Programa Viatura Blindada de Combate Fuzileiros - VBC FUZ

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II

#406 Mensagem por knigh7 » Qui Mai 04, 2023 9:50 pm

O importante que eu considero é o resultado do estudo do GT sobre a definição de uma família vertical ou horizontal do blindado. Se for vertical, o EB deixa de ter os pés em 2 canoas e vai para um MBT de verdade. O que transporta 50 ton. pode transportar 55, 57 ton.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II

#407 Mensagem por knigh7 » Qui Mai 04, 2023 9:54 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Abr 22, 2023 1:08 pm Um azarão com sorte na VBC Fuz do exército brasileiro :?:

Imagem

https://www.gdels.com/ascod.php
CRUZES

Isso daí é um MMBT.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36203
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II

#408 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 04, 2023 10:29 pm

MMBT do lado esquerdo da imagem e a versão IFV SL à direita da imagem.
Se a GDELS entrar na concorrência da VBC FUZ será com esse bldo aí. O MMBT entra de lambuja caso o limite de 50 Ton seja mantido.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II

#409 Mensagem por knigh7 » Qui Mai 04, 2023 11:16 pm

FCarvalho escreveu: Qui Mai 04, 2023 10:29 pm MMBT do lado esquerdo da imagem e a versão IFV SL à direita da imagem.
Se a GDELS entrar na concorrência da VBC FUZ será com esse bldo aí. O MMBT entra de lambuja caso o limite de 50 Ton seja mantido.
Vc já viu MMBT ou MBT cujo armamento principal é um canhão de 30mm????????????????????????????????????

Não deu para percber que eu estrava me referindo ao da esquerda e portanto é absolutamente dispensável essa sua observação????????????????????????????




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13469
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2300 vezes

Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II

#410 Mensagem por gabriel219 » Sex Mai 05, 2023 1:25 am

knigh7 escreveu: Qui Mai 04, 2023 9:50 pm O importante que eu considero é o resultado do estudo do GT sobre a definição de uma família vertical ou horizontal do blindado. Se for vertical, o EB deixa de ter os pés em 2 canoas e vai para um MBT de verdade. O que transporta 50 ton. pode transportar 55, 57 ton.
Pra mim, logo quando o EB coloca que o MBT terá que transpor pontes da classe MLC 60, invalida totalmente a ideia de que o MBT terá que ter, no máximo, 50 toneladas.

Se o Exército retira esse requisito e altera pra 60 toneladas, aposto contigo que KNDS (EMBT), Hyundai (K2) e Rheinmetal (Panther) vão enviar e-mail e ligar no dia seguinte oferecendo os três.

Se isso ocorresse, eu forçaria a Hyundai a fazer uma versão igual o K2PL, contando com drones loitering - Hero 90, no máximo, pois não vejo o menor sentido em Hero 120 como no Panther. Na minha visão, Loitering terá o trabalho de adquirir inteligência e visar possíveis pontos de ATGM fora da linha de visada dos carros de combate, ainda adicionaria dois drones quadrirrotores de pequeno porte, recuperáveis, caso as loitering se esgotassem - e um quarto assento - com o alongamento da carroceria para a sétima polia, o Ammorack ao lado do motorista poderia ser substituído por um assento extra - para manter o nível dos concorrentes EMBT e Panther, para o operador de sistemas.

Vai ficar mais caro? Vai, mas sinceramente foda-se, mete um financiamento a lá FX-2. Do jeito que os Sul Coreanos abriram as pernas para os Poloneses e estão abrindo pro Egito - que é provável que também adquira o K2 - duvido que não abririam as pernas para nós e faria uma operação de compra camarada.

Imagem

A Hyundai em si já mostra que pode desenvolver o K2 de acordo com o cliente. Acima o K2 padrão OTAN (Trophy), abaixo, da esquerda pra Direita, o K2 oferecido aos Egípcios, K2PL e uma versão desconhecida do K2, não sei pra quem foi oferecido, talvez fosse uma pra Noruega.

E, de quebra:

Imagem

Mas se o EB não tiver grana, talvez a melhor opção seja fuçar estoques do M60 e modernizá-lo, com pacote Israelense, como descrevi no outro post sobre o SABRA.




Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 492
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 334 vezes

Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II

#411 Mensagem por Aim For The Top » Ter Mai 09, 2023 2:07 pm

Um CV90 veio junto com os gripens. mas vai ficar preso na alfandega por um tempo kk :D

https://tecnodefesa.com.br/cv90-desemba ... ra-testes/

Imagem




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13469
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2300 vezes

Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II

#412 Mensagem por gabriel219 » Ter Mai 09, 2023 2:52 pm

@Aim For The Top com KC-390 sendo oferecido na Suécia e na Coréia do Sul, vejo oportunidade pra Trade-off de CV90 e K2 fácil, fácil. Só questão de fazer um bom financiamento, ambas as plataformas são modulares e isso ajuda muito a customizar, eu sinceramente detesto a torre do CV90, poderíamos optar por uma como a UT-30MKII, pois creio que a UT-30BR2 seja inadequada em termos de proteção.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36203
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Programa Viatura Blindada de Combate Fuzileiros - VBC FUZ

#413 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 25, 2023 2:55 pm

Assim como tem sido feito em relação à VBTP Guarani, o atual Programa de Viatura Blindada de Fuzileiros deve vir a ser composto, também, por diversa tipos de Viatura Blindada Especial - VBE e Viatura Blindada de Combate - VBC.

De acordo com o que foi divulgado até o presente momento, a fim de equipar principalmente os BIB, o exército deverá investir na aquisição, sobre a mesma plataforma da VBC Fuz, as seguintes versões:

1. Posto de Comando;
2. Comunicação;
3. Orientação de Tiro;
4. Ambulância;
5. Porta Morteiro;
6. Anti Carro;
7. Anti Aérea;
8. Engenharia;
9. Recuperação;
10. Lança Pontes.

As versões de Recuperação, Engenharia, lança pontes e anti aérea, talvez possam ser baseadas no chassi da VBC CC, se um MBT de origem for adotado, a fim de equipar as OM bldas, o que deve favorecer a logística de ambos os veículos pela quantidade de partes, peças e componentes comuns.

As versões Posto de Comando, Comunicação, Orientação de Tiro, Ambulância, Porta Morteiro, Anti Carro e Anti Aérea são orgânicas dos BIB.

Cada BIB possui, ou deve possuir, cerca de 48 VBC Fuz na versão IFV, com outras 18 a 21 viaturas compostas por VBE e VBC.

Se eventualmente o novo blindado levar apenas 8 combatentes, os números de VBC Fuz devem aumentar relativamente dentro de cada batalhão a fim de acomodar os atuais GC a 9 homens da inf blda.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36203
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II

#414 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 25, 2023 4:34 pm

Aim For The Top escreveu: Ter Mai 09, 2023 2:07 pm Um CV90 veio junto com os gripens. mas vai ficar preso na alfandega por um tempo kk :D
https://tecnodefesa.com.br/cv90-desemba ... ra-testes/
Alguém sabe que fim levou este bldo :?:
Hoje fazem 20 dias da sua chegada e desde então não se teve mais nenhuma notícia sobre ele.
Será que não pagaram a alfândega ou a receita embargou o bicho no porto? :mrgreen:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
pewdiepie
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 178
Registrado em: Sáb Fev 03, 2018 12:36 pm
Agradeceram: 57 vezes

Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II

#415 Mensagem por pewdiepie » Qui Mai 25, 2023 5:28 pm

FCarvalho escreveu: Qui Mai 25, 2023 4:34 pm
Aim For The Top escreveu: Ter Mai 09, 2023 2:07 pm Um CV90 veio junto com os gripens. mas vai ficar preso na alfandega por um tempo kk :D
https://tecnodefesa.com.br/cv90-desemba ... ra-testes/
Alguém sabe que fim levou este bldo :?:
Hoje fazem 20 dias da sua chegada e desde então não se teve mais nenhuma notícia sobre ele.
Será que não pagaram a alfândega ou a receita embargou o bicho no porto? :mrgreen:
É a vida imitando a arte?




Brincadeiras à parte, também estou muito curioso para saber a situação do veículo.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36203
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Programa Viatura Blindada de Combate Fuzileiros - VBC FUZ

#416 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 26, 2023 3:05 pm

Já passou do tempo para liberar esse bldo do porto no Rio de Janeiro. Normalmente essas questões burocráticas são resolvidas bem antes para não ter esse tipo de problema, vide o material que o EB recebe dos USA, e de outros lugares, e nem sequer param no porto um dia à espera de alguma questão burocrática de importação ser resolvida.

Será que tem alguma muvuca aí? :?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
defbra
Novato
Novato
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Dez 01, 2014 9:44 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: Programa Viatura Blindada de Combate Fuzileiros - VBC FUZ

#417 Mensagem por defbra » Sáb Jun 03, 2023 6:29 pm

Vocês podem me esclarecer?
1 - O CV90 leva 11 homens: motorista(soldado), atirador(cabo?), comandante da viatura(sargento?) e mais oito infantes. Como a nossa doutrina diz que um GC tem um sargento, dois cabos e seis soldados o sargento que comanda a viatura sai dela para acompanhar o GC ou a comanda via rádio? O sargento deve ser da cavalaria ou da infantaria?
2- O CV 90 mobiliaria os RCCs, ao lado dos Leo1, e as BIBs. No caso das BIBs ele teria sua torre removida para economizar?




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13469
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2300 vezes

Re: Programa Viatura Blindada de Combate Fuzileiros - VBC FUZ

#418 Mensagem por gabriel219 » Dom Jun 04, 2023 2:13 am

defbra escreveu: Sáb Jun 03, 2023 6:29 pm Vocês podem me esclarecer?
1 - O CV90 leva 11 homens: motorista(soldado), atirador(cabo?), comandante da viatura(sargento?) e mais oito infantes. Como a nossa doutrina diz que um GC tem um sargento, dois cabos e seis soldados o sargento que comanda a viatura sai dela para acompanhar o GC ou a comanda via rádio? O sargento deve ser da cavalaria ou da infantaria?
2- O CV 90 mobiliaria os RCCs, ao lado dos Leo1, e as BIBs. No caso das BIBs ele teria sua torre removida para economizar?
O CV90 transporta 11 homens, são 2 tripulantes (atirador e motorista), Cmdt de GC e 8 Fuzileiros. Algumas versões só transportam 7 fuzileiros, que era com a Bill, onde trocavam um Fuzileiro para o transporte interno de mais 4 mísseis. Eu gostaria que a Elbit desse uma solução pra uma torre remota com canhão 50 mm nele, para que haja mais um Ocupante, que seria com Cmdt do GC. Assim teríamos o Cmdt do Carro e o do GC, igual da Panzergranadiere, que pra mim é a formação perfeita para tropas blindadas, com cada Cmt mantendo a atenção no seu próprio Comando e não em dois ao mesmo tempo.

No segundo caso, não. BIBs e RCCs deveriam se juntar e formar somente RCBs. Essa organização atual do EB é jurássica e VBTP sob lagartas não faz mais sentido, só VCBI.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36203
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Programa Viatura Blindada de Combate Fuzileiros - VBC FUZ

#419 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 05, 2023 1:04 am

Segundo matéria na T&D, a princípio o EB considera utilizar no futuro VBC Fuz ou a torre UT30 BR2, ou a UT30 Mk II, produzida na Áres para exportação, ou mesmo a TORC30, que ainda não passou da fase de conceito.

Os 2 últimos modelos possuem capacidade de receber até canhões de 40mm e mísseis AC. O primeiro mísseis AC e canhão 30mm. Acima desse calibre, desconheço.

No caso, se houver demanda pelo EB por uma arma principal de 50mm, há opções no mercado prontas, inclusive israelense, ou adaptar o que se tem aqui para tal capacidade.

Qualquer uma das opções encarece o custo final da viatura, por si só já com valores muito acima do que se dispõe poder investir pelo orçamento atual.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36203
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Programa Viatura Blindada de Combate Fuzileiros - VBC FUZ

#420 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 15, 2023 4:11 am

Vi comentário na internet de que o CV-90 Mk III trazido pelos suecos para o Brasil para demonstração já estaria no CTEx.

Alguém pode confirmar se realmente o bldo foi liberado e que estaria nas mãos do exército agora?
´
É no mínimo muito estranho fazerem um grande alarde sobre a presença deste bldo no Brasil, e literalmente ele sumir dos noticiários da imprensa especializada e\ou das notas de rodapé da grande imprensa. Não dá para tirar um veículo de 30 ton de um porto comercial no RJ sem ser visto ou notado por ninguém.

Mais estranho ainda é a Bae Systems não botar o seu marketing para trabalhar em cima da presença do seu bldo no CTEx e\ou em qualquer outra OM, região, cidade ou seja lá onde for levarem ele.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder