AEW&C NAVAL

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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gabriel219
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Re: AEW&C NAVAL

#16 Mensagem por gabriel219 » Qui Jul 25, 2013 3:43 pm

Na minha opinião, com uma ajuda do FC :D , deveríamos ter 4 NAes, sendo eles o "PA-2".
A Ala aérea deveria ser formada, para cada NAe, 12 Su-50KM Seafox (M por causa de uma versão nossa com troca de aviônicos para mudar o idioma da aeronave, como foi feito com o Mi-35M4/AH-2 e modifica-los para que possam operar no Data Link-BR) para Defesa Aérea da Frota ou Ataque (prioridade é Defesa Aérea e Ataque dependendo da Ameaça) + 12 MiG-35KM Fulcrum para Ataque/Apoio Aéreo e Defesa Aérea (prioridade deverá depender da ameaça).
Sendo 48 Su-50KM + 48 MiG-35KM.
Gosto da ideia do desenvolvimento de um AEW&C do EMB-120, o problema é o radar qual seria?
Um abraço.




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Glauber Prestes
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Re: AEW&C NAVAL

#17 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Ago 07, 2013 9:28 am

O problema do Brasília, é, além da navalização caríssima, o fato de serem apenas unidades usadas. Isso pra mim...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: AEW&C NAVAL

#18 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 07, 2013 11:42 am

O Brasília poderia ser uma plataforma nacional até coerente para o desenvolvimento de um futuro AEW naval para a MB se em todo caso o PAEMB previsse os 4 Nae's necessários que a MB entende como necessários à manutenção das duas esquadras que hora se quer; isto nos daria em certo sentido, uma margem econômico-financeira um pouco menos restritiva para o projeto, em termos de produção/comercialização, já que esta, em tese, não ficaria restrita a menos de uma dezena de undes com vemos até o momento.

Se cada Nae for equipado com 3 a 4 AEW na MB, quando ao mar, e levando-se em consideração aquele número hipotético de 4 undes, poderíamos dispor de 12 a 16 aviões embarcados para AEW naval, com 20 a 24 aeronaves no total, considerando-se manutenção/treinamento e reserva técnica. Não é muito, se considerado individualmente, mas seria mais do que suficiente em um contexto maior de planejamento do SIGAAZ.

Mas, enfim, voltando à realidade, o que temos é uma demanda atual para os 2 Nae's planejados, e que se ainda não mudaram a forma de fazer esta conta, nos dá uma necessidade para 6 a 8 undes de AEW pós S-2AEW. Bom, mas AEW pós S-2/C-1 já é uma outra, e longa, história.

abs.




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Re: AEW&C NAVAL

#19 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 13, 2020 12:04 pm

O quê estamos esperando? :?
Aliás, estamos esperando porquê?

https://i.pinimg.com/originals/f8/98/f3/f898f3ada2f97ce9946a474c2e516e44.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-5egfAhvmHHA/WBuwZM4FwnI/AAAAAAAAwMg/2YmXu1zn2TMvzhUR3pL5Jb5AjR10yNd4QCLcB/s640/s.jpg

abs




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Re: AEW&C NAVAL

#20 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 28, 2021 11:41 am

FCarvalho escreveu: Ter Set 28, 2021 11:22 am Um Erieye bem que poderia oferecer uma solução interessante se puder ser adaptado ao AW-609.
Mas acho que a aeronave da Leonardo é muito pequeno para a versão que a FAB utiliza. Caso os suecos disponham de opções com ele em menor escala, ainda que com menores capacidades, talvez possa ser uma solução de AEW&C para o Atlântico.
Existem outros radares AESA que também poderiam fazer este trabalho, como o modelo israelense no P-600 da Embraer. A própria Leonardo oferece radares com esta capacidade e que poderiam ser utilizados também.
Algo para a gente pensar no futuro.

https://www.leonardocompany.com/en/air/ ... rne-radars
https://cdn-cavok.nuneshost.com/wp-content/uploads/2020/09/Leonardo-AW609.jpg




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Re: AEW&C NAVAL

#21 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 12, 2023 4:28 pm

Pensando em possíveis soluções que caibam no bolso, e no convés, do NAM ATlântico, para a função de AEW&C, temos uma pequena lista de possibilidades em matéria de VANT nacionais, a saber:

ATOBÁ - Stella Tecnologia;
NAURU 1000C - Xmobots
HERON I - Israel
HERMES 900 - Israel
HERMES 450 - Israel
CAÇADOR 1 e 2 - Avionics Service
TUPAN - Siatt\Turbomachine
FT-200 - FT Sistemas

Estes são apenas alguns dos modelos mais conhecidos de projetos e\ou modelos já em produção\operação no Brasil. Há claro a possibilidade do emprego de modelos estrangeiros, embora esta opção não seja a melhor.

Ficamos a saber se a Embraer teria capacidade de desenvolver um radar para AEW embarcado em VANT ou aviões e helos.




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