Navio Patrulha Oceânico Classe "Amazonas"

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Navio Patrulha Oceânico Classe "Amazonas"

#91 Mensagem por Lord Nauta » Ter Set 03, 2013 12:16 pm

FCarvalho escreveu:
Paisano escreveu:
Eu gosto muito deste sistema. Se formos de 76 na proa dos patrulha e das corvetas, este é o meu candidato.

abs. [009]



Para as novas corvetas e quase certo o calibre 76 mm. Quanto aos NaPaOc em função de custos e possível um calibre menor, apesar de ser desejável também o 76 mm. Em minha opinião deveria ser estudada a possibilidade de um programa de modernização/extensão de vida útil da Barroso. Neste programa,por exemplo, poderia ser introduzido o canhão de 76 mm em substituição ao 114 mm e um mastro integrado, buscando assim uma padronização com a Barroso M.

Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Navio Patrulha Oceânico Classe "Amazonas"

#92 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 03, 2013 2:16 pm

Talvez Lord, quando do PMG de meia idade da Barroso isto possa ser contemplado.

Como esta parada só deve ser feita daqui a mais ou menos 5 a 10 anos, e deve levar de 1 a 2 anos para terminar, penso que seja tempo mais que suficiente, em teoria, para o desenvolvimento, a melhoria do projeto e a construção das 4/5 Barroso Modificada, de forma dominarmos o conhecimento de engenharia necessário e a aprendizagem operacional indispensável para o aprimoramento daquele navio em seu PMG.

ps: se o 76 for escolhido também para os patrulha, pode ser, como citei acima, que a questão da quantidade possa nos dar uma certa folga na negociação com o fornecedor, visto que, uma coisa é comprar 4/5 undes, bem outra seria a aquisição de 20 undes; mas, caso contrário, o Bofors 40 Mk IV, ao que me parece, já tem a sua vaga garantida na classe Amazonas.


abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60640
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6366 vezes
Contato:

Re: Navio Patrulha Oceânico Classe "Amazonas"

#93 Mensagem por Túlio » Qui Set 05, 2013 3:18 pm

Já eu fico cá a pensaire no que irão fazer com três torres de 30 mm e outras seis de 25, novinhas...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3173
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 9 vezes

Re: Navio Patrulha Oceânico Classe "Amazonas"

#94 Mensagem por FABIO » Qui Set 05, 2013 4:50 pm

Doar para o BOPE [003]




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Navio Patrulha Oceânico Classe "Amazonas"

#95 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 05, 2013 10:00 pm

Túlio escreveu:Já eu fico cá a pensaire no que irão fazer com três torres de 30 mm e outras seis de 25, novinhas...
Bom, há sempre a possibilidade da adoção das metralhadoras de 25 serem padronizadas neste projeto dos NaPaOc. E talvez até nas Corvetas, porque não? Atividades ao estilo anti-pirataria estão crescendo e em águas marrons também. Ambos navios são melhores dimensionados e equipados para este tipo de missão.

Em relação aos 30mm, o Nae SP está aí até hoje chupando o dedo, sem ter nada com que se defender a nível de CIWS. Uma boa oportunidade de tentar remediarmos isto.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1366
Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
Localização: Salvador / BA
Agradeceram: 17 vezes

Re: Navio Patrulha Oceânico Classe "Amazonas"

#96 Mensagem por Pedro Gilberto » Qui Set 05, 2013 10:58 pm

FCarvalho escreveu:
Túlio escreveu:Já eu fico cá a pensaire no que irão fazer com três torres de 30 mm e outras seis de 25, novinhas...
Bom, há sempre a possibilidade da adoção das metralhadoras de 25 serem padronizadas neste projeto dos NaPaOc. E talvez até nas Corvetas, porque não? Atividades ao estilo anti-pirataria estão crescendo e em águas marrons também. Ambos navios são melhores dimensionados e equipados para este tipo de missão.

Em relação aos 30mm, o Nae SP está aí até hoje chupando o dedo, sem ter nada com que se defender a nível de CIWS. Uma boa oportunidade de tentar remediarmos isto.

abs.
As torres de 30mm das OPV tem baixa cadência de tipo e não sendo adequadas pra defesa de ponto.

Num futuro PMG o mais adequado é tentar reaproveitar essas torres em NaPaFlu.

[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Navio Patrulha Oceânico Classe "Amazonas"

#97 Mensagem por Lord Nauta » Sex Set 06, 2013 10:34 am

FCarvalho escreveu:
Túlio escreveu:Já eu fico cá a pensaire no que irão fazer com três torres de 30 mm e outras seis de 25, novinhas...
Bom, há sempre a possibilidade da adoção das metralhadoras de 25 serem padronizadas neste projeto dos NaPaOc. E talvez até nas Corvetas, porque não? Atividades ao estilo anti-pirataria estão crescendo e em águas marrons também. Ambos navios são melhores dimensionados e equipados para este tipo de missão.

Em relação aos 30mm, o Nae SP está aí até hoje chupando o dedo, sem ter nada com que se defender a nível de CIWS. Uma boa oportunidade de tentar remediarmos isto.

abs.


Também sou da opinião que os NaPaOC, futuras corvetas/fragatas 6.000 ton, Barroso e futuros NaPa 500/NaPaFlu deveriam receber os reparos de 25 mm. As munições obrigatoriamente produzidas no país.

Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60640
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6366 vezes
Contato:

Re: Navio Patrulha Oceânico Classe "Amazonas"

#98 Mensagem por Túlio » Sex Set 06, 2013 10:56 am

E lá vamos nós de novo: tigrada, NaPaOc NÃO É navio de guerra! Para sua missão ele NÃO precisa de canhãozão nem de MAN ou mesmo de Msl AAe. Sua missão, além de, claro, SAR e vigilância das águas Nacionais, além de coleta de informações, é coibir contrabando, pirataria, pesca ilegal e terrorismo, entre outras similares. E ninguém vai vir aqui fazer isso a bordo de um Ticonderoga (máfia dos EUA) ou Akula (máfia Russa) ou mesmo usando um F-2 (Yakuza). E, se viessem, não seria com MAN, 76 e algum MANPADS/SHORAD que daria para encarar...

Não. Os alvos são traineiras, iates, lanchas & quetales, cujo armamento mais poderoso que temos visto não passa de metralhadoras pesadas e RPGs, no caso de piratas e talvez terroristas.

Agora expliquem, por favor, a este pobre e ingênuo ancião careca, em que um 40/70 ou 76/62 melhora as capacidades necessárias para as citadas missões? Me parece que servem apenas para aumentar o custo de aquisição e manutenção do navio (alguém aí sabe a diferença - $$$ - entre treinar/efetuar disparo de advertência com 30, 40 e 76?).

Se quer ir à guerra vai de navio de guerra e não de patrulha, tira logo o Sampa do estaleiro e bota o PROSUPER para andar, patrulha não dá nem para a saída, POWS!!!




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Navio Patrulha Oceânico Classe "Amazonas"

#99 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 06, 2013 3:14 pm

Nobre amigo e careca Túlio, os NaPaOc terão canhões de vante, em 40mm, suponho eu, ou até mesmo um 76, pelo mesmo motivo que os NaPa de 200t e 500t que são bem menores, os tem. Além de seus canhões de 20mm e metralhadora ".50".

Lembrar que mesmo tendo como missão principal a patrulha, a MB considera, assim como as demais marinhas mundo afora, todos os seus navios devidamente armados, como sendo "navios de guerra", e portanto passíveis de atuação em TOM, sendo que cada um na sua alçada. Inclusive, todos os três projetos de patrulha de que dispomos tem capacidade para receber, até onde sei, mais armamento de acordo com suas capacidades, na eventual situação de encontrarem-se em situação de conflito.

Então, não é surpresa ou algo inédito para um navio de patrulha, mesmo oceãnico, operar um canhão 76 ou 40, os quais só trazem maior flexibilidade operacional para o mesmo, quanto ao alcance e uso de suas potencialidades bélicas. Ademais, a depender das necessidades do cliente, há quem diga que estes canhões em maior calibre são até indispensáveis para este tipo de embarcação.

Mas... como no nosso caso ainda vivemos "ao som de um mar e um céu profundo... " :wink:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60640
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6366 vezes
Contato:

Re: Navio Patrulha Oceânico Classe "Amazonas"

#100 Mensagem por Túlio » Sex Set 06, 2013 4:30 pm

Charla, cupincha! A MB bota NaPaOc como "navio de guerra" (belonave) para não arriscar a que se crie uma Guarda Costeira, o que seria, em linhas gerais, o fim da MB como Força. Fim das verbas...

Aliás, por que não botar logo um 4,5 pol num NaPaOc?

Ainda falta alguém por aqui (Brasil) que mostre a diferença entre patrulhas e navios de guerra. E acho que vai continuar faltando, afinal, nunca vamos entrar em guerra com ninguém, não? :wink: 8-]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Navio Patrulha Oceânico Classe "Amazonas"

#101 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 07, 2013 8:18 am

Tulio, acho eu que isso de guarda costeira ainda é um assunto muito mal resolvido aqui no Brasil. Seja porque até hoje, os DN's nunca tiveram e nem tem as mínimas condições para atuar eficientemente enquanto tal, como seria de sua alçada, seja porque a MB, também, nunca teve, e duvido que terá, verbas suficientes um dia para manter duas funções tão distintas, e tão necessárias e complementares, ao mesmo tempo. Então é aquela história, 'pouca farinha, meu pirão primeiro.' Tudo vira navio de guerra.

E realmente, de fato, para um um país que acredita de maneira cética que nunca irá entrar em guerra com ninguém, qualquer coisa que atire já está de bom tamanho mesmo. Ainda que seja um patrulha armado com um canhão de 4,5'... afinal, ninguém aqui vai se preocupar em saber pra que serve isso mesmo, antes que ele dê o primeiro tiro... :roll:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Navio Patrulha Oceânico Classe "Amazonas"

#102 Mensagem por Paisano » Sex Set 27, 2013 8:47 pm





Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: Navio Patrulha Oceânico Classe "Amazonas"

#103 Mensagem por Wingate » Sex Set 27, 2013 11:44 pm

Paisano escreveu:
No meu modesto entender de leigo, acredito que a construção naval (tanto civil como militar) de um país é um de seus mais significativos cartões de visita, quanto à capacidade e inventividade de seu povo.

É a bandeira nacional sendo permanentemente hasteada nos sete mares.

Que mais embarcações venham para nossa MB, construídas no Brasil! :wink:

BZ!

Wingate




JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: Navio Patrulha Oceânico Classe "Amazonas"

#104 Mensagem por JL » Sáb Set 28, 2013 3:43 pm

Olha um navio de patrulha de porte grande precisa de suas armas de tubo para efetuar o disparo contra alvos de superfície sejam na forma de tiros de advertência ou de destruição, seja como forma de assegurar uma abordagem. O canhão de 30 mm tem um pequeno problema, vejam isto pela óptica da guarda costeira dos Estados Unidos, ele não tem poder suficiente para imobilizar um navio de porte como um cargueira, então se "terroristas" tomarem um cargueiro, encherem de explosivo e colocarem ele como um torpedo gigante contra um alvo como um porto, com armas pequenas tudo que um guarda costas vai fazer é furar o casco dele todo, enquanto ele continuará navegando mesmo que faça água. Já com um canhão maior, como o 76 mm, o guarda costas pode visar o motor do cargueiro, atingindo o bloco do motor e travando a propulsão. Agora, um 76 mm deve custar o que 20 milhões de dólares, um custo absurdo para um navio de patrulha. Agora se houvesse um canhão do mesmo calibre, carregado e apontado manualmente, talvez fosse algo legal de ter. Para ter um poder de parada nos nossos patrulheiros.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
luisabs
Avançado
Avançado
Mensagens: 426
Registrado em: Qui Mai 19, 2005 10:29 pm
Agradeceram: 10 vezes

Re: Navio Patrulha Oceânico Classe "Amazonas"

#105 Mensagem por luisabs » Sáb Set 28, 2013 4:35 pm

Wingate escreveu:
Paisano escreveu:
No meu modesto entender de leigo, acredito que a construção naval (tanto civil como militar) de um país é um de seus mais significativos cartões de visita, quanto à capacidade e inventividade de seu povo.

É a bandeira nacional sendo permanentemente hasteada nos sete mares.

Que mais embarcações venham para nossa MB, construídas no Brasil! :wink:

BZ!

Wingate

Esta ai uma coisa que não entendo: Se temos capacidade para construir navios (vide Barroso), plataformas de Petróleo, porque estes 3 NaPaOc não foram construidos por aqui, nem que fosse sob licença?




Responder