Conflito no Mali

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: Conflito no Mali

#181 Mensagem por denilson » Qua Mar 13, 2013 11:40 am

Sera que o exército tem algum estudo nessa linha?
Pois se estamos querendo participar de mais missões da ONU, inclusive com planos de uma "universidade" internacional para esse fim, devemos estar prontos para atuar em qualquer ambiente.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Conflito no Mali

#182 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 13, 2013 6:48 pm

Até onde possa saber, o EB "não quer nem saber" de modificar o atual padrão de camuflagem do seu tradicional 'rajado' verde-oliva, e um estudo apresentado aqui mesmo no DB em tópico na terrestres demonstra que a tropa, está mais preocupada com a qualidade do produto do que com a cor. Enfim, segundo este, parece haver uma concordância geral na força de que "para nosso ambiente operacional" a atual camuflagem está de bom tamanho e não requer modificações.

Quanto a missões em outras áreas que não aquelas privilegiadas pela nossa natureza, não existe qualquer intenção do EB, ou das demais forças em adaptar o que temos para a natureza das missões a serviço da ONU, independentemente da área de ação.

Um adendo: o EB levou mais de 40 anos para abandonar o antigo uniforme estilo GM II, antes de começar a adotar o padrão atual a partir do final da segunda metade dos anos 80's. Imagine-se então, quanto tempo não vai levar para convencer o EME de que outras configurações sobre o atual padrão são possíveis, e mais, até mesmo coerentes e necessárias, em função das mudanças de hoje? Enfim, se tratando de EB, é mais fácil mudar a doutrina do que a cabeça dos que as escrevem.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: Conflito no Mali

#183 Mensagem por denilson » Qua Mar 13, 2013 7:29 pm

Mas fico pensando na validade de uma camuflagem adaptada ao ambiente se o capacete é azul e os veículos brancos.
obs: o veículo branco seria bom para a neve.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Conflito no Mali

#184 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 13, 2013 9:25 pm

denilson, em relação as operações da ONU, é mandatário o capacete azul e a "brancura" dos seus veículos, a fim de que sejam claramente identificados pelas contrapartes em conflito e, isto faz parte dos 'manuais de operação militares' da instituição.

ademais, cada país envia seus soldados as missões com seus uniformes padrão, independente da geografia da região em que irão atuar, posto que em tese, não serão combatentes.

mas isso não invalida de qualquer forma, por exemplo, o fato de que existem missões de imposição da paz e missões de garantia da paz, sendo aquela primeira com características, num primeiro momento, claramente combativas, e onde, aí sim, o fato de se dispor de um uniforme com camuflagem que seja coerente com a ambientação onde os soldados irão atuar uma exigência lógica. mas isto também depende de cada país, que ao enviar seus soldados para este tipo de missão avalia se da necessidade ou não de alterar o padrão de seus uniformes, de acordo com sua própria visão do TO em questão.

no nosso caso, apesar de já termos participado de inúmeras missões em áreas desérticas, até hoje o maior contingente foi o btl Suez, ainda na década de 50, e portanto num outro cenário de entendimento da questão camuflagem/uniforme. as experiências que temos tido hoje em tais áreas é relativo a pequenos contingentes de observadores e em áreas normalmente não-conflagradas, que é uma características politico-diplomática nossa, de não participar de missões impositivas de paz, e que não exigem na verdade tal modificação/adaptação, como por exemplo os observadores destacados no Saara Ocidental, que é um pedaço da Africa bem debaixo do Marrocos que a maioria aqui sequer ouviu falar, e no entanto eles estão lá fazendo o seu trabalho de observação; só recentemente houve uma brecha no Haiti nesta questão, depois da intervenção americana no Haiti em 2204, e que na verdade fez, digamos assim, todo o trabalho impositivo de paz, "acalmando os ânimos" e colocando ordem na casa, antes da chegada das tropas da ONU, lideradas pelo Brasil, que tiveram na prática de dar continuidade ao trabalho de imposição começado por aqueles primeiros.

mas o Haiti é um país caribenho e verde. Já o Mali não, e contando ainda com a provável, e efetiva, resistência dos mesmos grupos que hoje os franceses estão combatendo. Então fica a pergunta. Se formos ao Mali, que na minha opinião é/será uma missão de imposição da paz, será que não seria válido para melhorar o aspecto da proteção de nossos soldados o EB desancar de seu tradicionalismo e, abrindo mão de seu 'eterno' verde-oliva, sem abrir mão de suas mais caras tradições, dar as nossas tropas que por lá possam ser enviadas este plus para a sua sobrevivência, em um lugar em que o amarelo do deserto pode enganar até mesmo o mais astuto dos atiradores?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: Conflito no Mali

#185 Mensagem por denilson » Qua Mar 13, 2013 9:33 pm

Por isso que apresentei a possibilidade do uso do uniforme de caatinga, ele evita a discussão a respeito de "abrir mão" de uma tradição e utilizaremos um uniforme mais adaptado ao ambiente desértico.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Conflito no Mali

#186 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 15, 2013 10:08 am

olha denilson, eu creio que o uniforme de caatinga serve para... a caatinga! Mas mas não para regiões desérticas. Além do que, se fosse lançado uso do mesmo, ele teria que ser, na minha opinião, extensamente modificado, posto que até a textura do mesmo foi feita de acordo com a região em que será aplicado.

Neste sentido, creio ser mais interessante lançar mão de um uniforme que possa ser, inclusive, utilizado pelas três forças, de forma a ganhar não só na escala de produção, e nos requisitos de qualidade, mas e também, de evitar-se comentários do tipo "pra que um uniforme para deserto que só o EB vai usar, ou só a FAB ou só a MB/CFN,,, etc."

vamos ver. geralmente as mudanças geralmente vem e vão mais rápidas do que a nossa capacidade de decidir alguma coisa.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: Conflito no Mali

#187 Mensagem por Sávio Ricardo » Sex Mar 15, 2013 10:54 am

Acho dificil a adoção de um uniforme para ambiente desértico. Seria utilizado apenas em uma missão agora e sabe se lá quando novamente.Considerando que nossas forças armadas são para dissuasão e não temos ambientes equivalentes no país o uniforme seria usado apenas para Missões da ONU no oriente médio, basicamente.

Agora pra EUA, França, Inglaterra, que são países imperialistas :D :twisted: estes, já possuem uniformes em todos os tipos de tonalidade, já que sua maquina de guerra pode conquistar novos povos em qualquer lugar do planeta e futuramente de todo espaço sideral.

Abs




Imagem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Conflito no Mali

#188 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 15, 2013 5:43 pm

bom, vejamos as coisas pelo seguinte ângulo: nós não temos muitas missões reais em terras brasilis. então, não vejo nada demais em arrumarmos umas fora... :twisted: :mrgreen:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: Conflito no Mali

#189 Mensagem por Andre Correa » Sex Mar 15, 2013 10:40 pm

Sávio Ricardo escreveu:Acho dificil a adoção de um uniforme para ambiente desértico. Seria utilizado apenas em uma missão agora e sabe se lá quando novamente.Considerando que nossas forças armadas são para dissuasão e não temos ambientes equivalentes no país o uniforme seria usado apenas para Missões da ONU no oriente médio, basicamente.

Agora pra EUA, França, Inglaterra, que são países imperialistas :D :twisted: estes, já possuem uniformes em todos os tipos de tonalidade, já que sua maquina de guerra pode conquistar novos povos em qualquer lugar do planeta e futuramente de todo espaço sideral.

Abs
Mas custa tão caro assim, que não compense o custo das vidas humanas que podem ser perdidas? :shock:




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: Conflito no Mali

#190 Mensagem por Sávio Ricardo » Sáb Mar 16, 2013 7:27 am

Andre Correa escreveu:Mas custa tão caro assim, que não compense o custo das vidas humanas que podem ser perdidas? :shock:
EU, nem você, nem ninguem aqui considera caro, mas "ELES" consideram ou devem considerar, :roll: pois vejo quase todos os dias noticias de forças policiais de todo país reclamando da falta de colete balisticos, viaturas, etc.

Estamos falando de forças armadas e comentei sobre policia, mas por ai já da pra ter uma noção. :roll:

Abs




Imagem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Conflito no Mali

#191 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 16, 2013 2:22 pm

Um dia, como quase tudo no Brasil, a oportunidade faz o ladrão. Então, quando menos a gente esperar, está lá o corpo estendido no chão e a oportunidade virando, quer se queira ou não, decisão.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: Conflito no Mali

#192 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 16, 2013 6:24 pm

Perae, perae, perae!!!

O Brasil vai mandar tropas PRO MALI??? :shock: :shock: :shock: :shock:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5239
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 501 vezes

Re: Conflito no Mali

#193 Mensagem por delmar » Sáb Mar 16, 2013 8:03 pm

Túlio escreveu:Perae, perae, perae!!!

O Brasil vai mandar tropas PRO MALI??? :shock: :shock: :shock: :shock:
É só uma discussão teórica. Nem todas as vacas do Brasil tossindo junto fariam nosso país mandar tropas para o Mali, defender os interesses franceses. Sou capaz de apostar algo que os americanos também não vão auxiliar com tropas. Os europeus vão ter que se virar.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Conflito no Mali

#194 Mensagem por Bourne » Sáb Mar 16, 2013 8:50 pm

O mali é problema europeu. Se virem. No máximo armar as tropas da união africana para estabilizarem a região. Isso já é indicado na atitude francesa e europeia atual.




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Conflito no Mali

#195 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Mar 16, 2013 10:12 pm

A Dilma criticou o neo-colonialismo francês, não faz sentido agora ajudarem...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Responder