Programa Viatura Blindada de Combate Fuzileiros - VBC FUZ

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6737
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: Programa Viatura Blindada de Combate Fuzileiros - VBC FUZ

#436 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Out 05, 2023 4:28 pm

Fábio Machado escreveu: Qui Out 05, 2023 1:27 pm
FCarvalho escreveu: Qua Out 04, 2023 1:21 pm

Elbit + Rafael + ARES + AEL + Hanwha = Red Black AS21 IFV.

A meu ver, se esta junção de empresas se confirmar para a VBC Fuz, será a segunda mais forte, talvez até mesmo a primeira, dado a presença massiva israelense no país, e o muito bom relacionamento que eles mantém com as três forças e MD.

E como já temos por aqui a UT30 BR2 e UT30 Mk II sendo montadas com linha de produção aberta, nada mais natural que os sul coreanos e israelenses juntarem o útil ao agradável. Uma proposta muito difícil de ser batida, tendo em vista ser a que mais se aproxima do atendimento integral do RO e, principalmente, RTLI do futuro IFV SL do exército.

Falta ver se eles conseguem juntar preço e custos em um único pacote. O AS21 já foi selecionado na Coréia do Sul, Austrália e Polônia, e concorre ainda em outros países. Montar o bldo no Brasil talvez seja apenas mera questão de acerto entre as partes.

Vamos ver se sul coreanos e israelenses se empolgam e trazem o RedBack para demonstração in loco em terras brasilis. Seria a cereja do bolo.
O EB não tá nem aí para a Coreia. Um mistério, pois até a China e a Índia eles já visitaram.
Essas viagens que esses Generais do EB fazem são todas por convite dos países anfitriões. Provavelmente os Sul Coreanos já se ligaram de que o EB não tem dinheiro pra gastar e que também as Forças Armadas adoram fazer licitações direcionadas pra comprarem produtos "Born in the USA", então já sabem que aqui seriedade não há e que compensa mais cortejarem clientes que realmente tenham condições de comprar seus produtos.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13464
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2300 vezes

Re: Programa Viatura Blindada de Combate Fuzileiros - VBC FUZ

#437 Mensagem por gabriel219 » Sex Out 06, 2023 7:56 am

Viktor Reznov escreveu: Qui Out 05, 2023 4:28 pm Essas viagens que esses Generais do EB fazem são todas por convite dos países anfitriões. Provavelmente os Sul Coreanos já se ligaram de que o EB não tem dinheiro pra gastar e que também as Forças Armadas adoram fazer licitações direcionadas pra comprarem produtos "Born in the USA", então já sabem que aqui seriedade não há e que compensa mais cortejarem clientes que realmente tenham condições de comprar seus produtos.
Não é assim, a viagem é marcada e após isso há um agendamento. Se fosse por convite, os custos eram cobertos pelas empresas.

E os Coreanos tentam marcar reunião com EB e continuam insistindo, mas parece que o cafezinho que a BAE Systems anda oferecendo deve ser mais gostoso...




Avatar do usuário
Fábio Machado
Avançado
Avançado
Mensagens: 490
Registrado em: Ter Jul 01, 2008 7:43 pm
Agradeceram: 82 vezes

Re: Programa Viatura Blindada de Combate Fuzileiros - VBC FUZ

#438 Mensagem por Fábio Machado » Sex Out 06, 2023 12:52 pm

Mas no nesse caso é compreensível. O EB tem uma relação muito próximo com a BAE system por causa dos M113.




Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 492
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 334 vezes

Re: Programa Viatura Blindada de Combate Fuzileiros - VBC FUZ

#439 Mensagem por Aim For The Top » Sex Out 06, 2023 1:44 pm

O meu favorito para VBC FUZ : O Borsuk.






Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Programa Viatura Blindada de Combate Fuzileiros - VBC FUZ

#440 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 06, 2023 5:46 pm

Os poloneses teriam que comprar algo de nós para justificar o Borsuk por aqui, e isto é bem pouco provável em prazo visível neste momento.
Ademais lhes falta um histórico de relacionamento no campo da defesa com o Brasil. Os militares são naturalmente avessos a aquisições de fornecedores não tradicionais. A não ser que seja goela abaixo via governo.
O Borsuk é um bom projeto, mas peca pela falta de apoio do próprio governo em exportar o mesmo.
Com o que eles querem comprar para o próprio exercito polonês, vão ficar ocupados por muito tempo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13464
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2300 vezes

Re: Programa Viatura Blindada de Combate Fuzileiros - VBC FUZ

#441 Mensagem por gabriel219 » Sáb Out 07, 2023 9:26 pm

Fábio Machado escreveu: Sex Out 06, 2023 12:52 pm Mas no nesse caso é compreensível. O EB tem uma relação muito próximo com a BAE system por causa dos M113.
Nem encontrando a mais boa vontade isso chega perto de ser compreensível. Precisa receber a oferta de qualquer um, não ignorar um à favor de outro, só "porque sim".




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Programa Viatura Blindada de Combate Fuzileiros - VBC FUZ

#442 Mensagem por FCarvalho » Sáb Out 07, 2023 10:45 pm

Vamos dar tempo ao tempo. Querendo ou não o exército vai lançar o RFQ/RFI da VBC Fiz ano que vem ou em 2025 no máximo.
Aí veremos a posição oficial deles em relação à proposta sul coreana com o AS21, que como disse, se aliado aos israelense tem tudo e mais um pouco para levar este processo A ver apenas a questão de custos. Off set e transferência de tecnologia não será problema.
Quero ver eles continuar a ignorar os orientais.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Programa Viatura Blindada de Combate Fuzileiros - VBC FUZ

#443 Mensagem por knigh7 » Dom Out 08, 2023 1:39 am

gabriel219 escreveu: Sáb Out 07, 2023 9:26 pm
Fábio Machado escreveu: Sex Out 06, 2023 12:52 pm Mas no nesse caso é compreensível. O EB tem uma relação muito próximo com a BAE system por causa dos M113.
Nem encontrando a mais boa vontade isso chega perto de ser compreensível. Precisa receber a oferta de qualquer um, não ignorar um à favor de outro, só "porque sim".
Mas continue mandtendo nos informados. Se por acaso o EB "desencantar" e aceitar uma conversa com eles, nos informe, pf.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Programa Viatura Blindada de Combate Fuzileiros - VBC FUZ

#444 Mensagem por FCarvalho » Dom Out 08, 2023 11:57 am

A coisa é simples. Se o EB não quer falar com eles, qual é o problema de irem direto com o MD? Afinal, para que serve adido militar e embaixador por aqui, que eles tem em Brasília? Tem que saber falar com as pessoas certas e com os argumentos certos.

E como disse, se eles querem mesmo levar alguma vantagem com o AS21, e eles tem muitas a seu favor, traz o bicho para fazer demonstração in loco que isso deixa os militares apaixonados a primeira corrida. :mrgreen:

Os caras da Bae Systems sabem muito bem onde aperta os calos do EB, e como funciona a cabeça desse povo. Estão mirando certo nas pessoas certas. Trazer o CV-90 foi apenas o ápice do processo.

Imaginem vocês um bando de oficiais velhos e acostumados acreditar que um M-113BR modernizado é a coisa mais full mega power da galáxia tupiniquim, e de repente se dão conta que existe vida inteligente fora do mundinho fechado deles vendo o bldo sueco ali, bem na frente deles, e todas as suas telinhas, suspensão eletrônica, torre automática, canhão 30mm, etc... os caras piram. :lol:

Traz o AS21 para dar umas voltas aqui que eu quero ver general ficar dando de ombros. E se trouxerem de lambuja um K-2. 8-]




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13464
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2300 vezes

Re: Programa Viatura Blindada de Combate Fuzileiros - VBC FUZ

#445 Mensagem por gabriel219 » Dom Out 08, 2023 5:17 pm

Aí já é dedução minha, mas esse novo MD parece ser o mais capacho desde a redemocratização, então negócios serão feitos diretos com as forças.

Um cara me falou que o EB não recebeu ainda por não ter dado passo inicial e o caso da BAE Systems foi mais iniciativa da própria BAE, aproveitando o, ainda em curso, programa do M109.

Se for isso mesmo, então eu até entendo, mas somente se for isso.

Não é favoritismo sobre o AS21, pois acredito que o CV90 é superior em termos de espaço interno, porém é muito marginal e qualquer um deles estaríamos muito bem servidos, mas o Exército tem que receber oferta até do VN Chinês e até do Kurganetz, pois vão ser estes que irão meter pressão nos tradicionais, em termos de preço e offsets.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Programa Viatura Blindada de Combate Fuzileiros - VBC FUZ

#446 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 09, 2023 6:44 pm

A Bae Systems já vem fazendo pressão em cima do EB há alguns anos em favor do CV-90, e como disse, eles sabem como a banda toca por aqui. Trazer o bldo sueco para demonstração foi o passo final deste processo.

E isto é, para um exército como o nosso, algo muito importante, e que foi percebido pelos britânicos como sendo um plus a mais em vista a experiência turca com o T-129, que praticamente deixou tudo que é general e oficial superior na Avex, EME comando do exército babando nele como se não existisse mais nada no mundo. Idem para o CV-90 que inclusive possui 15 versões em uso ou desenvolvimento, ao contrário de vários outro candidatos que ainda precisariam passar por essa fase.

Vai depender tudo da relação custo x benefício. E isso o AS21 como o CV-90, e outros podem oferecer cada um com as suas qualidades e limitações.

O RFI\RFQ vai servir principalmente para obter a melhor relação custo x benefício, pois preço, financiamento e logística local serão os principais fatores a influenciar a decisão pela futura VBC Fuz.

Não acho que os chineses vão continuar oferecendo o VN-20 pois é algo que não atende ao que o EB quer em seus RO\RTLI. A limitação de peso é só uma das questões flagrantes. Então devemos esperar por outras ofertas mais cabíveis na realidade verde oliva.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Programa Viatura Blindada de Combate Fuzileiros - VBC FUZ

#447 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 12, 2023 3:51 pm

Creio que a proposta chinesa para a VBC Fuz tende a mudar para o VN-17 que atende à maioria dos requisitos da viatura do EB, já que o VN-20 ultrapassa e muito o peso limite imposto.

Imagem

Se os chineses também oferecerem para este bldo a mesma proposta de transferência de tecnologia e produção no país, pode até ser que o EB se interesse e veja o que é possível fazer.
Colocar sobre ele uma das torres produzidas pela ARES no país talvez não seja um problema, e caso os israelenses não tenham objeção, ficaria uma proposta muito forte.
Preços, prazos, custos e financiamento os chineses tem muitos a oferecer.
Faltar saber se o EB embarca nessa ou se deixa passar em nome do sonho de amizade colorida com o US Army.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Programa Viatura Blindada de Combate Fuzileiros - VBC FUZ

#448 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 12, 2023 4:08 pm

Outro IFV SL que vejo pode estar comendo quieto, como é de praxe dos turcos, é o Tulpar, da Otokar, e que tem muitos outros projetos interessantes que chamam a atenção do EB.
Os turcos foram ao mesmo tempo muito solícitos e também discretos na última LAAD em Abril, e é difícil ver qualquer movimento deles de público, mas isso não significa que não estejam trabalhando.

Imagem

Este bldo é o único que penso se encaixa nos requisitos da VBC Fuz e ainda traz alguns plus consigo.
Caso o EB não torne obrigatório ou mandatório o uso das torres israelenses, pode ser um competidor duro, pois os turcos tem muito a oferecer me outros campos da defesa e que são do interesse das ffaa's.
A ver quais os próximos passos deles neste certame.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6737
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: Programa Viatura Blindada de Combate Fuzileiros - VBC FUZ

#449 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Out 18, 2023 1:11 am

FCarvalho escreveu: Qui Out 12, 2023 4:08 pm Outro IFV SL que vejo pode estar comendo quieto, como é de praxe dos turcos, é o Tulpar, da Otokar, e que tem muitos outros projetos interessantes que chamam a atenção do EB.
Os turcos foram ao mesmo tempo muito solícitos e também discretos na última LAAD em Abril, e é difícil ver qualquer movimento deles de público, mas isso não significa que não estejam trabalhando.

Imagem

Este bldo é o único que penso se encaixa nos requisitos da VBC Fuz e ainda traz alguns plus consigo.
Caso o EB não torne obrigatório ou mandatório o uso das torres israelenses, pode ser um competidor duro, pois os turcos tem muito a oferecer me outros campos da defesa e que são do interesse das ffaa's.
A ver quais os próximos passos deles neste certame.
O Tulpar carrega mísseis anti-tanque na sua torre?




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Programa Viatura Blindada de Combate Fuzileiros - VBC FUZ

#450 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 18, 2023 12:35 pm

Olá @Viktor Reznov

Pelo que pude verificar no site da Otokar, essa torre oferece apenas o canhão de 30mm e metralhadora 7,62 coaxial.

Não consegui mais informações sobre a capacidade de instalação de mísseis AC. Talvez seja possível, ou não. Tem que conversar com os turcos sobre isso.

Não há requisitos sobre este aspecto no RO da VBC Fuz.
Acredito que a tendência do EB seja por instalar uma das torres da Ares se isto não implicar em custos adicionais ao produto escolhido. Seria o caso de gastar apenas com a integração no bldo. Se não for muito caro, óbvio.

Conquanto, a priori todos os candidatos devem se esforçar por oferecer os bldos já com as torres que estão integradas nos mesmos.

Um dado favorável ao Tulpar é que ele pode levar 9 combatentes + 3 tripulantes.

Versões PC, Ambulância, Morteiro e AAe, dentre outras, já fazem parte do projeto. Tudo com insumos e sistemas turcos, claro.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder