Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Carlos Lima
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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#16 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mar 29, 2013 8:32 pm

Só para informar...

Temos pilotos de A-4 e futuros pilotos de C-1 voando em esquadrões operacionais com a FAB.

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COMANDO DA MARINHA

ESTADO-MAIOR DA ARMADA

EXTRATO DE TERMO DE COOPERAÇÃO No- 3/EMAER/2010
a) Espécie: Termo de Cooperação que entre si celebram os Comandos da Marinha e da Aeronáutica; b) Objeto: A qualificação operacional de pilotos da Marinha do Brasil, em aeronaves multimotor turboélice, em unidade da Força Aérea Brasileira; c) Data da Assinatura: 18/11/2010; d) Vigência: O presente Termo entrará em vigor a partir da assinatura dos partícipes e terá vigência até o dia 31 de dezembro de 2013, de acordo com o Plano de Trabalho; e) Assinam: Almirante-de- Esquadra MARCUS VINICIUS OLIVEIRA DOS SANTOS, Chefe do Estado-Maior da Armada e Tenente-Brigadeiro-do-Ar CLEONILSON NICÁCIO SILVA, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.

EXTRATO DE TERMO DE COOPERAÇÃO No- 4/EMAER/2010
a) Espécie: Termo de Cooperação que entre si celebram os Comandos da Marinha e da Aeronáutica; b) Objeto: A qualificação em Líder de Esquadrilha de pilotos de caça da Marinha do Brasil, em unidade aérea de A-29 da Força Aérea Brasileira; c) Data da Assinatura: 18/11/2010; d) Vigência: O presente Termo entrará em vigor na data da assinatura dos partícipes e terá vigência até o dia 31 de dezembro de 2013, de acordo com o Plano de Trabalho; e) Assinam: Almirantede-Esquadra MARCUS VINICIUS OLIVEIRA DOS SANTOS, Chefe do Estado-Maior da Armada e Tenente-Brigadeiro-do-Ar CLEONILSON NICÁCIO SILVA, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.



Read more: http://www.naval.com.br/blog/2010/11/22 ... z2OyVOAz1s

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Tripulação conjunta realiza voo inédito de treinamento das três forças armadas brasileiras
Publicado em 12/09/2012 por Fernando Valduga em Brasil, Força Aérea Brasileira, Militar

Cavok

O Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, foi palco de um marco histórico de integração entre os três braços das Forças Armadas. No dia 4 de setembro, pela primeira vez, militares da Marinha, Exército e Aeronáutica decolaram compondo uma tripulação em uma aeronave da FAB para execução de um voo de treinamento operacional.

A missão fez parte do Curso de Especialização Operacional ministrado pelo 1º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação da FAB e consistiu do lançamento de paraquedistas do Exército Brasileiro na zona de lançamento da Base Aérea dos Afonsos (RJ).

Participaram do treinamento os pilotos Capitão de Fragata Claudney Schunck De Godoy, da Marinha do Brasil; Capitão Aviador Rodrigo Albuquerque de Araujo, da FAB; o Primeiro Sargento mecânico Antônio Amorim Silva e o Segundo Sargento Operador do Interfone Paulo Rogério Cunha de Castro.

A especialização Operacional dos Oficiais da Marinha tem por objetivo capacitar os seus pilotos na Aviação de Transporte de Tropa para o emprego após a aquisição da aeronave C-1A trader de fabricação americana.

Fonte: SCS 1º/5º GAv

http://www.cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2012/09/dsc_0462.jpg



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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#17 Mensagem por henriquejr » Sex Mar 29, 2013 8:41 pm

Quando eu ia com mais frequencia à BANT era comum ver pilotos da MB por lá.




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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#18 Mensagem por Andre Correa » Sex Mar 29, 2013 8:50 pm

Isso é bom, pois ajuda a fazer horas de voo, treinar formações, ataques, etc, mas continuam a perder a proficiência nas operações embarcadas, dia após dia... acredito que deve haver piloto que nunca enganchou o A-4 no São Paulo...

Quantos pilotos tem hoje o VF-1? De quando em quando adicionam pilotos?
Pelo que li, tem que ser o melhor do melhor para conseguir ser enviado para o VF-1, e não para os Helicópteros.

Já o pessoal para o C-1, se seguir a programação de entrega das primeiras aeronaves, devem estar a fazer o treinamento inicial com a FAB, antes de ir para os EUA fazer o curso de inglês, e depois para USN para se formar piloto aeronaval.

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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#19 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mar 29, 2013 9:08 pm

Sim... provavelmente tem vários pilotos que nunca pousaram no Sampa.

Mas isso não é necessariamente o fim do mundo já que o piloto fez um curso na US Navy e depois pode utilizer a BAe São Pedro para treinar diversas fases do pouso de um PA e em seguida com ajuda de instrutores treinar treinar treinar touch and go no Sampa até ser possível pousar.

É algo bem possível de se fazer e temos bastante experiência. Além disso sempre mandamos LSO (isso sim é critico) para se qualificar nos EUA/França sempre.

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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#20 Mensagem por Andre Correa » Sex Mar 29, 2013 9:23 pm

Carlos Lima escreveu:Sim... provavelmente tem vários pilotos que nunca pousaram no Sampa.

Mas isso não é necessariamente o fim do mundo já que o piloto fez um curso na US Navy e depois pode utilizer a BAe São Pedro para treinar diversas fases do pouso de um PA e em seguida com ajuda de instrutores treinar treinar treinar touch and go no Sampa até ser possível pousar.

É algo bem possível de se fazer e temos bastante experiência. Além disso sempre mandamos LSO (isso sim é critico) para se qualificar nos EUA/França sempre.

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Mas a diferença é que pousar na BAe São Pedro e no NAe São Paulo, é que o NAe São Paulo está a se movimentar a 20~30 nós, a balançar, e não possibilita uma margem de erro tão extensa como a pista em terra...

Como li na entrevista do Alide, o crucial é mesmo o momento em que alinham-se com o NAe, pois ali é que tem que se por a atenção ao máximo, manter alinhamento em uma pista que está inclinada a 8º, a movimentar-se da esquerda para direita, ao mesmo tempo que está a ir para frente, onde pode-se encontrar mal tempo, ventos fortes, e ainda ter que se preocupar em manter o angulo de ataque correcto, velocidade, etc... isso em terra não deve chegar a 1/10 da dificuldade que é em alto-mar... Se fazer isso correctamente num simulador de voo eu acho absurdamente difícil, imagina na vida real?

Fora que o treinamento desses pilotos na USN custa um absurdo, para depois chegar ao Brasil e ter que fazer de conta, e até utilizar aeronaves da outra Força, para poder fazer o mínimo, que é treinar. De qualquer maneira, acho um absurdo, e espero dias mais felizes de verdade, pois de promessas, estamos cheios.

Depois ainda há quem diga que escolher o Foch ao invés de um Super NAe foi a melhor jogada... que foi mais barato... e na minha opinião, essa é a maior prova de que o mais barato, as vezes sai muito caro. Tivessem pressionado mais por um bom pacote junto dos NAes que foram oferecidos, e mesmo que tivesse que treinar mais pessoal, construir dique, etc, nesses 15 anos já teríamos resolvido isso, com um material de maior expressão a nível mundial, inclusive, ajudando ao GF e o Itamaraty na sua vontade de ser da turminha mais sodas, o pessoal da CS:UN.

É o que penso. 8-]

Ah, esses EXTRATO DE TERMO DE COOPERAÇÃO No- 3/EMAER/2010, e EXTRATO DE TERMO DE COOPERAÇÃO No- 4/EMAER/2010 não é apenas o treinamento inicial em asa fixa, e treinamento para formação de Líder de Esquadrilha, antes de ir para os EUA? Antes fazíamos isso nos EUA, na Argentina, mas agora faz-se com a FAB. Ou seja, eram novos pilotos a formar, em 2011, que devem ter passado 2012 na USN, ou devem estar para ir esse ano.

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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#21 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mar 29, 2013 9:31 pm

Sem dúvida, mas tanto na USN quanto na MB ou agora na Índia ou China, todos treinam, treinam, treinam utilizando a base em Terra que é devidamente preparada para se 'parecer' com um PA, incluindo aí a parte do LSO.

E depois de treinar muito eles vão para o Mar... e a partir daí a mesma rotina... touch and go, touch and go... isso normalmente com o PA no mar mais tranquilo possível (normalmente próximo a base).

Depois de fazer isso um número X de vezes com os LSO e todo mundo 'sentindo' que o cara pode fazer o Catrapo, daí essa operação é autorizada.

Além disso é bom lembrar que esses pilotos só perderem a qualificação que anos antes fizeram na USN e uma vez aprendendo é algo que você consegue novamente.

Basta treinar, treinar, treinar.

É chato e tem que voar muito, mas não é algo tão díficil assim de fazer ;)

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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#22 Mensagem por Marino » Sex Mar 29, 2013 9:44 pm

FCarvalho escreveu:Pergunta simples Marino, de leigo. Temos pilotos suficientes de A-4 no VF-1 para colocar o esquadrão totalmente operacional, sem meias soluções?

abs.
Sim.




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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#23 Mensagem por Marino » Sex Mar 29, 2013 9:46 pm

Carlos Lima escreveu:Sem dúvida, mas tanto na USN quanto na MB ou agora na Índia ou China, todos treinam, treinam, treinam utilizando a base em Terra que é devidamente preparada para se 'parecer' com um PA, incluindo aí a parte do LSO.

E depois de treinar muito eles vão para o Mar... e a partir daí a mesma rotina... touch and go, touch and go... isso normalmente com o PA no mar mais tranquilo possível (normalmente próximo a base).

Depois de fazer isso um número X de vezes com os LSO e todo mundo 'sentindo' que o cara pode fazer o Catrapo, daí essa operação é autorizada.

Além disso é bom lembrar que esses pilotos só perderem a qualificação que anos antes fizeram na USN e uma vez aprendendo é algo que você consegue novamente.

Basta treinar, treinar, treinar.

É chato e tem que voar muito, mas não é algo tão díficil assim de fazer ;)

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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#24 Mensagem por helio » Sex Mar 29, 2013 9:55 pm

Já fazem 8 anos que os pilotos de A-4 da aviação naval não operam no São Paulo.
Nem sei se restou algum piloto no esquadrão que chegou a operar no São Paulo.
Este hiato, me faz questionar de novo, valeu a pena adquirir o Foch?
Quanto o custo para a MB não só em ternos financeiros, mas também em não ter sido operacionalizado todo este tempo?
Afinal, quando(em que ano) teremos os A-4 novamente operacionais no São Paulo?




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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#25 Mensagem por Andre Correa » Sex Mar 29, 2013 9:57 pm

Carlos Lima escreveu:Sem dúvida, mas tanto na USN quanto na MB ou agora na Índia ou China, todos treinam, treinam, treinam utilizando a base em Terra que é devidamente preparada para se 'parecer' com um PA, incluindo aí a parte do LSO.

E depois de treinar muito eles vão para o Mar... e a partir daí a mesma rotina... touch and go, touch and go... isso normalmente com o PA no mar mais tranquilo possível (normalmente próximo a base).

Depois de fazer isso um número X de vezes com os LSO e todo mundo 'sentindo' que o cara pode fazer o Catrapo, daí essa operação é autorizada.

Além disso é bom lembrar que esses pilotos só perderem a qualificação que anos antes fizeram na USN e uma vez aprendendo é algo que você consegue novamente.

Basta treinar, treinar, treinar.

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Eu sei que se pratica muito em terra, mas não APENAS em terra, como no caso do VF-1... Quantos milhares e milhares de catrapos o VF-1 não deixou de fazer nesses últimos anos?

Um profissional não esquece como desempenhar sua função, quando deixa-a de fazer por um tempo, mas perde muito a proficiência, e o treinamento desses pilotos aeronavais tem um custo muito mais elevado do que os pilotos de caça da FAB, que, apesar da pouquíssima disponibilidade de aeronaves, frente ao maior número de pilotos, ainda conseguem treinar plenamente as suas funções. Os Falcões, além de treinar toda essa parte de caça, estão impossibilitados há anos de fazer isso plenamente com suas aeronaves, e ainda vão alguns anos, e enquanto isso, treinam em aeronaves diferentes, que, apesar de possuirem aviônicos semelhantes aos que encontrarão nos AF-1M, possuem desempenho totalmente diferente.

Seria ótimo se pudesse fazer o treinamento num misto entre A-1 e F-5, já que os A-1 e A-29 não possuem radar para o combate aéreo, como o F-5 dispõe, e que será mais similar ao do AF-1M. Na verdade, se já dispusessemos dos A-1M, seria a aeronave ideal para o treinamento conjunto com o VF-1, apesar de não terem tanta enfase no combate aeronave x aeronave.

Vendo isso, vejo que todas alternativas são apenas um "tampão", pois o ideal seria mesmo o VF-1 efectuar seu próprio treinamento, conforme a sua doutrina, e sempre que pudesse, operar em conjunto com a FAB, para trocarem experiências.

Outra coisa que me preocupa muito é que, se perdermos alguma aeronave com acidente, tal como acontece as vezes nas Marinhas mundo a fora, é uma aeronave a menos, pois as que temos valem ouro para o Esquadrão, e são filhas únicas, já que a promessa de comprar mais aeronaves A-4 não saiu do papel, em nome da ilusão das futuras aeronaves modernas.

Enfim, vou parar por aqui de criticar, pois não era a minha intenção ao criar o tópico :? e se for ficar nessa, tem assunto para muitas páginas, mas vai ser sempre mais do mesmo.

Respondendo ao hélio, dificilmente acredito que veremos aeronaves do VF-1 antes do segundo semestre de 2014, a operar embarcadas (as 4 não-modernizadas).

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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#26 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mar 29, 2013 11:14 pm

Andre Correa escreveu:
Carlos Lima escreveu:Sem dúvida, mas tanto na USN quanto na MB ou agora na Índia ou China, todos treinam, treinam, treinam utilizando a base em Terra que é devidamente preparada para se 'parecer' com um PA, incluindo aí a parte do LSO.

E depois de treinar muito eles vão para o Mar... e a partir daí a mesma rotina... touch and go, touch and go... isso normalmente com o PA no mar mais tranquilo possível (normalmente próximo a base).

Depois de fazer isso um número X de vezes com os LSO e todo mundo 'sentindo' que o cara pode fazer o Catrapo, daí essa operação é autorizada.

Além disso é bom lembrar que esses pilotos só perderem a qualificação que anos antes fizeram na USN e uma vez aprendendo é algo que você consegue novamente.

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Eu sei que se pratica muito em terra, mas não APENAS em terra, como no caso do VF-1... Quantos milhares e milhares de catrapos o VF-1 não deixou de fazer nesses últimos anos?

Um profissional não esquece como desempenhar sua função, quando deixa-a de fazer por um tempo, mas perde muito a proficiência, e o treinamento desses pilotos aeronavais tem um custo muito mais elevado do que os pilotos de caça da FAB, que, apesar da pouquíssima disponibilidade de aeronaves, frente ao maior número de pilotos, ainda conseguem treinar plenamente as suas funções. Os Falcões, além de treinar toda essa parte de caça, estão impossibilitados há anos de fazer isso plenamente com suas aeronaves, e ainda vão alguns anos, e enquanto isso, treinam em aeronaves diferentes, que, apesar de possuirem aviônicos semelhantes aos que encontrarão nos AF-1M, possuem desempenho totalmente diferente.

Seria ótimo se pudesse fazer o treinamento num misto entre A-1 e F-5, já que os A-1 e A-29 não possuem radar para o combate aéreo, como o F-5 dispõe, e que será mais similar ao do AF-1M. Na verdade, se já dispusessemos dos A-1M, seria a aeronave ideal para o treinamento conjunto com o VF-1, apesar de não terem tanta enfase no combate aeronave x aeronave.

Vendo isso, vejo que todas alternativas são apenas um "tampão", pois o ideal seria mesmo o VF-1 efectuar seu próprio treinamento, conforme a sua doutrina, e sempre que pudesse, operar em conjunto com a FAB, para trocarem experiências.

Outra coisa que me preocupa muito é que, se perdermos alguma aeronave com acidente, tal como acontece as vezes nas Marinhas mundo a fora, é uma aeronave a menos, pois as que temos valem ouro para o Esquadrão, e são filhas únicas, já que a promessa de comprar mais aeronaves A-4 não saiu do papel, em nome da ilusão das futuras aeronaves modernas.

Enfim, vou parar por aqui de criticar, pois não era a minha intenção ao criar o tópico :? e se for ficar nessa, tem assunto para muitas páginas, mas vai ser sempre mais do mesmo.

Respondendo ao hélio, dificilmente acredito que veremos aeronaves do VF-1 antes do segundo semestre de 2014, a operar embarcadas (as 4 não-modernizadas).

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Acho que debater faz parte Andre. :) mas entendo...

É isso que eu estou tentando explicar.

A MB nunca parou de qualificar gente para operar em PA. O número de pessoas diminuiu sem dúvida em função do Sampa não ficar disponível, mas já faz algum tempo (pelo menos uns 2 anos para cá) aonde o ritmo tem aumentado.

Sendo assim diversas atitudes são (foram) tomadas:

Sob o ponto de vista de treinamento/operacionalidade temos...

Atualização do sistema de pouso e infra-estrutura da BA São Pedro
Continuidade da formação de gente com a US Navy
Mais e mais uso dos A-4 Bi
Intercâmbio com a FAB - Hoje essa forma pilotos da MB na AFAque depois seguem para voar A-29 e que depois seguem para esquadrões operacionais da FAB para aprender a 'caçar/atacar'.
Aumento de disponibilidade dos A-4 e mais e mais e mais treinamento no 'solo'
Formação do pessoal para voar C-1
Alocação do pessoal de C-1 junta a esquadrões da FAB
Intercâmbio com a USNavy (não dúvido de no futuro esse pessoal aprender a voar C-2 na US Navy)
Formação de LSOs na US Navy e na França (ponto crucial).

No mais, a melhoria da infraestrutura de São Pedro ajuda muito... e agora é treinar, treinar, treinar... e esperar pelos A-4M e pelo Sampa. Para aos poucos requalificar todo mundo para voar nele novamente.

Existem inclusive empresas americanas que fazem esse tipo de consultoria e qualificação (inclusive com formação de LSOs).

Ou seja, não é tão díficil assim readquirir essas capacidades

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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#27 Mensagem por sapao » Sáb Mar 30, 2013 11:12 am

A formação na Argentina não foi de Lider de esquadrilha, aconteceu apenas no inicio da Asa fixa da MB e como experimento: mandaram gente para fazer o curso completo nos EUA, gente para fazer completo no Brasil e despois qualificar para operação embarcada nos EUA e para fazer o curso completo na Argentina e depois qualificar nos EUA.
A solução final é a que temos hoje.

A formação de Lider de esquadrilha já era pensada há muito tempo, da epoca em que eles estavam no Pacau voando AT-26.
Com a aposentadoria dos mesmos, a MB decidu retirar seus pilotos das unidades de formação de Lider da FAB até decidir o que valia a pena ser feito, e hoje felizmente eles retornaram a fazem a MESMA formação que os pilotos de caça da FAB.

Sobre voar F-5 eu discordo: porque um piloto da FAB, que teve a mesma formação que o piloto da MB vai direto do A-29 para o F-5 e o piloto naval não pode ir direto para o A-4?
A unica coisa que infelizmente ainda não temos e a formação da operação embarcada; quando isso acontecer no futuro proximo nem para os EUA teremos que mandar mais. Na minha opinião...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#28 Mensagem por Andre Correa » Sáb Mar 30, 2013 11:25 am

sapao escreveu:Sobre voar F-5 eu discordo: porque um piloto da FAB, que teve a mesma formação que o piloto da MB vai direto do A-29 para o F-5 e o piloto naval não pode ir direto para o A-4?
A unica coisa que infelizmente ainda não temos e a formação da operação embarcada; quando isso acontecer no futuro proximo nem para os EUA teremos que mandar mais. Na minha opinião...
O piloto sai do A-29 e depois continua o treinamento no F-5. Não é porque ele acabou o treinamento no A-29 que ele já sabe operar o F-5 na plenidade, assim como o A-29 não tem como formar doutrinas como WVR e BVR, pois não é para tal. Depois o piloto vai para o A-4 e daí sim que vai ter todo o treinamento prático.

Quanto a MB ter formação de aviadores navais para asas fixas, acho impossível, ainda mais com apenas 1 ou 2 NAe's. Veja como até os Franceses, com uma Força muito maior do que a nossa, e vai lá treinar, pois não tem como desprender 1 NAe apenas para formação, e comprar aeronaves especificamente para isso, como os EUA tem os 196 T-45A/C Goshawk.

Poderemos sim ter uma formação de caça específica para a MB, mas o treinamento completo mesmo, acho impossível.

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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#29 Mensagem por helio » Sáb Mar 30, 2013 11:55 am

Na minha opinião, o MD deveria formalizar a autorização para que tanto a Aviação Naval como a Aviação do Exercito possam operar aviões de "asa fixa".
Estou ciente que esta questão é muito mais complicada do que parece, entretanto está na hora de sermos práticos, a Aviação Naval deve ser equipada com aviões de transporte, treinamento e patrulha que não estejam necessáriamente vinculadas ao unico porta-aviões da Força

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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#30 Mensagem por knigh7 » Sáb Mar 30, 2013 2:17 pm

Até porque nos 13 anos que a MB tem o São Paulo, ele pouco operou...




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