O VF-1 completou 25 anos de existência, e neste meio tempo em nenhum momento ele foi priorizado ou recebeu qualquer destaque dentro do planejamento da marinha ou dos governos de plantão. Ou seja, em termos institucionais, a recriação da asa fixa na MB foi apenas importante para a aviação naval, e parou por aí. Apesar de no PAEMB figurarem investimentos para a compra de 48 caças e a criação de mais um esquadrão na região norte\nordeste.Pablo Maica escreveu: ↑Dom Out 08, 2023 11:18 pmSe existe qualquer possibilidade de futuro para o VF-1, ela está nos F-18 legacy australianos estocados em excelentes condições. Agora a viabilidade econômica desse futuro, deve ser a mesma de eu comprar um Mercedes EQS-53.FIGHTERCOM escreveu: ↑Sáb Ago 26, 2023 12:45 pm A coerência dos caras é igual uma montanha russa. Tem tópicos com questionamentos interessantes e lúcidos, mas tem outros que pelo amor de Deus. Chega a ser ridículo não perceber o perrengue que a MB está tendo com a sua força de surperfície e aparece aqui para defender a aquisição de Gripens.
Abraços,
Wesley
Sinceramente, o futuro da aviação de asa fixa da MB deveria estar em herdar a patrulha marítima da FAB, que é outra força que quer abraçar o mundo com bracinhos de T-rex, e deveria focar cada centavo que pudesse na compra de mais Gripens.
Um abraço e t+
O VF-1 tem a mesma idade do programa FX da FAB - não por acaso também lançado no mesmo ano de sua criação - e no entanto, nunca teve o sex appeal do mesmo. Mas a FAB conseguiu depois de 21 anos receber o seu primeiro caça, com um esquadrão completo sendo algo esperado apenas para daqui a dois ou três anos. Ou seja, quando o FX estiver perto de completar as suas bodas de ouro.
De quem será mesmo a responsabilidade por tudo isso...