MISMA - Missão de Paz da Onu no Mali

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: MISMA - Missão de Paz da Onu no Mali

#31 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 02, 2021 4:22 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37914
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2614 vezes

Re: MISMA - Missão de Paz da Onu no Mali

#32 Mensagem por cabeça de martelo » Seg Mai 03, 2021 3:37 pm

Tropa de elite portuguesa regressa ao Mali em missão contraterrorismo

Total de 14 militares na força-tarefa ‘Takuba’. Forças Armadas na luta contra o terror de Boko Haram, Daesh e Al-Qaeda.

Imagem

Portugal vai enviar em breve uma equipa de 12 militares de operações especiais do Exército para a força-tarefa "Takuba", no Mali, que conta com tropas de elite de nove países europeus e está integrada na operação francesa "Barkhane" de combate ao terrorismo no Sahel, faixa que atravessa vários países africanos e que tem sido aterrorizada pelos grupos Boko Haram, Daesh e Al-Qaeda no Magrebe Islâmico, apurou o CM.

"A TF 'Takuba' é comandada por um oficial francês , atua na dependência do comando da operação 'Barkhane' e tem como missão contribuir para a estabiização do continente africano e do Sahel em particular, prestando aconselhamento, assistência e acompanhamento às Forças Armadas do Mali", confirmou ao CM fonte oficial do Estado-Maior-General das Forças Armadas, que não dá pormenores sobre a origem dos militares que vão integrar a missão - mas que sabemos serem inicialmente dos "Rangers" de Lamego e que, provavelmente, farão rendições com fuzileiros do Destacamento de Ações Especiais da Marinha.

"No âmbito das Forças Nacionais Destacadas 2021, Portugal deverá participar na TF 'Takuba', numa fase inicial, com dois militares em funções de Estado-Maior no Comando da Missão, e, posteriormente, com mais 12 militares de operações especiais, que integrarão um grupo-tarefa combinado com França", explica o EMGFA. Os dois primeiros militares são do Exército e da Marinha, destacados pelo Comando Conjunto para as Operações Militares português. O empenhamento será de um ano, que será renovável.

A 'Takuba' vai ainda colaborar com outras missões, nomeadamente a G5 Sahel, a MINUSMA e as da União Europeia (EUTM Mali, EUCAP Mali e EUCAP Níger), sendo que Portugal participará na maioria. Já este mês, Portugal vai enviar para serviço da MINUSMA um avião C295 e uma equipa de manutenção e proteção de força, no total de quase 70 militares da Força Aérea.

:arrow: Fonte: https://www.cmjornal.pt/mundo/africa/detalhe/tropa-de-elite-portuguesa-regressa-ao-mali-em-missao-contraterrorismo




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: MISMA - Missão de Paz da Onu no Mali

#33 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 04, 2021 1:32 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: MISMA - Missão de Paz da Onu no Mali

#34 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 04, 2021 1:38 pm

cabeça de martelo escreveu: Seg Mai 03, 2021 3:37 pm
Tropa de elite portuguesa regressa ao Mali em missão contraterrorismo
Total de 14 militares na força-tarefa ‘Takuba’. Forças Armadas na luta contra o terror de Boko Haram, Daesh e Al-Qaeda.
Não conheço a estrutura das forças da ONU nos países do Sahel, mas basicamente ela não combate diretamente os diversos grupos terroristas que atuam na região. Por outro lado, desde o começo da intervenção francesa no Mali tem-se visto a atuação de forças de operações especiais.
Imagino que como a situação frente a esta questão do terrorismo se estende do Atlântico ao mar arábico do outro lado do continente, que a mesma estrutura de OpsEsp no Mali deve, ou deveria, não sei, se repetir nos demais países que compõe aquela área. E como parece que desde 2011 nada mudou em termos concretos na atuação desses grupos, ou é o caso de aumentar o número de tropas especiais ou de deixar correr solto, pois aparentemente as notícias que chegam da África não raro são boas.
Li notícias já antigas de que poucos países europeus da OTAN tinham se manifestado a favor de enviar mais tropas (OpEsp ou não) para o Sahel.
Bem, os franceses tem meios e recursos para atuar em todos os países. Só duvido que sozinhos eles consigam algo melhor do que com os poucos que lhes apoiam ali.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: MISMA - Missão de Paz da Onu no Mali

#35 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 13, 2021 12:43 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: MISMA - Missão de Paz da Onu no Mali

#36 Mensagem por eligioep » Qui Mai 13, 2021 8:20 pm

FCarvalho escreveu: Ter Mai 04, 2021 1:32 pm
Estranho este blindado que os englishmen usam. Sem teto.....
Outra, ingleses em missão da ONU.......Grandes interesses por trás disso......




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37914
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2614 vezes

Re: MISMA - Missão de Paz da Onu no Mali

#37 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mai 17, 2023 6:13 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder