance e merecer um golpe, então merece todos os que se puder aplicar (sem matar o oponente, claro)!

É ficção o filme mas muito bem explicado e demonstrado dentro do contexto (o cara começa tentando ir pelas regras que conhece (já cometi esse erro e paguei o amargo preço), ou seja, lutar "limpo", e até o Padre Quevedo sabe que ISSO NOM ECZISTE! Daí se liga e, vendo que "pela regra" vai dormir mais cedo, parte para fazer o CERTO! :wink: 8-] .

MY CONGRATZ!

(E vale um "joinha")




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
jeanscofield
Avançado
Avançado
Mensagens: 390
Registrado em: Sáb Mar 03, 2012 9:00 am
Agradeceram: 36 vezes

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#13 Mensagem por jeanscofield » Qua Mai 22, 2013 9:33 pm

Imagem

Um exemplo, creio que a técnica empregada seja Krav Maga... Caso eu esteja errado, corrijam-me.




Imagem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60693
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#14 Mensagem por Túlio » Qua Mai 22, 2013 9:50 pm

PARECE Krav Magá mas não aconselho a NINGUÉM, seja quem for, tentar isso na vida real. A chance de levar chumbo é BEM maior do que a de desarmar o oponente. Para isso temos olhos e ouvidos, para perceber a aproximação de alguém mal-intencionado, principalmente se somos da SegPub e levamos a sério o nosso trabalho. Então o natural é, quando a mão do vago começar a se mexer, já estarmos com arma em condições de apenas apontar e disparar.

Quem é apanhado de surpresa e chega a um ponto desses, de ficar com uma arma apontada para as fuças, não fez o dever de casa...

A treta aqui neste tópico é quando o oponente NÃO está armado e vem com tudo para cima da gente. Não podemos simplesmente enchê-lo de chumbo e, mal treinados/preparados, a chance é grande do FÉLA ir pra vila/voltar pra cela com uma bela história para contar sobre o "porco" que detonou a pau.

É para tentar apresentar sugestões que evitem a "alegria do vago" que este tópico existe. :wink: 8-]




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#15 Mensagem por felipexion » Qua Mai 22, 2013 9:56 pm

Andre Correa escreveu:
Vejo então que o Luís Henrique conhece muito pouco sobre BJJ, pois a intenção é justamente desabilitar o oponente de maneira rápida, e não apenas no chão. Eu também pratico desde 2005 pela Barra Gracie, aqui em Portugal, e digo o mesmo, que com pouco treinamento, um praticante de BJJ é capaz de defender-se de qualquer outro praticante de artes marciais, independente do seu nível, faixa, etc.

[009]
Foi-se o tempo que o BJJ era imbatível. Nas academias que vejo, os lutadores treinam as saídas e as defesas contra o BJJ.
Vai ter que ter queixo de aço para aguentar porrada e finalizar o oponente sem bater.




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Responder